Filosofia (Licenciatura)

Graduação / LICENCIATURA

Atualizado em 17/04/2023 às 17h00

Período
Noturno
Tipo
Presencial
Duração
5 anos
Vagas
30
Campus
Juazeiro do Norte

Coordenação: Prof. FRANCISCO JOSE DA SILVA

filosofia.iisca@ufca.edu.br

(88) 3221-9524

Bloco C, Sala 56

O(a) profissional licenciado(a) em Filosofia estará capacitado(a) para atuação em diversas áreas do conhecimento acadêmico além, é claro, da formação como profissional da educação, podendo dar aulas em diversos níveis e séries escolares distintas. O curso busca formar profissionais que investiguem e questionem a essência da natureza do universo, do homem, e dos fatos por meio de análise reflexão e crítica. Além de estudar correntes da filosofia clássica e demais pensamentos filosóficos. O filósofo é o pensador do ético, do estético, do epistemológico e da política, capaz de argumentar, descobrir, desvendar e mesmo ampliar alguns mistérios da natureza que nos cerca.

Semestre 1

COMPREENSAO E PRODUCAO TEXTUAL FIL0078 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Análise e interpretação de textos diversos; Uso da linguagem formal/científica na produção de textos; Coerência e coesão textuais.

Bibliografia
  • T.S. Eliot. Poemas. . Companhia das Letras. 2018
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA FIL0118 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

O que é filosofia? A dificuldade de uma definição única de filosofia. Filosofia teórica e filosofia prática; Áreas da filosofia e seus principais problemas: Metafísica, Ontologia, Epistemologia, Lógica, Ética, Filosofia política e Estética. A história da filosofia e seus principais períodos: Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea. Leitura histórica, estrutural e comparativa. Hermenêutica filosófica. Filosofia e ciência. Planejamento e realização de um ciclo de palestras sobre “O que é filosofia?” a ser apresentado à comunidade como atividade de extensão através do Projeto de Extensão de Democratização da Filosofia.

Bibliografia
  • Gilles Deleuze e Félix Guattari. Oque é aFilosofia?. 1. 34. 1992
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS HUMANAS FIL0119 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Diferentes tipos de conhecimento. Introdução aos conceitos fundamentais das ciências sociais: poder, cultura, etc. Relação indivíduo e sociedade. Temas contemporâneos das Ciências Sociais. Pensamento Social brasileiro.

Bibliografia
  • Karl Marx. O Capital: Crítica da Economia política. (Livro I). . Boitempo. 2013
  • Max Weber. Ética Protestante e o Espírito do capitalismo. . Cia. das Letras. 2004
  • Émile Durkheim. Da Divisão do Trabalho Social. . Martins Fontes. 1995
HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA FIL0120 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A filosofia começa na Grécia do séc VI a. C.? A pergunta pela totalidade da phýsis nos pensadores pré-socráticos; a discussão sobre virtude, linguagem e conhecimento dos sofistas; Sócrates e as escolas socráticas; a filosofia como dialética em Platão; Aristóteles e a organização dos conhecimentos; a filosofia como exercício espiritual nas escolas e movimentos helenísticos; o Uno no neoplatonismo.

Bibliografia
  • Giovanni Reale. História da Filosofia. . Paulus. 2007
LÓGICA FIL0121 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Noções de Lógica elementares e teoria dos conjuntos. Lógica proposicional: cálculo e semântica. Lógica de Predicados de primeira ordem: cálculo e semântica.

Bibliografia
  • Cezar Mortari. Introdução à Lógica. 2. Unesp. 2017

Semestre 2

LABORATÓRIO DE PESQUISA EM FILOSOFIA I FIL0122 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Metodologia da pesquisa filosófica; Fichamento; Resenha crítica; Artigo. Elaboração de uma publicação filosófica para o público em geral, como atividade de extensão.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL FIL0123 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Os grandes movimentos filosóficos que surgiram no período medieval: a patrística, a escolástica e o nominalismo; a ratio theologica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ÉTICA FIL0124 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A questão socrática da vida justa; a ética das virtudes clássica e o problema do bem comum; A relação entre ética e política. Epicurismo, estoicismo e ceticismo. A moral deontológica e o primado da razão prática; utilitarismo como ética consequencialista; o problema da fundamentação moral na contemporaneidade.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PROBLEMAS METAFÍSICOS FIL0125 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Problemas centrais da metafísica: tempo, livre-arbítrio, Deus, universais, particulares, realismo e anti-realismo.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TEORIA DO CONHECIMENTO FIL0126 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Questões clássicas de teoria do conhecimento: origem, justificação e limites do conhecimento; Racionalismo de Descartes; Empirismo de Hume; Criticismo de Kant.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 3

ESTETICA FIL0066 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • JIMENEZ, M. O que é Estética?. . Unisinos. 1999
LABORATÓRIO DE PESQUISA EM FILOSOFIA II FIL0127 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Projeto de Pesquisa: Delimitação de tema, Problematização, Revisão Bibliográfica, Objetivos, Metodologia, Cronograma, Referências bibliográficas. Organização de evento filosófico aberto à comunidade, como parte do Projeto de Extensão Democratização da Filosofia.

Bibliografia
  • LAKATOS, E. M. e MARCONI, M. de A. Fundamentos da metodologia cientifica. 8ª. São Paulo: Atlas, 2017. 2017
  • LAKATOS, E. M. e MARCONI, M. de A. Fundamentos da metodologia cientifica. 8ª. São Paulo: Atlas. 2017
  • BARBOSA, E. e COSTA, T. C. A. Metodologia e Prática de Pesquisa em Filosofia. 1ª. Pelotas: NEPFIL online. 2015
  • DINIZ, D. Carta de uma orientador: o primeiro projeto de pesquisa. 1ª. Brasília: Letras Livres. 2012
HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA FIL0128 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Filosofia e o desenvolvimento da ciência moderna. O grande racionalismo do séc. XVII: Descartes, Spinoza e Leibniz; Mathesis Universalis, a ciência da ordem e a crítica da filosofia escolástica; Hume e a crítica da metafísica; A tese idealista de Berkeley; o empirismo de Locke. Kant e a questão sobre os limites do conhecimento humano; Filosofia e Esclarecimento; Dogmatismo e criticismo; Fichte e a doutrina da ciência; A filosofia da natureza de Schelling; A Fenomenologia do Espírito, Bildung e o conceito de experiência; Hegel e a história da filosofia.

Bibliografia
  • David Hume. Investigação sobre o Entendimento Humano. . UNESP. 1999
  • Immanuel Kant. Crítica da Razão Pura. 2ª. Calouste Gubelkian. 1989
FILOSOFIA POLÍTICA FIL0129 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

O problema político do melhor governo e a legitimação do poder; A República de Platão; A politeia em Aristóteles; Os fundamentos da política moderna; Republicanismo; Direito natural e contrato social; Liberalismo e a crítica do Estado absolutista; Democracia, reconhecimento e teoria da justiça.

Bibliografia
  • Catarina Rochamonte. Introdução à Filosofia Política. . 70. 2022
FILOSOFIA DA CIÊNCIA FIL0130 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

O problema da demarcação. Confirmação e evidência. Explicação e predição. Inferências científicas e indução. Outros problemas em filosofia da ciência.

Bibliografia
  • KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. . Perspectiva. 1998
  • CHALMERS, Alan. O que é ciência afinal?. . Brasiliense. 1993
  • FEYERABEND, Paul. Contra o método. . Ed. Livraria Francisco Alves. 1977
  • FEYERABEND, Paul. Contra o método. . Ed. Livraria Francisco Alves. 1977
  • POPPER, Karl. A lógica da pesquisa científica. . Cultrix. 1972

Semestre 4

DIDATICA FIL0087 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Didática: conceito e evolução histórica. Fundamentos da prática docente. A didática e suas implicações na formação do(a) educador(a) e na construção da identidade docente. Relações entre sociedade/educação/escola. Prática pedagógica escolar enquanto prática social específica. A organização da dinâmica da prática pedagógica: o processo do planejamento e seus elementos constituintes (contexto, objetivos, conteúdos, metodologia, recursos didáticos, sistemática de avaliação). A aula como espaço-tempo de construção de saberes. A avaliação do processo de ensino-aprendizagem.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LABORATÓRIO DE PESQUISA EM FILOSOFIA III FIL0131 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Pesquisa em Filosofia e alguns de seus resultados: relatório e artigo. Formular minicurso sobre tema pesquisado como atividade de extensão do Projeto Democratização da Filosofia.

Bibliografia
  • CAMPOS, V. Penso, logo escrevo: um guia metodológico introdutório para a redação de ensaios filosóficos. 1ª. Porto Alegre, RS: Editora Fi. 2022
  • MARTINICH, A. P. Ensaio filosófico: o que é, como se faz. 1ª. São Paulo: Edições Loyola. 2002
HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA FIL0132 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Kierkegaard e a questão do sujeito; O conceito de vontade e matéria em Schopenhauer. Nietzsche e a crítica da civilização moderna. A filosofia da vida de Bergson. Fenomenologia e existencialismo. Heidegger e a questão do Ser. Frege, sentido e referência. O positivismo lógico do círculo de Viena; Wittgenstein e o problema filosófico da linguagem. Hermenêutica filosófica. Filosofia da diferença e os impasses do pensamento contemporâneo.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FILOSOFIA DA LINGUAGEM FIL0133 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A importância da linguagem para a filosofia; O problema dos termos singulares; Sentido e referência em Frege; Teoria das descrições de Russell; O atomismo lógico de Russell e Wittgenstein; Teorias do significado; A concepção de linguagem do segundo Wittgenstein.

Bibliografia
  • KRIPKE, Saul. O nomear e a necessidade. Tradução: Ricardo Santos e Teresa Filipe. 1ª. Lisboa: Gradiva. 2012
  • FREGE, Gottlob. Lógica e filosofia da linguagem. Seleção, introdução, tradução e notadas de Paulo Alcoforado. 2ª ampliada e revista. São Paulo: Cultrix. 2009
  • PENCO, Carlo. Introdução à filosofia da linguagem. 1ª. Petrópolis: Vozes. 2006
  • WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus logico-philosophicus (1921). Tradução, apresentação e estudo introdutório de Luiz Henrique Lopes dos Santos. 3ª. São Paulo: edusp. 2001
  • SEARLE, John. Os actos de fala: um ensaio de filosofia da linguagem. 1ª. Coimbra, livraria Almedina. 1981
  • RUSSELL, Bertrand; MOORE, G. E. Lógica e conhecimento. 1ª. São Paulo: Abril Cultural. 1974
HISTÓRIA DO ENSINO DE FILOSOFIA FIL0215 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estudo da Filosofia no Brasil nos períodos Colonial, Imperial e Republicano. Estudar a história das abordagens teóricas e pedagógicas sobre o Ensino de Filosofia, como disciplina escolar, na legislação educacional brasileira. Estudar a constituição do campo de pesquisa sobre o ensino da Filosofia no Brasil.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 5

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM FIL0216 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

1. Caracterização geral da psicologia do desenvolvimento; 2.A abordagem psicogenética de Piaget; 3. A abordagem sócio-histórica de Vigotski; 3. Paulo Freire e a educação como atividade de desenvolvimento para a liberdade; 4.Kohlberg e os níveis de desenvolvimento do juízo moral.

Bibliografia
  • VIGOSTKI, L.. A Formação Social da Mente.. . Martins Fontes.. 2015
  • FREIRE, P.. Educação como Prática de Liberdade.. . Paz e Terra.. 1999
  • PIAGET, J. A.. A Equilibração das Estruturas Cognitivas. . Jorge Zahar. 1976
POLÍTICAS EDUCACIONAIS FIL0218 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Aspectos relacionados à organização da educação brasileira (sistema educacional brasileiro, níveis, modalidades). Aspectos da legislação educacional (Constituições Federais, leis nacionais referentes à educação, LDB, PNE, Resoluções, Pareceres). Reformas educacionais. Políticas e Programas da Educação Básica. Estado e educação.

Bibliografia
  • José Carlos Libâneo, João Ferreira de Oliveira & Mirza Seabra Toschi.. Educação Escolar: Políticas, Estrutura e Organização. . Cortez. 2012
LABORATÓRIO DE ENSINO DE FILOSOFIA I FIL0219 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Planejamento didático: plano de ensino e plano de aula: exercício de elaboração e execução de experiência pedagógica em Filosofia como atividade de extensão do Projeto Filo Sofia.

Bibliografia
  • O que pode um professor?
  • O ensino de Filosofia como problema filosófico
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I FIL0220 - 100 horas
Carga Horária

100 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Observação e ambientação no ambiente escolar no contexto urbano ou rural. Relatório final que socialize todas as experiências vivenciadas no Estágio I. Proposição de atividade de extensão na escola, através do Projeto de Extensão Filo Sofia.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 6

PROJETO DE PESQUISA FIL0134 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Técnicas para elaboração da monografia em filosofia. Normas da ABNT para produção de trabalhos monográficos. Tipos de pesquisas. Delimitação do tema, problematização, especificação da metodologia e escolha do filósofo a ser pesquisado. Revisão bibliográfica. Construção do projeto de pesquisa, elaboração e execução. Seminários apresentados pelos estudantes sobre os seus projetos de pesquisa como atividade de extensão do Projeto Democratização da Filosofia.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO FIL0217 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Teorias e pressupostos filosóficos da educação antiga e moderna. A concepção de homem e suas relações com o mundo. A dimensão ética-político no processo educativo, emancipação humana e a prática reflexiva, a formação de sujeitos morais e sociais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LABORATÓRIO DE ENSINO DE FILOSOFIA II FIL0221 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Recursos pedagógicos: livro didático e uso de tecnologias da informação. Elaboração de material didático para experiência pedagógica em Filosofia como atividade de extensão do Projeto Filo Sofia.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II FIL0222 - 100 horas
Carga Horária

100 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Planejamento de atividade a ser desenvolvida na educação básica, no contexto urbano ou rural. Intervenção feita através de regência em sala de aula ou realização de minicursos ou oficinas que proporcionem ao aluno a prática docente como atividade de extensão do Projeto Filo Sofia. Relatório final que socialize todas as experiências vivenciadas no Estágio II.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 7

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS CAR0010 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Fundamentos historicoculturais da Libras e suas relações com a educação dos surdos. Parâmetros e traços lingüísticos da Libras. Cultura e identidades surdas. Alfabeto datilológico. Expressões não-manuais. Uso do espaço. Classificadores. Vocabulário da Libras em contextos diversos. Diálogos em língua de sinais

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
SEMINÁRIO DE PESQUISA FIL0135 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Pesquisa monográfica. Elaboração do texto monográfico. Apresentação de pesquisa à comunidade como atividade do Projeto de Extensão Democratização da Filosofia.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LABORATÓRIO DE ENSINO DE FILOSOFIA III FIL0223 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Práticas pedagógicas formais e informais. Análise e reelaboração de práticas pedagógicas. Proposição de atividade à comunidade educacional analisada através do Projeto Filo Sofia.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III FIL0224 - 100 horas
Carga Horária

100 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Planejamento de atividade a ser desenvolvida na educação básica, no contexto urbano ou rural. Intervenção feita através de regência em sala de aula ou realização de minicursos ou oficinas que proporcionem ao aluno a prática docente, como atividade de extensão do Projeto Filo Sofia. Relatório final que socialize todas as experiências vivenciadas no Estágio III.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 8

MONOGRAFIA FIL0225 - 128 horas
Carga Horária

128 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Na atividade denominada “Monografia”, o aluno desenvolverá o seu Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Filosofia. O tipo de Trabalho de Conclusão de Curso escolhido por esse projeto pedagógico é o trabalho monográfico. A Monografia a ser realizada pelo aluno constitui o desenvolvimento de um projeto que foi elaborado na disciplina de “Projeto de Pesquisa”.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV FIL0226 - 100 horas
Carga Horária

100 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Planejamento de atividade a ser desenvolvida na educação básica, no contexto urbano ou rural. Intervenção feita através de regência em sala de aula ou realização de minicursos ou oficinas que proporcionem ao aluno a prática docente, como atividade de extensão do Projeto Filo Sofia. Relatório final que socialize todas as experiências vivenciadas no Estágio IV.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Disciplinas Optativas

FILOSOFIA DA ARTE
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo da arte como objeto da especulação filosófica. A questão do belo, do juízo de gosto e da experiência estética. A construção do objeto artístico e as teorias do gênio. A relação das artes com a cultura, a história e a política. Enfatiza a especificidade do tratamento filosófico da arte e a reflexão sobre elementos inerentes ao fenômeno artístico: historicidade, beleza, critérios de valor, experiência estética, sistema das artes, forma e estilo, linguagens artísticas, arte e sociedade.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MITOLOGIA GRECO-ROMANA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

O específico da narrativa mítica. As narrativas míticas de Homero e Hesíodo (Ilíada e Odisseia; Os Trabalhos e os Dias e Teogonia). Tragédias e outras narrativas míticas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FILOSOFIA DA RELIGIAO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

O significado da crença e a essência da experiência religiosa. Os fundamentos do teísmo. A possibilidade de justificação racional das crenças religiosas. Provas da existência de Deus: prova cosmológica, teleológica, ontológica e modal. Argumentos morais em favor da existência de Deus. Os atributos de Deus e seus paradoxos: onisciência, onipotência, eternidade e bondade. Presciência divina e liberdade humana: o problema do livre arbítrio. Teodicéia: o problema do Mal e a justiça divina.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FILOSOFIA DO DIREITO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Definições e Fundamentação do direito; A ciência do direito; história do pensamento jurídico; Hermenêutica jurídica e norma jurídica; teoria moral, direito e justiça.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CULTURA CLASSICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Elementos da cultura clássica greco-romana formadores da cultura ocidental, com especial destaque para ética, a organização política, as artes e a ciência. O legado da cultura clássica para os renascimentos culturais europeus.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FILOSOFIA LATINO-AMERICANA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Compreender o desenvolvimento do pensamento latino-americano e a formação de uma filosofia original.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FILOSOFIA AFRICANA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A mitologia Yorubá. O pensamento egípcio antigo. O pensamento filosófico em Alexandria. O cristianismo africano (Cipriano, Tertuliano, Agostinho). A filosofia ocidental e a matriz de pensamento africano moderno. O pan-africanismo. O pós-colonialismo. Franz Fanon. Sheyk Ana Diop. Achille Mbembe, entre outros.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FILOSOFIA ORIENTAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

O conceito de Oriente. A filosofia ocidental e sua relação com o pensamento Oriental. As tradições religiosas e filosóficas do Oriente. Hinduísmo. Vedas e Upanishades. Budismo. Yoga e Samkhya. Taoísmo. Confucionismo.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ECONOMIA POLÍTICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentar o contexto histórico de formação do capitalismo moderno; Apresentar e analisar os fundamentos da economia a partir do debate específico do século XVIII; Conhecer o plano Geral da obra A riqueza das nações de Adam Smith; Expor a argumentação de Smith sobre a relação valor/trabalho; Apresentar a interpretação de D. Ricardo sobre a relação valor/trabalho; Expor as contribuições críticas de Karl Marx à teoria valor/trabalho, dando enfoque às suas proposições acerca Apresentar o contexto histórico de formação do capitalismo moderno; Apresentar e analisar os fundamentos da economia a partir do debate específico do século XVIII; Conhecer o plano Geral da obra A riqueza das nações de Adam Smith; Expor a argumentação de Smith sobre a relação valor/trabalho; Apresentar a interpretação de D. Ricardo sobre a relação valor/trabalho; Expor as contribuições críticas de Karl Marx à teoria valor/trabalho, dando enfoque às suas proposições acerca

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM TEORIA DO CONHECIMENTO I
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos avançados em Teoria do Conhecimento.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM TEORIA DO CONHECIMENTO II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos avançados em Teoria do Conhecimento.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM TEORIA DO CONHECIMENTO III
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos avançados em Teoria do Conhecimento.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM TEORIA DO CONHECIMENTO IV
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos avançados em Teoria do Conhecimento.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIAS HUMANAS I
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos avançados em Ciências Humanas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS FORMAIS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Filosofia da matemática e seus problemas; História da filosofia da matemática; Explanação das principais correntes da filosofia da matemática: logicismo, construtivismo, e formalismo.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INGLÊS INSTRUMENTAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução e prática das estratégias de compreensão do texto em língua inglesa; Leitura de textos filosóficos em língua inglesa.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FILOSOFIA DA MENTE
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudar problemas metafísicos e epistemológicos relacionados com os fenômenos mentais. Os principais temas são: a relação mente-corpo; dualismo e materialismo; consciência; intencionalidade e atitudes proposicionais; o problema das outras mentes, entre outros.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA DA MENTE I
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos avançados em Filosofia da Mente.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA DA MENTE II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos avançados em Filosofia da Mente.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM METAFÍSICA I
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos avançados em Metafísica e história da Metafísica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM METAFÍSICA II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos avançados em Metafísica e história da Metafísica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM METAFÍSICA III
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos avançados em Metafísica e história da Metafísica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM METAFÍSICA IV
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos avançados em Metafísica e história da Metafísica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM METAFÍSICA V
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos avançados em Metafísica e história da Metafísica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM METAFÍSICA VI
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos avançados em Metafísica e história da Metafísica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM LÓGICA I
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos avançados em lógica e em filosofia da lógica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM LÓGICA II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos avançados em lógica e em filosofia da lógica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM LÓGICA III
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos avançados em lógica e em filosofia da lógica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM LÓGICA IV
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos avançados em lógica e em filosofia da lógica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA DA LINGUAGEM I
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos avançados em Filosofia da Linguagem.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA DA LINGUAGEM II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos avançados em Filosofia da Linguagem.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA DA LINGUAGEM III
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos avançados em Filosofia da Linguagem.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA DA LINGUAGEM IV
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos avançados em Filosofia da Linguagem.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA DA CIÊNCIA I
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos avançados em Filosofia da Ciência.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA DA CIÊNCIA II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos avançados em Filosofia da Ciência.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA DA CIÊNCIA III
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos avançados em Filosofia da Ciência.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA DA CIÊNCIA IV
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos avançados em Filosofia da Ciência.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FILOSOFIA AMERÍNDIA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A disciplina ‘Filosofia Ameríndia’ (Indígena) pretende abordar as matrizes do pensamento indígena na America pré-colombiana e suas extensões na atualidade. Os mitos, a cosmologia, costumes e ritos dos povos indígenas. As reflexões antropológicas sobre o pensamento “selvagem” e sua influência no pensamento contemporâneo (Levi Strauss, Darcy Ribeiro, Viveiros de Castro, Kaka Werá, Daniel Munduruku). O Xamanismo, o totemismo, o perspectivismo indígena. As principais linhas de pensamento indígena, os nahuatl (astecas), os maias e incas (America Norte e Central), além dos povos tupi-guarani no Brasil (America do Sul).

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA ANTIGA I
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo de tema ou temas centrais da Filosofia Antiga, em um ou mais autores.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA ANTIGA II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo de tema ou temas centrais da Filosofia Antiga, em um ou mais autores.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA ANTIGA III
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo de tema ou temas centrais da Filosofia Antiga, em um ou mais autores.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA ANTIGA IV
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo de tema ou temas centrais da Filosofia Antiga, em um ou mais autores.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA MEDIEVAL I
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos específicos em Filosofia Medieval.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA MEDIEVAL II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos específicos em Filosofia Medieval.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA MEDIEVAL III
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos específicos em Filosofia Medieval.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA MEDIEVAL IV
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos específicos em Filosofia Medieval.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM ÉTICA I
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de temas específicos em filosofia prática; dilemas e problemas éticos contemporâneos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM ÉTICA II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de temas específicos em filosofia prática; dilemas e problemas éticos contemporâneos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM ÉTICA III
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de temas específicos em filosofia prática; dilemas e problemas éticos contemporâneos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM ÉTICA IV
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de temas específicos em filosofia prática; dilemas e problemas éticos contemporâneos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÉTICA I
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A disciplina analisará questões fundamentais da Estética.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÉTICA II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A disciplina analisará questões fundamentais da Estética.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÉTICA III
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A disciplina analisará questões fundamentais da Estética.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÉTICA IV
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A disciplina analisará questões fundamentais da Estética.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA I
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos específicos em filosofia contemporânea.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos específicos em filosofia contemporânea.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA III
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos específicos em filosofia contemporânea.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA IV
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos específicos em filosofia contemporânea.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA V
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos específicos em filosofia contemporânea.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA VI
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos específicos em filosofia contemporânea.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA MODERNA I
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos específicos em filosofia moderna.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA MODERNA II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos específicos em filosofia moderna.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA MODERNA III
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos específicos em filosofia moderna.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA MODERNA IV
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos específicos em filosofia moderna.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA MODERNA V
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos específicos em filosofia moderna.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA MODERNA VI
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos específicos em filosofia moderna.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESPANHOL INSTRUMENTAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Formação histórica da Língua Espanhola. Aspectos Formais e estruturais da língua espanhola. Artigos, gênero e número, pronomes, substantivos, verbos regulares e irregulares; objeto direto e indireto, adjetivos. Tempos verbais. Leitura e análise de textos em espanhol. Produção textual.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LATIM INSTRUMENTAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Noções elementares de morfologia e sintaxe, aquisição do vocabulário básico para leitura e interpretação de textos filosóficos medievais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Filosofia da educação, concepções de educação e democracia na modernidade, educação e emancipação humana, teorias críticas da educação no pensamento filosófico moderno.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Educação, relações saber e poder, as concepções Críticas de educação do homem na contemporaneidade, educação como instrumento de subjetivação e produção de saber e poder.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA POLÍTICA I
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos específicos em filosofia política.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA POLÍTICA II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos específicos em filosofia política.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA POLÍTICA III
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos específicos em filosofia política.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA POLÍTICA IV
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos específicos em filosofia política.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA DO DIREITO I
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos específicos em filosofia do direito.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA DO DIREITO II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos específicos em filosofia do direito.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FILOSOFIA E PSICANÁLISE
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentar as origens histórico-filosóficas da psicanálise. Examinar as confluências e divergências entre Filosofia e Psicanálise. Problematizar a teoria psicanalítica em relação ao conceito tradicional de ciência. Analisar criticamente as contribuições da “ciência” fundada por Freud no pensamento contemporâneo.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA DA ARTE I
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo de Tema, Texto ou Autor em Filosofia da Arte.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA DA ARTE II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo de Tema, Texto ou Autor em Filosofia da Arte.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA DA ARTE III
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo de Tema, Texto ou Autor em Filosofia da Arte.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA DA ARTE IV
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo de Tema, Texto ou Autor em Filosofia da Arte.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
GREGO ANTIGO INSTRUMENTAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Alfabeto. Casos e declinações. Verbos eimí e verbos regulares em -w (presente e pretérito perfeito). Vocabulário básico. Tradução de frases simples. Cotejamento.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENSINO DE FILOSOFIA I
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Temas e problemas do Ensino de Filosofia.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENSINO DE FILOSOFIA II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Temas e problemas do Ensino de Filosofia.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENSINO DE FILOSOFIA III
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Temas e problemas do Ensino de Filosofia.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENSINO DE FILOSOFIA IV
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Temas e problemas do Ensino de Filosofia.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ALEMÃO INSTRUMENTAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Origens da Língua Alemã e sua formação histórica, Aspectos Formais e estruturais da Língua Alemã: Fonética, Sintaxe e Morfologia. Substantivos, Pronomes, Advérbios, Numerais, Verbos e Conjunções. Alemão instrumental. Leitura e análise de textos em alemão.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INGLÊS INSTRUMENTAL II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução e prática das estratégias de compreensão do texto em língua inglesa; Leitura de textos filosóficos em língua inglesa.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INGLÊS INSTRUMENTAL III
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução e prática das estratégias de compreensão do texto em língua inglesa; Leitura de textos filosóficos em língua inglesa.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INGLÊS INSTRUMENTAL IV
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução e prática das estratégias de compreensão do texto em língua inglesa; Leitura de textos filosóficos em língua inglesa.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EPISTEMOLOGIAS DECOLONIAIS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Pensamento Decolonial; Epistemologias do Sul; Panafricanismo; Ecologia de Saberes; Afrocentricidade; Africanidades; Pensamento Ameríndio.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FILOSOFIA DA INFORMAÇÃO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação de tópicos avançados em Filosofia da Informação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
Conheça o processo e as formas de admissão

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Diretoria de Comunicação.