Filosofia (Licenciatura)
Graduação / LICENCIATURA
Atualizado em 17/04/2023 às 17h00
Noturno
Presencial
5 anos
30
Juazeiro do Norte
Coordenação: Prof. FRANCISCO JOSE DA SILVA
filosofia.iisca@ufca.edu.br
(88) 3221-9524
Bloco C, Sala 56
O(a) profissional licenciado(a) em Filosofia estará capacitado(a) para atuação em diversas áreas do conhecimento acadêmico além, é claro, da formação como profissional da educação, podendo dar aulas em diversos níveis e séries escolares distintas. O curso busca formar profissionais que investiguem e questionem a essência da natureza do universo, do homem, e dos fatos por meio de análise reflexão e crítica. Além de estudar correntes da filosofia clássica e demais pensamentos filosóficos. O filósofo é o pensador do ético, do estético, do epistemológico e da política, capaz de argumentar, descobrir, desvendar e mesmo ampliar alguns mistérios da natureza que nos cerca.
Semestre 1
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Análise e interpretação de textos diversos; Uso da linguagem formal/científica na produção de textos; Coerência e coesão textuais.
Bibliografia
- T.S. Eliot. Poemas. . Companhia das Letras. 2018
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O que é filosofia? A dificuldade de uma definição única de filosofia. Filosofia teórica e filosofia prática; Áreas da filosofia e seus principais problemas: Metafísica, Ontologia, Epistemologia, Lógica, Ética, Filosofia política e Estética. A história da filosofia e seus principais períodos: Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea. Leitura histórica, estrutural e comparativa. Hermenêutica filosófica. Filosofia e ciência. Planejamento e realização de um ciclo de palestras sobre O que é filosofia? a ser apresentado à comunidade como atividade de extensão através do Projeto de Extensão de Democratização da Filosofia.
Bibliografia
- Gilles Deleuze e Félix Guattari. Oque é aFilosofia?. 1. 34. 1992
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Diferentes tipos de conhecimento. Introdução aos conceitos fundamentais das ciências sociais: poder, cultura, etc. Relação indivíduo e sociedade. Temas contemporâneos das Ciências Sociais. Pensamento Social brasileiro.
Bibliografia
- Karl Marx. O Capital: Crítica da Economia política. (Livro I). . Boitempo. 2013
- Max Weber. Ética Protestante e o Espírito do capitalismo. . Cia. das Letras. 2004
- Émile Durkheim. Da Divisão do Trabalho Social. . Martins Fontes. 1995
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A filosofia começa na Grécia do séc VI a. C.? A pergunta pela totalidade da phýsis nos pensadores pré-socráticos; a discussão sobre virtude, linguagem e conhecimento dos sofistas; Sócrates e as escolas socráticas; a filosofia como dialética em Platão; Aristóteles e a organização dos conhecimentos; a filosofia como exercício espiritual nas escolas e movimentos helenísticos; o Uno no neoplatonismo.
Bibliografia
- Giovanni Reale. História da Filosofia. . Paulus. 2007
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Noções de Lógica elementares e teoria dos conjuntos. Lógica proposicional: cálculo e semântica. Lógica de Predicados de primeira ordem: cálculo e semântica.
Bibliografia
- Cezar Mortari. Introdução à Lógica. 2. Unesp. 2017
Semestre 2
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Metodologia da pesquisa filosófica; Fichamento; Resenha crítica; Artigo. Elaboração de uma publicação filosófica para o público em geral, como atividade de extensão.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Os grandes movimentos filosóficos que surgiram no período medieval: a patrística, a escolástica e o nominalismo; a ratio theologica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A questão socrática da vida justa; a ética das virtudes clássica e o problema do bem comum; A relação entre ética e política. Epicurismo, estoicismo e ceticismo. A moral deontológica e o primado da razão prática; utilitarismo como ética consequencialista; o problema da fundamentação moral na contemporaneidade.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Problemas centrais da metafísica: tempo, livre-arbítrio, Deus, universais, particulares, realismo e anti-realismo.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Questões clássicas de teoria do conhecimento: origem, justificação e limites do conhecimento; Racionalismo de Descartes; Empirismo de Hume; Criticismo de Kant.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 3
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- JIMENEZ, M. O que é Estética?. . Unisinos. 1999
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Projeto de Pesquisa: Delimitação de tema, Problematização, Revisão Bibliográfica, Objetivos, Metodologia, Cronograma, Referências bibliográficas. Organização de evento filosófico aberto à comunidade, como parte do Projeto de Extensão Democratização da Filosofia.
Bibliografia
- LAKATOS, E. M. e MARCONI, M. de A. Fundamentos da metodologia cientifica. 8ª. São Paulo: Atlas, 2017. 2017
- LAKATOS, E. M. e MARCONI, M. de A. Fundamentos da metodologia cientifica. 8ª. São Paulo: Atlas. 2017
- BARBOSA, E. e COSTA, T. C. A. Metodologia e Prática de Pesquisa em Filosofia. 1ª. Pelotas: NEPFIL online. 2015
- DINIZ, D. Carta de uma orientador: o primeiro projeto de pesquisa. 1ª. Brasília: Letras Livres. 2012
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Filosofia e o desenvolvimento da ciência moderna. O grande racionalismo do séc. XVII: Descartes, Spinoza e Leibniz; Mathesis Universalis, a ciência da ordem e a crítica da filosofia escolástica; Hume e a crítica da metafísica; A tese idealista de Berkeley; o empirismo de Locke. Kant e a questão sobre os limites do conhecimento humano; Filosofia e Esclarecimento; Dogmatismo e criticismo; Fichte e a doutrina da ciência; A filosofia da natureza de Schelling; A Fenomenologia do Espírito, Bildung e o conceito de experiência; Hegel e a história da filosofia.
Bibliografia
- David Hume. Investigação sobre o Entendimento Humano. . UNESP. 1999
- Immanuel Kant. Crítica da Razão Pura. 2ª. Calouste Gubelkian. 1989
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O problema político do melhor governo e a legitimação do poder; A República de Platão; A politeia em Aristóteles; Os fundamentos da política moderna; Republicanismo; Direito natural e contrato social; Liberalismo e a crítica do Estado absolutista; Democracia, reconhecimento e teoria da justiça.
Bibliografia
- Catarina Rochamonte. Introdução à Filosofia Política. . 70. 2022
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O problema da demarcação. Confirmação e evidência. Explicação e predição. Inferências científicas e indução. Outros problemas em filosofia da ciência.
Bibliografia
- KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. . Perspectiva. 1998
- CHALMERS, Alan. O que é ciência afinal?. . Brasiliense. 1993
- FEYERABEND, Paul. Contra o método. . Ed. Livraria Francisco Alves. 1977
- FEYERABEND, Paul. Contra o método. . Ed. Livraria Francisco Alves. 1977
- POPPER, Karl. A lógica da pesquisa científica. . Cultrix. 1972
Semestre 4
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Didática: conceito e evolução histórica. Fundamentos da prática docente. A didática e suas implicações na formação do(a) educador(a) e na construção da identidade docente. Relações entre sociedade/educação/escola. Prática pedagógica escolar enquanto prática social específica. A organização da dinâmica da prática pedagógica: o processo do planejamento e seus elementos constituintes (contexto, objetivos, conteúdos, metodologia, recursos didáticos, sistemática de avaliação). A aula como espaço-tempo de construção de saberes. A avaliação do processo de ensino-aprendizagem.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Pesquisa em Filosofia e alguns de seus resultados: relatório e artigo. Formular minicurso sobre tema pesquisado como atividade de extensão do Projeto Democratização da Filosofia.
Bibliografia
- CAMPOS, V. Penso, logo escrevo: um guia metodológico introdutório para a redação de ensaios filosóficos. 1ª. Porto Alegre, RS: Editora Fi. 2022
- MARTINICH, A. P. Ensaio filosófico: o que é, como se faz. 1ª. São Paulo: Edições Loyola. 2002
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Kierkegaard e a questão do sujeito; O conceito de vontade e matéria em Schopenhauer. Nietzsche e a crítica da civilização moderna. A filosofia da vida de Bergson. Fenomenologia e existencialismo. Heidegger e a questão do Ser. Frege, sentido e referência. O positivismo lógico do círculo de Viena; Wittgenstein e o problema filosófico da linguagem. Hermenêutica filosófica. Filosofia da diferença e os impasses do pensamento contemporâneo.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A importância da linguagem para a filosofia; O problema dos termos singulares; Sentido e referência em Frege; Teoria das descrições de Russell; O atomismo lógico de Russell e Wittgenstein; Teorias do significado; A concepção de linguagem do segundo Wittgenstein.
Bibliografia
- KRIPKE, Saul. O nomear e a necessidade. Tradução: Ricardo Santos e Teresa Filipe. 1ª. Lisboa: Gradiva. 2012
- FREGE, Gottlob. Lógica e filosofia da linguagem. Seleção, introdução, tradução e notadas de Paulo Alcoforado. 2ª ampliada e revista. São Paulo: Cultrix. 2009
- PENCO, Carlo. Introdução à filosofia da linguagem. 1ª. Petrópolis: Vozes. 2006
- WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus logico-philosophicus (1921). Tradução, apresentação e estudo introdutório de Luiz Henrique Lopes dos Santos. 3ª. São Paulo: edusp. 2001
- SEARLE, John. Os actos de fala: um ensaio de filosofia da linguagem. 1ª. Coimbra, livraria Almedina. 1981
- RUSSELL, Bertrand; MOORE, G. E. Lógica e conhecimento. 1ª. São Paulo: Abril Cultural. 1974
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Estudo da Filosofia no Brasil nos períodos Colonial, Imperial e Republicano. Estudar a história das abordagens teóricas e pedagógicas sobre o Ensino de Filosofia, como disciplina escolar, na legislação educacional brasileira. Estudar a constituição do campo de pesquisa sobre o ensino da Filosofia no Brasil.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 5
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
1. Caracterização geral da psicologia do desenvolvimento; 2.A abordagem psicogenética de Piaget; 3. A abordagem sócio-histórica de Vigotski; 3. Paulo Freire e a educação como atividade de desenvolvimento para a liberdade; 4.Kohlberg e os níveis de desenvolvimento do juízo moral.
Bibliografia
- VIGOSTKI, L.. A Formação Social da Mente.. . Martins Fontes.. 2015
- FREIRE, P.. Educação como Prática de Liberdade.. . Paz e Terra.. 1999
- PIAGET, J. A.. A Equilibração das Estruturas Cognitivas. . Jorge Zahar. 1976
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Aspectos relacionados à organização da educação brasileira (sistema educacional brasileiro, níveis, modalidades). Aspectos da legislação educacional (Constituições Federais, leis nacionais referentes à educação, LDB, PNE, Resoluções, Pareceres). Reformas educacionais. Políticas e Programas da Educação Básica. Estado e educação.
Bibliografia
- José Carlos Libâneo, João Ferreira de Oliveira & Mirza Seabra Toschi.. Educação Escolar: Políticas, Estrutura e Organização. . Cortez. 2012
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Planejamento didático: plano de ensino e plano de aula: exercício de elaboração e execução de experiência pedagógica em Filosofia como atividade de extensão do Projeto Filo Sofia.
Bibliografia
- O que pode um professor?
- O ensino de Filosofia como problema filosófico
Carga Horária
100 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Observação e ambientação no ambiente escolar no contexto urbano ou rural. Relatório final que socialize todas as experiências vivenciadas no Estágio I. Proposição de atividade de extensão na escola, através do Projeto de Extensão Filo Sofia.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 6
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Técnicas para elaboração da monografia em filosofia. Normas da ABNT para produção de trabalhos monográficos. Tipos de pesquisas. Delimitação do tema, problematização, especificação da metodologia e escolha do filósofo a ser pesquisado. Revisão bibliográfica. Construção do projeto de pesquisa, elaboração e execução. Seminários apresentados pelos estudantes sobre os seus projetos de pesquisa como atividade de extensão do Projeto Democratização da Filosofia.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Teorias e pressupostos filosóficos da educação antiga e moderna. A concepção de homem e suas relações com o mundo. A dimensão ética-político no processo educativo, emancipação humana e a prática reflexiva, a formação de sujeitos morais e sociais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Recursos pedagógicos: livro didático e uso de tecnologias da informação. Elaboração de material didático para experiência pedagógica em Filosofia como atividade de extensão do Projeto Filo Sofia.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
100 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Planejamento de atividade a ser desenvolvida na educação básica, no contexto urbano ou rural. Intervenção feita através de regência em sala de aula ou realização de minicursos ou oficinas que proporcionem ao aluno a prática docente como atividade de extensão do Projeto Filo Sofia. Relatório final que socialize todas as experiências vivenciadas no Estágio II.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 7
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Fundamentos historicoculturais da Libras e suas relações com a educação dos surdos. Parâmetros e traços lingüísticos da Libras. Cultura e identidades surdas. Alfabeto datilológico. Expressões não-manuais. Uso do espaço. Classificadores. Vocabulário da Libras em contextos diversos. Diálogos em língua de sinais
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Pesquisa monográfica. Elaboração do texto monográfico. Apresentação de pesquisa à comunidade como atividade do Projeto de Extensão Democratização da Filosofia.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Práticas pedagógicas formais e informais. Análise e reelaboração de práticas pedagógicas. Proposição de atividade à comunidade educacional analisada através do Projeto Filo Sofia.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
100 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Planejamento de atividade a ser desenvolvida na educação básica, no contexto urbano ou rural. Intervenção feita através de regência em sala de aula ou realização de minicursos ou oficinas que proporcionem ao aluno a prática docente, como atividade de extensão do Projeto Filo Sofia. Relatório final que socialize todas as experiências vivenciadas no Estágio III.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 8
Carga Horária
128 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Na atividade denominada Monografia, o aluno desenvolverá o seu Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Filosofia. O tipo de Trabalho de Conclusão de Curso escolhido por esse projeto pedagógico é o trabalho monográfico. A Monografia a ser realizada pelo aluno constitui o desenvolvimento de um projeto que foi elaborado na disciplina de Projeto de Pesquisa.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
100 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Planejamento de atividade a ser desenvolvida na educação básica, no contexto urbano ou rural. Intervenção feita através de regência em sala de aula ou realização de minicursos ou oficinas que proporcionem ao aluno a prática docente, como atividade de extensão do Projeto Filo Sofia. Relatório final que socialize todas as experiências vivenciadas no Estágio IV.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Disciplinas Optativas
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo da arte como objeto da especulação filosófica. A questão do belo, do juízo de gosto e da experiência estética. A construção do objeto artístico e as teorias do gênio. A relação das artes com a cultura, a história e a política. Enfatiza a especificidade do tratamento filosófico da arte e a reflexão sobre elementos inerentes ao fenômeno artístico: historicidade, beleza, critérios de valor, experiência estética, sistema das artes, forma e estilo, linguagens artísticas, arte e sociedade.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
O específico da narrativa mítica. As narrativas míticas de Homero e Hesíodo (Ilíada e Odisseia; Os Trabalhos e os Dias e Teogonia). Tragédias e outras narrativas míticas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
O significado da crença e a essência da experiência religiosa. Os fundamentos do teísmo. A possibilidade de justificação racional das crenças religiosas. Provas da existência de Deus: prova cosmológica, teleológica, ontológica e modal. Argumentos morais em favor da existência de Deus. Os atributos de Deus e seus paradoxos: onisciência, onipotência, eternidade e bondade. Presciência divina e liberdade humana: o problema do livre arbítrio. Teodicéia: o problema do Mal e a justiça divina.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Definições e Fundamentação do direito; A ciência do direito; história do pensamento jurídico; Hermenêutica jurídica e norma jurídica; teoria moral, direito e justiça.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Elementos da cultura clássica greco-romana formadores da cultura ocidental, com especial destaque para ética, a organização política, as artes e a ciência. O legado da cultura clássica para os renascimentos culturais europeus.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Compreender o desenvolvimento do pensamento latino-americano e a formação de uma filosofia original.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A mitologia Yorubá. O pensamento egípcio antigo. O pensamento filosófico em Alexandria. O cristianismo africano (Cipriano, Tertuliano, Agostinho). A filosofia ocidental e a matriz de pensamento africano moderno. O pan-africanismo. O pós-colonialismo. Franz Fanon. Sheyk Ana Diop. Achille Mbembe, entre outros.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
O conceito de Oriente. A filosofia ocidental e sua relação com o pensamento Oriental. As tradições religiosas e filosóficas do Oriente. Hinduísmo. Vedas e Upanishades. Budismo. Yoga e Samkhya. Taoísmo. Confucionismo.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentar o contexto histórico de formação do capitalismo moderno; Apresentar e analisar os fundamentos da economia a partir do debate específico do século XVIII; Conhecer o plano Geral da obra A riqueza das nações de Adam Smith; Expor a argumentação de Smith sobre a relação valor/trabalho; Apresentar a interpretação de D. Ricardo sobre a relação valor/trabalho; Expor as contribuições críticas de Karl Marx à teoria valor/trabalho, dando enfoque às suas proposições acerca Apresentar o contexto histórico de formação do capitalismo moderno; Apresentar e analisar os fundamentos da economia a partir do debate específico do século XVIII; Conhecer o plano Geral da obra A riqueza das nações de Adam Smith; Expor a argumentação de Smith sobre a relação valor/trabalho; Apresentar a interpretação de D. Ricardo sobre a relação valor/trabalho; Expor as contribuições críticas de Karl Marx à teoria valor/trabalho, dando enfoque às suas proposições acerca
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Teoria do Conhecimento.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Teoria do Conhecimento.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Teoria do Conhecimento.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Teoria do Conhecimento.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Ciências Humanas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Filosofia da matemática e seus problemas; História da filosofia da matemática; Explanação das principais correntes da filosofia da matemática: logicismo, construtivismo, e formalismo.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Introdução e prática das estratégias de compreensão do texto em língua inglesa; Leitura de textos filosóficos em língua inglesa.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudar problemas metafísicos e epistemológicos relacionados com os fenômenos mentais. Os principais temas são: a relação mente-corpo; dualismo e materialismo; consciência; intencionalidade e atitudes proposicionais; o problema das outras mentes, entre outros.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Filosofia da Mente.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Filosofia da Mente.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Metafísica e história da Metafísica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Metafísica e história da Metafísica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Metafísica e história da Metafísica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Metafísica e história da Metafísica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Metafísica e história da Metafísica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Metafísica e história da Metafísica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em lógica e em filosofia da lógica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em lógica e em filosofia da lógica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em lógica e em filosofia da lógica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em lógica e em filosofia da lógica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Filosofia da Linguagem.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Filosofia da Linguagem.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Filosofia da Linguagem.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Filosofia da Linguagem.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Filosofia da Ciência.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Filosofia da Ciência.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Filosofia da Ciência.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Filosofia da Ciência.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A disciplina Filosofia Ameríndia (Indígena) pretende abordar as matrizes do pensamento indígena na America pré-colombiana e suas extensões na atualidade. Os mitos, a cosmologia, costumes e ritos dos povos indígenas. As reflexões antropológicas sobre o pensamento selvagem e sua influência no pensamento contemporâneo (Levi Strauss, Darcy Ribeiro, Viveiros de Castro, Kaka Werá, Daniel Munduruku). O Xamanismo, o totemismo, o perspectivismo indígena. As principais linhas de pensamento indígena, os nahuatl (astecas), os maias e incas (America Norte e Central), além dos povos tupi-guarani no Brasil (America do Sul).
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo de tema ou temas centrais da Filosofia Antiga, em um ou mais autores.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo de tema ou temas centrais da Filosofia Antiga, em um ou mais autores.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo de tema ou temas centrais da Filosofia Antiga, em um ou mais autores.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo de tema ou temas centrais da Filosofia Antiga, em um ou mais autores.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em Filosofia Medieval.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em Filosofia Medieval.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em Filosofia Medieval.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em Filosofia Medieval.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de temas específicos em filosofia prática; dilemas e problemas éticos contemporâneos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de temas específicos em filosofia prática; dilemas e problemas éticos contemporâneos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de temas específicos em filosofia prática; dilemas e problemas éticos contemporâneos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de temas específicos em filosofia prática; dilemas e problemas éticos contemporâneos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A disciplina analisará questões fundamentais da Estética.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A disciplina analisará questões fundamentais da Estética.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A disciplina analisará questões fundamentais da Estética.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A disciplina analisará questões fundamentais da Estética.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em filosofia contemporânea.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em filosofia contemporânea.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em filosofia contemporânea.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em filosofia contemporânea.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em filosofia contemporânea.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em filosofia contemporânea.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em filosofia moderna.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em filosofia moderna.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em filosofia moderna.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em filosofia moderna.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em filosofia moderna.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em filosofia moderna.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Formação histórica da Língua Espanhola. Aspectos Formais e estruturais da língua espanhola. Artigos, gênero e número, pronomes, substantivos, verbos regulares e irregulares; objeto direto e indireto, adjetivos. Tempos verbais. Leitura e análise de textos em espanhol. Produção textual.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Noções elementares de morfologia e sintaxe, aquisição do vocabulário básico para leitura e interpretação de textos filosóficos medievais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Filosofia da educação, concepções de educação e democracia na modernidade, educação e emancipação humana, teorias críticas da educação no pensamento filosófico moderno.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Educação, relações saber e poder, as concepções Críticas de educação do homem na contemporaneidade, educação como instrumento de subjetivação e produção de saber e poder.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em filosofia política.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em filosofia política.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em filosofia política.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em filosofia política.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em filosofia do direito.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em filosofia do direito.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentar as origens histórico-filosóficas da psicanálise. Examinar as confluências e divergências entre Filosofia e Psicanálise. Problematizar a teoria psicanalítica em relação ao conceito tradicional de ciência. Analisar criticamente as contribuições da ciência fundada por Freud no pensamento contemporâneo.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo de Tema, Texto ou Autor em Filosofia da Arte.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo de Tema, Texto ou Autor em Filosofia da Arte.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo de Tema, Texto ou Autor em Filosofia da Arte.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo de Tema, Texto ou Autor em Filosofia da Arte.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Alfabeto. Casos e declinações. Verbos eimí e verbos regulares em -w (presente e pretérito perfeito). Vocabulário básico. Tradução de frases simples. Cotejamento.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Temas e problemas do Ensino de Filosofia.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Temas e problemas do Ensino de Filosofia.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Temas e problemas do Ensino de Filosofia.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Temas e problemas do Ensino de Filosofia.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Origens da Língua Alemã e sua formação histórica, Aspectos Formais e estruturais da Língua Alemã: Fonética, Sintaxe e Morfologia. Substantivos, Pronomes, Advérbios, Numerais, Verbos e Conjunções. Alemão instrumental. Leitura e análise de textos em alemão.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Introdução e prática das estratégias de compreensão do texto em língua inglesa; Leitura de textos filosóficos em língua inglesa.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Introdução e prática das estratégias de compreensão do texto em língua inglesa; Leitura de textos filosóficos em língua inglesa.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Introdução e prática das estratégias de compreensão do texto em língua inglesa; Leitura de textos filosóficos em língua inglesa.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Pensamento Decolonial; Epistemologias do Sul; Panafricanismo; Ecologia de Saberes; Afrocentricidade; Africanidades; Pensamento Ameríndio.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Filosofia da Informação.