Física
Graduação / LICENCIATURA
Atualizado em 20/03/2024 às 15h29
Noturno
Presencial
4 anos
14
Brejo Santo
Coordenação: Prof. THARCISYO SA E SOUSA DUARTE
fisica.ife@ufca.edu.br
Bloco único
Estudantes do curso Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática (LICN), no campus Brejo Santo, têm formação geral nas chamadas Ciências Naturais (Química, Física e Biologia) e também no campo da Matemática, para ministrarem essas disciplinas no Ensino Fundamental. A partir do quarto semestre, eles podem ou não ingressar especificamente na Licenciatura em Física da UFCA – que portanto não oferta vagas diretamente por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Esse segundo ciclo dura um ano e meio, estudando a relação entre matéria e energia e desenvolvendo novos métodos para o ensino de Física. Seus egressos deixam a universidade com dois diplomas (LINC e Física), capacitados para lecionar também no Ensino Médio.
Semestre 1
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O método de trabalho da ciência moderna e sua influência no modelo de conhecimento acadêmico. Pré-requisitos do Trabalho Científico. Visão geral do trabalho científico. A ciência da antiguidade e suas diferenças de concepção em relação à ciência moderna. Tipos de conhecimento: senso comum, conhecimento religioso, conhecimento científico. A pesquisa acadêmica: tipos e natureza das pesquisas acadêmicas. Elaboração de trabalhos científicos. Formas de leitura e síntese textual: Fichamento, Resumo, Mapa Conceitual, Resenha, Artigo Acadêmico.
Bibliografia
- LAKATOS, E.M. et al.. Fundamentos de Metodologia Científica.. 7ª. Atlas. 2010
- SEVERINO, A.J.. Metodologia do Trabalho Científico.. 23ª. Cortez. 2007
- Metodologia do trabalho científico
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Introdução a Ciências Naturais. Campos das Ciências Naturais. Terra e Universo. Ciclo da matéria no sistema terra, integração e energia dos sistemas terrestres Vida e Ambiente. Ser Humano e saúde. Tecnologia e sociedade.
Bibliografia
- Arlindo et al.. Interdisciplinaridade em Ciências Naturais. . Signus. 2000
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A disciplina aqui articulada têm por expectativa tratar dos aspectos legais do texto da LDB 9394/96, bem como das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, o texto da Base Nacional Comum Curricular, o Texto Base do Documentos Curricular Referencial do Ceará, culminando num amplo espectro que preconiza as discussões acerca da educação no cenário nacional e suas articulações e o espaço da docência.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
1. Didática Geral 2. A didática das ciências e da matemática: aspectos históricos e objeto de estudo; epistemologia e pensamento científico; pressupostos epistemológicos do conhecimento nas Ciências Naturais e da matemática; 3. Planejamento, Avaliação e Currículo em Ciências Naturais e em matemática. O que ensinar em ciências e em matemática? Como ensinar ciências/matemática? 4. Modelos didáticos no ensino de Ciências Naturais e em matemática. Intervenções Didáticas e Sequências Didáticas. Modelos de Ensino. Transposição Didática e Contrato Didático.
Bibliografia
- HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO: HÁ MUITAS PEDRAS NESSE CAMINHO
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
- Discussão sobre conceitos fundamentais da Física, seus aspectos históricos, filosóficos e fenomenológicos, bem como suas repercussões na tecnologia e na ciência contemporâneas. - Revisão de alguns conceitos e desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas em temas como: Grandezas físicas; Notação científica; Algarismos significativos; Sistema Internacional de Unidades; Movimento em uma dimensão; Vetores; Movimento em duas e três dimensões.
Bibliografia
- Revista Brasileira de Ensino de Física
- PhET Interactive Simulations
- Grupo de Reelaboração do Ensino de Física
- The Feynman Lectures Website
- Geogebra
Semestre 2
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Limites e continuidade de funções reais de uma variável real. Derivadas de função de uma variável e aplicações das derivadas. Noções de integral.
Bibliografia
- Cálculo diferencial e integral - Guidorizzi, volume 1
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Conteúdos básicos de Química para o entendimento de tecnologias presentes no cotidiano e adequado para serem desenvolvidos pelo licenciando em sua prática docente: primeiros modelos de constituição da matéria, radioatividade, tabela periódica, conceito de mol, ligações químicas, compostos moleculares e iônicos, polaridade, forças intermoleculares, funções químicas, indicadores, equações químicas e eletroquímicas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A infância sob o olhar da Psicologia da educação. O que é a infância? As principais características da aprendizagem infantil. Principais correntes psicológicas a pesquisar a aprendizagem: Construtivismo (Piaget); Sócio-Interacionismo (Vigotsky); Teoria da Afetividade (Wallon); Behaviorismo (Skinner); Psicanálise (Freud).
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Origem da vida e das primeiras células. Organização geral das células e vírus. Métodos de estudos de células e biomoléculas. Membranas biológicas. Transporte através de membranas. Estrutura, composição química e funções das organelas celulares. Citoesqueletos e movimentos celulares. Núcleo interfásico. Divisão celular. Diferenciação celular. Trocas entre a célula e o meio; digestão intracelular. Processos de síntese e secreção celular. Mecanismos de regulação da atividade celular, interação celular e meio extracelular.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Grandezas físicas. Notação científica. Algarismos significativos. Sistema Internacional de Unidades. Movimento em uma dimensão. Vetores. Movimento em duas e três dimensões. As Leis de Newton. Aplicações das Leis de Newton. Energia e sua Conservação. Sistemas de partículas e conservação do momento linear. Movimento rotacional. Dinâmica do Movimento de Rotação.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Introdução ao Conceito de Cultura; Racismo, Preconceito e discriminação. Diversidade Cultural, Multiculturalidade e Interculturalidade no Ensino de Ciências. Educação das Relações Étnico-Raciais e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena no ensino de Ciências. Diferentes formas de produção de conhecimentos e tecnologias. Avaliação de Materiais didáticos na perspectiva das Relações Étnico-Raciais e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena no Ensino de Ciências.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 3
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Hidrocarbonetos e fontes de energia, obtenção natural dos compostos orgânicos, funções orgânicas básicas, drogas e aplicação industrial dos compostos orgânicos. Estruturas e funções das proteínas, carboidratos e lipídios, a fim de perceber a importância destas moléculas para o organismo vivo. Estudo do metabolismo geral do organismo, correlacionando às diversas reações que nele ocorrem, bem como as suas funções.
Bibliografia
- D. L. Nelson, M. M. Cox. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 6. Artmed. 2014
- T. W. Solomons. Química Orgânica. . LTC. 2006
- Paula Bruice. Química Orgânica. . Prentice Hall. 2006
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Integrais indefinidas e definidas, Teorema fundamental do cálculo, Técnicas de integração, Aplicações das integrais.
Bibliografia
- Hamilton Luiz Guidorizzi. Um curso de cálculo. . LTC. 2019
- James Stewart. Cálculo, volume 1. . Cengage Learning. 2017
- Diva Marília Flemming; Mirian Buss Gonçalves. Cálculo A : funções, limite, derivação e integração. . Prentice Hall. 2006
- George F. Simmons. Cálculo com geometria analítica. . Pearson. 1994
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Equilíbrio e Elasticidade. Gravitação. Fluidos. Movimento Oscilatório. Ondas em meios elásticos. Ondas Sonoras. Temperatura e Calor. Primeira Lei da Termodinâmica. Propriedade dos Gases. Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica. Teoria Cinética dos Gases.
Bibliografia
- REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA
- PhET Interactive Simulations
- Minha Biblioteca
- GeoGebra tools and resources
- The Feynman Lectures on Physics
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Significado de filosofia e de História. A relação entre filosofia, história, ciência e técnica. Filosofia e Ideologia. A filosofia da ciência. A ciência na história: as ciências da natureza e as ciências humanas. A epistemologia empirista-indutivista. As epistemologias do século XX: Bachelard, Popper, Kuhn, Lakatos, Bunge, Feyerabend, Toulmin, Laudan. A filosofia, história e a ciência no mundo moderno as origens do pensamento moderno e a ideia de modernidade. A filosofia e a história da ciência - abordagens contemporâneas: neopositivismo, dialética, funcionalismo, estruturalismo, pragmatismo, fenomenologia. A crise da modernidade. A pós-modernidade.
Bibliografia
- Uma história da educação química brasileira sobre seu início discutível apenas a partir dos conquistadores.
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
LaTeX, Introdução à computação. Introdução à linguagem científica de programação do curso. Introdução aos métodos básicos de cálculo numérico: integração, diferenciação, cálculo de raízes de equações algébricas, interpolação, ajuste de curvas. Desenvolvimento de algoritmos para solução de equações diferenciais.
Bibliografia
- Nilo Ney Coutinho Menezes.. Introdução à Programação com Python -. 1. Novatec. 2010
Semestre 4
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Coordenadas no espaço. Vetores no plano e no espaço e aplicações. Equações da reta e do plano no espaço. Posições relativas de retas e planos. Curvas em R2 e R3. Mudanças de coordenadas. Cônicas. Quadráticas.
Bibliografia
- BOULOS, P.; CAMARGO, I.. Geometria Analítica: um tratamento vetorial. 3. ed.. . São Paulo: Pearson. 2004
- WINTERLE, P.. Vetores e Geometria Analítica. . São Paulo: Makron Books. 2000
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Funções de várias variáveis; Limite; Continuidade; Derivadas Parciais; Diferenciabilidade; Sequências e séries infinitas.
Bibliografia
- James Stewart. Cálculo volume 2. . Cenage Learning. 2017
- Hamilton Luiz Guidorizzi. Um Curso de Cálculo Vol.2. . LTC. 2016
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Cargas Elétricas. Processos de eletrização. Força elétrica. Campo elétrico. Lei de Gauss: fluxo de um campo elétrico, lei de Gauss, aplicações da lei de Gauss. Potencial elétrico. Capacitância e Dielétricos. Corrente elétrica. Leis de Ohm. Força eletromotriz. Circuito RC. Campo Magnético.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O papel da linguagem científica no processo de compreensão dos constructos da ciência. Linguagem cotidiana e linguagem científica (definições, características e influências nos contextos sociais e históricos da humanidade). Estratégias argumentativas e aspectos lógicos na construção das teorias e leis da ciência bem como na formação de cidadão críticos e autônomos no contexto social ao qual estão inseridos. O papel da leitura e da produção textual para fazer e compreender ciência. Estrutura dos textos de caráter científico destinados a cientistas (resumos, painéis e artigos) e ao grande público (artigos e livros de divulgação científica). Aspectos da linguagem, argumentação e da produção de textos de caráter científico e sua relação com o ensino.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Retrospectiva histórica e estado-da-arte em robôs educacionais e móveis; Definições e características de um robô. Tecnologias e nomenclatura técnica em robótica. Elementos de um sistema robótico (bloco de Microcontrolador, sensor, atuador, Elementos de máquinas). Tipos de robôs. Estruturas cinemáticas de um robô. Modos de programação. Linguagens robóticas. Kits de robótica; Aplicações da Robótica na Educação.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 5
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Integrais Múltiplas; Aplicações; Cálculo Vetorial. Equações Diferenciais Ordinárias.
Bibliografia
- James Stewart. Cálculo volume 2. . Cenage Learning. 2017
- Hamilton Luiz Guidorizzi. Um Curso de Cálculo Vol.2. . LTC. 2016
- Leithold, L.. Cálculo com geometria analítica. v. 2. . Harbra. 1994
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A Internet e suas interfaces com o Ensino de Ciências e com a Educação Matemática. Políticas públicas de acesso à educação, informação e conhecimento através da tecnologia nas escolas. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e o seu papel nos processos de ensino e aprendizagem das Ciências e da Matemática. Avaliação de vídeos, softwares e aplicativos e seu uso. Identificação e utilização de objetos educacionais digitais no ensino de Ciências e com a Educação Matemática. Desenvolvimento de novas ferramentas digitais para o ensino: jogos digitais, simulações, entre outros. Utilização de plataformas digitais de ensino.
Bibliografia
- ANGOTTI, José André Peres; AUTH, Milton Antonio. Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educação. Ciênc. educ. Bauru, v.7, n. 1, p. 15-27, 2001.
- MOSÉ, V. A escola e os desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
- SOSSAI, Fernando César; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi; PACHECO, José Augusto. Currículo e "Novas Tecnologias" em tempos de globalização. Perspectiva, Florianópolis, v. 27, n. 1, 19-46, jan./jun. 2009.
- SANTOS, Edméia. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2009. p.5658, 5671.
- SILVA, Tomaz Tadeu. A pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia. In: SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 139-142
- SILVA, Tomaz Tadeu. A pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia. In: SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 139-142
- SILVA, Tomaz Tadeu. A pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia. In: SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 139-142
- SOARES, Eliana Maria do Sacramento; VALENTINI, Carla Beatris. Tecnologias digitais: práticas e reflexões no contexto do ensino fundamental. Revista Linhas, Florianópolis, v. 13, n. 02, jul/dez. 2012.
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo dos conceitos, classificação e causas da surdez. Uma abordagem da surdez enquanto identidade e culturas. Perspectivas sócio-antropológicas da surdez. Conversação em Língua Brasileira de Sinais. Evidências da Libras como língua natural dos surdos, sua gramática própria e as especificidades dessa modalidade e suas implicações na aprendizagem. Prática pedagógica de utilização da língua de sinais, como forma de atestar o domínio dos alunos nessa plataforma linguística.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Erros e medidas: noções básicas. Gráficos lineares, mono-log e log-log. Linearização de funções. Atividades práticas de laboratório e/ou experiências computacionais com o objetivo de verificar determinado fenômeno ou lei física: Movimento em uma, duas e três dimensões. As Leis de Newton (Primeira, Segunda e Terceira Lei de Newton). Tipos de forças. Dinâmica de uma partícula. Trabalho e energia. Conservação de energia. Sistemas conservativos e dissipativos. Sistemas de partículas, colisões, cinemática e dinâmica da rotação. Momento angular. Equilíbrio dos corpos rígidos, Gravitação. Propriedades da matéria: densidade, elasticidade. Estática e dinâmica dos fluidos. Oscilações e movimento harmônico simples. Amortecimento e ressonância. Movimento oscilatório, ondas elásticas, acústicas e propriedades térmicas da matéria.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Fontes de Campo Magnético. Lei de Biot-Savart. Lei de Ampère. Força magnética. Indução magnética. Lei de Faraday. Lei de Lenz. Circuito RL. Oscilações eletromagnéticas e Correntes Alternadas. Circuito RLC. Equações de Maxwell. Espectro eletromagnético. Natureza e propagação da luz. Interferência e Difração.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 6
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Espaço e subespaço vetoriais. Combinação linear. Dependência e independência lineares. Bases e dimensão de um espaço vetorial. Mudança de base. Transformações lineares. Aplicações lineares e matrizes. Teorema do Núcleo e da Imagem.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Inter-relação entre Educação, Sociedade e Ambiente - Educação para a mudança. A crise socioambiental. Problematizando as concepções de meio ambiente, desenvolvimento sustentável e educação ambiental. Abordagens práticas e filosóficas emergentes- Bem Viver, Ubuntu, Permacultura, Agroecologia, entre outros. Letramento científico na perspectiva decolonial de educação para a sustentabilidade. Educação para a sustentabilidade e a sua vinculação a metas de paz e segurança, direitos humanos, justiça social e cuidados com os recursos naturais. O campo da Educação Ambiental - Políticas Públicas em Educação Ambiental. Concepções de Educação Ambiental na produção teórico-prática. A formação da prática docente em Educação Ambiental. O diagnóstico da Educação Ambiental na educação formal. Análise de material didático e paradidático voltados para Educação Ambiental. Elaboração de Projetos de Educação Ambiental em Espaços Formais e Não-formais - Técnicas para a elaboração, execução e avaliação de Projetos de desenvolvimento local e práticas de educação ambiental. Desenvolvimento do referencial, elaboração de cronograma, desenvolvimento de atividades e metodologias, aplicação da metodologia adotada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Ressignificação dos conceitos de Educação Sexual, Saúde e Cultura. Sexualidade, corpo e gênero numa abordagem sociocultural em saúde e direitos humanos (sexuais e reprodutivos). Problematizações acerca da abordagem biológico-higienista da Educação Sexual (Infecções Sexualmente Transmissíveis/IST; gravidez na juventude; métodos contraceptivos; sistemas sexuais masculino e feminino; cuidados com o corpo). Conceitos chave: Saúde, corpo e diversidade cultural, sexualidades, relações de gênero, preconceitos e discriminações, violências sexuais e de gênero.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Noções básicas de teorias de aprendizagem e ensino como sistema de referência para análise de questões relativas ao ensino da Física nos níveis médio e fundamental: Uma breve introdução, de forma geral, ao comportamentalismo, cognitivismo e humanismo e as implicações para o Ensino. Introdução a Teoria da Aprendizagem Significativa e o ensino de Ciências e de Física. Introdução a Pedagogia de Paulo Freire e o ensino de Ciências e de Física. Estratégias e organização de propostas de Ensino de Física sob diferentes perspectivas, relacionando-as aos referenciais teóricos que as respaldam, podendo contemplar, a critério do (a) docente: A abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade. Ensino de História das Ciências e da Física. Situação de estudo. Abordagem Temática. Sequências de Ensino, Unidades de Ensino Potencialmente Significativas UEPS. Práticas pedagógicas inovadoras, as quais podem contemplar: Ensino por Projeto, Sala de aula invertida, Gamificação, entre outras.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Telescópios e Detectores; Sistema Solar e Exoplanetas; Classificação espectral de estrelas; Escalas de magnitudes; Diagrama H-R e Evolução Estelar; A morte das estrelas; Aglomerados de estrelas; Estrelas binárias e variáveis; Escalas de distâncias; A Via Láctea; Galáxias; Núcleos ativos de galáxias e buracos negros supermassivos; Grupos e Aglomerados de Galáxias; Distribuição de galáxias no universo; Lentes gravitacionais; A origem do universo; Matéria escura e energia escura.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
80 horas.
Professores
Ementa
Reflexões sobre diferentes situações relacionadas ao ensino de Física, presentes nas salas de aula, podendo contemplar, a critério do professor, tópicos como Concepções espontâneas, Resolução de problemas em Física, O papel da Matemática na construção e no ensino da Física, Laboratório didático e atividades experimentais no ensino de Física, Avaliação da aprendizagem em aulas de Física, em vestibulares e em exames oficiais, Análise de livros didáticos para o ensino de Física ou outros. Conhecendo o campo do estágio: Observação, registro e análise de diferentes espaços da escola. Análise e discussão sobre o Projeto Político Pedagógico da escola. Acompanhamento da ação do professor de Física e de outras áreas. Avaliação de Materiais didáticos e conteúdos apresentados nas aulas. Observação da relação alunoprofessor. Identificando e vivenciando problemas enfrentados pelo(a) professor (a) nos momentos de ensino e aprendizagem e formas adequadas para compreendê-los à luz de referenciais teóricos. Caracterização e análise da dinâmica da escola enquanto organização social, bem como dos sujeitos nela inseridos. Confecção e apresentação de relatórios e/ou diários de campo ou ainda, documentários com resultados das observações, trazendo o caráter reflexivo à luz de referenciais teóricos estudados.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 7
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Revisão de mecânica Newtoniana; Movimento em 1, 2 e 3 dimensões; Forças dependentes da posição, da velocidade e forças de impulso; Dinâmica de sistemas de partículas e suas leis de conservação; Problemas de colisão; Oscilações; Movimento sob ação de uma Força central.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Atividades práticas de laboratório e/ou experiências computacionais com o objetivo de verificar determinado fenômeno ou lei física: Carga elétrica, Lei de Coulomb, Campo elétrico, Lei de Gauss, potencial elétrico, corrente elétrica, resistência elétrica, resistividade, circuitos de corrente contínua, geradores químicos e térmicos de força eletromotriz, propriedade dos dielétricos, capacitância e capacitores, campo magnético, força eletromotriz induzida, Lei de Biot-Savart, Lei de Ampère. Reflexão e refração, Refração em prismas, Espelhos planos, Lentes esféricas, Instrumentos ópticos, Redes de difração, Polarização, O efeito fotoelétrico, Raias Espectrais, entre outros experimentos de Ótica e de Física Moderna.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Relatividade. Quantização da carga, luz e energia. Modelos atômicos. Propriedades ondulatórias de partículas. Equação de Schrödinger e sistemas quânticos simples.
Bibliografia
- A. Ralph , Paul A. Tipler. Física Moderna. 6ª. LTC. 2014
Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Construção do projeto de pesquisa com acompanhamento do professor orientador.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
160 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Elaboração e aplicação de Propostas para o Ensino de Física, com a utilização de diferentes ferramentas visando a implementação durante a regência de sala de aula, a critério do professor, como simuladores computacionais; experimentos com materiais de baixo custo; uso de tirinhas, folhetos de cordel, quadrinhos e charges; cinema; livros de divulgação científica; jogos ou outros. Elaboração de Plano de Estudos e Plano de Trabalho do discente (em sala de aula) sobre aspectos da docência que integre a disciplina de Física nos anos finais do Ensino Fundamental. Estágio de regência: Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais. Registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas, que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 8
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Física Atômica. Física Estatística. Física das Moléculas. Física do Estado Sólido. Física Nuclear. Física de Partículas. Astrofísica e Cosmologia.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Pressupostos teórico-epistemológicos da pesquisa; Discussão sobre referenciais teóricos para a pesquisa em Ensino de Ciências, enfoques metodológicos de pesquisa (quantitativos, qualitativos e mistos) e análise crítica de artigos de pesquisa na área de ensino. A pesquisa aplicada como ferramenta da melhoria da prática pedagógica em química. A sala de aula como lócus de pesquisa e sua interface com a prática pedagógica. A importância da pesquisa no processo de intervenção social. Discussão sobre referenciais teóricos para a pesquisa em Ensino de Ciências, enfoques metodológicos de pesquisa (quantitativos, qualitativos e mistos) e análise crítica de artigos de pesquisa na área de ensino.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Execução do projeto de pesquisa com acompanhamento do professor orientador. Defesa da monografia de conclusão de curso.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
160 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Métodos de Ensino: Elaboração e aplicação de Estratégias para o Ensino de Física sob diferentes perspectivas (a exemplo das temáticas trabalhadas na disciplina Metodologia do Ensino de Física), com vistas a implementação durante a regência de sala de aula. Elaboração de Plano de Estudos e Plano de Trabalho do discente (em sala de aula) sobre aspectos da docência que integre a disciplina de Física no Ensino Médio, podendo contemplar, a critério do professor, tópicos como Ensino de Física Moderna e Contemporânea, Ensino de História da Física ou outros. Estágio de regência: Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais. Registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas, que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Disciplinas Optativas
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Discussão sobre referenciais teóricos para a pesquisa em Ensino de Física, enfoques metodológicos de pesquisa (quantitativos, qualitativos e mistos) e análise crítica de artigos de pesquisa na área de ensino.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Cálculo variacional e problemas de extremalização; o princípio de D'Alembert do trabalho virtual; o princípio de Hamilton e as equações de Euler-Lagrange; Teorema de Noether; O problema de dois corpos; Oscilações Acopladas; Movimento de corpos rígidos; Equações de Hamilton-Jacobi.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Lei Zero da Termodinâmica; temperatura; substância pura; equações de estado; trabalho;334 primeira lei da termodinâmica; energia interna; calor; máquinas térmicas; segunda lei da termodinâmica; entropia; funções de Helmholtz e de Gibbs; teorema de Nernst; terceira lei da termodinâmica; teoria cinética. Potenciais Termodinâmicos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Lei de Coulomb. Campo elétrico. Potencial elétrico. Cálculo do campo e do potencial elétrico para distribuições contínuas de cargas. Lei de Gauss para o campo elétrico. Campo magnético e Lei de Ampére. Circuitos e conservação da carga. Indução magnética e lei de Faraday. Lei de Ampére-Maxwell e as equações de Maxwell.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
O campo eletromagnético. Leis de Conservação. Ondas eletromagnéticas. Transformações de calibre. Potenciais retardados. Propagação de Ondas em meios condutores e não condutores, polarização. Regiões de contorno, transmissão, reflexão e refração. Guias de ondas. Ressonadores de cavidade. Emissão de radiação. Potenciais de Lienard-Wiechert.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Introdução aos conceitos quânticos. Observáveis. Equações de Evolução. Potenciais Unidimensionais. Formalismo Matemático. Equação de Schrödinger em 3 dimensões. O momento angular. O átomo de hidrogênio.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Partículas Idênticas. Spin. Adição de Momento Angular. Teoria de Perturbação Independente e Dependente do tempo. Aproximação WKB. Sistemas de dois níveis.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
1) Mecânica do Sistema Solar: Observando o céu. Órbitas e gravidade. 2) Estrutura e Formação do Sistema Solar: Planetas. Corpos menores e Transnetunianos. Formação do Sistema Solar. Exoplanetas. 3) A Terra e a Lua: Rotação da Terra. Estações. Fases da Lua. Marés. Eclipses. 4) Radiação: Natureza da Luz. Radiação eletromagnética. 5) Espectros. Estrutura do Átomo. Formação de linhas espectrais. Efeito Doppler. 6) Telescópios e detectores: Telescópios. Detectores ópticos e instrumentos. Infravermelho. Rádio-telescópios. Astronomia espacial. 7) O Sol: Atmosfera. Atividade. Ciclo solar. Interior solar. Produção de Energia. 8) Estrelas: Brilho. Cor. Classificação Espectral. Diagrama HR. Estrelas Binárias. 9) Distâncias: Paralaxe. Escalas de distâncias. Estrelas Variáveis. 10) Evolução Estelar: Evolução após a Sequência Principal. Gigantes Vermelhas. Nebulosas Planetárias. 11) Objetos Compactos: Fim de vida das estrelas de alta massa. Estrelas de nêutrons. Pulsares. Buracos Negros. 12) Nossa Galáxia: Meio Interestelar: Componentes. Formação de estrelas. A Via Láctea: Estrutura. Curva de Rotação. Massa da Galáxia. Formação da galáxia. 13) Galáxias Normais e Ativas: Tipos de galáxias. Propriedades das galáxias. Galáxias ativas. Lentes gravitacionais. 14) Estrutura do Universo: Distribuição de galáxias no espaço. Evolução de galáxias. Matéria escura. 15) Cosmologia: Idade do Universo. Modelos do Universo. Big Bang. Universo inflacionário.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
1) Conceitos Básicos de Astrofísica: Espectro eletromagnético; Radiação de Corpo Negro; Formação de Linhas Espectrais; Intensidade; Fluxo. 2) Medidas Estelares: Magnitudes; Índices de cor; Luminosidade; Temperatura; Estrelas binárias; Massas; Raios; Rotação; Composição química 3) Espectros Estelares: Equação de Transporte Radiativo; Classificação Espectral; Diagrama H-R. 4) Estrutura Estelar: Equações Básicas da Estrutura Estelar; Produção e Transporte de Energia; Convecção. 5) Evolução Estelar: A Sequência Principal; Evolução após a Sequência Principal; Estágios Finais da Evolução Estelar (anãs brancas, colapso gravitacional, estrelas de nêutrons, buracos negros) 6) Meio Interestelar: gás e poeira interestelar; processos físicos 7) Nuvens moleculares e formação de estrelas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
O Sol: Características Físicas e Químicas; Atividade solar, Interação Sol-Terra. A Terra: Características Físicas e Químicas; A atmosfera terrestre e a vida; Movimentos da Terra e consequências meteorológicas. Radiação solar: Interação com a atmosfera e a biosfera; Balanço da energia radiante. Fontes de energia. Uso e aplicações da tecnologia Nuclear. Física e Sociedade: avanços tecnológicos, poluição ambiental, desenvolvimento sustentável.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Os problemas da origem e da justificação do conhecimento: dos antigos gregos à atualidade. A física antes da época moderna: o aristotelismo e a física medieval. A física dos modernos: Copérnico, Kepler, Galileu, Descartes, Newton. A epistemologia empirista-indutivista. As epistemologias do século XX: Bachelard, Popper Kuhn, Lakatos, Bunge, Feyerabend, Toulmin, Laudan. A física no século XX. As implicações da história e da epistemologia da física para o ensino.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Gênese da área de Ciências da Natureza na educação básica e, em particular, da disciplina de Física no currículo escolar; introdução ao estudo da psicologia aplicada ao ensino e à aprendizagem de conteúdos de Física (Teorias behavioristas; Teorias cognitivistas; O sócio interacionismo; Teorias Humanistas); perspectivas metodológicas para aplicação em sala de aula.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Radiação solar interação com a atmosfera e a biosfera. Balanço da energia radiante. Vento e Circulação Geral da atmosfera. Fluxos de energia. Fluxos de massa (CO2 e vapor d´água). Evapotranspiração. Umidade do ar. Precipitação. Mudanças no uso e ocupação do solo e suas implicações no clima.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
O que é Sensoriamento Remoto. Influência da Atmosfera. Interação da energia com a superfície da terra. Sensores. Satélites. Recepção, armazenamento e distribuição dos dados. Interpretação e análise dos dados. Aplicações em Estudos Ambientais. Aplicações em Educação.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Utilização da linguagem científica de programação na análise de dados, geração de gráficos e computação científica. Utilização de ferramentas de visualização para geração de gráficos 2D e 3D; tratamento de dados experimentais com diferentes softwares; ferramentas algébricas; animações; Modelagem com aplicações em sistemas físicos: osciladores não-lineares, leis de Kepler; problema de 3 ou mais corpos. Auto-Valores e Auto-Vetores.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Processos estocásticos. Técnicas de otimização e procura minimização/maximização. Linguagens de programação e sistemas operacionais. Computação de alta performance e paralelismo. Tópicos especiais: Método Hartree-Fock, método de Monte Carlo quântico, teoria do funcional densidade, dinâmica molecular.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Espalhamento de Rutherford; Núcleos estáveis e instáveis; Modelos nucleares: gota liquida, gás de Fermi, modelo de camadas e modelos coletivos; Decaimentos alfa, beta e gama; Aplicações de física nuclear, fissão, fusão, energia nuclear e datação; Detecção e aceleração de partículas; Fenomenologia de partículas elementares; Apresentação do modelo padrão e de algumas extensões.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Sistemas lineares de tempo contínuo e discreto. Sistemas não-lineares de tempo contínuo e discreto. Rotas para o caos. Caracterização da dinâmica caótica.