História
Graduação / BACHARELADO
Atualizado em 14/06/2019 às 12h31
Noturno
Presencial
4.5 anos
40
Icó
Coordenação: Prof.
Bloco X, Sala 1
Sem oferta de novas vagas
Semestre 1
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Estudo das sociedades do Oriente Antigo, suas relações como o Ocidente, suas abordagens historiográficas e suas perspectivas teórica e de prática de ensino. São temas a serem abordados: Processos de sedentarização, Urbanização e organização política, Atividades econômicas, Imaginário mitológico, Vida cotidiana e o Ensino de História do Oriente Antigo.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A historicidade da produção do conhecimento histórico; Reflexão sobre a construção e a validade do conhecimento histórico e sua constituição enquanto campo de saber e poder ao longo do tempo; Fundamentos epistemológicos e a prática de pesquisa; Reflexões acerca das possibilidades e limites da verdade histórica; Discussão metodológica e a construção do fato histórico; Introdução aos conceitos e referências teóricas básicas e sua ampliação no uso das fontes históricas; Compreender o conceito de tempo para a construção do conhecimento histórico; Os desafios da historiografia contemporânea: veracidade, temporalidade, objetividade, memória, alteridade; O ofício do historiador e os lugares de produção do saber.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Nenhum professor cadastrado.Ementa
Evolução dos conceitos de fontes de informação em História; Tipologia e suportes das fontes históricas; Metodologia de pesquisa com documentos históricos textuais, imagéticos e orais; Políticas de acesso e de uso da informação; Aspectos metodológicos e empíricos do uso da informática na pesquisa com fontes. Arquivos históricos: origem, características e análise dos seus instrumentos de busca e acesso.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A construção do pensamento filosófico. Mito. Os grandes filósofos. Objeto de estudo da filosofia e método filosófico. As etapas da filosofia na História. Noções de Filosofia Oriental. Sobre o que trata a Filosofia.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Nenhum professor cadastrado.Ementa
A leitura como método de interpretação do discurso. A interpretação de textos. A produção escrita textual. A diferença entre oralidade e escrita. A linguagem e os seus pressupostos: o discurso argumentativo, a sua função, natureza e divisão. Coesão e coerência. Tipos de textos: paráfrases; resumo, narração, descrição; dissertação, artigo, monografia e petição inicial. Revisão gramatical: acentuação, uso dos porquês. Adjetivos, advérbios, aposto, vocativo, crase, nexos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 2
Carga Horária
64 horas.
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Estudo das sociedades da Antiguidade Clássica; O conceito de clássico e as apropriações da cultura greco-romana pelo mundo nas épocas moderna e contemporânea; Política, economia, cultura e organização social no mundo greco-romano antigo; Mudanças a partir do contato com o Oriente; As abordagens historiográficas e suas perspectivas teóricas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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A ciência moderna e as possibilidades de construção do saber histórico; Princípios e diretrizes do positivismo, do historicismo e do romantismo na configuração da disciplina histórica; Marxismo e História: conceitos e parâmetros do marxismo no ofício do historiador e o materialismo histórico; A passagem da "história-narração" a "história-problema"; A utilização de novas teorias e técnicas para a explicação e a interpretação histórica; Atividades teórico-práticas: formulação de problemas de pesquisa e procedimentos de análise.
Bibliografia
- BARROS, José D'Assunção. Teoria da História. 5ª Edição. Vozes. 2014
- BARROS, José D'Assunção. Teoria da História. 4ª Edição. Vozes. 2014
- REIS, José Carlos. História & Teoria: historicismo, Modernidade, Temporalidade e Verdade.. 2ª Edição. FGV. 2005
- REIS, José Carlos. A Historia entre a Filosofia e a Ciencia. 2ª. Atica. 1999
Carga Horária
64 horas.
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Introdução ao pensamento sociológico; A emergência da sociedade industrial e a consolidação do pensamento social moderno; A configuração da sociologia como campo científico; A história da sociologia: principais problemas, teorias, conceitos e métodos; Pensamento sociológico e a aplicação de seu arcabouço teórico-metodológico para a construção do conhecimento histórico.
Bibliografia
- QUINTEIRO, Tania; OLIVEIRA, Maria Ligia; OLIVEIRA, Barbosa Márcia Gardênia Monteiro de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
- MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. Tradução Álvaro Pina; Ivana Jinkings. São Paulo: Boitempo, 2010.
- BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a sociologia. Tradução: Alexandre Weneck. Rio de Janeiro: Zahar, 2010, p. 11-30. (Introdução do livro)
- MARTINS, Carlos Benedito. O que é sociologia? São Paulo: Brasiliense, 2013. (Coleção Primeiros Passos).
- GIDDENS, Anthony. Em defesa da sociologia. Ensaios, interpretações e tréplicas. Tradução: Roneide Venancio Majer; Lhauss Bransdini Gerhardt. São Paulo: Editora UNESP, 2001, p. 11-20. (Capítulo 1: Em defesa da sociologia)
- FERNANDES, Florestan. A herança intelectual da sociologia. In: FORACHI, Marialice Mencarini; MARTINS, José de Souza. Sociologia e Sociedade: leituras de introdução à sociologia. Rio de Janeiro: Editora LTC, 1997, p.11-20.
- DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. Tradução Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
- WEBER, Marx. A ética protestante e o ?espírito? do capitalismo. Tradução José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Companhia das Letras,2004.
- QUINTEIRO, Tania; OLIVEIRA, Maria Ligia; OLIVEIRA, Barbosa Márcia Gardênia Monteiro de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
- MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. Tradução Álvaro Pina; Ivana Jinkings. São Paulo: Boitempo, 2010.
- BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a sociologia. Tradução: Alexandre Weneck. Rio de Janeiro: Zahar, 2010, p. 11-30. (Introdução do livro)
- MARTINS, Carlos Benedito. O que é sociologia? São Paulo: Brasiliense, 2013. (Coleção Primeiros Passos).
- GIDDENS, Anthony. Em defesa da sociologia. Ensaios, interpretações e tréplicas. Tradução: Roneide Venancio Majer; Lhauss Bransdini Gerhardt. São Paulo: Editora UNESP, 2001, p. 11-20. (Capítulo 1: Em defesa da sociologia)
- FERNANDES, Florestan. A herança intelectual da sociologia. In: FORACHI, Marialice Mencarini; MARTINS, José de Souza. Sociologia e Sociedade: leituras de introdução à sociologia. Rio de Janeiro: Editora LTC, 1997, p.11-20.
- DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. Tradução Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
- WEBER, Marx. A ética protestante e o ?espírito? do capitalismo. Tradução José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Companhia das Letras,2004.
Carga Horária
64 horas.
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Nenhum professor cadastrado.Ementa
A trajetória histórica das ações de preservação de bens culturais; Concepções de patrimônio cultural e patrimônio ambiental; Legislação e mecanismos de proteção do patrimônio cultural e ambiental; Educação patrimonial e difusão cultural das instituições de preservação e de custódia de acervos; O universo dos arquivos e coleções: bibliotecas, museus, arquivos institucionais e centros de documentação; O historiador diante do patrimônio cultural e ambiental e seus processos e transformações.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Nenhum professor cadastrado.Ementa
Resistência os povos nativos no contexto da colonização: aldeamento e a questão indígena; A pecuária e a ocupação do território; Terra, família e poder; Independências e autonomias locais; Algodão e comércio exterior; Escravidão no Ceará, abolicionismo e pós-Abolição; História, literatura e a invenção do Ceará. Remodelação urbana e conflitos sociais em Fortaleza; República e oligarquia Accioly; Pe. Cícero, religiosidade e o Caldeirão; Seca, trabalho e movimentos sociais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 3
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64 horas.
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Ementa
O curso visa discutir os principais autores, conceitos e questões que constituíram o campo antropológico; Etnocentrismo, determinismo racial e geográfico; Relativismo cultural e cultura; O desenvolvimento teórico da Antropologia: as teorias evolucionistas e a ideia de progresso; As críticas posteriores ao evolucionismo e a concepção de progresso; A noção de cultura; O desenvolvimento do trabalho de campo na disciplina; As principais tendências do pensamento antropológico.
Bibliografia
- Roque de Barros Laraia. Cultura: um conceito antropológico. . Zahar. 2008
Carga Horária
64 horas.
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A historiografia francesa no século XX: novas aproximações, novos problemas, novos objetos e novas fontes. O movimento francês dos Annales, suas temáticas econômicas, sociais, demográficas, culturais e relativas às mentalidades coletivas; Contribuições teóricas e metodológicas no século XX: a Escola de Frankfurt e a História social inglesa e a Micro história; A virada cultural e a "Nova história": interdisciplinaridade e estudos culturais; A virada linguística e a crítica à escrita da história: narrativa, ficção e literatura; As relações entre a escrita da história e a construção da memória no ofício do historiador. História e temporalidades: reflexão sobre a história do tempo presente e sua relação com o passado por meio da memória. Atividades teórico-práticas: formulação de problemas de pesquisa e procedimentos de análise.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Portugal e a expansão marítima. Comunidades nativas: diversidade cultural e relações conflituosas na América Portuguesa. Representações imaginárias sobre a natureza e os homens do Novo Mundo. Aspectos administrativos, políticos e econômicos no território colonial. Escravidão e sociedade. Revoltas e crise do sistema colonial. Cultura e sociabilidades na América Portuguesa.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Ementa
Educação Patrimonial: contexto e conceitos. Interdisciplinaridade e transversalidade nas práticas educativas. Educação Patrimonial e história local: Cultura, Memória e Identidade; Educação e apropriação dos bens culturais materiais e imateriais; Análise e produção de material didático em educação patrimonial.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 4
Carga Horária
64 horas.
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Ementa
Compreensão crítica dos conceitos e temáticas centrais que marcaram o processo de configuração do Ocidente Medieval; Rupturas e permanências com a Antiguidade clássica no tocante às formas de expressão política, econômica e cultural; Processo de formação do feudalismo na Europa; política, economia, sociedade, imaginário e mentalidade; A expansão islâmica e o Império Bizantino.
Bibliografia
- Jêrome Baschet. . A Construção da Ideia de Idade Média. A Civilização Feudal: do ano mil à colonização da América.. . Globo. 2006
- Hilário Franco Júnior. As Estruturas Sociais. O Império Bizantino.. . Brasiliense. 1984
- Hilário Franco Júnior. As Cruzadas. . Brasiliense. 1981
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64 horas.
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África: heterogeneidade social e cultural. África o berço da humanidade: pré-história e arqueologia. Estudo da História da África entre os séculos XV e XIX; Islã, migração e circularidade cultural. A expansão colonizadora europeia e a construção do mundo atlântico: choque cultural e narrativas da colonização africana, genocídio e etnocídio; Processo da diáspora forçada para as terras colônias; Africanos e africanidades na constituição da nação Brasileira: sociedade, economia e cultura; Escravidão e pós-abolição: a questão da cidadania. Resistência e memória: questões para o estudo das comunidades quilombolas no Brasil; Identidade negra no Brasil: o movimento negro e a (des)construção de (pre)conceitos acerca da cultura afrodescendente.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Memória social e coletiva; Lugares da Memória; Imagem e oralidade; Memória e patrimônio; Monumentos e museus; Bibliotecas públicas e centros de cultura; Patrimônio material e intangível; Espaços urbanos e patrimônio arquitetônico;Noções básicas acerca do patrimônio imaterial; Discussão da noção de patrimônio a partir de uma perspectiva abrangente; Relações entre patrimônio e os conceitos de cultura, memória e identidade; Aspectos históricos do nosso patrimônio nacional e regional; Referências culturais e patrimônio imaterial, sua relação com patrimônios materiais e naturais; Construção das políticas nacionais de referência para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Ementa
Mundos em confronto: nações indígenas e a colonização europeia no Brasil colonial; Representações românticas sobre os índios no Império. Política indigenista na República: agências, administração de populações, a intervenção disciplinar do Estado; O estabelecimento de tradições e culturas regionais, a antropologia e o movimento indígena; Modelos de análise das questões indígenas: literários e científicos; Estudo dos processos de construção de fronteiras e de identidades étnicas; Ênfase na etnografia do Nordeste e do desenvolvimento dos estudos indígenas no Brasil; Educação indígena: tendências e perspectivas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O conceito sobre patrimônio material (arquitetônico, arqueológico, artístico visual); Processos históricos da formação do patrimônio; Questões da preservação, manutenção e intervenção em bens materiais; Políticas públicas voltadas para o patrimônio histórico; Questões de preservação de acervos, coleções e patrimônio imaterial. Políticas públicas para o patrimônio socioambiental; Conceitos de Gestão Ambiental; Meio ambiente, qualidade ambiental, sistema ambiental; Instrumentos de Política Socioambiental; Instrumentos de gestão ambiental pública - planejamento ambiental, licenciamento, estudo de impactos ambientais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 5
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Sociedades autóctones das Américas; As particularidades econômicas, políticas, sociais e culturais do processo de conquista e colonização desenvolvido pelos europeus no Continente Americano e no Caribe; Reação à dominação e a crise do sistema colonial; Os processos de independência e a formação dos estados-nação nas Américas; Transformações sociais, políticas, econômicas e culturais nas Américas dos séculos XIX e XX; Geopolítica e relações internacionais; As ditaduras e os processos revolucionários.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Aspectos legais da gestão de acervos e coleções; Implicações na manutenção de bens culturais; Leis de proteção e evolução da legislação na área; Gestão de acervos, coleções e edificações; Relação entre preservação e as políticas públicas correlatas à manutenção do patrimônio.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Ementa
O conceito de modernidade e a transição do Feudalismo para o Capitalismo; Os humanistas renascentistas e as mudanças de visões com relação ao homem e à sociedade; As transformações políticas, econômicas e religiosas nos séculos XVI e XVII; Absolutismo e a construção do Estado moderno; Expansão comercial e marítima, mercantilismo e colonização; Reformas religiosas; Inglaterra: Revolução Inglesa e Revolução Industrial.
Bibliografia
- MICELI, Paulo. História Moderna. 1ª. Contexto.. 2016
- CANÊDO, Letícia Bicalho. A Revolução Industrial. 23ª. Atual. 2009
- REIS, José Carlos. História & teoria: historicismo, modernidade, temporalidade e verdade.. 2ª. FGV. 2005
- ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado Absolutista.. 3ª. Brasiliense. 2004
- SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. 29ª. Atual Editora. 1994
- HIIL, Christopher. A Revolução Inglesa de 1640. . Martins Fontes. 1983
- REIS, José Carlos. In: História & teoria: historicismo, modernidade, temporalidade e verdade. Rio de Janeiro: 2005.
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A base conceitual para o estudo da estrutura metodológica do projeto de pesquisa; Etapas da construção do projeto; Métodos e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa; Conceitos para a elaboração do relatório de pesquisa; A importância da pesquisa no processo de intervenção social; Exercício de elaboração de projeto de pesquisa, que aponte: objeto, problema, referencial teórico e metodologia.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Emancipação Política e formação do Estado Imperial. Romantismo e projetos de identidade nacional. Cultura política no período monárquico. Conflitos Internos e Externos no período imperial. Economia e sociedade. Escravidão e sociedade no contexto da Abolição. A crise do Império e a alternativa republicana. Sociedade e cultura no oitocentos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 6
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Discutir o campo de estudo do patrimônio histórico e cultural no Brasil; Enfatizar aspectos da riqueza do valor simbólico do patrimônio; Aspectos do processo de criação e consolidação dos organismos de proteção ao patrimônio; Debates inerentes à preservação, proteção, conservação e gestão de bens culturais e as interfaces entre patrimônio, memória, cultura, identidade e turismo; Leis de proteção e gerenciamento de patrimônio.
Bibliografia
- A alegoria do patrimônio.
Carga Horária
64 horas.
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Ementa
A filosofia iluminista; A Revolução Francesa e o período napoleônico; A formação da ordem liberal capitalista no mundo: as cidades industriais e a urbanização; a situação das classes populares e suas formas de resistência; O Primeiro Conflito Mundial; A Revolução Russa e os processos revolucionários internacionais; A crise do capitalismo; A ascensão dos estados totalitários e a Segunda Guerra Mundial; O mundo após 1945: a evolução política, social e econômica do capitalismo e do socialismo.
Bibliografia
- REIS FILHO, Daniel; FERREIRA, Jorge et al.. O século XX: o tempo das certezas. . Civilização Brasileira. 2009
- VISENTINI, Paulo; PEREIRA, Analúcia Denilevicz. História do Mundo Contemporâneo. . Vozes. 2008
- REIS FILHO, Daniel; FERREIRA, Jorge et al.. O século XX: o tempo das crises. 4ª. Civilização Brasileira. 2008
- HOBSBAWM, Eric, J.. A Era das Revoluções. 20ª. Paz e Terra. 2006
- HOBSBAWM, Eric, J.. A Era do Capital (1848-1875). . Paz e Terra. 2004
- HOBSBAWM, Eric, J.. A Era dos extremos: o breve século XX. . Companhia das Letras. 1995
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
História social do Brasil entre 1889 e 1930; Análise crítica dos processos econômicos, sociais, políticos e culturais do Brasil nos períodos de modernização conservadora (1870 1914); A crise do liberalismo oligárquico (19141930); Estudo da sociedade e historiografia do Brasil na Primeira República; Análise das principais polêmicas e revisões historiográficas contemporâneas sobre o período.
Bibliografia
- SCHWARCZ, Lilia Moritz. A abertura para o mundo, 1889-1930. vol. 3. Coleção Historia do Brasil Nação. 2012
- FERREIRA, Jorge e DELGADO, Lucia Almeida Neves de. Brasil Republicano: o tempo do nacional-estatismo. vol. 2. Civilização Brasileira. 2003
- CARVALHO, José Murilo de.. A Formação da Almas: o imaginário da República no Brasil.. . Companhia das Letras. 1990
- CARVALHO, José Murilo de.. Os Bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi.. . Companhia das Letras. 1987
Carga Horária
64 horas.
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Ementa
Exercício e aplicação dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos ao longo do Curso; Contato com a realidade profissional alcances e limites da profissão; Identificação da área de atuação.
Bibliografia
- Entre a lógica de mercado e a cidadania: os modelos de gestão do patrimônio cultural
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Normatizações da ABNT para formatação de trabalhos científicos. Orientações sobre projeto de pesquisa e execução da proposta de TCC: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, levantamento e consulta às fontes. Elaboração de relatório(s), artigos, fichamentos, resenhas e demais trabalhos acadêmicos.
Bibliografia
- Eva Maria Lakatos. Fundamentos de Metodologia Científica. . ATLAS. 2009
Semestre 7
Carga Horária
64 horas.
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Autoritarismo e democracia; Industrialização, nacionalização, trabalho e tecnificação; Partidos políticos, relações internacionais, cidadania, nacional desenvolvimentismo; Período da ditadura militar e práticas políticas; Igreja e poder, movimentos sociais no campo e nas cidades; Processo de transição democrática, cultural e política. Aspectos sociais e políticos do Brasil entre o fim do século XX e início do XXI.
Bibliografia
- NAPOLITANO, Marcos. História do Brasil República: da queda da Monarquia ao fim do Estado Novo. . Contexto. 2017
- FAUTOS, Boris. Hiatória do Brasil. . Editora da Universidade de São Paulo. 2006
- FERREIRA, Jorge. O Imaginario trabalhista: getulismo, PTB e cultura politica popular (1945-1964). . Civilização Brasileira. 2005
- CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. O Anti-semitismo na Era Vargas: fantasmas de uma geração(1930-1945). . Perspectiva. 2001
- CAPELATO, Maria Helena Rolim. Multidões em Cena: propaganda politica no Varguismo e Peronismo. . Papirus. 1998
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Exercício e aplicação dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos ao longo do Curso; Contato com a realidade profissional alcances e limites da profissão; Identificação da área de atuação.
Bibliografia
- Entre a lógica de mercado e a cidadania: os modelos de gestão do patrimônio cultural
Carga Horária
64 horas.
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Disciplina destinada a orientar os/as alunos/as na elaboração de uma monografia que aborde um tema de estudo de História. Encontros coletivos, sob a supervisão docente, para discussão teórico-metodológica dos projetos de trabalho de final de curso dos alunos do bacharelado em História.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Disciplinas Optativas
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Estudo da imagem como fonte e objeto da pesquisa histórica; Abordagem das fontes visuais e da visibilidade como dimensão importante da vida social e dos processos sociais; Procedimentos teórico-metodológicos para análise dos registros visuais e dos regimes visuais pela História; Imagem e representação.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
O Meio Ambiente como objeto da História: a relação entre os homens e o mundo natural ao longo do tempo; A constituição das paisagens urbanas e rurais; Temas e documentos sobre História Ambiental; A questão ambiental no Brasil: legislação, preservação e os movimentos sociais; Meio ambiente e pensamento intelectual no Ceará do século XIX.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
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Princípios e conceitos de Ecologia e ecossistema; Marcos teóricos da Educação Ambiental; Ética, interdisciplinar e transversal; Biodiversidade sócio-ambiental; A visão de Educação Patrimonial Ambiental no contexto dos saberes, cultura e patrimônios naturais e imateriais; A transversalidade e o contexto de uma educação pós-moderna; prática docente e a Educação Ambiental; atividades e materiais didáticos em Educação Ambiental.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
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Histórico das secas no semiárido do Nordeste; Representações acerca do Nordeste e do território semiárido; Processos históricos migratórios; Princípios e ações para a convivência com o fenômeno da seca; Relações entre poder, política e a seca.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Paradigmas clássicos e contemporâneos; Movimentos Sociais: identidade, cidadania e democratização; A Cultura política, cotidiano e ação política nos movimentos sociais; O debate teórico-metodológico sobre movimentos sociais. Movimentos Sociais: identidade e cidadania; A política de Reforma Agrária. Principais mediadores da luta pela terra; As relações de gênero nos movimentos sociais, rurais e urbanos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
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Instalações e equipamentos para gestão de acervos; Normas e diretrizes para gestão de acervos; Análise das condições para a condição para a preservação do conhecimento histórico; Documento, memória, arquitetura e políticas públicas; Conhecimento das condições para conservação e divulgação de documentos e acervos históricos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Princípios do Direito Ambiental; Sistema Nacional do Meio Ambiente: organização administrativa e hierarquias; Legislações específicas e correlatas referentes às águas, ao ar, ao solo, à fauna e à flora; Licenciamento ambiental; Medidas jurídicas de proteção ao meio ambiente; Responsabilidade penal por danos ambientais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Relações interdisciplinares entre a Estética e a História da Arte; Manifestações artísticas e seus aspectos históricos: arte como expressão social; Principais tendências da arte da Antiguidade à Contemporaneidade; Perspectivas da história da arte no Brasil.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
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Processos históricos do cinema brasileiro; O primeiro cinema e os ciclos regionais; As chanchadas e a Vera Cruz; O cinema novo; A experiência marginal e a Boca do Lixo; As relações entre Estado e Cinema no Brasil; Cinema brasileiro contemporâneo e suas variadas formas de hibridação; O cinema de garagem e o cinema pós-industrial.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
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As inter-relações entre memória e identidade no contexto urbano; A cidade como espaço de produção cultural e representações sociais e as possibilidades de investigação da dimensão simbólica da materialidade urbana; Os lugares da memória e os acervos institucionais como fonte de pesquisa e ensino de história.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
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Cultura popular: um conceito em disputa. Românticos e Folcloristas e a delimitação de uma cultura popular através da tentativa de consolidação hierárquica das culturas; Usos e abusos da noção de cultura popular: intelectualidade, estado, mídia e movimentos sociais. Problematização da construção de identidades nacionais/regionais: uma questão cultural, social e econômica; Expressões culturais e a indústria cultura no Brasil.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
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Relações entre os discursos historiográficos e os discursos literários; Condições teóricas para o desenvolvimento de pesquisas nas linhas desta área; A história social da literatura, a literatura como fonte, a literatura como objeto; Discussões acerca do estatuto literário do discurso historiográfico.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
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A historicidade e o espaço museológico. As relações entre museu e a construção do conhecimento histórico. Museu e a educação patrimonial; Funções sociais e políticas públicas museológicas; Questões de teoria e método: o historiador e as pesquisas históricas no espaço museológico; A fundamentação histórica do ato expositivo.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Cultura popular: um conceito em disputa. Românticos e Folclorista e a delimitação de uma cultura popular através da tentativa de consolidação hierárquica das culturas; Usos e abusos da noção de cultura popular: intelectualidade, estado, mídia e movimentos sociais. Problematização da construção de identidades nacionais/regionais: uma questão cultural, social e econômica; Expressões culturais e a indústria cultura no Brasil.
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Bibliografia não cadastrada.Professores
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A história da fotografia e fotografia na história; O surgimento da fotografia: usos e funções; A fotografia e o crescimento das cidades: (re)invenções da vida moderna; A fotografia e a história do Brasil; A fotografia no processo de investigação e construção da memória.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
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Estudo das relações entre História e Memória; Abordagens e usos da História Oral; História Oral e construção de identidades; Pesquisa em história oral: teoria, metodologia e prática; Aspectos da memória social, vivências e narrativas pessoais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
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Ciclos econômicos no período colonial; A expansão cafeeira; A Pré-Indústria no Brasil; A Indústria e a crise na agro-exportação na República Velha; A Era Vargas e o Nacional Desenvolvimentismo; O período JK e a industrialização; O Regime Militar e o desenvolvimentismo.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
História da região Nordeste e das práticas e culturas políticas que constituem a identidade regional; Identidades locais, étnicas e de gênero; As ideias e disputas políticas, suas construções simbólicas e imaginárias; As transformações culturais e mudanças espaciais; Representações das identidades espaciais nos discursos literários, cinematográfico, musical, pictórico; Discursos historiográficos e as representações espaciais nos discursos da geografia, da arquitetura, do urbanismo; Os diferentes discursos em torno dos espaços agrários e urbanos; a cultura de massa; a mídia; O sagrado e profano, as religiões, as festas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Fontes, metodologias e fundamentos para o estudo da história da África; A diversidade étnica, a expansão islâmica e os principais reinos da África ocidental; A inserção africana no mercado mundial durante a expansão europeia e os séculos do tráfico negreiro; O imperialismo e a partilha da África no século XIX; Ocupação europeia e os diferentes colonialismos; Resistências e ideologias anticoloniais, os nacionalismos africanos e a descolonização; As independências; A África atual.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Aspectos religiosos e culturais presentes no processo formação da sociedade colonial brasileira; Práticas culturais e religiosas que emergem do confronto entre os colonizadores e os povos nativos e africanos; Analisa a atuação da igreja, das ordens religiosas e da inquisição frente a estas expressões culturais e religiosas.
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Princípios e conceitos de ecologia e ecossistemas; Organização em nível de comunidade e população; Ecologia humana aplicada; Ecologia de populações; Aspectos e conceitos em Agroecologia; Uso, modo de apropriação e gestão dos recursos naturais renováveis e não renováveis; Conflitos socioambientais do desenvolvimento rural, desenvolvimento urbano e as políticas públicas.
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Doença e práticas de curar na historiografia. Representações do adoecer. Epidemias e seus impactos sociais. Médicos e terapeutas populares. Práticas e representações sobre a morte na produção historiográfica.
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Discutir as especificidades do sujeito surdo e sua respectiva identidade; Analisar os marcos históricos e conceituais da cultura surda, da educação e filosofia do bilinguismo; Compreender os principais aspectos da Língua Brasileira de Sinais, língua oficial da comunidade surda brasileira, contribuindo para a inclusão educacional dos alunos surdos e desenvolvendo a habilidade básica para uma comunicação em Libras.
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Reconstrução da afirmação histórica dos direitos humanos, evidenciando e relacionando a história dos conceitos e das doutrinas com a história social e dos acontecimentos: jusnaturalismo clássico e moderno, liberalismo, socialismo, positivismo, anarquismo e cristianismo social e a sua contribuição crítica para a definição dos direitos humanos. Abordagens universalista, relativista, multiculturalista dos direitos humanos.
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A Escrita da História do Brasil. Historiografia e projetos de construção da nacionalidade. Principais autores, diálogos e perspectivas interpretativas sobre o Brasil. Produção e debates atuais na Historiografia Brasileira.
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Conceitos de História Econômica; Modos de produção, formação econômicosocial; Sistemas econômicos: Comunismo Primitivo, Despotismo Aldeão, Escravismo, Feudalismo e Capitalismo; Correntes historiográficas e as discussões pertinentes sobre as novas abordagens em História Econômica e Antropologia Econômica.
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O pensamento científico no Brasil Império. Ciência e Natureza no Oitocentos. Institucionalização da Medicina no Brasil. Instituições científicas imperiais: museus, faculdades e institutos históricos. Reformas urbanas, estratégias de disciplinarização e táticas de resistência popular. Teorias científicas e o discurso racial na segunda metade do século XIX.