Interdisciplinar em Ciências Naturais
Graduação / LICENCIATURA
Atualizado em 31/03/2025 às 15h20

Noturno
Presencial
4 anos
14
Brejo Santo
Coordenação: Prof. SAULO QUINTANA GOMES
Sala das Coordenações do IFE
A Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais (LICN) é um curso de graduação sediado no Instituto de Formação de Educadores (IFE), em Brejo Santo-CE.
O egresso terá uma formação em Ciências Naturais (Física, Química, Biologia e afins) para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), no Ensino Médio, na Educação Superior e nas diferentes modalidades de ensino da Educação Básica. Além disso, poderá atuar em diferentes espaços educativos formais e não formais, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura como: elaboração de materiais didáticos, projetos educacionais, consultorias educacionais, cursos de formação inicial ou continuada, orientações de trabalhos acadêmicos, avaliações educativas, entre outras atividades afins.
Com uma proposta curricular flexível, o(a) estudante poderá customizar a sua formação acadêmica, através de um rol de disciplinas optativas de diferentes áreas como: Matemática, Física, Química, Biologia, Educação, entre outras.

Semestre 1
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Conjunto dos números reais e desigualdades; retas e coordenadas; circunferências e gráficos de equações; funções; função polinominal e função racional; função composta e função inversa.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O método de trabalho da ciência moderna e sua influência no modelo de conhecimento acadêmico. Pré-requisitos do Trabalho Científico. Visão geral do trabalho científico. A ciência da antiguidade e suas diferenças de concepção em relação à ciência moderna. Tipos de conhecimento: senso comum, conhecimento religioso, conhecimento científico. A pesquisa acadêmica: tipos e natureza das pesquisas acadêmicas. Elaboração de trabalhos científicos. Formas de leitura e síntese textual: Fichamento, Resumo, Mapa Conceitual, Resenha, Artigo Acadêmico.
Bibliografia
- LAKATOS, E.M. et al.. Fundamentos de Metodologia Científica.. 7ª. Atlas. 2010
- SEVERINO, A.J.. Metodologia do Trabalho Científico.. 23ª. Cortez. 2007
- Metodologia do trabalho científico
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Introdução a Ciências Naturais. Campos das Ciências Naturais. Terra e Universo. Ciclo da matéria no sistema terra, integração e energia dos sistemas terrestres Vida e Ambiente. Ser Humano e saúde. Tecnologia e sociedade.
Bibliografia
- Arlindo et al.. Interdisciplinaridade em Ciências Naturais. . Signus. 2000
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A disciplina aqui articulada têm por expectativa tratar dos aspectos legais do texto da LDB 9394/96, bem como das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, o texto da Base Nacional Comum Curricular, o Texto Base do Documentos Curricular Referencial do Ceará, culminando num amplo espectro que preconiza as discussões acerca da educação no cenário nacional e suas articulações e o espaço da docência.
Bibliografia
- LIBÂNEO, J. C.; Oliveira, J. F.; TOSCHI, M.S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 7 ed. SP: Cortez, 2009.
- CANDAU, Vera Maria (org). Reinventar a escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
- LDB : Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. ? 7. ed. ? Brasília, DF : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2023.
- Governo do estado do Ceará Conselho de Educação do Ceará resolução nº 395/2005.
- CEARÁ. Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) do Ensino Médio. Secretaria da Educação do Estado do Ceará, Fortaleza, 2021.
- VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.) Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 2013.
- VIEIRA, Sofia Lerche e FARIAS, Isabel Maria Sabino. Política Educacional no Brasil: introdução histórica. Brasília: Liber Livro, 2007.
- NAJJAR, Jorge; VASCONCELOS, Maria Celi. A LDB e as Políticas Educacionais. Perspectivas, Possibilidades e Desafios 20 Anos Depois. Curitiba, Editora Appris, 2018.
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
1. Didática Geral 2. A didática das ciências e da matemática: aspectos históricos e objeto de estudo; epistemologia e pensamento científico; pressupostos epistemológicos do conhecimento nas Ciências Naturais e da matemática; 3. Planejamento, Avaliação e Currículo em Ciências Naturais e em matemática. O que ensinar em ciências e em matemática? Como ensinar ciências/matemática? 4. Modelos didáticos no ensino de Ciências Naturais e em matemática. Intervenções Didáticas e Sequências Didáticas. Modelos de Ensino. Transposição Didática e Contrato Didático.
Bibliografia
- HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO: HÁ MUITAS PEDRAS NESSE CAMINHO
Semestre 2
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Limites e continuidade de funções reais de uma variável real. Derivadas de função de uma variável e aplicações das derivadas. Noções de integral.
Bibliografia
- Cálculo diferencial e integral - Guidorizzi, volume 1
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Conteúdos básicos de Química para o entendimento de tecnologias presentes no cotidiano e adequado para serem desenvolvidos pelo licenciando em sua prática docente: primeiros modelos de constituição da matéria, radioatividade, tabela periódica, conceito de mol, ligações químicas, compostos moleculares e iônicos, polaridade, forças intermoleculares, funções químicas, indicadores, equações químicas e eletroquímicas.
Bibliografia
- J. Atkins, et al.. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. Bookman. 2012
- J. C. Kotzm et al.. Química geral e reações químicas. . Cengage Learning. 2008
- J. E. Brady, et al.. Química geral, vol. 1 e 2. . LTC. 2007
- T. L. Brown, et al.. Química: a ciência central. 9. Prentice Hall. 2005
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A infância sob o olhar da Psicologia da educação. O que é a infância? As principais características da aprendizagem infantil. Principais correntes psicológicas a pesquisar a aprendizagem: Construtivismo (Piaget); Sócio-Interacionismo (Vigotsky); Teoria da Afetividade (Wallon); Behaviorismo (Skinner); Psicanálise (Freud).
Bibliografia
- Psicologia da aprendizagem. CAMPOS, Dinah Martins de Souza. . Vozes. 2013
- COOL, Cesar; PALÁCIO, Jesus. & MARCHESI, Álvaro. Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia da educação escolar.. . Artmed. 2004
- BEE, H.. A criança em desenvolvimento. . Artmed. 2003
- VIGOTSKY, Lev S. Pensamento e linguagem. 12ª. Ícone. 2001
- PIAGET, Jean.. O nascimento da inteligência na criança. 4ª. LTC. 1987
- AUSUBEL, David. P.. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. . Moraes. 1982
- WALLON, Henri Paul. H.. Do ato ao pensamento: ensaio de psicologia comparada. . Vozes. 1942
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Origem da vida e das primeiras células. Organização geral das células e vírus. Métodos de estudos de células e biomoléculas. Membranas biológicas. Transporte através de membranas. Estrutura, composição química e funções das organelas celulares. Citoesqueletos e movimentos celulares. Núcleo interfásico. Divisão celular. Diferenciação celular. Trocas entre a célula e o meio; digestão intracelular. Processos de síntese e secreção celular. Mecanismos de regulação da atividade celular, interação celular e meio extracelular.
Bibliografia
- FABIO S. Biologia Celular ? Bases Moleculares e Metodologia. 1ª Edição, Editora Roca, São Paulo, 2013.
- ALBERTS, B. Fundamentos da biologia celular. Porto Alegre: Artmed. 2011.
- CARVALHO F. H.. Pimentel ? Recco M. S., A célula. 2001. Ed Manole, 2011.
- Biologia Celular e Molecular: Conceitos e Experimentos Gerald Karp Biologia Celular e Molecular: Fundamentos e Aplicações Carlos A. P. Tavares Biologia Celular e Molecular: Uma Abordagem Integrada Michael W. King
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Grandezas físicas. Notação científica. Algarismos significativos. Sistema Internacional de Unidades. Movimento em uma dimensão. Vetores. Movimento em duas e três dimensões. As Leis de Newton. Aplicações das Leis de Newton. Energia e sua Conservação. Sistemas de partículas e conservação do momento linear. Movimento rotacional. Dinâmica do Movimento de Rotação.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 3
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Segmentos de reta, ângulos, triângulos, paralelismo, perpendicularidade, quadriláteros, polígonos, circunferência e círculos, teorema de Tales e polígonos regulares. Ponto, reta, plano e espaço. Prismas. Paralelepípedos. Pirâmides. Poliedros. Esferas. Cilindros, cone, esfera. Rotação de Euler.
Bibliografia
- Osvaldo Dolce e José Nicolau Pompeo. Fundamentos de Matemática Elementar, vol. 9. 8 ed.. Atual. 2004
- Osvaldo Dolce e José Nicolau Pompeo. Fundamentos de Matemática Elementar, vol. 10. 8 ed.. Atual. 2004
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Hidrocarbonetos e fontes de energia, obtenção natural dos compostos orgânicos, funções orgânicas básicas, drogas e aplicação industrial dos compostos orgânicos. Estruturas e funções das proteínas, carboidratos e lipídios, a fim de perceber a importância destas moléculas para o organismo vivo. Estudo do metabolismo geral do organismo, correlacionando às diversas reações que nele ocorrem, bem como as suas funções.
Bibliografia
- D. L. Nelson, M. M. Cox. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 6. Artmed. 2014
- T. W. Solomons. Química Orgânica. . LTC. 2006
- Paula Bruice. Química Orgânica. . Prentice Hall. 2006
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Breve histórico do pensamento evolutivo. Evidências da evolução. Padrão e processos na biologia evolutiva. A teoria da seleção natural. Seleção natural e adaptação. Seleção natural e deriva. Genética de populações. Especiação. Biogeografia evolutiva. Micro-evolução, macroevolução e equilíbrio pontuado. Biologia evolutiva do desenvolvimento (evo-devo). Restrições. Genômica evolutiva. Coevolução. Extinção e radiação. A origem do sexo e a Seleção Sexual. Evolução do comportamento. Evolução humana. Perspectivas futuras da Biologia Evolutiva. Princípios gerais de Sistemática Filogenética.
Bibliografia
- RIDLEY, Mark; FERREIRA, Henrique Bunselmeyer; PASSAGLIA, Luciane; FISCHER, Rivo... Evolucao. 3. ed.. Porto Alegre: Artmed. 2006
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Equilíbrio e Elasticidade. Gravitação. Fluidos. Movimento Oscilatório. Ondas em meios elásticos. Ondas Sonoras. Temperatura e Calor. Primeira Lei da Termodinâmica. Propriedade dos Gases. Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica. Teoria Cinética dos Gases.
Bibliografia
- REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA
- PhET Interactive Simulations
- Minha Biblioteca
- GeoGebra tools and resources
- The Feynman Lectures on Physics
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Significado de filosofia e de História. A relação entre filosofia, história, ciência e técnica. Filosofia e Ideologia. A filosofia da ciência. A ciência na história: as ciências da natureza e as ciências humanas. A epistemologia empirista-indutivista. As epistemologias do século XX: Bachelard, Popper, Kuhn, Lakatos, Bunge, Feyerabend, Toulmin, Laudan. A filosofia, história e a ciência no mundo moderno as origens do pensamento moderno e a ideia de modernidade. A filosofia e a história da ciência - abordagens contemporâneas: neopositivismo, dialética, funcionalismo, estruturalismo, pragmatismo, fenomenologia. A crise da modernidade. A pós-modernidade.
Bibliografia
- Uma história da educação química brasileira sobre seu início discutível apenas a partir dos conquistadores.
Semestre 4
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Introdução à Estatística Descritiva. Variáveis quantitativas. Dados contínuos e dados discretos. Representação gráfica. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Noções de probabilidade. Exemplos práticos do uso da probabilidade e estatística para estudos científicos em Ciências da Natureza e Matemática.
Bibliografia
- Wilton De O. Bussab & Pedro A. Morettin. Estatística Básica. 6ª Edição. Saraiva. 2010
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Estrutura eletrônica dos átomos; Propriedades Periódicas; Hidrogênio; Metais Alcalinos e Alcalinos Terrosos; Não-Metais; Nitrogênio; Oxigênio; Água; Carbono; Metais de transição; Gases Nobres; Forças Químicas; Ácidos e Bases; Aplicação de métodos e técnicas de ensino no desenvolvimento dos conteúdos de Química Inorgânica Descritiva.
Bibliografia
- ATKINS, P. W. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. 922p. ISBN 9788540700383 (broch.)
- SHRIVER, Duward F.; ATKINS, P. W. Química inorgânica. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008. 848p. ISBN 9788577801992 (broch.)
- LEE, J. D. Química inorgânica não tão concisa. São Paulo: Edgard Blücher, c1999. xiii, 527 p. ISBN 9788521201762 (broch.)
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Cargas Elétricas. Processos de eletrização. Força elétrica. Campo elétrico. Lei de Gauss: fluxo de um campo elétrico, lei de Gauss, aplicações da lei de Gauss. Potencial elétrico. Capacitância e Dielétricos. Corrente elétrica. Leis de Ohm. Força eletromotriz. Circuito RC. Campo Magnético.
Bibliografia
- Halliday, Resnick e Walker. Fundamentos da Física - Eletromagnetismo. 10. LTC. 2020
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Introdução ao Conceito de Cultura; Racismo, Preconceito e discriminação. Diversidade Cultural, Multiculturalidade e Interculturalidade no Ensino de Ciências. Educação das Relações Étnico-Raciais e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena no ensino de Ciências. Diferentes formas de produção de conhecimentos e tecnologias. Avaliação de Materiais didáticos na perspectiva das Relações Étnico-Raciais e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena no Ensino de Ciências.
Bibliografia
- PINHEIRO, B. C.S.; ROSA, K.. Descolonizando Saberes a lei 10.639/2003 no Ensino de Ciências.. 1. Editora Livraria da Física. 2018
- ANDRADE, M.; LUCINDA, M. C.; CANDAU, V. M.; PAULO, I.; SACAVINO, S.; AMORIM, V. Educação em Direitos Humanos e Formação de Professores. 1. Cortez. 2013
- Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O papel da linguagem científica no processo de compreensão dos constructos da ciência. Linguagem cotidiana e linguagem científica (definições, características e influências nos contextos sociais e históricos da humanidade). Estratégias argumentativas e aspectos lógicos na construção das teorias e leis da ciência bem como na formação de cidadão críticos e autônomos no contexto social ao qual estão inseridos. O papel da leitura e da produção textual para fazer e compreender ciência. Estrutura dos textos de caráter científico destinados a cientistas (resumos, painéis e artigos) e ao grande público (artigos e livros de divulgação científica). Aspectos da linguagem, argumentação e da produção de textos de caráter científico e sua relação com o ensino.
Bibliografia
- O que dizem os estudos da linguagem na educação científica?.
Carga Horária
80 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Observação da dinâmica de espaços educativos formais e/ou não formais. Observação da dinâmica de espaços de atendimento educacional especializados (AEE). Observação e acompanhamento do trabalho do professor de Ciências Naturais na Educação Básica (Ensino Fundamental II e/ou Ensino Médio) e/ou em espaços educativos não formais. Estratégias para uma prática docente interdisciplinar no ensino de Ciências Naturais. Processos avaliativos e o ensino de Ciências Naturais. O planejamento da prática pedagógica em Ciências Naturais. Elaboração de relatório final de estágio supervisionado.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 5
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo sobre os fundamentos teóricos e metodológicos da interdisciplinaridade. Planejamento interdisciplinar: O planejamento coletivo e suas dimensões teórico-práticas. Perspectiva para o trabalho interdisciplinar: Abordagem temática. Procedimentos metodológicos, materiais didáticos, recursos didáticos a partir da prática interdisciplinar e intercultural. A Avaliação de Ensino e de Aprendizagem na Prática Interdisciplinar.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A Internet e suas interfaces com o Ensino de Ciências e com a Educação Matemática. Políticas públicas de acesso à educação, informação e conhecimento através da tecnologia nas escolas. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e o seu papel nos processos de ensino e aprendizagem das Ciências e da Matemática. Avaliação de vídeos, softwares e aplicativos e seu uso. Identificação e utilização de objetos educacionais digitais no ensino de Ciências e com a Educação Matemática. Desenvolvimento de novas ferramentas digitais para o ensino: jogos digitais, simulações, entre outros. Utilização de plataformas digitais de ensino.
Bibliografia
- ANGOTTI, José André Peres; AUTH, Milton Antonio. Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educação. Ciênc. educ. Bauru, v.7, n. 1, p. 15-27, 2001.
- MOSÉ, V. A escola e os desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
- SOSSAI, Fernando César; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi; PACHECO, José Augusto. Currículo e "Novas Tecnologias" em tempos de globalização. Perspectiva, Florianópolis, v. 27, n. 1, 19-46, jan./jun. 2009.
- SANTOS, Edméia. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2009. p.5658, 5671.
- SILVA, Tomaz Tadeu. A pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia. In: SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 139-142
- SILVA, Tomaz Tadeu. A pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia. In: SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 139-142
- SILVA, Tomaz Tadeu. A pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia. In: SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 139-142
- SOARES, Eliana Maria do Sacramento; VALENTINI, Carla Beatris. Tecnologias digitais: práticas e reflexões no contexto do ensino fundamental. Revista Linhas, Florianópolis, v. 13, n. 02, jul/dez. 2012.
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo dos conceitos, classificação e causas da surdez. Uma abordagem da surdez enquanto identidade e culturas. Perspectivas sócio-antropológicas da surdez. Conversação em Língua Brasileira de Sinais. Evidências da Libras como língua natural dos surdos, sua gramática própria e as especificidades dessa modalidade e suas implicações na aprendizagem. Prática pedagógica de utilização da língua de sinais, como forma de atestar o domínio dos alunos nessa plataforma linguística.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
160 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Vivências e práticas supervisionadas no ensino de Ciências Naturais nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). O professor reflexivo na Educação Básica. O professor pesquisador na Educação Básica. Observação da dinâmica de espaços educativos em comunidades indígenas. Elaboração de relatório final de estágio supervisionado.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 6
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Visão geral da diversidade biológica (de procariontes e eucariontes possuidores de tecidos verdadeiros). Sistemas de classificação dos seres vivos (artificiais e naturais). Nomenclatura binomial lineana e suas derivações. categorias taxonômicas e o sistema de hierarquias; Diversidade de procariontes e eucariontes (Procariontes, Fungos, Plantas e Animais). História evolutiva da diversidade biológica. Relações do homem com o seu ambiente; Fatores geradores da perda da biodiversidade e consequências; Importâncias das medidas de diversidade biológica e de sua manutenção.
Bibliografia
- REECE, Jane B et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. xlv, 1488p. ISBN 9788582712160 (broch.). Número de chamada: 570 B615 10. ed. (BCBS)
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Inter-relação entre Educação, Sociedade e Ambiente - Educação para a mudança. A crise socioambiental. Problematizando as concepções de meio ambiente, desenvolvimento sustentável e educação ambiental. Abordagens práticas e filosóficas emergentes- Bem Viver, Ubuntu, Permacultura, Agroecologia, entre outros. Letramento científico na perspectiva decolonial de educação para a sustentabilidade. Educação para a sustentabilidade e a sua vinculação a metas de paz e segurança, direitos humanos, justiça social e cuidados com os recursos naturais. O campo da Educação Ambiental - Políticas Públicas em Educação Ambiental. Concepções de Educação Ambiental na produção teórico-prática. A formação da prática docente em Educação Ambiental. O diagnóstico da Educação Ambiental na educação formal. Análise de material didático e paradidático voltados para Educação Ambiental. Elaboração de Projetos de Educação Ambiental em Espaços Formais e Não-formais - Técnicas para a elaboração, execução e avaliação de Projetos de desenvolvimento local e práticas de educação ambiental. Desenvolvimento do referencial, elaboração de cronograma, desenvolvimento de atividades e metodologias, aplicação da metodologia adotada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Ressignificação dos conceitos de Educação Sexual, Saúde e Cultura. Sexualidade, corpo e gênero numa abordagem sociocultural em saúde e direitos humanos (sexuais e reprodutivos). Problematizações acerca da abordagem biológico-higienista da Educação Sexual (Infecções Sexualmente Transmissíveis/IST; gravidez na juventude; métodos contraceptivos; sistemas sexuais masculino e feminino; cuidados com o corpo). Conceitos chave: Saúde, corpo e diversidade cultural, sexualidades, relações de gênero, preconceitos e discriminações, violências sexuais e de gênero.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
160 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Vivências e práticas supervisionadas no ensino de Ciências Naturais no Ensino Médio. O professor reflexivo na Educação Básica. O professor pesquisador na Educação Básica. Observação da dinâmica de espaços educativos em comunidades quilombolas. Elaboração de relatório final de estágio supervisionado.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Disciplinas Optativas
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Integrais indefinidas e definidas, Teorema fundamental do cálculo, Técnicas de integração, Aplicações das integrais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Coordenadas no espaço. Vetores no plano e no espaço e aplicações. Equações da reta e do plano no espaço. Posições relativas de retas e planos. Curvas em R2 e R3. Mudanças de coordenadas. Cônicas. Quadráticas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Introdução à Lógica Formal. Proposições e Operações Lógicas. Cálculo Proposicional. Álgebra das Proposições. Argumento e Linguagem Matemática: definição; tipos de demonstração; teorema; postulado; corolário. Resolução de Problemas de Lógica Matemática.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Conceitos básicos sobre níveis de organização, condições, recursos e ninho ecológico. Interações intraespecíficas: sociedade, colônia, canibalismo e competição intraespecífica. Interações interespecíficas: mutualismo, comensalismo, amensalismo, predação, parasitismo e competição interespecífica. Aspectos evolutivos das interações ecológicas. Interações ecológicas e sua importância para a manutenção de populações, comunidades e ecossistemas. Mudanças globais e seus efeitos nas interações ecológicas. Aplicações ecológicas no nível das interações entre populações.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A Classificação e filogenia dos seres vivos: vírus e os cinco reinos. Níveis de organização e complexidade da vida. Origem, biologia, reprodução e ecologia dos seguintes organismos: cianobactérias, algas, briófitas, pteridófitas, esponjas, cnidários, platelmintos, asquelmintos, anelídeos, moluscos, artrópodes, equinodermos, protocordados, peixes e anfíbios.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Funções de várias variáveis; Limite; Continuidade; Derivadas Parciais; Diferenciabilidade; Sequências e séries infinitas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Polinômios: introdução e operações; Equações Polinomiais
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Teoria moderna da estrutura eletrônica; das teorias das ligações químicas covalentes e iônicas; da química dos compostos de coordenação; as teorias de ligações covalentes (teoria das ligações de valência teoria do campo cristalino e teoria dos orbitais moleculares) aplicadas a compostos de coordenação.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Integrais Múltiplas; Aplicações; Cálculo Vetorial. Equações Diferenciais Ordinárias.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Sólidos, líquidos e gases. Termodinâmica: 1º, 2º e 3º princípios. Termoquímica.Propriedades coligativas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Agentes Oxidantes e Redutores, Reações de precipitação e de oxi-redução. Equilíbrio Químico em Solução Aquosa, Equilíbrio.Químico em meio Heterogêneo. Equilíbrio de Complexação, Formação e dissolução dos precipitados. Análise por via seca e úmida. Analise sistemática de cátions e ânions.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Educação Matemática como campo de atuação e de pesquisa; Tendências investigativas e metodológicas para o Ensino de Matemática; Construção de oficinas para o ensino de Matemática.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Espaço e subespaço vetoriais. Combinação linear. Dependência e independência lineares. Bases e dimensão de um espaço vetorial. Mudança de base. Transformações lineares. Aplicações lineares e matrizes. Teorema do Núcleo e da Imagem.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Trigonometria: medidas de arcos e ângulos. Circunferência trigonométrica. Funções trigonométricas e inversas. Equações e Inequações Trigonométricas. Números Complexos: Conceitos, operações e trigonometria dos complexos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Sequências e séries de números reais. Topologia da reta. Sequências e séries. Limites de funções. Funções contínuas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Cinética. Equilíbrio químico e físico. Eletroquímica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Introdução à análise química, Erros e tratamento estatístico Erros nas análises químicas, estudos de métodos analíticos gravimétricos, volumétricos. Gravimetria e Volumetria, soluções padrões primárias e secundárias, estudo das curvas de titulação; complexos mono e polidentados.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Química na pré-história. A problemática do conhecimento e a sua relação com a Química. Os conhecimentos da matéria na antiguidade e as concepções teóricas dos filósofos gregos. Pedagogia da essência X pedagogia da existência. O Período da alquimia e a filosofia medieval. O período da iatroquímica. revolução científica no século XVII. As primeiras teorias científicas: o Flogístico e a teoria da oxidação de Lavoisier. O período da Química Pneumática. A química no século XVIII. A influência das ideias positivistas na ciência química. A química no século XIX; as ideias de Dalton, Berzelius, etc. A emergência da química orgânica. A estruturação da química mineral. O nascimento da físico-química. Alguns aspectos da química contemporânea: As críticas epistemológicas e pedagógicas e suas perspectivas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Analisar, validar e desenvolver materiais didáticos para o ensino de Química com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Equações diferenciais de primeira ordem e Aplicações; Equações diferenciais lineares de segunda ordem e ordem superior; Existência e Unicidade; Sistemas de equações diferenciais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
- Operadores Lineares; - Autovalores e Autovetores; - Diagonalização de Operadores; - Espaços com produto interno; - Teorema Espectral.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
- Derivadas, Integral de Riemann, Sequências e Séries de Funções. Introdução a Topologia do Espaço Euclidiano Rn. Funções Reais de n Variáveis.
Bibliografia
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Morfologia geométrica. Ângulos. Triângulos. Polígonos. Circunferências. Retificação e concordância. Equivalência. Curvas em espirais e traçados das ovais. Curvas cônicas e curvas ciclóides. Circunferências tangentes. Curvas especiais. Escalas. Geometria Dinâmica.
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- Análise de dados e a Estatística Multivariada; - A álgebra linear e a Análise Fatorial de Componentes Principais; - Análise de Componentes Principais (ACP) como ferramenta de Análise de dados; - Exercícios práticos com ACP.
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- As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino de matemática; - Manipulação de softwares computacionais no ensino de matemática; - Construções gráficas e os softwares computacionais; - A análise de dados e os softwares computacionais; - Exercícios práticos; - Os softwares computacionais como auxílio da prática docente.
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Tratamento Estatístico dos Resultados Experimentais e Métodos Gráficos, Experimentos relacionados aos tópicos: gases, termodinâmica química, cinética, eletroquímica, equilíbrio, soluções e propriedades coligativas e fenômenos de superfície.
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Métodos espectroscópicos: absorção atômica e molecular e emissão atômica. Métodos de separação: eletroforese e cromatografia gasosa e líquida. Métodos eletroquímicos: potenciometria e voltametria.
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Radioatividade: Propriedades e Aplicações. Fontes dos Radionuclídeos. Concentração de Radionuclídeos no ar, água e solo. Processo de transporte de radionuclídeos. Efeitos e Avaliação da Radioatividade no ecossistema.
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Corrosão e oxi-redução. Formas de corrosão. Meios corrosivos. Velocidade de corrosão. Métodos de combate à corrosão e técnicas eletroquímicas aplicadas ao estudo da corrosão.
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Tendências pedagógicas da prática escolar (Alfabetização Científica e Abordagem CTSA). Elaboração de Projetos Didáticos. Projetos Didáticos e seu campo de ação. Componentes da ação pedagógica. Temáticas atuais para o ensino de Química. Exemplos de projetos didáticos. Recursos utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Análise de projetos pedagógicos no campo da Química para o Ensino Fundamental e Médio e elaboração de um projeto didático.
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Definições de experimento, o trabalho de laboratório e trabalho prático. Concepções de professores sobre o papel da experimentação. O papel da experimentação no ensino de química: possibilidades, justificativa e limitações com relação à aprendizagem. Relação entre o experimento empregado e a metodologia científica. Proposta de novos experimentos a serem realizados em sala de aula ou em laboratórios de escolas de ensino médio.
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Características gerais dos vírus. Conceitos básicos da Virologia. Interação vírus-célula. Diagnóstico laboratorial das infecções virais. Principais vírus de interesse social. Prevenção de doenças causadas por vírus. Principais aspectos da resposta imune contra os vírus.
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Ecossistemas límnicos. Produtores primários do plâncton. Ecologia do fitoplâncton, zooplâncton, algas bentônicas e macrófitas, invertebrados bentônicos, peixes e demais vertebrados. Bactéria, fungos e outros organismos que utilizam matéria orgânica dissolvida. Ecossistemas: Lagos, rios, represas e canais. Ecossistemas alterados. Comunidades aquáticas em condições extremas. Sedimentos. Bentos profundos e paleolimnologia. Coleta e identificação de material biológico de lagos e açudes da região.
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Introdução à Genética de Populações; Equilíbrio de Hardy-Weinberg; Desequilíbrio de ligação; Sistemas reprodutivos - Equilíbrio de Wright-Fisher; Mutação; Deriva genética; Teoria da Coalescência; Teoria geral da endogamia; Tamanho efetivo populacional; Medidas de parentesco; Fluxo gênico; Seleção.
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Da Ética à Bioética. Ética e existência humana: Intervenção na Natureza. Consequências morais da revolução biológica. Bioética: aspectos globais de sua gênese e desenvolvimento. Aplicação dos princípios bioéticos aos problemas atuais. Bioética e desenvolvimento científicotecnológico. Comitês de Ética. Biossegurança e bioética. Bioética e ecologia. Indicadores de humanidade. Valor da vida humana: a ambiguidade. A moral tradicional e a Bioética. A morte do ser humano. Bioética e responsabilidade. A experimentação com seres humanos. Legislação que rege o Biólogo. Conselho Federal e Regionais. Áreas de atuação do biólogo.
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Apresentação da disciplina 1. Legislação e Ética na utilização de animais de laboratório -Uso dos 3Rs e as alternativas para o uso de animais no ensino e pesquisa 2. Classificação de biotérios e seu papel na universidade - Manejo das principais espécies de animais de laboratório. - Etologia e enriquecimento ambiental - Biossegurança. 3. Edificação, barreiras físicas, controle ambiental (macro e microambiente), sanidade e genética de animais de laboratório e sua influência na pesquisa 4. Vias de administração e coleta de material 5. Analgesia, anestesia, cuidados nos procedimentos experimentais invasivos e pós-operatório 6. Eutanásia e descarte de resíduos biológicos.
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Identificar os principais tipos de impacto ambiental. Aplicar os principais métodos de avaliação de impacto ambiental. Identificar e interpretar a importância dos estudos do Impacto ambiental. A abrangência da questão ambiental e a perspectiva do ecodesenvolvimento. Histórico da avaliação de impacto ambiental. Definição do escopo de EIA (Estudos de Impacto Ambiental) e RIMA (Relatório de Impacto Ambiental). Previsão de impactos sobre os meios físico e biológico e medidas mitigadoras. Sistema de licenciamento; Política Nacional de Meio Ambiente. Impactos na agropecuária, agroindústria e indústrias em geral; O turismo como gerador de impactos; Atividades de mineração; Impactos ambientais ligados à infra-estrutura das cidades; Ecodesenvolvimento e noções de Desenvolvimento Sustentável. Estudos com Fauna e flora no âmbito da avaliação de impacto ambiental.
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Estudo da distribuição de plantas nas diversas regiões fitogeográficas e zoogeográficas com ênfase na América do Sul e, principalmente, no Brasil; estudo dos fatores determinantes na ocorrência de organismos, efeitos bióticos e abióticos. Biogeografia insular e aplicações. Padrões e determinantes da diversidade de espécies; principais ameaças aos ecossistemas nativos do Brasil. Definições e conceitos. Padrões e processos, Cladogênese e diversidade, Associações históricas, Macro-eventos tectônicos e Regiões Biogeográficas, Paleogeografia Neotropical, História Geológica da América do Sul, História Climática da América do Sul, Origem dos grandes biomas neotropicais, Conceitualizações teóricas: Padrões e processos fitogeográficos, Demografia Histórica, Isolamento, Diversidade genética, Endemismo, Extinção, Espécies introduzidas e sinantrópicas, Teoria e métodos em biogeografia histórica. Aplicações em Conservação da Natureza.
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História do estudo do comportamento animal: conceitos, métodos e principais abordagens. Filogenia, aptidão e função adaptativa aplicadas a comportamentos individuais e sociais. Inter-relação entre pré-disposições inatas e processos de aprendizagem. Evolução do comportamento e seleção natural. Comunicação animal. Predadores e presas. Comportamento social. Comportamento sexual. Etologia aplicada.
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A crise ambiental e a formação do Direito Ambiental internacional e nacional. Princípios de Direito Ambiental. Proteção do meio ambiente na Constituição Federal. Repartição de competências em matéria ambiental. Política Nacional do Meio Ambiente. Instrumentos de Política Ambiental: Zoneamento Ecológico - Econômico. Padrões de Qualidade Ambiental. Avaliação de impactos ambientais EIA/RIMA e licenciamento ambiental. Tutela do Risco. Responsabilidade civil ambiental: o dano ambiental e a sua reparação. Infrações administrativas e crimes ambientais. Termos de compromisso e ajustamento de conduta TAC. Tutela jurídica da biodiversidade e florestas: o Sistema Nacional de Unidades de Conservação SNUC e o Código Florestal. Compensação Ambiental. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Direito de Águas. Ar e Atmosfera.
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Importância das Sementes; Gametogênese, fecundação, embriogênese e diásporo maduro; Acúmulo de reservas; Desenvolvimento de sementes e conteúdo de água; Tipos de diásporos e suas origens; Dormência e Quebra de dormência em sementes; Germinação; Dispersão e banco de sementes; Recrutamento e estabelecimento de plântulas; Interferência: competição e alelopatia; Tecnologia de sementes e Abordagem experimental. Produção de mudas nativas e distribuição nas comunidades locais.
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Origem evolutiva dos Artrópodes a partir dos Panarthropoda. Padrões arquitetônicos dos astrópodes: Segmentação e tagmatização. Grupos de artrópodes não-hexápodes extintos e viventes. Hipóteses evolutivas sobre a origem de Hexapoda. Visão geral sobre hexápodes não-insecta. Sistemática e caracterização das ordens de Insecta. Origem evolutiva do voo. Anatomia e fisiologia de insetos. Filogenias atuais de Insecta. Ecologia de insetos. Insetos causadores de prejuízos na agricultura. Parasitas e vetores de doenças humanas. Atividades práticas sobre classificação taxonômica dos grupos de insetos coletados pelos próprios alunos.
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Definição, histórico e delimitação do âmbito da etnobiologia. Importância. Bases epistemológicas da etnobiologia. Etnobotânica, etnoecologia, etnozoologia, etnofarmacologia. Metodologia da pesquisa em etnobiologia. Teoria e prática. Técnicas qualiquantitativas de coletas de dados e os instrumentos de análise etnocientíficos. Aplicações do conhecimento etnobiológico de populações tradicionais.
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O surgimento da biologia como ciência. As tentativas de definir a vida. Hipóteses de origem da vida. A teoria celular. Da teoria da força vital a bioquímica moderna. Os sistemas de classificação da vida de Carol Linnaeus a Willi Hennig. A evolução biológica desde Maupertuis, Diderot, Erasmus Darwin, Lamark, Wallace, Charles Darwin e o Neodarwinismo. Genética mendeliana e a genética molecular moderna. Ernest Haeckel e a história da ecologia. Conceitos de biodiversidade. Abordagens socioculturais e pós-modernas no campo da Biologia.
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Aspectos teóricos da Extensão e Inovação Social; Análise e vivência no contexto local e Desenho de uma ação.
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Evolução dos conceitos da Geologia; constituição interna do globo terrestre; movimentos das placas tectônicas e suas influências na superfície da Terra; minerais e rochas; fatores e processos envolvidos na dinâmica externa e introdução à pedologia. Coluna de tempo geológico e métodos de datação. Formação e distribuição dos depósitos minerais. Principais aspectos geológicos do território brasileiro e distribuição dos depósitos minerais. Prática Curricular em Geografia. Prática Laboratorial. Trabalho de Campo Curricular.
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Conceito de interdisciplinaridade; Formas de abordagem interdisciplinar; Modalidades didáticas; Interdisciplinaridade entre Biologia e Química; Interdisciplinaridade entre Biologia e Física; Interdisciplinaridade entre Biologia e Matemática. Produção de textos/artigos com interdisciplinaridade da Biologia com as Ciências e a Matemática.
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1 - Distinções sobre conceitos presentes na Educação em Ciências Biológicas; 2 - Diferentes teorias de aprendizagem e estratégias de aprendizagem; 3 - Diferentes softwares usados na Educação e o papel de cada um no processo ensino-aprendizagem; 4 - Construção de conhecimento e a espiral da aprendizagem que acontece no uso das TIC; 5 Integração das diferentes tecnologias usadas na Educação; 6 - Educação a distância mediada pelas TIC; 7 Novos papeis dos aprendizes e dos educadores em ambientes de aprendizagem baseados nas TIC; 8 - Formação de profissionais para trabalhar na área da Educação e Tecnologia; 9 - Impacto das TIC no ensino de Biologia; 10 - Visão histórica das TIC na Educação.
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A disciplina trata das bases psicobiológicas do comportamento e da cognição onde são abordados os fundamentos biológicos e psicológicos para o entendimento de doenças mentais e neurológicas e as bases para tratamento e reabilitação.
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Conceitos teóricos sobre sistemática. Técnicas de coleta e preservação de invertebrados. Técnicas de coleta e preparação de vertebrados. Coleções Zoológicas. Publicações Taxonômicas. Triagem, preparação e identificação de material coletado. Museus e Biodiversidade. Chaves de Identificação. Fontes Bibliográficas. Código Internacional de Nomenclatura Zoológica. Escolas de Sistemática. Montagem de cladogramas. Práticas utilizando chaves taxonômicas para classificação espécimes coletados pelos próprios alunos.
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Hipóteses sobre a origem e evolução dos aracnídeos a partir de quelicerados primitivos. Visão geral sobre a diversidade de aracnídeos. Sistemática, e morfologia, fisiologia e ecologia de organismos da Classe Aracnida. Aracnídeos de importância agrícola (Acari) e médica (Aranae e Escorpionida) Técnicas de coleta, classificação e conservação e espécimes coletados pelos alunos em atividades de campo.
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Quem são os Animais do Bentos, Treinamento em observações, coleta e experimentação no campo sobre organismos bentônicos, fatores abióticos envolvidos, técnicas básicas de taxonomia, preservação e perpetuação das espécies, compreender e diferenciar um ecossistema de água salgada e água doce. Apresentação de seminário e relatório sobre dados coletados e discutidos nas atividades de campo.
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Discussão sobre referenciais teóricos para a pesquisa em Ensino de Física, enfoques metodológicos de pesquisa (quantitativos, qualitativos e mistos) e análise crítica de artigos de pesquisa na área de ensino.
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Abordagem interdisciplinar e intercultural de tópicos de ciências do ensino médio. Criação e aplicação de projetos fundamentados na construção coletiva de diferentes áreas de conhecimento da ciência a partir da estruturação de unidades didáticas, podendo ser, a critério do professor: Ensino por investigação, aprendizagem baseada em problemas, casos para ensino, mapas conceituais, sequências de ensino, entre outras.
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Compreender a participação da mulher no desenvolvimento da ciência por meio de uma perspectiva histórica. Conhecer e elaborar propostas didáticas para o ensino de Ciências que abordam a trajetória de mulheres cientistas.
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1. Discussão Química Orgânica. 2. Grupos Funcionais, Nomenclatura e Representação de Moléculas Orgânicas, 3. Ligações Químicas Localizadas em Moléculas Orgânicas (sp3, sp2 e sp, Orbitais Moleculares), 4. Ligações Químicas Deslocalizadas em Moléculas Orgânicas (Ressonância, Tautomerismo, Aromaticidade e Anti-Aromaticidade), 5. Ácidos e Bases em Química Orgânica, 6. Propriedades Físicas (Ligação de Hidrogênio, Ponto de fusão e de ebulição, Momento Dipolar, Polaridade, Solubilidade e Densidade), 7. Análise Conformacional (Acíclicos e Cíclicos), 8. Estereoquímica (Cis-Trans, E/Z; Quiralidade, Estereoisômeros, Configuração relativa e absoluta; Nomenclatura, Importância na Atividade Biológica). 8. Iniciação a softwares de construção e visualização de compostos orgânicos.
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Dificuldades do ensino de química, bem como sua função e sua necessidade no contexto da Educação básica: dificuldades de modelização, abstração e concepções alternativas. As dimensões do conhecimento químico: sócio-cultural, fenomenológico, simbólico e teórico. Questões didáticometodológicas do ensino: intencionalidade pedagógica, estruturação de conteúdo e planejamento sistematizado de atividades. Os recursos didático-pedagógicos no ensino de química: planejamento, uso e avaliação. Modelos: concepções e funções. Modelos como ferramentas do pensamento científico. Modelos como materiais didáticos para o ensino de química: objetos virtuais e objetos manipuláveis. Construção e uso de modelos para o ensino. Análise de livros didáticos.
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1. A Química como expressão tecnológica aparece fortemente ligada ao processo produtivo e industrial e às questões ambientais. Esta disciplina visa construir de maneira articulada os conhecimentos básicos da Química Orgânica, Inorgânica e Bioquímica; serão abordados materiais extraídos e sintetizados, assim como os materiais introduzidos no ambiente devido aos processos de fabricação e uso; contextualização das implicações econômicas, sociais e políticas dos sistemas produtivos; análises das relações entre o desenvolvimento científico e tecnológico e aspectos sócio político-econômicos, como nas relações entre produção de fertilizantes, produtividade agrícola e poluição ambiental, e de reconhecer limites éticos e morais envolvidos no desenvolvimento da Química e da tecnologia, apontando a importância do emprego de processos industriais ambientalmente limpos.
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Introdução à embriologia; Introdução ao desenvolvimento humano comparado ao dos anfioxos, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Gametogênese e desenvolvimento embrionário (segmentação, gastrulação e organogênese); Anexos embrionários; Visão geral do desenvolvimento embrionário humano; Folhetos embrionários e formação dos tecidos; Teratologia e suas possíveis causas.
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Origem e estrutura da Terra. Introdução à tectônica de placas e deriva dos continentes. Efeito da deriva continental sobre a irradiação da vida na terra. Minerais e rochas. Ciclo das rochas. Vulcanismo, plutonismo, metamorfismo. Tempo geológico e aspectos de geologia histórica e processo de fossilização. História da Paleontologia. Processo de fossilização, transformações e diversificação dos fósseis, sua sistemática e sua distribuição geográfica, geocronológica e paleoecológica. Estratigrafia e tafonomia. Processos de fossilização na região do cariri cearense e sua cronologia. Analisar livros didáticos do ensino fundamental e médio e discutir sobre os conteúdos relacionados a geociências e paleontologia.
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Introdução à Bioquímica e seus fundamentos; Aspectos bioquímicos da origem da vida. Aminoácidos, peptídeos e proteínas; Enzimas; Lipídeos; Carboidratos; Metabolismo de carboidratos. Metabolismo de lipídios. Metabolismo de aminoácidos e proteínas. Metabolismo de nucleotídeos. Integração metabólica.
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Introdução ao estudo de Anatomia: conceitos básicos, terminologia, planos e eixos do corpo humano. Osteologia: conceito, classificação, esqueleto axial e esqueleto apendicular. Artrologia: conceito, classificação e principais articulações do corpo humano. Miologia: conceito, classificação e principais músculos do corpo humano. Sistema nervoso: conceito e classificação. Sistema nervoso periférico: nervos espinais, plexo braquial e lombo-sacral. Sistema nervoso central. Aparelho circulatório: coração, vasos da base, irrigação do coração, pequena e grande circulação. Aparelho circulatório: principais vasos sanguíneos do corpo humano. Aparelho circulatório: sistema linfático e órgãos linfóides. Sistema respiratório: vias aéreas superiores e vias aéreas inferiores. Sistema digestório: parte supra-diafragmática, parte infra-diafragmática e glândulas anexas. Sistema urinário. Sistema genital masculino. Sistema genital feminino. Sistema excretor. Órgãos dos sentidos. Atividades práticas utilizando modelos anatômicos laboratoriais.
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Introdução a Histologia Animal. Célula. Análise da composição química e fisiologia das organelas celulares, sua organização e função. Núcleo interfásico e em divisão. Morfofisiologia e histogênese dos tecidos animais e humano. Tecido epitelial (de revestimento e secretor); Tecido conjuntivo (características gerais e tecido conjuntivo propriamente dito); Tecido adiposo; Tecido cartilaginoso; Tecido ósseo; Tecido hematopoiético; Tecido sanguíneo e linfóide; Tecido muscular e Tecido nervoso.
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Bases citológicas da hereditariedade. Padrões de herança mendeliana: genes únicos, dois ou mais genes com segregação independente. Interação gênica. Herança e sexo. Mapeamento cromossômico, genética quantitativa, transposons, recombinação, mutação, herança extra cromossômica. Mecanismos genéticos de evolução. Tópicos de genética moderna. Mecanismos genéticos básicos: replicação, transcrição e tradução. Mecanismos pós-transcricionais. Mecanismos pós-traducionais.
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O que a Zoologia estuda. Fundamentos básicos de Nomenclatura Zoológica. Função e evolução dos protistas unicelulares heterotróficos. Padrões arquitetônicos de um animal. Hipóteses sobre a origem e evolução dos Metazoários. Princípios de Evolução, Ecologia, Sistemática, forma e função dos filos: Ctenophora, Porifera, Placozoa, Cnidaria. Hipóteses sobre a origem dos Bilateria, Nephozoa e Protostomia: Princípios de Evolução, Ecologia, Sistemática, forma e função de Xenacoelomorpha e Protostomados do clado Spiralia não-anelídeos. Atividades práticas laboratoriais sobre morfologia dos filos estudados.
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- Mecanismos gerais de função orgânica e mecanismos de retroalimentação - Mecanismos de transporte através das membranas biológicas - Geração e manutenção do potencial elétrico de repouso - Geração e propagação do potencial de ação - Comunicação sináptica e mecanismos transdutores - Acoplamento excitação-contração muscular - Subdivisão e função do sistema nervoso - Sensações somáticas e córtex somatossensorial - Mecanismos algésicos e analgésicos endógenos - Controle central e periférico do movimento - Noções gerais dos sentidos especiais - Hipotálamo e controle das funções vegetativas - Hematopoiese - Hemostasia e coagulação - Eletrofisiologia e mecânica funcional cardíaca - Vasomotricidade e circulação sanguínea - Mecanismos reguladores da pressão arterial - Óptica da Visão.
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Origem evolutiva, principais hipóteses filogenéticas, taxonomia, morfologia, fisiologia e biologia do Filo Annelida, Ecdisozoa (inclui os Filos: Priapulida, Loricifera, Kinorhyncha, Nematoda, Nematomorpha, Tardigrada, Onychophora e Arthropoda), além dos filos deuterostomados: Echinodermata, Hemichordata e cordados não-vertebrados. Atividades práticas de laboratório sobre morfologia e fisiologia dos grupos estudados com construção de modelos didáticos. Os modelos didáticos produzidos bem como alguns espécimes locais serão apresentados pelos alunos nas escolas da região sempre que houver necessidade.
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Introdução a Botânica; Sistemas de Classificação e Nomenclatura Botânica. Caracterização, morfologia, reprodução, sistemática, importância econômica e ecológica dos fungos e algas. A conquista do ambiente terrestre pelas plantas, abordando aspectos evolutivos. Caracterização, morfologia, reprodução, sistemática, importância econômica e ecológica das plantas avasculares (briófitas) e plantas vasculares sem sementes (pteridófitas). Técnicas de coleta, conservação e identificação de material biológico. Análise de livros didáticos e elaboração de aulas e provas. Preparo de aulas de laboratório/campo, reprodução de modelos didáticos, jogos, ferramentas digitais e outros materiais que favorecem o processo de ensino e aprendizagem sobre os temas.
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Histórico da ecologia. Indivíduos como unidades básicas, reprodução, ciclos de vida. Caracterização de populações - taxas de crescimento populacional, estrutura populacional, distribuição espacial. Tabelas de vida. Fatores de regulação de populações - fatores dependentes e independentes da densidade. História de vida. Interações entre populações - competição e predação. Conceitos básicos de genética de populações. Tamanho mínimo viável de populações. Dinâmica de metapopulações. Padrões de dispersão. Manejo e conservação de populações. Práticas em campo e/ou em laboratório sobre observação e coletas de dados de populações de organismos.
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Estrutura das comunidades. Sucessão ecológica. Conceitos de riqueza e abundância de espécies nas comunidades, nichos, guildas, assembleias e taxocenoses. Medidas de diversidade. Ecologia de paisagens. Teias tróficas, fluxo de matéria e energia nos ecossistemas e ciclos biogeoquímicos. Produtividade nos ecossistemas. Propriedades emergentes dos ecossistemas. Padrões biogeográficos e biomas mundiais. Ecologia de paisagens. Conservação de comunidades e ecossistemas. Práticas sobre coleta e análises de dados de comunidades de organismos. Aulas de campo e sua eficiência no processo de ensino e aprendizagem de ecologia. Metodologias de ensino ativas utilizando modelos didáticos, jogos ferramentas digitais bem como o uso de dados biológicos que podem ser acessados dentro do ambiente da própria escola. Análise do conteúdo de ecologia nos livros didáticos do ensino fundamental e médio e sua contextualização com a biodiversidade presente no Cariri cearense.
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Delineamento de um experimento; amostragem experimental; estatística inferencial e testes de hipóteses aplicada à biologia; correlação, regressão linear e logística e análise de variância.
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(Re)produção de materiais didáticos para o ensino de Biologia. Planejamento pedagógico e ferramentas didático-metodológicas. Experimentação no ensino de Biologia. Proposta de projetos interdisciplinares inovadores no Ensino de Ciências e Biologia na Educação Básica. Problematização de artefatos culturais no ensino de Biologia, como diferentes mídias e tecnologias digitais.
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Fundamentos de laboratório. Instrumental básico de microbiologia. Técnicas de assepsia e desinfecção por agentes químicos e físicos. Técnicas de semeadura e meios de cultura seletivo usados para grupos diferentes de microrganismos. Fatores físicos e químicos que influenciam o crescimento microbiano. Fisiologia e metabolismo microbiano. Morfologia, citologia, fisiologia e genética de microrganismos (Bactérias, Arqueobactérias, fungos e vírus). Controle de microrganismo, ecologia microbiana, microbiologia do solo, microbiologia da água, microbiologia do ar, microbiologia dos alimentos, microrganismos patogênicos e microrganismos em bacteriologia. Sequenciamento de genoma de microrganismos. Interação dos microrganismos com meio ambiente e com organismo-hospedeiro. Importância econômica de microrganismos. Práticas laboratoriais de cultivo de microrganismos.
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Introdução à Fisiologia vegetal. Movimento de entrada e saída de substâncias nas células. Fluxo de energia. Respiração. Fotossíntese. Hormônios Vegetais. Fatores externos e crescimento vegetal. Nutrição vegetal e solos. Movimento da água e solutos nas plantas. Adaptações fisiológicas a diferentes ambientes, com ênfase nas características morfofisiológicas de espécies encontradas nas diferentes unidades fitoecológicas da região (Caatinga, Mata úmida, Carrasco, Cerrado e Cerradão). Análise de livros didáticos e elaboração de aulas e provas. Preparo de aulas de laboratório/campo, reprodução de modelos didáticos, jogos, ferramentas digitais e outros materiais que favorecem o processo de ensino e aprendizagem sobre os temas.
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Formação de um/a professor/a-pesquisador/a-reflexivo/a por meio da problematização de estudos de caso sobre tendências pedagógicas e questões/problemáticas contemporâneas na educação, especificamente, no ensino de Ciências e Biologia. Dimensões éticas e culturais da docência-pesquisa-ação.
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Ressignificação do conceito de Interdisciplinaridade. Interdisciplinaridade transdisciplinaridade: visões culturais e epistemológicas. Abordagens e Estratégias didáticometodológicas interdisciplinares; Interdisciplinaridade nas Ciências Naturais (Biologia, Química e Física), Humanas e Sociais. Temáticas transversais/socioculturais no Ensino de Biologia; Produção e análise de artefatos culturais no Ensino de Biologia. Projetos Interdisciplinares no Ensino Médio.
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Diversidade dos Microrganismos nos diferentes ambientes do solo, ar e água; Sistemas biológicos e tratamento de águas residuárias e de resíduos sólidos. Reatores aeróbios e anaeróbios; Biorremediação; Métodos de análise microbiológica do solo, água e ar; Microbiologia aplicada.
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Farmacologia geral (princípios que regem absorção, distribuição, metabolização e eliminação de drogas). Noções de Farmacodinâmica. Farmacologia do Sistema Nervoso Autônomo (agonistas colinérgicos e adrenérgicos e seus respectivos antagonistas: anti-colinesterásticos). Farmacologia do Sistema Cardiovascular (drogas anti-hipertensivas e glicosídeos cardiotônicos). Farmacologia do processo inflamatório e drogas anti-inflamatórias, tais como glicocorticóides e anti-inflamatórios não esteroidais.
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Estudo do sistema imunitário humano envolvendo as interações celulares e humorais no mecanismo de defesa e regulação da resposta imune. Técnicas básicas de imunologia.
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Estudo e análise de situações da prática docente de biologia na escola brasileira. Vivência de experiências didáticas na escola de ensino médio. Perspectivas sobre o Ensino de Biologia. Métodos e técnicas de ensino. Planejamento das atividades de estágio. Planejamento, instrumentação e regência de classe em Biologia (Ensino Médio). Avaliação das atividades realizadas.
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Introdução ao Sistema Nervoso. Aspectos anatômicos e funcionais do neurônio. Sinapse. Impulso Nervoso. Organização Anatômica e Funcional do Sistema Nervoso. Principais Sistemas Sensoriais do organismo. Sistema Motor Somático. Noções sobre o desenvolvimento ontogenético e filogenético do Sistema Nervoso. Neuroplasticidade cerebral. Aprendizagem e memória. Relações entre a neuroplasticidade, memória e aprendizagem. Experiências práticas em neuroplasticidade. Relações entre a educação, dificuldades de aprendizagem e neuroplasticidade.
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Aprender os Mecanismos Patológicos Gerais. Diagnosticar pela Microscopia e Macroscopia as principais lesões; ter noções básicas de Imunopatologia, Patologia Genética, Patologia Nutricional e Patologia Ambiental. Conhecer as técnicas histopatológicas de rotina, imunohistoquímica, imunocitoquímica e hibridização molecular. Entender a Fisiopatologia dos Processos Patológicos Gerais.
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As Caatingas. Padrões de diversidade e distribuição de espécies em escalas locais e regionais. Processos ecológicos relacionados aos recursos florísticos e faunísticos do domínio de Caatinga. Caatingas como fonte de recursos naturais, seus usos e impactos. Sustentabilidade. Estudos de caso. Bases e estratégias de conservação ambiental no domínio das caatingas.
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Conceitos gerais, evolução do conhecimento botânico e relações com outras Ciências. A importância de aprender botânica. Contextualizando o ensino e aprendizagem em Botânica. Análise dos livros didáticos e dos conteúdos de Biologia vegetal tratados no Ensino Fundamental e Médio. Formação de professores de Botânica e dificuldades inerentes ao ensino. Planejamento e desenvolvimento de propostas didáticas que facilitem o ensino e aprendizagem em biologia vegetal: confecção de exsicatas de espécies da flora local, recursos audiovisuais, jogos e horto escolar; realização de atividades experimentais, aulas de campo, visitas à herbários, museus, jardins, etc. Como avaliar no ensino de Botânica.
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Introdução ao estudo de Sistemática vegetal. Princípios e bases da Taxonomia vegetal. Taxonomia e filogenia de plantas terrestres (Embriophyta): Briófitas (Hepatophyta, Bryophyta, Anthocerophyta), Pteridófitas (Licophyta, Moniliophyta), Gimnospermas (Coniferophyta, Cycadophyta, Ginkgophyta, Gnetophyta) e Angiospermas (Anthophyta). Coleta, herborização e identificação de material botânico. Elaboração e utilização de chaves de identificação botânica.
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Conceito, registro e finalidades de um herbário; Coleta de material botânico (material necessário, recomendações, numeração das amostras, anotações de coleta); Herborização (prensagem e secagem); Identificação botânica; Montagem, registro e inclusão de exemplares em um herbário; Organização e manutenção de um herbário; Manuseio de exsicatas e dinâmica de um herbário.
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Diversidade, evolução, estratégias reprodutivas e interações ecológicas de artrópodes terrestres. Coevolução de artrópodes e angiospermas. Artrópodes como modelo de estudo e ecologia de populações, comunidades e ecossistemas. Artrópodes como bioindicadores.
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Treinamento em observações e experimentação no campo sobre organismos, populações e comunidades em diversos ambientes. Coleta de dados sobre biologia e ecologia de organismos. Apresentação de projeto sobre dados coletados nas atividades de campo.
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Introdução ao estudo da anatomia comparada. Cortes anatômicos e nomenclatura. Noções sobre sistemática e filogenia dos vertebrados. Tegumentos comuns e anexos cutâneos. Dentes. Sistema locomotor. Celoma e mesentérios. Sistema nervoso. Sistema cardiovascular. Sistema respiratório. Sistema digestório. Sistema urinário. Sistema genital masculino e feminino. Aplicações. Atividades práticas em laboratório.
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Definir Coleção Zoológica e Curadoria. Aprendizado, através de atividades práticas, de técnicas de colecionamento, fixação, conservação e registro de material zoológico de ambientes terrestres e aquáticos.
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Normas de segurança em laboratório e Vidraria; Levantamento, análise de dados experimentais (análise de erros, notação científica e algarismos significativos); Elaboração de relatório científico; Preparo e diluição de soluções; Propriedades das substâncias: massa, volume e densidade e solubilidade; Separação de misturas.
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Estequiometria: equação química para uma reação, reagente limitante e rendimento de reação; Sistemas coloidais: determinação de cálcio, magnésio e dureza total da água; Processos endotérmicos e exotérmicos; Ácidos e bases: pH e titulação ácido-base; Reatividade de metais; Oxidação-redução: processo de transferência de elétrons.
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Introdução ao laboratório e noções sobre o comportamento em laboratório de química, Identificação de substâncias utilizando espectroscopia eletrônica, Reatividade dos metais, Caracterização da ocorrência de reação química e classificação de reação química através da equação química, Preparação e análise quantitativa de soluções básicas e ácidas, Oxidação e Redução de substâncias, Processos eletrolíticos, Aplicação de métodos e técnicas de ensino no desenvolvimento dos conteúdos de química inorgânica experimental.
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Introdução a Geologia e a Mineralogia; Composição da Terra; A Crosta Terrestre; Mineralogia e meio ambiente; Propriedades físicas, químicas e estruturais dos minerais; Classes dos Minerais; Estruturas Cristalinas: Cristaloquímica, cristalografia e simetria; Difração de Raios X e sua aplicação na identificação das substâncias cristalinas; Argilominerais; Transformação de minerais e sua importância econômica na indústria.
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1. Planejamento de experimentos: levantamento bibliográfico do procedimento, de constantes físicas, toxicidade e periculosidade, além de metodologias de descarte e reaproveitamento de produtos químicos. 2. Preparação, isolamento, purificação e caracterização de compostos orgânicos: utilizando-se técnicas experimentais gerais. 3. Execução dos experimentos planejados, envolvendo a montagem das aparelhagens de reação, de isolamento e de purificação. Manipulação de reagentes sensíveis a oxigênio e água. 4. Discussão dos resultados dos experimentos, incluindo a elucidação estrutural. 5. Planejamento e execução de experimentos seguindo-se os conceitos básicos da Química Verde. 6. Treinamento em pesquisa bibliográfica para a resolução de problemas experimentais. Utilização de Banco de Dados Atuais, como SciFinder.
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Introdução à nanotecnologia; Histórico da nanociência e nanotecnologia; Introdução aos nanomateriais; Estrutura, propriedades e aplicações de materiais nanoestruturados; Técnicas de preparação de nanomateriais; Técnicas de caracterização de nanomateriais.
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Definição de Ciências. Definição de Cultura na perspectiva Freiriana. Modos de produção do conhecimento científico e outros conhecimentos. Critérios de validade sócio-históricos para o conhecimento humano produzido. Critério hegemônico de verdade produzido pela Ciência Moderna. Fragmentação do conhecimento, Perspectiva Interdisciplinar. Interlocução entre Ciências e Artes. Ciência e Literatura possibilidades e aproximações. Produção de literaturas para Ensinar Ciências.
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Técnicas eletroquímicas aplicadas ao monitoramento e eliminação de poluentes ambientais.
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Equilíbrio de Fases, Soluções e Fenômenos de Superfície.
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Introdução à mecânica quântica, átomo de hidrogênio, ligações químicas e fundamentos de espectroscopia.
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Estudo e discussão de temas atuais e relevantes para o desenvolvimento da Físico-Química.
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Simetria e teoria de grupo; Química bioinorgânica; Materiais avançados (polímeros, biomateriais, semicondutores, supercondutores, cerâmicas, nanomateriais); Métodos físicos em química inorgânica: Espectroscopia de absorção na região do UV-Vis; Espectroscopia de absorção na região do Infravermelho; Aplicação de teoria de grupo e simetria molecular em espectroscopia; Fundamentos de Difração de Raios X, utilizando método de pó.
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Estudo e discussão de temas atuais e relevantes para o desenvolvimento da Química Inorgânica.
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Identificar sequências de DNA e proteínas, traçar analogias, identificar regiões específicas do genoma onde atuam doenças, gerar árvores filogenéticas, predizer estruturas proteicas. Principais bancos de dados online e seu uso na mineração de dados biológicos. Estudos de modificações pós-traducionais, predição de glicosilação.
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Origem da vida e das primeiras células. Organização geral das células e vírus. Métodos de estudos de células e biomoléculas. Membranas biológicas. Transporte através de membranas. Estrutura, composição química e funções das organelas celulares. Citoesqueletos e movimentos celulares. Núcleo interfásico. Divisão celular. Diferenciação celular. Trocas entre a célula e o meio; digestão intracelular. Processos de síntese e secreção celular. Mecanismos de regulação da atividade celular, interação celular e meio extracelular.
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Conhecer as características moleculares das proteínas e suas estruturas. Conhecer métodos de extração e isolamento de proteínas. Conhecer métodos cromatográficos com base na afinidade, carga, hidrofobicidade e tamanho das moléculas de proteínas. Conhecer técnicas para avaliar o grua de pureza das amostras.
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Tópicos relacionados a química analítica.
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Constituição Histórica e natureza da profissão docente e o papel do Estado. Relações com os sistemas de ensino e a sociedade. Identidade Docente. O trabalho docente em diferentes contextos.
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A função da química na sociedade contemporânea e a influência do meio social na produção da química. Química e tecnologia: mudanças no modo de vida originadas do conhecimento químico. O conhecimento químico como legado cultural. Relações CTS e questões sócio-científicas no ensino de química. Alfabetização Científica/ Letramento científico no contexto do ensino de química. O papel da química na formação de cidadãos críticos e participativos nas tomadas de decisões sociais. Metodologias de ensino de química para a promoção da cidadania na educação básica.
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Abordagem de temas contemporâneos direta ou indiretamente relacionados ao Ensino de Química, com articulação de conhecimento científico, produções bibliográficas e material instrucional. Especificidades serão descritas por ocasião do oferecimento da disciplina.
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Compreender o conceito antigo e moderno (liberal e neoliberal) de democracia; estudar o conceito de escolas democráticas a partir da teoria crítica do currículo; compreender as potencialidades do currículo integrado, interdisciplinar e por área do conhecimento e; estudar práticas curriculares democráticas em Escolas do Campo no Brasil.
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Estudos e investigações nos processos de educação popular. O pensamento político e pedagógico de Paulo Freire. A educação dos trabalhadores e de jovens e Adultos. Espaços Formais e Não Formais. Metodologias participativas. A educação e as relações étnico-raciais: indígenas e afrodescendentes.
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Histórico e paradigmas da Educação Rural e do Campo no Brasil. Pesquisas em Educação do Campo. Práticas pedagógicas, saberes e culturas escolares da Educação do Campo. O currículo e a formação de professores. A relação entre educação e direitos humanos na construção de uma sociedade democrática.
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Histórico e princípios da agroecologia e da cooperação. A relação da agroecologia e da cooperação com os conteúdos curriculares na educação básica. Práticas cooperativas e agroecológicas nas comunidades camponesas e na escola. As práticas pedagógicas no contexto escolar no diálogo com os saberes das populações tradicionais. Educação ambiental, cooperação e agroecologia.
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A contribuição da etnologia indígena para a antropologia no Brasil. Grupos indígenas no Brasil e semiárido nordestino. Política, rituais, cosmologia e parentesco. As práticas pedagógicas no contexto escolar no diálogo com os saberes das populações tradicionais.
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Pesquisa, construção, desenvolvimento e validação de sequências didáticas a partir dos projetos e materiais didáticos concretos ou virtuais desenvolvidos durante a disciplina.
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A pesquisa em Educação Matemática no Brasil; Metodologia da Investigação em Educação Matemática; Apresentação da investigação científica; Elaboração de projeto de pesquisa; Elaboração de uma sequência didática por meio de materiais analógicos e digitais; Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores; As potencialidades didático-pedagógicas de um laboratório de Educação Matemática mediado pelas tecnologias digitais.
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Pesquisa, construção, desenvolvimento e validação de sequências didáticas a partir dos projetos e materiais didáticos concretos ou virtuais desenvolvidos durante a disciplina.
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Aplicação de uma sequência didática por meio de materiais analógicos e digitais; Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o ensino de Matemática. Processo de coleta de informações e constituição de um material de estudo; Processo de sistematização e análise das informações; Redação e apresentação da pesquisa.
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Pesquisa, construção, desenvolvimento e validação de sequências didáticas a partir dos projetos e materiais didáticos concretos ou virtuais desenvolvidos durante a disciplina.
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Leis Fundamentais dos Números Inteiros e suas propriedades; Teorema Fundamental da Aritmética; Equações Diofantinas Lineares; Congruências; Equações Módulo N; Teoremas.
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Abordar aspectos da matemática: Construção de conceitos, teoremas e demonstrações e sua evolução (A matemática no Oriente Antigo. A matemática na Antiguidade Clássica. A matemática na Idade Média e Renascença. A matemática na Idade Moderna. A matemática após a Revolução Francesa. Aspectos da matemática no século XXI. A matemática na era das tecnologias digitais). Filosofia da Matemática: a filosofia da natureza de Platão e Aristóteles. O Positivismo Lógico. As ideias de Popper. Lógica e Ordenação do Pensamento. O Método Indutivo no Renascimento Científico: Bacon, Galileu e Newton. A abordagem destas tendências em sala de aula.
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Pesquisa, construção, desenvolvimento e validação de sequências didáticas a partir dos projetos e materiais didáticos concretos ou virtuais desenvolvidos durante a disciplina.
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Relações e funções. Relação de ordem. Relação de equivalência. Os números inteiros (axioma e propriedades). Teoria dos grupos (teorema de Lagrange e homomorfismo). Grupo das permutações. Anéis. Polinômios e elementos da teoria dos corpos.
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Tendências em Educação Matemática; Educação Matemática, currículo e avaliação; A pesquisa em Educação Matemática; A formação docente para o ensino de matemática; Teorias epistemológicas e didáticas para o ensino-aprendizagem.
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Didática da matemática Francesa: Transposição Didática, Contrato Didático, Situações Didáticas, Teoria dos Campos Conceituais, Engenharia Didática, Obstáculo Didático e Epistemológico.
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Internet: usos e possibilidades no ensino de Matemática; Mudanças de paradigmas teóricos e metodológicos na formação dos professores de Matemática; Integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no currículo de Matemática; Objetos de aprendizagem de Matemática: produção e avaliação; Softwares livres na Educação Matemática; Recursos Educacionais Abertos para o ensino de Matemática.
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Aspectos gerais da metodologia da resolução de problemas; A resolução de problemas no ensino de Matemática; Prática na resolução de problemas de Matemática; Estudo de problemas de Matemática com aspectos não usuais em relação ao ensino formal; A resolução de problemas e a prática da investigação em Matemática Básica; Modelagem Matemática; Definição de modelagem para além da aplicação do Ensino de Matemática; Modelagem como método de pesquisa e como atividade colaborativa; Exemplos de modelagem.
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Aspectos históricos da Etnomatemática. As dimensões da Etnomatemática. Etnomatemática e Educação Matemática. A pesquisa de conhecimentos etnomatemáticos de grupos socioculturais. O diálogo entre conhecimentos etnomatemáticos e o currículo de matemática.
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Introdução ao Enfoque Histórico-Cultural na Educação. Introdução à Didática Desenvolvimental. Sistemas Didáticos da Didática Desenvolvimental. Didática Desenvolvimental e Educação Matemática. Experiências de ensino e aprendizagem em Matemática sob o aporte da Didática Desenvolvimental.
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LaTeX, Introdução à computação. Introdução à linguagem científica de programação do curso. Introdução aos métodos básicos de cálculo numérico: integração, diferenciação, cálculo de raízes de equações algébricas, interpolação, ajuste de curvas. Desenvolvimento de algoritmos para solução de equações diferenciais.
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Retrospectiva histórica e estado-da-arte em robôs educacionais e móveis; Definições e características de um robô. Tecnologias e nomenclatura técnica em robótica. Elementos de um sistema robótico (bloco de Microcontrolador, sensor, atuador, Elementos de máquinas). Tipos de robôs. Estruturas cinemáticas de um robô. Modos de programação. Linguagens robóticas. Kits de robótica; Aplicações da Robótica na Educação.
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Erros e medidas: noções básicas. Gráficos lineares, mono-log e log-log. Linearização de funções. Atividades práticas de laboratório e/ou experiências computacionais com o objetivo de verificar determinado fenômeno ou lei física: Movimento em uma, duas e três dimensões. As Leis de Newton (Primeira, Segunda e Terceira Lei de Newton). Tipos de forças. Dinâmica de uma partícula. Trabalho e energia. Conservação de energia. Sistemas conservativos e dissipativos. Sistemas de partículas, colisões, cinemática e dinâmica da rotação. Momento angular. Equilíbrio dos corpos rígidos, Gravitação. Propriedades da matéria: densidade, elasticidade. Estática e dinâmica dos fluidos. Oscilações e movimento harmônico simples. Amortecimento e ressonância. Movimento oscilatório, ondas elásticas, acústicas e propriedades térmicas da matéria.
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Fontes de Campo Magnético. Lei de Biot-Savart. Lei de Ampère. Força magnética. Indução magnética. Lei de Faraday. Lei de Lenz. Circuito RL. Oscilações eletromagnéticas e Correntes Alternadas. Circuito RLC. Equações de Maxwell. Espectro eletromagnético. Natureza e propagação da luz. Interferência e Difração.
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Noções básicas de teorias de aprendizagem e ensino como sistema de referência para análise de questões relativas ao ensino da Física nos níveis médio e fundamental: Uma breve introdução, de forma geral, ao comportamentalismo, cognitivismo e humanismo e as implicações para o Ensino. Introdução a Teoria da Aprendizagem Significativa e o ensino de Ciências e de Física. Introdução a Pedagogia de Paulo Freire e o ensino de Ciências e de Física. Estratégias e organização de propostas de Ensino de Física sob diferentes perspectivas, relacionando-as aos referenciais teóricos que as respaldam, podendo contemplar, a critério do (a) docente: A abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade. Ensino de História das Ciências e da Física. Situação de estudo. Abordagem Temática. Sequências de Ensino, Unidades de Ensino Potencialmente Significativas UEPS. Práticas pedagógicas inovadoras, as quais podem contemplar: Ensino por Projeto, Sala de aula invertida, Gamificação, entre outras.
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Telescópios e Detectores; Sistema Solar e Exoplanetas; Classificação espectral de estrelas; Escalas de magnitudes; Diagrama H-R e Evolução Estelar; A morte das estrelas; Aglomerados de estrelas; Estrelas binárias e variáveis; Escalas de distâncias; A Via Láctea; Galáxias; Núcleos ativos de galáxias e buracos negros supermassivos; Grupos e Aglomerados de Galáxias; Distribuição de galáxias no universo; Lentes gravitacionais; A origem do universo; Matéria escura e energia escura.
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Revisão de mecânica Newtoniana; Movimento em 1, 2 e 3 dimensões; Forças dependentes da posição, da velocidade e forças de impulso; Dinâmica de sistemas de partículas e suas leis de conservação; Problemas de colisão; Oscilações; Movimento sob ação de uma Força central.
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Atividades práticas de laboratório e/ou experiências computacionais com o objetivo de verificar determinado fenômeno ou lei física: Carga elétrica, Lei de Coulomb, Campo elétrico, Lei de Gauss, potencial elétrico, corrente elétrica, resistência elétrica, resistividade, circuitos de corrente contínua, geradores químicos e térmicos de força eletromotriz, propriedade dos dielétricos, capacitância e capacitores, campo magnético, força eletromotriz induzida, Lei de Biot-Savart, Lei de Ampère. Reflexão e refração, Refração em prismas, Espelhos planos, Lentes esféricas, Instrumentos ópticos, Redes de difração, Polarização, O efeito fotoelétrico, Raias Espectrais, entre outros experimentos de Ótica e de Física Moderna.
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Relatividade. Quantização da carga, luz e energia. Modelos atômicos. Propriedades ondulatórias de partículas. Equação de Schrödinger e sistemas quânticos simples.
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Física Atômica. Física Estatística. Física das Moléculas. Física do Estado Sólido. Física Nuclear. Física de Partículas. Astrofísica e Cosmologia.
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Cálculo variacional e problemas de extremalização; o princípio de D'Alembert do trabalho virtual; o princípio de Hamilton e as equações de Euler-Lagrange; Teorema de Noether; O problema de dois corpos; Oscilações Acopladas; Movimento de corpos rígidos; Equações de Hamilton-Jacobi.
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Lei Zero da Termodinâmica; temperatura; substância pura; equações de estado; trabalho;334 primeira lei da termodinâmica; energia interna; calor; máquinas térmicas; segunda lei da termodinâmica; entropia; funções de Helmholtz e de Gibbs; teorema de Nernst; terceira lei da termodinâmica; teoria cinética. Potenciais Termodinâmicos.
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Lei de Coulomb. Campo elétrico. Potencial elétrico. Cálculo do campo e do potencial elétrico para distribuições contínuas de cargas. Lei de Gauss para o campo elétrico. Campo magnético e Lei de Ampére. Circuitos e conservação da carga. Indução magnética e lei de Faraday. Lei de Ampére-Maxwell e as equações de Maxwell.
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O campo eletromagnético. Leis de Conservação. Ondas eletromagnéticas. Transformações de calibre. Potenciais retardados. Propagação de Ondas em meios condutores e não condutores, polarização. Regiões de contorno, transmissão, reflexão e refração. Guias de ondas. Ressonadores de cavidade. Emissão de radiação. Potenciais de Lienard-Wiechert.
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Introdução aos conceitos quânticos. Observáveis. Equações de Evolução. Potenciais Unidimensionais. Formalismo Matemático. Equação de Schrödinger em 3 dimensões. O momento angular. O átomo de hidrogênio.
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Partículas Idênticas. Spin. Adição de Momento Angular. Teoria de Perturbação Independente e Dependente do tempo. Aproximação WKB. Sistemas de dois níveis.
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1) Mecânica do Sistema Solar: Observando o céu. Órbitas e gravidade. 2) Estrutura e Formação do Sistema Solar: Planetas. Corpos menores e Transnetunianos. Formação do Sistema Solar. Exoplanetas. 3) A Terra e a Lua: Rotação da Terra. Estações. Fases da Lua. Marés. Eclipses. 4) Radiação: Natureza da Luz. Radiação eletromagnética. 5) Espectros. Estrutura do Átomo. Formação de linhas espectrais. Efeito Doppler. 6) Telescópios e detectores: Telescópios. Detectores ópticos e instrumentos. Infravermelho. Rádio-telescópios. Astronomia espacial. 7) O Sol: Atmosfera. Atividade. Ciclo solar. Interior solar. Produção de Energia. 8) Estrelas: Brilho. Cor. Classificação Espectral. Diagrama HR. Estrelas Binárias. 9) Distâncias: Paralaxe. Escalas de distâncias. Estrelas Variáveis. 10) Evolução Estelar: Evolução após a Sequência Principal. Gigantes Vermelhas. Nebulosas Planetárias. 11) Objetos Compactos: Fim de vida das estrelas de alta massa. Estrelas de nêutrons. Pulsares. Buracos Negros. 12) Nossa Galáxia: Meio Interestelar: Componentes. Formação de estrelas. A Via Láctea: Estrutura. Curva de Rotação. Massa da Galáxia. Formação da galáxia. 13) Galáxias Normais e Ativas: Tipos de galáxias. Propriedades das galáxias. Galáxias ativas. Lentes gravitacionais. 14) Estrutura do Universo: Distribuição de galáxias no espaço. Evolução de galáxias. Matéria escura. 15) Cosmologia: Idade do Universo. Modelos do Universo. Big Bang. Universo inflacionário.
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1) Conceitos Básicos de Astrofísica: Espectro eletromagnético; Radiação de Corpo Negro; Formação de Linhas Espectrais; Intensidade; Fluxo. 2) Medidas Estelares: Magnitudes; Índices de cor; Luminosidade; Temperatura; Estrelas binárias; Massas; Raios; Rotação; Composição química 3) Espectros Estelares: Equação de Transporte Radiativo; Classificação Espectral; Diagrama H-R. 4) Estrutura Estelar: Equações Básicas da Estrutura Estelar; Produção e Transporte de Energia; Convecção. 5) Evolução Estelar: A Sequência Principal; Evolução após a Sequência Principal; Estágios Finais da Evolução Estelar (anãs brancas, colapso gravitacional, estrelas de nêutrons, buracos negros) 6) Meio Interestelar: gás e poeira interestelar; processos físicos 7) Nuvens moleculares e formação de estrelas.
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O Sol: Características Físicas e Químicas; Atividade solar, Interação Sol-Terra. A Terra: Características Físicas e Químicas; A atmosfera terrestre e a vida; Movimentos da Terra e consequências meteorológicas. Radiação solar: Interação com a atmosfera e a biosfera; Balanço da energia radiante. Fontes de energia. Uso e aplicações da tecnologia Nuclear. Física e Sociedade: avanços tecnológicos, poluição ambiental, desenvolvimento sustentável.
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Os problemas da origem e da justificação do conhecimento: dos antigos gregos à atualidade. A física antes da época moderna: o aristotelismo e a física medieval. A física dos modernos: Copérnico, Kepler, Galileu, Descartes, Newton. A epistemologia empirista-indutivista. As epistemologias do século XX: Bachelard, Popper Kuhn, Lakatos, Bunge, Feyerabend, Toulmin, Laudan. A física no século XX. As implicações da história e da epistemologia da física para o ensino.
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Gênese da área de Ciências da Natureza na educação básica e, em particular, da disciplina de Física no currículo escolar; introdução ao estudo da psicologia aplicada ao ensino e à aprendizagem de conteúdos de Física (Teorias behavioristas; Teorias cognitivistas; O sócio interacionismo; Teorias Humanistas); perspectivas metodológicas para aplicação em sala de aula.
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Radiação solar interação com a atmosfera e a biosfera. Balanço da energia radiante. Vento e Circulação Geral da atmosfera. Fluxos de energia. Fluxos de massa (CO2 e vapor d´água). Evapotranspiração. Umidade do ar. Precipitação. Mudanças no uso e ocupação do solo e suas implicações no clima.
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O que é Sensoriamento Remoto. Influência da Atmosfera. Interação da energia com a superfície da terra. Sensores. Satélites. Recepção, armazenamento e distribuição dos dados. Interpretação e análise dos dados. Aplicações em Estudos Ambientais. Aplicações em Educação.