Jornalismo
Graduação / BACHARELADO
Atualizado em 03/08/2023 às 10h47
Noturno
Presencial
4 anos
50
Juazeiro do Norte
Coordenação: Prof. ELANE ABREU DE OLIVEIRA
Bloco E, Sala E09
A graduação em Comunicação Social visa formar profissionais na área de jornalismo, assim, responsáveis por pensar em notícias que sejam de interesse público, investigar, apurar a matéria, gravar vídeos ou áudios, fotografar, redigir o texto e, por fim, publicar a matéria. Na UFCA, esse curso oferece a possibilidade aos estudantes de se aprofundarem nas diversas áreas de atuação jornalista, como radiojornalismo, telejornalismo, jornalismo impresso, jornalismo digital, fotojornalismo e assessoria de imprensa.
Semestre 1
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Abordagem dos principais pressupostos teóricos e metodológicos para a utilização dos procedimentos e técnicas da investigação documental com vistas à elaboração de trabalhos técnico-científicos, oferecendo subsídios básicos que orientem o aluno na elaboração de textos técnicos e científicos. Etapas da pesquisa documental. Estrutura de trabalhos técnico-científicos.
Bibliografia
- CARVALHO, Maria Cecília (org). Construindo o saber: metodologia científica ? fundamentos e técnicas. Campinas: Papirus, 2012.
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O que é jornalismo. Função social do jornalismo, o conceito de notícia, o processo de produção da notícia. Fundamentos epistemológicos para uma teoria do jornalismo.
Bibliografia
- Jornalismo pós-industrial: adaptação aos novos tempos.
- Para pensar critérios de noticiabilidade
- O nascimento do jornalismo moderno: Uma discussão sobre as competências profissionais, função e os usos da informação jornalística
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A disciplina propõe o exame da formação da Filosofia e o debate introdutório sobre seus campos de investigação. Nesta perspectiva, a disciplina está voltada para as reflexões que abarcam os usos, as possibilidades e os limites da razão, do conhecimento, da ciência e da ética, especialmente a partir de um percurso histórico que possa contribuir para as tematizações referentes à cultura contemporânea.
Bibliografia
- Reale, G. & Antiseri, D.. História da Filosofia (7 Volumes). . Paulus. 2009
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Discussão das condições históricas e das grandes correntes do pensamento social que tornaram possível o surgimento da sociologia como ciência. Debate das polêmicas que constituem o campo de reflexão desta disciplina (objeto e método); visão geral e crítica das grandes correntes sociológicas e de seus respectivos conceitos.
Bibliografia
- Slides - Saude, doenca, deficiencia
- Link para o texto
- Gênero e Sexualidade
- Questões sociológicas: perguntas e respostas - App "Minha Biblioteca"
- Questões sociológicas: perguntas e respostas
- Marx - O caráter fetichista da mercadoria
- Durkheim O suicídio
- interacoes sociais e vida cotidiana
- O curso da vida
- Midia
- Crime e desvio de conduta
- Familias e relacionamentos intimos
- Trabalho e emprego
- Plano de curso
- Link para o texto em pdf
- Slides - Mídia
- O que é sociologia? App "Minha Biblioteca"
- Link para o texto em pdf - Capítulo 19, Mídia
- Link para o texto - Capítulo 19 - Mídia
- O que é sociologia?
- Weber - Os três tipos puros de dominação legítima
- Slide
- Slide - Marx - Formulacoes Teoricas
- Slides - Durkheim - Formulacoes Teoricas
- Slides - Weber
- Saúde, doença, deficiência - pdf
- Saúde, doença e deficiencia
- Link para o texto no app "Minha biblioteca"
- GIDDENS, Anthony. Sociologia.. . Porto Alegre: Penso. 2023
- FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação.. . São Paulo: Cosac Naify. 2013
- BOURDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do julgamento. . São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk. 2007
- DURKHEIM, Émile.. O Suicídio. . São Paulo: Martins Fontes. 2000
- MARX, Karl.. Os Economistas - Karl Marx. . Editora Nova Cultural. 1996
- WEBER, Max.. Economia e Sociedade: fundamentos da Sociologia compreensiva.. . Brasília: Edutora Unb. 1994
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Sujeitos ficcionais. Vozes do texto. O olhar da narrativa. Autor, texto, leitor. Denotação e Conotação. Modos de ordenar o tempo e o espaço na narrativa. Descrição, Narração e Dissertação. Texto de informação. Texto de opinião. Práticas de texto.
Bibliografia
- Jana Viscardi. Escrever sem medo: um guia para todo tipo de texto. 1a.. Planeta. 2024
- O que saber antes de começar a escrever (Cap 01 - Livro Escrever sem medo: um guia para todo tipo de texto)
- William Zinsser (Tradutor Bernardo Ajzenberg). Como escrever bem: o clássico manual americano de escrita jornalística e de não ficção. 1a.. Fósforo. 2021
- Parte 01 - Princípios (Livro Como escrever bem - William Zinsser)
- Itamar Vieira Jr. Torto Arado. 1a.. Leya. 2018
- (Po)éticas da escrevivência. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
- Gilmar de Carvalho. Parabélum. 2a.. Armazém da Cultura. 2014
- Rocha Pombo. Dicionário de Sinônimos da Língua Portuguesa. 2a.. Academia Brasileira de Letras. 2011
- Indice (Livro Dicionário de Sinônimos da Língua Portuguesa)
- Francine Prose (Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges). Para ler como um escritor: um guia para quem gosta de livros e para quem quer escrevê-los. 1a.. Zahar. 2008
- Leitura atenta (Cap 01 - Livro Para ler como umk escritor - Francine Prose)
Semestre 2
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Estudo da cultura brasileira a partir da revisão dos autores clássicos da Antropologia brasileira. História da cultura nacional. História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Cultura popular caririense.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Delimitações do objeto e campo da comunicação. Diferenças entre comunicação e comunicação midiatizada. A Sociedade de massas. Compreensão de diferentes correntes da teoria da comunicação: a) Os estudos norte-americanos e a perspectiva funcionalista; b) A teoria crítica da Escola de Frankfurt; c) A sociedade do espetáculo.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Os fenômenos estéticos e a cultura de massa. As transformações da obra de arte em função da reprodutibilidade técnica. Os desdobramentos da arte a partir das vanguardas estéticas até os nossos dias. A crise da arte contemporânea e a relação entre arte e comunicação na sociedade informacional.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Estudos da sintaxe da linguagem visual, tipografia, linguagem das cores, hierarquia visual, composição gráfica (layout), infografia, criação de selos, visualização de dados e produção gráfica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Os campos de atuação do Jornalista: jornalismo impresso, telejornalismo, radiojornalismo, jornalismo digital e assessoria de imprensa; A narrativa jornalística: adequação da linguagem às diferentes plataformas midiáticas; Características e linguagem do Jornalismo na TV, no rádio, nos veículos impressos e na internet. Assessoria de Imprensa: conceitos básicos; A construção da notícia; A cobertura jornalística.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 3
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
História da fotografia e seus usos e funções na sociedade. A máquina fotográfica e seu funcionamento. A luz e os conceitos básicos. A iluminação artificial (flash e luz contínua) e luz natural. Abertura, velocidade e tipos de objetivas. O laboratório: a revelação e a cópia. A migração para a era digital. Os dispositivos móveis e a internet. A fotografia e suas várias aplicações na sociedade. A fotografia e a arte. As formas de leitura e interpretação das imagens fotográficas.
Bibliografia
- KOSSOY, Boris.. Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo. . Ateliê Editorial. 2007
- SONTAG, Susan.. Sobre fotografia. . Companhia das Letras. 2004
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Comunicação em sociedades de massa e processos políticos. Comunicação e democracia. A esfera pública. O conceito de opinião pública. Cenário de Representação da Política, agendamento e espetacularização dos processos políticos. O marketing político como elemento de construção de opinião pública eleitoral. Discurso político. Jornalismo Político.
Bibliografia
- BRIGGS, Asa e BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutemberg à internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.
- RUBIM, Antônio Albino (org.) Comunicação e Política: conceitos e abordagens. Salvador: EDUFBA, 2004.
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A disciplina visa trabalhar a compreensão dos gêneros jornalísticos informativos. Entrevista e reportagem. Pauta e fontes de informação. Estilos de entrevista e técnicas de reportagem. Jornalismo Interpretativo.
Bibliografia
- Gêneros e formatos jornalísticos: um modelo classificatório
- Jornalismo pós-industrial: adaptação aos novos tempos.
- O design no jornal impresso diário
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Surgimento dos Estudos Culturais. Estudos Culturais na América Latina. O receptor e os produtos midiáticos. Introdução ao estudo dos signos. Elementos de Semiologia e Semiótica. Estudo da Cibercultura e a sociedade informacional.
Bibliografia
- Mutações Bastardas em Comunicação
- Cidade-Ciborgue: a cidade na cibercultura
- Semiótica e Comunicação
- A Sociedade em Rede
- Comunicação e Estudos Culturais
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
História do Rádio no Brasil: emissoras de Rádio AM e FM. Ética no radiojornalismo. Rádio na Internet. Características do rádio. Elementos da linguagem radiofônica. Redação Jornalística. Princípios e técnicas de locução radiofônica. Gêneros e formatos do rádio. Entrevistas radiofônicas. Reportagem radiofônica. Produção e edição de noticiários.
Bibliografia
- manual de radiojornalismo UFCA
Semestre 4
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A História do Telejornalismo. O telejornalismo brasileiro. A Televisão Pública. A Televisão Comercial. Os Gêneros e Formatos em TV. O texto em TV.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Estudo da opinião no jornalismo. Os gêneros jornalísticos na tradição ibero-latino-americana. Os gêneros opinativos no jornalismo brasileiro.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
História do fotojornalismo no século XX. O fotojornalismo no Brasil. Distinção: a fotografia documental e a fotografia como documento. Processos fotográficos: trabalho editorial no jornalismo. Fazeres do ofício jornalístico. A era digital e os novos paradigmas na fotografia jornalística. A escolha do objeto e o desenvolvimento de do discurso fotográfico. Desenvolvimento de ensaios fotográficos. Análise crítica do material fotojornalístico.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Produção, edição, pós-produção de radiojornal e de documentário.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Compreensão e estudo da cibercultura. O ciberespaço e as novas tecnologias da comunicação. A convergência dos meios. A Mobilidade e a comunicação em rede. Socialidade e sociabilidade em redes digitais (redes sociais, cooperação e participação). O papel das mídias no ciberespaço. O jornalismo como produto cultural das mídias digitais. Aspectos filosóficos da cibercultura. Análise dos diversos aspectos da cibercultura (cidade, arte, corpo, sociabilidade, política, interatividade, redes sociais, economia, trabalho).
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 5
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O Telejornal e a produção de conteúdo. O telejornalismo das TVs abertas e fechadas. A entrevista no telejornal. O telejornalismo regional e local. A cobertura do telejornalismo em Rede. As novas tecnologias no telejornalismo. A convergência midiática na produção jornalística televisiva. O uso do conteúdo colaborativo no jornalismo de TV.
Bibliografia
- manual de telejornalismo ufca
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Estudo da programação visual de veículos de comunicação impresso e online. Estudos dos processos de diagramação.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O que é e como funciona uma assessoria de imprensa. Qual o seu papel, objetivos e formas de atuação. As assessorias de imprensa de entidades públicas, privadas. A questão ética e a relação com os meios de Comunicação. O papel do assessor. O planejamento de projetos de comunicação. Comunicação Interna. Comunicação Externa. Estratégias de Comunicação. A produção de releases para diferentes plataformas midiáticas.
Bibliografia
- Associação Brasileira de Comunicação Pública. Guia de Comunicação Pública. . ABC Pública. 2021
- Jorge Duarte. Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia: teoria e técnica. . Atlas. 2018
- Assessoria de imprensa e visibilidade: a imagem-conceito das organizações no incontrolável domínio da notícia
- KOPLIN, Elisa; FERRARETO, Luiz Artur. Assessoria de Imprensa: teoria e prática. . Summus. 2009
- Fenaj. Manual de Assessoria de Imprensa. . Fenaj. 2007
- A personalização dos contatos com a mídia e a construção da imagem das organizações
- Maristela Mafei. Assessoria de Imprensa: como se relacionar com a mídia. . Contexto. 2005
- Mario Rosa. A Era do Escândalo.. . Geração Editorial. 2003
- Assessoria de imprensa: o caso brasileiro.
- Fenaj ? Federação Nacional dos Jornalistas
- ABRACOM ? Associação Brasileira das Agências de Comunicação
- Agência Cariri
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Antropologia como ciência. Formas simbólicas e de construção de discurso nas sociedades pré-capitalistas. Formas simbólicas de representação e suas implicações na vida das sociedades complexas. Manifestações sociais contemporâneas. Antropologia e a Comunicação. Visão global acerca das formas de construção de um discurso.
Bibliografia
- François Laplantine. Aprender Antropologia. . Brasiliense. 2002
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Introdução ao Ciberjornalismo. Redes Digitais. Jornalismo na Internet. Características do Ciberjornalismo. Formas da narrativa do Ciberjornalismo. Estudo de casos existentes. O ciberjornalismo e as relações pessoais. O ciberjornalismo e a sociedade. Agências de notícias: distribuição de material jornalístico em tempo real. Determinação da abordagem, planejamento das etapas e viabilidades. Produção de site para veiculação do material produzido.
Bibliografia
- Daniela Bertocchi. Dos dados aos formatos: a construção de narrativas no jornalismo digital. . Appris. 2016
Semestre 6
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Estudo da cultura popular e das principais manifestações artísticas da região. A interface entre a comunicação e a cultura popular.
Bibliografia
- Peter Burke. A cultura popular na idade moderna. . Companhia das letras. 2010
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo da ética aplicada à atividade jornalística. Estudo do ordenamento jurídico brasileiro em questões relacionadas ao jornalismo. Estudo das práticas sociais e éticas ambientais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
128 horas.
Professores
Ementa
Planejamento, prática e edição de produto jornalístico impresso. Discussões sobre as opções e alternativas de elaboração do texto jornalístico, associado à fotografia e à edição e diagramação.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O campo da Comunicação e suas interfaces. A pesquisa em Comunicação. O percurso tema-problema-pergunta-hipótese. Metodologias de pesquisa: quantitativa e qualitativa. Pesquisa de campo. Instrumentos de coleta de dados, entrevistas e questionários. A prática da pesquisa: seleção do corpus da pesquisa. A construção de categorias, os dados bibliográficos e documentais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 7
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A sociedade e as organizações. Cultura Organizacional. Identidade e imagem institucional. Constituição da comunicação integrada. Planejamento da comunicação institucional. Gestão da comunicação nas crises.
Bibliografia
- MEDEIROS, Armando Medeiros; CHIRNEV, Lilian. Guia de Comunicação Pública.. . Associação Brasileira de Comunicação Pública. 2021
- Joana d?Arc B Félix (Org.). Comunicação estratégica: a visão de renomados autores em cinco países. Brasília. . Rede Integrada. 2020
- A IMPORTÂNCIA DO COMPLIANCE NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
- Jorge Duarte. Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia. . Atlas. 2018
- KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. . Sextante. 2017
- KUNSCH, Margarida M. K.. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 6ª edição. Summus. 2016
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A comunicação comunitária com base na organização de segmentos sociais. Os movimentos sociais e suas formas de comunicação. História e prática do sindicalismo no Brasil. Comunicação para o Terceiro Setor fundamentos e práticas.
Bibliografia
- Hannah Arendt. Origens do totalitarismo. . Companhia das letras. 2009
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Ementa: As Modalidades de Trabalho de Conclusão de curso. Trabalho monográfico e trabalho de Produto em Jornalismo. Etapas de elaboração de projetos de pesquisa. Criação e desenvolvimento de projeto de pesquisa em comunicação Social e Jornalismo. Redação da proposta de projeto e início de sua realização.
Bibliografia
- Antonio Carlos Gil. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 7a.. Atlas. 2022
- Como encaminhar uma pesquisa / Por que elaborar um projeto de pesquisa (Livro Como Elaborar Projetos de Pesquisa)
- Débora Diniz & Ana Terra. Plágio - Palavras Escondidas. 1a.. Fiocruz. 2014
- Intertexto (Cap 02 - Livro Plágio - Palavras Escondidas)
- Débora Diniz. Carta de uma orientadora: o primeiro projeto de pesquisa. 1a.. LetrasLivres. 2013
- O encontro com a pesquisa (Cap 04 - Livro Carta de uma orientadora)
- Jornalismo como campo de pesquisa
- Estratégias, por quê? (Introdução Livro Estratégias Sensíveis - Muniz Sodré)
- Muniz Sodré. Estratégias Sensíveis: afeto, mídia e política. 1a.. Vozes. 2006
- Notas sobre a experiência e o saber de experiência
Semestre 8
Carga Horária
200 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Leis e diretrizes gerais de Estágio. O cotidiano das práticas profissionais nos setores de produção, redação e edição jornalísticas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
180 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Revisão de literatura. Organização das seções. Escritura do texto. Apresentação para banca avaliadora.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Disciplinas Optativas
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Fundamentos historicoculturais da Libras e suas relações com a educação dos surdos. Parâmetros e traços lingüísticos da Libras. Cultura e identidades surdas. Alfabeto datilológico. Expressões não-manuais. Uso do espaço. Classificadores. Vocabulário da Libras em contextos diversos. Diálogos em língua de sinais
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Reflexão sobre saúde, doença e a subjetividade. O estudo da Psicologia como campo científico. As correntes da Psicologia. Interfaces entre a Psicologia e a Comunicação. Estudo de temas cruciais em Psicologia.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
O jornal como documento histórico. Imprensa e Historia do Brasil. Nascimento da imprensa. O papel do jornal no I e II Império. Imprensa em tempos de ditadura. Imprensa e democracia. Jornalismo e globalização.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Focos narrativos. Sujeito do enunciado e sujeito da enunciação. Tempo, espaço e sujeitos ficcionais. Características do romance-reportagem. O novo jornalismo. Divergências e convergências entre o jornalismo e a literatura. O livro-reportagem como gênero jornalístico. Perfil, biografia e memorialismo.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Entender a cultura como um fenômeno do cotidiano e não apenas como arte. Buscar diálogos do jornalismo com a Antropologia. Praticar e compreender os diversos gêneros possíveis no jornalismo cultural. Compreender a relação entre estado e cultura e analisar as políticas públicas de cultura praticadas no Brasil.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Entender as relações cada vez mais imbricadas entre educação, comunicação e tecnologia. Conhecer a prática de educação dialógica, proposta por Paulo Freire. Conhecer experiências no Brasil e no mundo de educação e comunicação. Estudos de recepção e leitura crítica dos meios de comunicação. Desenvolver uma experiência de campo de educação e comunicação.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Breve história do cinema brasileiro. Visões da sociedade brasileira através do cinema. Indústria cinematográfica, cinema de autor e cinema alternativo no Brasil. Cinema e História. Cinema e Cidade. Cinema e Política. Cinema e Violência. Cinema e Subjetividade.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
As relações entre a comunicação e a cidade. Os usos da cidade na circulação urbana. As mídias na rua e suas interferências na vida cotidiana. As práticas culturais das tribos urbanas e suas tramas midiáticas. A cidade e sua pluralidade de trocas comunicacionais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Aprofundamento de técnicas de radiojornalismo. Planejamento, produção e edição de programa radiojornalístico semanal ou diário que seja veiculado.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Jornalismo especializado na TV. Programas temáticos. A grande reportagem. O debate em TV. A entrevista em estúdio de TV. O documentário jornalístico. A Produção e edição de telejornais para múltiplas plataformas digitais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo das relações entre mídia, esportes e cultura brasileira.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Introdução ao Jornalismo Econômico. Princípios de economia,. Formação econômica do Brasil. Economia, política e sociedade. Economia internacional e comércio exterior. Tecnologias da informação, economia e governabilidade. Finanças públicas. Comunicação estatística. Microeconomia. Macroeconomia. Economia política da mídia.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Definição de crônica. A presença da crônica na mídia brasileira. O espaço urbano e as formas de descrevê-lo. A crônica e a observação do cotidiano.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Trabalho prático em fotografia documental. Escolha, pesquisa e desenvolvimento de um tema/assunto. Questões relativas ao planejamento e execução de séries fotográficas. Acompanhamento e orientação dos projetos. Edição fotográfica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Ideologia e poder. As bases metodológicas para Análise do Discurso. Escola Francesa de Análise do Discurso. Discurso das Mídias. Processo de construção discursiva nas diferentes plataformas midiáticas (TV, rádio, impresso, internet, fotografia).
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Pesquisa e recorte do objeto. Planejamento e produção de séries imagéticas. Acompanhamento de trabalhos individuais, recepção de material, edição e curadoria. Construção de narrativas e ensaios. Adequação das imagens para espaços expositivos e (ou) slides shows.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Organização de uma Agência de Comunicação. A elaboração de Planos de Comunicação. Comunicação Interna. Comunicação Externa. Estratégias de Comunicação. A produção de releases eletrônicos, impressos e digitais. Media Training. Elaboração de Planos de Gerenciamento de Crises.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Mapeamento das inovações e novidades em mídias digitais e sua aplicação ao jornalismo. Prática dos roteiros em hipermídia. Manutenção de blogs e de perfis em redes sociais. Prática em ferramenta de software para edição e gerenciamento de notícias no portal da disciplina na web. Prática no portal de notícias da UFC Cariri. Produção/edição de conteúdo audiovisual em sites na web. YouTube. Produção/edição de áudio digital (podcasts, streaming). Produção textual técnicas de redação em ambientes digitais. Reportagem hipermídia.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Semiótica conceito. O lugar da semiótica. O que é signo. Tipos de signos.Primeiridade, Secundidade, Terceiridade. Paradigma e sintagma, Eixos de Linguagem. Funções de Linguagem. A conotação, denotação. Polifonia, dialogismo. Semiótica da cultura.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
1. Noções de informática básica, algoritmos e lógica de programação; 2. Linguagens de programação: conceitos e aplicações no Jornalismo; 3. Introdução à programação: dado, informação, processamento de dados, variáveis e estruturas de dados, operadores, estruturas condicionais e de repetição, funções e bibliotecas; 4. Bases de dados, Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados e linguagem Structured Querry Language (SQL); 5. Programação em linguagem Python e bibliotecas para manipulação de dados.