Letras / Libras
Graduação / LICENCIATURA
Atualizado em 01/08/2024 às 17h33
Integral
Presencial
4.5 anos
40
Juazeiro do Norte
Coordenação: Prof. MIRIAM ROYER
letraslibras.iisca@ufca.edu.br
Bloco C, Sala 19
Profissional apto(a) para atuar como professor(a) da Língua Brasileira de Sinais nos diferentes níveis de ensino (Ensino Fundamental, Médio e Superior), seja na docência da sua área de competência ou na gestão do trabalho educativo. O campo de atuação do(a) licenciado(a) é no ensino de Libras como L1 (primeira língua para surdos) e L2 (segunda língua para ouvintes).
Semestre 1
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
História da surdez e dos surdos: aspectos clínico, sócio-antropológico e educacional. O impacto do Congresso de Milão na educação de surdos. Mitos em relação a língua de sinais. Legislação e surdez. As políticas de inclusão e exclusão sociais e educacionais. Abordagens educacionais na educação de surdos. Bilinguismo. Surdez e língua de sinais: experiência visual do surdo, criança surda, pais ouvintes e pais surdos, professores ouvintes e professores surdos.
Bibliografia
- GESSER, A. LIBRAS? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009.
- GOLDFELD, M. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sóciointeracionista. São Paulo: Plexus, 1997.
- SKLIAR, C. (Org). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.
- BRITO, L. Integração Social e Educação de Surdos. Rio de Janeiro: Babel, 1993. DORZIAT, A. Sugestões docentes para melhorar o ensino de surdos. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), Campinas, v. 1, n.108, p. 183-198, 1999.
- DORZIAT, A. Educação de surdos em tempos de inclusão. Revista Educação Especial, v. 28, n. 52, p. 351-364, maio/ago. 2015.
- LABORIT, E. O Vôo da Gaivota. Best Seller, 1994.
- LACERDA, C. B.; GOES, C. R. Surdez: processos educativos e subjetividade. São Paulo: Lovise, 2000.
- LANE, H. A máscara da benevolência: comunidade surda amordaçada. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.
- LEITÃO, V. M. Narrativas silenciosas de caminhos cruzados: história social de surdos no Ceará. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2003.
- LODI, A. C. B. Plurilingüismo e surdez: uma leitura bakhtiniana da história da educação dos surdos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 409-424, set./dez. 2005.
- LIMA-SALLES, H. M. M. (Org.). Bilinguismo dos surdos: questões linguísticas e educacionais. Goiânia: Cânone, 2007.
- SÁNCHEZ, C. La increible y triste historia de la sordera. Merida, Venezuela: CEPROSORD, 1990.
- SILVA, V. Educação de surdos: uma releitura da primeira escola Pública para surdos em Paris e do Congresso de Milão em 1880. In: QUADROS, Ronice Müller de (Org.). Estudos surdos I. Petrópolis: Arara Azul, 2006. p. 14-37.
- SKLIAR, C. Educação e exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. Porto Alegre: Mediação, 1997.
- SKLIAR, C. La educación de los sordos: una reconstruccion histórica, cognitiva y pedagógica. Mendonça: EDIUNC, 1997.
- STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. 3. ed. rev. Florianópolis: UFSC, 2013. THOMA, A. S.;
- LOPES, M. C. (Orgs.). A invenção da surdez: cultura, alteridade, identidade e diferença no campo da educação. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004.
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Conceitos de Literatura. Histórico da Teoria da Literatura. Linguagem literária: Formulações e problematizações. Teoria geral dos gêneros literários. Exame do texto Literário como entidade discursiva. Narrativas representativas da literatura brasileira dos Séculos XIX e XX.
Bibliografia
- Vídeo-aula: Um pouco da história da Literatura
- Teoria da Literatura Uma Introdução
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Visão socioantropológica da surdez. Aspectos históricos da educação de surdos e da formação da Libras. Relações entre surdos e ouvintes (educador, intérprete e família) e seu reflexo no contexto educacional. Noções básicas da estrutura linguística da Libras e de sua gramática. Filosofias educacionais aplicadas aos surdos e sua produção textual. Comunicação Básica em Libras. Conceitos básicos da Libras. Relação Libras/Português. Atividade Prática: prática da Libras vocabulários de sinais (alfabeto, números, semanas, calendários, cores, sinais de nome, etc).
Bibliografia
- ANDREIS-WITKOSKI, S. Introdução à libras: língua, história e cultura. 1. ed. Curitiba: UTFPR, 2015.
- HOUT, I.; SIPANS, P. O grande livro de Libras: Língua Brasileira de Sinais. 1ª ed. Rio de Janeiro: Camelot, 2021.
- STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. 3. ed. Florianópolis: UFSC, 2016.
- CAPOVILLA, F. C. Dicionário da Língua de Sinais do Brasil: A Libras em suas mãos. 1ª ed. São Paulo: EDUSP, 2017. - Volumes I, II, III.
- FELIPE, T. A. Libras em contexto. 7 ed. Brasília: MEC/SEESP, 2007.
- FERREIRA, L. Por uma gramática de Línguas de Sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1995.
- GESSER, A. Libras? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009.
- HONORA, M.; FRIZANCO, M. L. E. Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais: desvendando a Comunicação pelas pessoas usada elas pessoas com surdez. São Paulo: Ciranda Cultural, 2009. Volumes I, II, III.
- MORENO, J.; LOPES, M. Introdução aos Estudos da Língua Brasileira de Sinais. E-book Kindle.
- QUADROS, R. M. (Org.). Gramática da Libras [Livro eletrônico]. Petrópolis: Arara azul, 2021. V-book.
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Produção científica na universidade. Uso da biblioteca e acesso a outras fontes de informação na exploração de documentação bibliográfica. Orientação para a produção e interpretação de textos acadêmicos em Português e em Libras. Noções sobre métodos e conhecimento. Normas da ABNT: regras de formatação para trabalhos acadêmicos. Orientações para formatação de trabalhos acadêmicos em Libras gravados em formato de vídeo.
Bibliografia
- SEVERINO, Antonio Joaquim.. Metodologia do Trabalho Científico. e-book. Cortez. 2013
- MINAYO, Maria Cecília de Souza (Organizadora). Pesquisa social: teória, método e criatividade. 1. Petrópolis. 1994
- HÜHNE, Leda Miranda (Org.).. O ato de estudar.. 4. Agir. 1992
- FREIRE, Paulo.. Considerações em torno do ato de estudar: em três artigos que se completam. 1. Autores Associados/Cortez. 1989
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Introdução às ciências e à filosofia da linguagem. Definição do campo, do objeto dos estudos, e dos métodos da linguística. Conceitos de linguagem, língua e fala. Signo linguístico. Funções da linguagem. Língua e cultura. Níveis da descrição linguística. Noções elementares de história da Linguística e as abordagens modernas que envolvam língua de sinais.
Bibliografia
- LINGUA, LINGUAGEM, LINGUÍSTICA
- ESTRUTURALISMO
- ANGÉLICA FURTADO DA CUNHA. FUNCIONALISMO. . CONTEXTO. 2012
- GERATIVISMO: SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A LINGUÍSTICA
Semestre 2
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Definições de cultura. Cultura e identidade surda: fatores teóricos. Artefatos culturais e as línguas de sinais. Identificações e locais das identidades: família, escola, associação, etc. As identidades surdas multifacetadas e multiculturais. Atividades de prática como componente curricular (PCC).
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Teorias de aquisição da linguagem. Estágios de desenvolvimento linguístico na criança. Cognição e linguagem. Natureza do conhecimento linguístico na criança. Universalidade e uniformidade na aquisição da linguagem. O papel da experiência na aquisição. Aquisição da linguagem em língua de sinais comparada às línguas orais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
96 horas.
Professores
Ementa
Movimentos corporais e faciais. Diferenças nas expressões faciais gramaticais e afetivas. Uso dos parâmetros da Libras: configurações de mão, movimento, ponto de articulação, orientação da mão e direção da mão. Atividades de prática como componente curricular (PCC).
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Introdução às teorias curriculares tradicionais, críticas e pós-críticas na interface com a educação de surdos. Currículo, cultura, identidade, diferença, ideologia, linguagem, poder, cultura e política cultural. Relação entre estudos culturais e currículo na educação de surdos. Perspectivas pós-modernas, pós-estruturalistas e pós-colonialistas acerca do currículo. Atividades de prática como componente curricular (PCC).
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
As especificidades e singularidades das pessoas com deficiência intelectual, deficiência física, deficiência visual, surdez, altas habilidades/superdotação e autismo. Noções gerais sobre Educação Especial e Educação Inclusiva. A educação das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. O Atendimento Educacional Especializado AEE. O Atendimento Educacional Especializado para as pessoas surdas. Atividades de prática como componente curricular (PCC).
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 3
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Princípios gerais da Fonética Articulatória (parâmetros das línguas de sinais). Relação entre fonética e fonologia. Introdução às premissas da descrição e análise fonológica da Libras. Processos fonológicos básicos: regras fonológicas na formação do signo. Atividades de prática como componente curricular (PCC).
Bibliografia
- Linguística para o Ensino Superior
- Fonética e Fonologia.
- Descrição fonético-fonológico da língua de sinais brasileira (Libras)
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Psicologia e psicologia da educação. História, conceitos e campos de ação da psicologia na escola com surdos. Desenvolvimento e aprendizagem. Processos subjetivos. Psicologia e surdez: diagnóstico, planejamento e desenvolvimento.
Bibliografia
- AGRELLA, R.P.. Língua, subjetividade e opressão linguística: interrogações a uma pedagogia (ab)surda. Tese de doutorado. Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Educação, 2010. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000774005
- BISOL, C.; SPERB, T.M.. Discursos sobre a surdez: deficiência, diferenca, singularidade e construção de sentido. Psicologia: Teoria e Pesquisa, jan-mar, 2010, v.26(1). ISSN 1806-3446. Disponível em https://www.scielo.br/j/ptp/a/SQkcz9tT9tyhYBvZ4Jv5pfj/?format=pdf&lang=pt
- CUNHA, M.V. Psicologia da Educação. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
- FALCÃO, L. A. B. Surdez, cognição visual e Libras: estabelecendo novos diálogos. Recife: Autor, 2010.
- GOLDFELD, M.. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. São Paulo: Plexus, 2002.
- KELMAN, C.A.. Surdez e família: facetas das relações parentais no cotidiano comunicativo bilíngue. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 17, n. 33, p. 349-365, maio/ago. 2011. E-ISSN: 1981-0431. Disponível em: http://periodicos.unb
- MEDEIROS, R. N. B. de. Uma breve história dos movimentos sociais de surdos no Brasil da década de oitenta aos dias atuais: desafios e resistências por visibilidade/ Roberta Naianny Bezerra de Medeiros. Disponível em: https://repositorio.ifpb.edu.br/xmlui/handle/177683/1295
- PATTO, M.H.S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. 2ª Ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.
- QUADROS, R.M. de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
- SILVA, I.R.; KAUCHAKJE, S.; GESUELI, Z.M.. Cidadania, surdez e linguagem: desafios e realidades. São Paulo: Plexus, 2003.
- SKLIAR, C.. Psicologia e educação de surdos. In: SKLIAR, C. (org.). Educação & exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. Porto Alegre: Mediação, 1997.
- STROBEL. Karin2. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Editora UFSC, 2016.
- THOMA, A. da S.; LOPES, M.C. (orgs.) A invenção da surdez: cultura, alteridade, identidade e diferença no campo da educação. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004.
Carga Horária
96 horas.
Professores
Ementa
Exploração do Espaço de sinalização do ponto de vista linguístico e topográfico. Descrição visual de nível inicial: técnicas e habilidades. Uso de classificadores. Estudos das situações prático-discursivas da Libras mediante a aprendizagem e o uso de estruturas léxico-gramaticais de nível inicial para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e comunicativas. Atividades de prática como componente curricular (PCC).
Bibliografia
- Associações de surdos no Brasil
- Influenciadores surdos no Brasil
- libras 2
- imagem visual
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
História cultural dos surdos. Política surda. Resistências surdas. Pedagogia surda. A constituição do ser surdo: participação na vida em sociedade. Os movimentos surdos locais, nacionais e internacionais. Literatura surda e educação. Atividades de prática como componente curricular (PCC). Atividades de extensão universitária.
Bibliografia
- LOPES, M. C. Surdez e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
- SÁ, N. R. L. Cultura, poder e educação de surdos. São Paulo: Paulinas, 2006.
- SACKS, Oliver W. Vendo vozes: uma jornada pelo mundo dos surdos. São Paulo: Companhia de Bolso, 2010. 212 p. ISBN 9788535916089 (brooch.).Número de chamada: 305.908162 S119v (BCJN)
- 2. Perlin, Gladis e Strobel, Karin. História cultural dos surdos: desafio contemporâneo. Educar em Revista [online]. 2014, disponível em
- CALDAS, A. L. P. Memórias, histórias e narrativas da liderança surda na luta pela cidadania: da semente plantada à árvore crescida. Revista Sinalizar, 2021. v. 6. Disponível em https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/69252/37712.
- GONÇALVES, J. C. A. Culturas surdas e o desenvolvimento de pedagogias surdas. In: KARNOPP, L.; KLEIN, M.; LUNARDI-LAZZARIN, M. L. (Org.). Cultura surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. Canoas: Ed. ULBRA, 2011, p. 295-329
- BRITO, M. D. O. .; SOUSA, M. de N. da S. .; MIRANDA, L. S.; RIBEIRO, M. J. .; LIMA, R. V. de .; MIRANDA, L. S. . A importância da Literatura surda de forma lúdica para a comunidade surda. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, [S. l.], v. 7, p. 143?152, 2023. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/137. Acesso em: 30 jul. 2024.
Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
Visão introdutória do objetivo da Psicolinguística dentro de um paradigma interdisciplinar entre a Psicologia e Linguística. Psicolinguística no contexto das ciências cognitivas, ciências computacionais e neurociências. Estudo dos modelos e, desenvolvimento, processamento e uso da linguagem na perspectiva da psicolinguística. A relação entre construção teórica e estudos experimentais para compreensão da estrutura da língua com foco na Libras.
Bibliografia
- Introdução a Psicologia
Semestre 4
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Aspectos históricos e culturais da escrita. Exploração e uso do sistema de escrita de língua de sinais: uso de softwares de SW. Compreensão dos códigos próprios da escrita de sinais. O alfabetismo na escrita da língua de sinais. Atividades de prática como componente curricular (PCC).
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Didática e experiência visual de surdos na educação infantil; ensino fundamental; ensino médio; ensino superior e ensino profissionalizante. O currículo na educação de surdos. Proposta de ensino para educação de surdos. Didática e dinâmica na aula de/com surdos. Propostas metodológicas e materiais didáticos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
96 horas.
Professores
Ementa
Descrição visual de nível intermediário: técnicas e habilidades. Uso de expressões não-manuais. Classificadores: papel e tipos de classificadores e restrições que se aplicam ao uso dos mesmos. Descrição imagética. Estudo das situações práticodiscursivas da Libras mediante a aprendizagem e o uso de estruturas léxicogramaticais de nível pré-intermediário para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e comunicativas. Inclusão dos aspectos socioculturais das comunidades surdas. Atividade de Prática como componente curricular (PCC).
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
As palavras e suas estruturas: os processos de formação de palavras (sinais). Morfemas: conceito, tipologia e análise morfológica. Estudo prático baseado em estudos realizados com diferentes línguas, inclusive com as línguas de sinais. Introdução aos estudos das regras, princípios e processos que regem a estrutura das frases, especificamente a ordem das palavras, com foco nas línguas de sinais. Introdução aos princípios gerais de teorias de sintaxe formalistas e funcionalistas e as aplicações das teorias para as línguas de sinais. A relação núcleo, argumentos e adjuntos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
Estudo de princípios de Linguística Aplicada (LA) e sua relação com o ensino e aprendizagem de línguas, com foco no ensino da Libras e o ensino de português para surdos. História de Linguística Aplicada no Brasil. Estudos do letramento em ensino de escrita e inclusão. A pesquisa em LA em diferentes contextos. Posicionamento crítico e interativo quanto ao processo de ensino e aprendizagem, no que concerne aos princípios fundamentais da LA. Atividades de prática como componente curricular (PCC).
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 5
Carga Horária
96 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Descrição visual de nível avançado: técnicas e habilidades. Estudo das situações prático-discursivas da Libras, mediante a aprendizagem e o uso de estruturasléxicogramaticais de nível intermediário para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e comunicativas. Inclusão dos aspectos socioculturais das comunidades surdas. Atividades de prática como componente curricular (PCC).
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
96 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A língua de sinais como primeira língua. A língua de sinais como segunda língua. Abordagens e metodologias no ensino-aprendizagem de segunda língua. Aspectos metodológicos do ensino da Libras na escola para surdos. Importância da inserção da escrita de sinais na educação dos surdos. Língua estrangeira, segunda língua e língua tradicional. O ensino de língua de sinais e a variação linguística. Aspectos temáticos, estruturais, linguísticos e a funcionalidade dos textos nos diferentes contextos sociais. Análise e produção de materiais didáticos para o ensino de Libras como L1 e L2. Atividades de prática como componente curricular (PCC). Atividades de extensão universitária.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Processo de leitura e de interpretação da escrita em língua de sinais. Compreensão dos grafemas próprios da escrita de sinais de nível intermediário. Produção escrita em língua de sinais através da utilização dos softwares. Alternativas didáticopedagógicas para o ensino da escrita de sinais. Atividades de prática como componente curricular (PCC). Atividades de extensão universitária.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Dimensões da significação: sentido, referência. Significação dos enunciados: acarretamento, pressuposição, asserção, negação, transitividade, operadores argumentativos, quantificadores. Significação e uso da linguagem: performatividade, atos de fala, máximas conversacionais. Enunciação e sentido. Aspectos sociais da pragmática e a língua de sinais. Descrição e interpretação de características linguístico-funcionais: troca de turno, estruturas gramaticais e léxico, unidades e coesão, coerência e sua relação com diferentes contextos socioculturais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 6
Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
Conceitos de bilinguismo, biculturalismo e educação bilíngue. Atitudes do ser bilíngue. Aspectos psicolinguísticos e neurolinguísticos no ser bilíngue. Pedagogia surda. Políticas linguísticas. Educação bilíngue para surdos e indígenas no Brasil: estrutura e legislação.
Bibliografia
- BRASIL. Relatório sobre a Política Linguística de Educação Bilíngue ? Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa. Brasília, DF, MEC/SECADI, 2014.
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Introdução à Literatura Surda. A expressividade estética e literária nas línguas de sinais. O gênero narrativo: estrutura e funções. Exploração visual e espacial das diferentes narrativas. As narrativas surdas: redescoberta da criação literária surda. Atividades de prática como componente curricular (PCC).
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
96 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo das situações prático-discursivas da Libras, mediante a aprendizagem e o uso de estruturas léxico-gramaticais de nível intermediário-avançado para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e comunicativas. Inclusão dos aspectos socioculturais das comunidades surdas. Atividades de prática como componente curricular (PCC). Atividades de extensão universitária.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Relações entre línguas e a sociedade. Estudos sociolinguísticos das línguas de sinais. Variação linguísticas. Famílias linguísticas. Línguas e dialetos. Comunidades de fala e línguas de sinais. Línguas em contato. Línguas emergentes. Crioulização. Mudança linguística. Registro e diglossia. Os usos sociais da variação. Atividades de extensão universitária.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Reflexão sobre as atuais abordagens de ensino e os princípios norteadores dos procedimentos metodológicos para o ensino e aprendizagem das habilidades linguísticas e comunicativas da Libras como L1. Estágio de observação, análise e relato das práticas pedagógicas utilizadas no ensino das habilidades linguísticas e comunicativas da Libras como L1.
Bibliografia
- O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM DO ALUNO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
- Aquisição da Língua de Sinais
- REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO/ PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Semestre 7
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Leitura: criação de vínculos leitor/texto. Interpretação: leitura nas entrelinhas. O diálogo sinalizado e a escrita de sinais. Da sinalização para a escrita e escrita de sinais atividades de retextualização. Processos de leitura em Libras e em escrita de sinais. Produção em Libras e em escrita de sinais. A implicação dos conhecimentos acadêmicos na sociedade. Atividades de prática como componente curricular (PCC). Atividades de extensão universitária.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Tipos de narrativa em línguas de sinais: histórias visualizadas, conto, piadas, poesias etc. As diferentes etapas utilizadas pelo contador de histórias para pessoas surdas. Literatura surda e educação. Produção e análise de narrativas. A literatura como um artefato cultural. Atividades de prática como componente curricular (PCC). Atividades de extensão universitária.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Produção de Libras acadêmico na perspectiva da metodologia científica e da análise de gênero. Normatização de trabalhos acadêmicos em Libras. Estrutura do discurso acadêmico filmado. Tecnologias de vídeo e seu impacto nas pesquisas sobre línguas de sinais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Conceitos de educação e sistemas. Constituições brasileiras no contexto sociopolítico. Educação básica: estrutura administrativa e funcionamento. As políticas, a legislação e as tendências educacionais para a Educação Básica, no contexto das mudanças estruturais e conjunturais da sociedade brasileira. Políticas para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio no Brasil e no Ceará, a partir da nova LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9394/96). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As políticas educacionais para surdos no Brasil.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Conceito de Direitos Humanos. Breve evolução dos Direitos Humanos. Características dos Direitos Humanos. Multiculturalismo e Direitos Humanos. A relação entre educação e direitos humanos na consolidação do estado democrático e da cidadania. A Declaração Universal dos Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Políticas e ações educacionais afirmativas. Direitos Humanos, diferenças culturais e desigualdades. Direitos Humanos e Educação de Surdos. Práticas de extensão universitária.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Reflexão sobre as atuais abordagens de ensino e os princípios norteadores dos procedimentos metodológicos para o ensino e aprendizagem das habilidades linguísticas e comunicativas da Libras como L2. Estágio de observação, análise e relato das práticas pedagógicas utilizadas no ensino das habilidades linguísticas e comunicativas da Libras como L2.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 8
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Modalidades de Trabalho de Conclusão de Curso. Elaboração de projetos e de produtos de TCC. Etapas de elaboração de projetos de pesquisa. Criação e desenvolvimento de projeto de pesquisa em português e em Libras.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Políticas linguísticas e planejamento linguístico. Conceitos de política linguística. Políticas Linguísticas e Subjetividades. Ações para valorização do status, da forma, da aquisição e ensino de línguas, em especial, da Língua Brasileira de Sinais e línguas de sinais. Do legal ao real: as legislações existentes e as suas aplicações para disseminação, valorização e usos da Libras. Concepção de Política Linguística para a Educação Bilíngue de Surdos. A aplicação dos conhecimentos na vida das pessoas. A implicação dos conhecimentos acadêmicos na sociedade. Atividades de extensão universitária.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Atividades de extensão com temáticas diversas ligadas ao Curso de Letras-Libras: cursos de iniciação ou de atualização; eventos: campeonatos, ciclo de estudos, circuitos, concertos, conferências, congressos, debates, encontros, oficinas, espetáculos, exposições, feiras, festivais, fóruns, jornadas, lançamento de publicações e produtos, mesas redondas, mostras, olimpíadas, palestras, recitais, semanas de estudos, seminários, simpósios e torneios, entre outras manifestações similares que congreguem pessoas em torno de objetivos específicos. Atividades com foco na relação dos conhecimentos acadêmicos do curso com a sociedade.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
PConhecimento dos princípios norteadores dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Aplicação das orientações curriculares no planejamento da disciplina e na elaboração de aulas de Libras como L1 para o Ensino Fundamental II e Médio. Avaliação, planejamento e elaboração de materiais pedagógicos diversos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Conhecimento dos princípios norteadores dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Aplicação das orientações curriculares no planejamento de disciplina e na elaboração de aulas de Libras como L2 para o Ensino Fundamental II e Médio. Avaliação, planejamento e elaboração de materiais pedagógicos diversos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 9
Carga Horária
80 horas.
Professores
Ementa
Prática didático-pedagógica com base em métodos e técnicas específicas utilizadas no ensino de Libras como L1 para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e comunicativas da Libras. Regência no ensino de Libras como L1. Atividades de extensão universitária.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
80 horas.
Professores
Ementa
Prática didático-pedagógica com base em métodos e técnicas específicas utilizadas no ensino de Libras como L2 para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e comunicativas da Libras. Atividades de extensão universitária.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Trabalho de Conclusão de Curso.
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Avaliação da aprendizagem: conceitos, princípios, funções, etapas. Práticas avaliativas de exclusão: repetência, reprovação, evasão. Instrumentos de avaliação. Análise de experiências relacionadas à avaliação do processo de aprendizagem de alunos surdos.
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Princípios organizatórios da conversação em Libras. Estratégias interacionais para iniciar, interromper e fazer manutenção de tópicos e reparos na conversa face-a-face em língua de sinais. Negociação de sentidos na interação intercultural surdo-ouvinte.
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Processo de aquisição da leitura e escrita de sinais. Construção de dicionário bilíngue: escrita de sinais e de português.
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Mapeamento dos Estudos da Tradução. Estudo da atividade tradutória em diferentes países e tempos históricos. Concepção de tradução, papel e prática do tradutor. Conceitos, tipologias e conscientização dos problemas teóricos e práticos da Tradução.
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Histórico da língua de sinais internacional. Noções básicas de uso de estruturas léxicas: produção e recepção. Estudo da língua de sinais internacional em eventos internacionais.
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Produção de textos em vídeos e escrita de sinais de diferentes gêneros em língua de sinais.
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Produção de textos acadêmicos na perspectiva da metodologia científica e da análise de gênero.
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Mediação do conhecimento através do intérprete de língua de sinais. O papel do intérprete de Libras na sala de aula. O intérprete de Libras na educação de surdos: funções e limites.
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A Educação no contexto sócio-histórico: o sistema educacional brasileiro. Política pública para a educação brasileira no Brasil e no Ceará. Educação Especial e Educação Ambiental. Gestão do sistema escolar fundamental e médio. Formação do profissional para a educação básica e para a educação de surdos.
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Relação entre diferenças e desigualdade a partir das questões de gênero, sexualidade, classe, etnia, deficiência, língua, etc. Desigualdades no Brasil ontem e hoje. Direitos humanos com construção cultural. Relação na sociedade sustentável, ambiente natural e ambiente cultural. Cultura étnica e africanidades na sociedade da diversidade. Desigualdades em relação aos povos indígenas.
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As bases históricas e conceituais da Educação Ambiental (EA): paradigmas, princípios e tendências da EA; A dimensão universal da Educação Ambiental: inter e transdisciplinaridade; Educação Ambiental Crítica: correntes da EA e macrotendências políticas da EA; A contribuição da Educação Ambiental à Conservação dos Recursos Naturais e ao Desenvolvimento Sustentável; Da Sensibilização e Conscientização à Ação Prática (Práxis Ambiental): educação ambiental formal, não-formal e informal; Eco Pedagogia: pedagogia da terra, agenda 21, cidades e escolas sustentáveis
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O campo dos Estudos Surdos. Relação entre Estudos Surdos e Estudos Culturais. Conceito de pesquisa científica, seu papel e sua relevância acadêmica e social. Pesquisas em Estudos Surdos: abordagens teóricas e metodológicas.
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Fundamentos ontológicos-sociais da ética. Debate teórico-filosófico sobre questões éticas da atualidade. O processo de construção de um ethos profissional, o significado de seus valores e as implicações éticas políticas de trabalho.
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Pluralidade sociocultural, educação inclusiva, gênero, juventude e educação do campo, com ênfase nas relações étnico-raciais. História e cultura africana e afrobrasileira. Racismo estrutural no Brasil. Ideologia da democracia racial. Negritude na escola. Cultura negra e educação brasileira. Políticas de ações afirmativas
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Construção da categoria de gênero, a partir da contribuição da teoria feminista e dos estudos sobre sexualidade. Apropriação do conceito de relações sociais de sexo. A participação histórica das mulheres nos espaços públicos e privados. A invisibilidade do trabalho feminino. Gênero e interseccionalidades sexualidade, raça, etnia, classe, deficiência, surdez e diferença linguística etc. Gênero e Cultura Surda. Nessa perspectiva, serão abordados de forma interdisciplinar temas como poder, discriminação e sexualidade. Infância, juventude, gênero e sexualidade. A construção das trajetórias afetivo-sexuais na contemporaneidade. O debate sobre diversidade sexual: temas e desafios teóricos e políticos. Formulações conceituais sobre sexualidade. Orientação sexual na escola. Papel e postura do/a educador/a.
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Utilização do vídeo, da Internet, das redes sociais e multimídia na educação de surdos. Conhecimento e uso de softwares educativos para surdos.
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Estudo da aquisição da língua de sinais em diferentes contextos de aquisição: a língua de sinais como língua materna, a língua de sinais como primeira língua e a língua de sinais como segunda língua. Implicações para o professor e para o tradutor e intérprete de língua de sinais.
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Introdução aos estudos léxico-gramaticais da língua portuguesa na perspectiva de segunda língua. Análise do gênero textual acadêmico em segunda língua.
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Desenvolvimento da capacidade de expressão escrita, com base nos processos de composição textual e nos aspectos linguísticos, discursivos e pragmáticos que envolvem a organização textual e discursiva em segunda língua e da língua portuguesa.
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Abordagem de tópicos específicos relativos às línguas de sinais. Conceitos fundamentais, áreas de análise e aplicação dessa abordagem.
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Estudos linguísticos de diferentes línguas de sinais. O particular e o universal no âmbito da fonologia, morfologia e sintaxe das línguas de sinais. Interfaces da gramática nas línguas de sinais. Efeitos de modalidade na gramática das línguas naturais. Impacto dos estudos de línguas de sinais sobre a teoria da gramática.
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Utilização do vídeo, da Internet, das redes sociais e multimídia na educação de surdos. Conhecimento e uso de softwares educativos para surdos.
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Estudo das principais correntes terminológicas. Apresentação dos conceitos fundamentais da Terminologia. Aspectos teórico-metodológicos da Terminologia.
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Produção de material didático para o ensino de Libras para surdos e ouvintes por meio de atividades que estimulem o desenvolvimento das habilidades linguísticas e comunicativas da Libras como L1 e como L2. Noções de: Objetos de Aprendizagem, Desenho Universal de Aprendizagem, Gamificação na Educação.