Matemática (EaD)

Graduação / LICENCIATURA

Atualizado em 22/10/2024 às 12h44

Período
Integral
Tipo
A Distância
Duração
4 anos
Vagas
180
Campus
Múltiplos polos

Coordenação: Prof. ROCHELANDE FELIPE RODRIGUES

O curso superior de Licenciatura em Matemática confere o grau de licenciado em Matemática ao/à estudante graduado/a, com o objetivo de formar docentes críticos/as, criativos/as e reflexivos/as para atuarem prioritariamente no ensino fundamental (anos finais) e ensino médio. É uma graduação que dura de oito (mínimo) a nove (máximo) semestres. Além da docência, o/a licenciado/a em Matemática pode trabalhar na elaboração de materiais para utilização do ensino de Matemática e em cargos administrativos relacionados à Educação. A forma de ingresso dos/as estudantes no curso ocorre via edital público, aprovado pela Câmara Acadêmica e pelo Conselho Universitário da UFCA. São 180 vagas distribuídas nos seguintes polos: Icó (30), Iguatu (30), Russas (30), Brejo Santo (30), Santa Quitéria (30) e Piquet Carneiro (30).

Semestre 1

PRINCÍPIOS DE MATEMÁTICA IFE0584 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Conjunto dos números reais e desigualdades; Retas e coordenadas; Circunferências e gráficos de equações; Funções; Função Polinomial e Função Racional; Função composta e Função inversa.

Bibliografia
  • Louis Leithold. O Cálculo com Geometria Analítica. 3. Harbra ltda. 1994
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO IFE0585 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

O método de trabalho da Ciência Moderna, e sua influência no modelo de conhecimento acadêmico. Pré-requisitos do Trabalho Científico. Visão Geral do Trabalho Científico. A Ciência da Antiguidade e suas diferenças de concepção em relação a Ciência Moderna. Tipos de conhecimento: senso comum, conhecimento religioso, conhecimento científico. A pesquisa acadêmica: tipos e natureza das pesquisas acadêmicas. Elaboração de Trabalhos Científicos. Formas de leitura e síntese textual: Fichamento, Resumo, Mapa Conceitual, Resenha, Artigo Acadêmico.

Bibliografia
  • GIL, Antônio Carlos.. Como elaborar projetos de pesquisa.. . Atlas. 2022
  • SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. . Cortez. 2016
  • MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M.. Fundamentos de Metodologia Científica. . Atlas. 2010
TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA IFE0586 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A Internet e suas interfaces com o Ensino de Ciências e com a Educação Matemática. Políticas públicas de acesso à educação, informação e conhecimento através da tecnologia nas escolas. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e o seu papel nos processos de ensino e aprendizagem das Ciências e da Matemática. Avaliação de vídeos, softwares e aplicativos e seu uso. Identificação e utilização de objetos educacionais digitais no ensino de Ciências e com a Educação Matemática. Desenvolvimento de novas ferramentas digitais para o ensino: jogos digitais, simulações, entre outros. Utilização de plataformas digitais de ensino.

Bibliografia
  • Tecnologias móveis numa formação colaborativa docente sobre estruturas multiplicativas
INTRODUÇÃO À FÍSICA IFE0587 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

- Discussão sobre conceitos fundamentais da Física, seus aspectos históricos, filosóficos e fenomenológicos, bem como suas repercussões na tecnologia e na ciência contemporâneas. - Revisão de alguns conceitos e desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas em temas como: Grandezas físicas; Notação científica; Algarismos significativos; Sistema Internacional de Unidades; Movimento em uma dimensão; Vetores; Movimento em duas e três dimensões.

Bibliografia
  • H. Moyses Nussenzveig. Curso de Física Básica: Mecânica. 5. Blucher. 2013
  • Halliday e Resnick. Fundamentos de Física: Mecânica. 9. LTC. 2012
  • Paul G. Hewitt. Física Conceitual. 11. Bookman. 2011
  • Young e Freedman. Física I: Mecânica. 12. Pearson. 2008
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA IFE0588 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Dinâmica de Integração em diferentes ambientes. Organização de sistemas de EaD: processos de comunicação, processo de tutoria e avaliação. Relação dos sujeitos da prática pedagógica no contexto da EaD. Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem (AVEA): estratégias de interação. Metodologias Digitais.

Bibliografia
  • CORRÊA, Denise Mesquita.. Introdução à educação a distância e AVEA.. 2. ed. Florianópolis: IFSC. 2014
  • HACK, Josias Ricardo.. Introdução à educação a distância. Florianópolis. 1. LLV/CCE/UFSC. 2011
  • VIDAL, Eloísa Maia; MAIA, José Everardo Bessa.. Introdução à educação a distância.. 1. Fortaleza: RDS,. 2010

Semestre 2

CÁLCULO I IFE0589 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Limites e continuidade de funções reais de uma variável real, Derivadas de funções de uma variável e aplicações das derivadas. Noções de integral.

Bibliografia
  • XXX. Cálculo. . XXX. 000
FUNDAMENTOS DE FÍSICA I IFE0590 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Grandezas físicas. Notação científica. Algarismos significativos. Sistema Internacional de Unidades. Movimento em uma dimensão. Vetores. Movimento em duas e três dimensões. As Leis de Newton. Aplicações das Leis de Newton. Energia e sua Conservação. Sistemas de partículas e conservação do momento linear. Movimento rotacional. Dinâmica do Movimento de Rotação.

Bibliografia
  • Moisés H. Nussenzveig. Curso de Física Básica: Mecânica. . Blucher. 2013
  • Halliday e Resnick. Fundamentos de Física: Mecânica. 9. LTC. 2012
  • Paul G. Hewitt. Física Conceitual. . Bookman. 2011
  • H. D. young. Física I: Mecânica. . Pearson. 2008
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM IFE0591 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A infância sob o olhar da Psicologia da educação. O que é a infância? As principais características da aprendizagem infantil. Principais correntes psicológicas a pesquisar a aprendizagem: Construtivismo (Piaget); Sócio-Interacionismo (Vigotsky); Teoria da Afetividade (Wallon); Behaviorismo (Skinner); Psicanálise (Freud).

Bibliografia
  • WALLON, H.. Do ato ao pensamento: ensaio de psicologia comparada. . Vozes. 2008
  • NUNES, A. I. B; SILVEIRA, R. N.. Psicologia da aprendizagem: processos, teorias, contextos.. . Liber Livro. 2008
  • VIGOTSKY, I.. Pensamento e linguagem. 12. Ícone Editora. 2001
  • MOREIRA, M. A.. Teorias de aprendizagem. . EPU. 1999
  • PIAGET, J.. O nascimento da inteligência na criança. 4. LTC. 1987
EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS: CULTURA E HISTÓRIA AFRICANA E AFRODESCENDENTE IFE0592 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Sociedade brasileira e diversidade étnico-racial. Identidade Nacional e Identidade Afro-Brasileira. História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. A problemática da mestiçagem e o pensamento brasileiro. Relações raciais no Brasil e as questões de gênero. Ações afirmativas para afrodescendentes. Cultura e História afrodescendente. Relações raciais e o currículo. Relações étnico-raciais no contexto da formação do educador. Emergências étnicas e os movimentos sociais negros no Brasil. A contribuições sociais, históricas, políticas e culturais africana e afro-brasileira.

Bibliografia
  • As relações étnico-raciais no ensino de matemática : um estudo com professores dos anos finais do ensino fundamental
ESTRUTURA POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL IFE0593 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

História da Educação no Brasil; Organização do sistema escolar brasileiro; Legislação Educacional; Níveis e Modalidades de Ensino e da Educação Básica; Formação dos profissionais da Educação; Política Educacional; Gestão Educacional; Financiamento da Educação; Avaliação do Sistema Escolar Brasileiro.

Bibliografia
  • A Educação e a escola. Para que servem as escolas?
  • PARA QUE SERVEM AS ESCOLAS?
  • AS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
  • O Sistema de Organização e Gestão da Escola

Semestre 3

MATEMÁTICA I IFE0594 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Segmento de reta. Ângulos. Triângulos. Paralelismo. Perpendicularidade. Quadriláteros. Polígonos. Circunferência e Círculo. Teorema de Tales e Polígonos regulares. Ponto, reta, plano e espaço. Prismas. Paralelepípedos. Pirâmides. Poliedros. Esferas, cilindros, cone, esfera. Relação de Euler.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CÁLCULO II IFE0595 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Integrais indefinidas e definidas. Teorema fundamental do Cálculo. Técnicas de integração. Aplicações das integrais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FUNDAMENTOS DE FÍSICA II IFE0596 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Equilíbrio e Elasticidade. Gravitação. Fluidos. Movimento Oscilatório. Ondas em meios elásticos. Ondas Sonoras. Temperatura e Calor. Primeira Lei da Termodinâmica. Propriedade dos Gases. Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica. Teoria Cinética dos Gases.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA IFE0597 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

1. Didática Geral 2. A didática das ciências e da matemática: aspectos históricos e objeto de estudo; epistemologia e pensamento científico; pressupostos epistemológicos do conhecimento nas Ciências Naturais e da matemática; 3. Planejamento, Avaliação e Currículo em Ciências Naturais e em matemática. O que ensinar em ciências e em matemática? Como ensinar ciências/matemática? 4. Modelos didáticos no ensino de Ciências Naturais e em matemática. Intervenções Didáticas e Sequências Didáticas. Modelos de Ensino. Transposição Didática e Contrato Didático.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 4

MATEMÁTICA II IFE0598 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução à Estatística Descritiva. Variáveis quantitativas. Dados contínuos e dados discretos. Representação gráfica. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Noções de Probabilidade. Exemplos práticos do uso da probabilidade e estatística para estudos científicos em Ciências da Natureza e em Matemática.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
GEOMETRIA ANALÍTICA VETORIAL IFE0599 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Coordenadas no espaço. Vetores no plano e no espaço e aplicações. Equações da reta e do plano no espaço. Posições relativas de retas e planos. Curvas em ℝ2 e ℝ3. Mudanças de coordenadas. Cônicas. Quadráticas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CÁLCULO III IFE0600 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Funções de várias variáveis; Limite; Continuidade; Derivadas Parciais; Diferenciabilidade; Sequências e séries infinitas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA IFE0601 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Educação Matemática como campo de atuação e de pesquisa; Tendências investigativas e metodológicas para o Ensino de Matemática; Construção de oficinas para o ensino de Matemática.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PRÁTICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA I IFE0602 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Pesquisa, construção, desenvolvimento e validação de sequências didáticas a partir dos projetos e materiais didáticos concretos ou virtuais desenvolvidos durante a disciplina.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 5

MATEMÁTICA III IFE0603 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Polinômios: introdução e operações; Equações Polinomiais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CÁLCULO IV IFE0604 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Integrais Múltiplas; Aplicações; Cálculo Vetorial. Equações Diferenciais Ordinárias.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) IFE0605 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo dos conceitos, classificação e causas da surdez. Uma abordagem da surdez enquanto identidade e culturas. Perspectivas sócio-antropológicas da surdez. Conversação em Língua Brasileira de Sinais. Evidências da Libras como língua natural dos surdos, sua gramática própria e as especificidades dessa modalidade e suas implicações na aprendizagem. Prática pedagógica de utilização da língua de sinais, como forma de atestar o domínio dos alunos nessa plataforma linguística.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA I IFE0606 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A pesquisa em Educação Matemática no Brasil; Metodologia da Investigação em Educação Matemática; Apresentação da investigação científica; Elaboração de projeto de pesquisa; Elaboração de uma sequência didática por meio de materiais analógicos e digitais; Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores; As potencialidades didático-pedagógicas de um laboratório de Educação Matemática mediado pelas tecnologias digitais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – MATEMÁTICA IFE0607 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Reflexões sobre as diferentes concepções de Ciências e Matemática presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. Métodos de ensino: aula expositiva, trabalho colaborativo, trabalho individual, organização de pesquisas, atividades extracurriculares, projetos temáticos, dentre outros. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais. Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Ciências na educação básica. O livro didático na prática pedagógica: análise, seleção e utilização. Estágio de regência: registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PRÁTICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA II IFE0608 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Pesquisa, construção, desenvolvimento e validação de sequências didáticas a partir dos projetos e materiais didáticos concretos ou virtuais desenvolvidos durante a disciplina.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 6

MATEMÁTICA IV IFE0609 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Trigonometria: medidas de arcos e ângulos. Circunferência trigonométrica. Funções trigonométricas e inversas. Equações e inequações trigonométricas. Números Complexos: Conceitos, operações e trigonometria dos complexos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ÁLGEBRA LINEAR IFE0610 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Espaço e subespaço vetoriais. Combinação linear. Dependência e independência lineares. Bases e dimensão de um espaço vetorial. Mudança de base. Transformações lineares. Aplicações lineares e matrizes. Teorema do Núcleo e da Imagem.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA II IFE0611 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Aplicação de uma sequência didática por meio de materiais analógicos e digitais; Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o ensino de Matemática. Processo de coleta de informações e constituição de um material de estudo; Processo de sistematização e análise das informações; Redação e apresentação da pesquisa.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – MATEMÁTICA IFE0612 - 160 horas
Carga Horária

160 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Reflexões sobre as diferentes concepções de Matemática presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. Métodos de ensino: aula expositiva, trabalho colaborativo, trabalho individual, organização de pesquisas, atividades extracurriculares, projetos temáticos, dentre outros. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais. Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Matemática na educação básica. O livro didático na prática pedagógica: análise, seleção e utilização. Estágio de regência: registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PRÁTICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA III IFE0613 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Pesquisa, construção, desenvolvimento e validação de sequências didáticas a partir dos projetos e materiais didáticos concretos ou virtuais desenvolvidos durante a disciplina.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 7

TEORIA DOS NÚMEROS IFE0614 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Leis Fundamentais dos Números Inteiros e suas propriedades; Teorema Fundamental da Aritmética; Equações Diofantinas Lineares; Congruências; Equações Módulo N; Teoremas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ANÁLISE NA RETA I IFE0615 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Sequências e séries de números reais. Topologia da reta. Sequências e séries. Limites de funções. Funções contínuas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
HISTÓRIA E FILOSOFIA DA MATEMÁTICA IFE0616 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Abordar aspectos da matemática: Construção de conceitos, teoremas e demonstrações e sua evolução (A matemática no Oriente Antigo. A matemática na Antiguidade Clássica. A matemática na Idade Média e Renascença. A matemática na Idade Moderna. A matemática após a Revolução Francesa. Aspectos da matemática no século XXI. A matemática na era das tecnologias digitais). Filosofia da Matemática: a filosofia da natureza de Platão e Aristóteles. O Positivismo Lógico. As ideias de Popper. Lógica e Ordenação do Pensamento. O Método Indutivo no Renascimento Científico: Bacon, Galileu e Newton. A abordagem destas tendências em sala de aula.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III – MATEMÁTICA IFE0617 - 160 horas
Carga Horária

160 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Reflexões sobre as diferentes concepções de Matemática presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. Métodos de ensino: aula expositiva, trabalho colaborativo, trabalho individual, organização de pesquisas, atividades extracurriculares, projetos temáticos, dentre outros. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais. Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Matemática na educação básica. O livro didático na prática pedagógica: análise, seleção e utilização. Estágio de regência: registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PRÁTICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA IV IFE0618 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Pesquisa, construção, desenvolvimento e validação de sequências didáticas a partir dos projetos e materiais didáticos concretos ou virtuais desenvolvidos durante a disciplina.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 8

ESTRUTURAS ALGÉBRICAS IFE0619 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Relações e funções. Relação de ordem. Relação de equivalência. Os números inteiros (axioma e propriedades). Teoria dos grupos (teorema de Lagrange e homomorfismo). Grupo das permutações. Anéis. Polinômios e elementos da teoria dos corpos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC MATEMÁTICA IFE0620 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Elaboração de Monografia der acordo com as normas da ABNT, relacionada a alguma temática pertinente à área de Educação, para fins de obtenção do título de “Licenciado Pleno em matemática”.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Disciplinas Optativas

DIDÁTICA DA MATEMÁTICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Didática da matemática Francesa: Transposição Didática, Contrato Didático, Situações Didáticas, Teoria dos Campos Conceituais, Engenharia Didática, Obstáculo Didático e Epistemológico.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Internet: usos e possibilidades no ensino de Matemática; Mudanças de paradigmas teóricos e metodológicos na formação dos professores de Matemática; Integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no currículo de Matemática; Objetos de aprendizagem de Matemática: produção e avaliação; Softwares livres na Educação Matemática; Recursos Educacionais Abertos para o ensino de Matemática.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E MODELAGEM MATEMÁTICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Aspectos gerais da metodologia da resolução de problemas; A resolução de problemas no ensino de Matemática; Prática na resolução de problemas de Matemática; Estudo de problemas de Matemática com aspectos não usuais em relação ao ensino formal; A resolução de problemas e a prática da investigação em Matemática Básica; Modelagem Matemática; Definição de modelagem para além da aplicação do Ensino de Matemática; Modelagem como método de pesquisa e como atividade colaborativa; Exemplos de modelagem.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ÁLGEBRA LINEAR II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Operadores Lineares; Autovalores e Autovetores; Diagonalização de Operadores; Espaços com produto interno; Teorema Espectral.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ANÁLISE MATEMÁTICA II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Derivadas, Integral de Riemann, Sequências e Séries de Funções. Introdução a Topologia do Espaço Euclidiano Rn. Funções Reais de n Variáveis.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Equações diferenciais de primeira ordem e Aplicações; Equações diferenciais lineares de segunda ordem e ordem superior. Existência e Unicidade; Sistemas de equações diferenciais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DESENHO GEOMÉTRICO E GEOMETRIA DINÂMICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Morfologia geométrica. Ângulos. Triângulos. Polígonos. Circunferências. Retificação e concordância. Equivalência. Curvas em espirais e traçados das ovais. Curvas cônicas e curvas ciclóides. Circunferências tangentes. Curvas especiais. Escalas. Geometria Dinâmica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS DE ESTATÍSTICA MULTIVARIADA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Análise de dados e a Estatística Multivariada; A álgebra linear e a Análise Fatorial de Componentes Principais; Análise de Componentes Principais (ACP) como ferramenta de Análise de dados; Exercícios práticos com ACP.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MATEMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino de matemática; Manipulação de softwares computacionais no ensino de matemática; Construções gráficas e os softwares computacionais; A análise de dados e os softwares computacionais; Exercícios práticos; Os softwares computacionais como auxílio da prática docente.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ETNOMATEMÁTICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Aspectos históricos da Etnomatemática. As dimensões da Etnomatemática. Etnomatemática e Educação Matemática. A pesquisa de conhecimentos etnomatemáticos de grupos socioculturais. O diálogo entre conhecimentos etnomatemáticos e o currículo de matemática.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução ao Enfoque Histórico-Cultural na Educação. Introdução à Didática Desenvolvimental. Sistemas Didáticos da Didática Desenvolvimental. Didática Desenvolvimental e Educação Matemática. Experiências de ensino e aprendizagem em Matemática sob o aporte da Didática Desenvolvimental.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTRODUÇÃO À LÓGICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução à Lógica Formal. Proposições e Operações Lógicas. Cálculo Proposicional. Álgebra das Proposições. Argumento e Linguagem Matemática: definição; tipos de demonstração; teorema; postulado; corolário. Resolução de Problemas de Lógica Matemática.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Tendências em Educação Matemática; Educação Matemática, currículo e avaliação; A pesquisa em Educação Matemática; A formação docente para o ensino de matemática; Teorias epistemológicas e didáticas para o ensino-aprendizagem.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
Conheça o processo e as formas de admissão

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Cead.