Matemática (EaD)
Graduação / LICENCIATURA
Atualizado em 22/10/2024 às 12h44
Integral
A Distância
4 anos
180
Múltiplos polos
Coordenação: Prof. ROCHELANDE FELIPE RODRIGUES
O curso superior de Licenciatura em Matemática confere o grau de licenciado em Matemática ao/à estudante graduado/a, com o objetivo de formar docentes críticos/as, criativos/as e reflexivos/as para atuarem prioritariamente no ensino fundamental (anos finais) e ensino médio. É uma graduação que dura de oito (mínimo) a nove (máximo) semestres. Além da docência, o/a licenciado/a em Matemática pode trabalhar na elaboração de materiais para utilização do ensino de Matemática e em cargos administrativos relacionados à Educação. A forma de ingresso dos/as estudantes no curso ocorre via edital público, aprovado pela Câmara Acadêmica e pelo Conselho Universitário da UFCA. São 180 vagas distribuídas nos seguintes polos: Icó (30), Iguatu (30), Russas (30), Brejo Santo (30), Santa Quitéria (30) e Piquet Carneiro (30).
Semestre 1
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Conjunto dos números reais e desigualdades; Retas e coordenadas; Circunferências e gráficos de equações; Funções; Função Polinomial e Função Racional; Função composta e Função inversa.
Bibliografia
- Louis Leithold. O Cálculo com Geometria Analítica. 3. Harbra ltda. 1994
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O método de trabalho da Ciência Moderna, e sua influência no modelo de conhecimento acadêmico. Pré-requisitos do Trabalho Científico. Visão Geral do Trabalho Científico. A Ciência da Antiguidade e suas diferenças de concepção em relação a Ciência Moderna. Tipos de conhecimento: senso comum, conhecimento religioso, conhecimento científico. A pesquisa acadêmica: tipos e natureza das pesquisas acadêmicas. Elaboração de Trabalhos Científicos. Formas de leitura e síntese textual: Fichamento, Resumo, Mapa Conceitual, Resenha, Artigo Acadêmico.
Bibliografia
- GIL, Antônio Carlos.. Como elaborar projetos de pesquisa.. . Atlas. 2022
- SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. . Cortez. 2016
- MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M.. Fundamentos de Metodologia Científica. . Atlas. 2010
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A Internet e suas interfaces com o Ensino de Ciências e com a Educação Matemática. Políticas públicas de acesso à educação, informação e conhecimento através da tecnologia nas escolas. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e o seu papel nos processos de ensino e aprendizagem das Ciências e da Matemática. Avaliação de vídeos, softwares e aplicativos e seu uso. Identificação e utilização de objetos educacionais digitais no ensino de Ciências e com a Educação Matemática. Desenvolvimento de novas ferramentas digitais para o ensino: jogos digitais, simulações, entre outros. Utilização de plataformas digitais de ensino.
Bibliografia
- Tecnologias móveis numa formação colaborativa docente sobre estruturas multiplicativas
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
- Discussão sobre conceitos fundamentais da Física, seus aspectos históricos, filosóficos e fenomenológicos, bem como suas repercussões na tecnologia e na ciência contemporâneas. - Revisão de alguns conceitos e desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas em temas como: Grandezas físicas; Notação científica; Algarismos significativos; Sistema Internacional de Unidades; Movimento em uma dimensão; Vetores; Movimento em duas e três dimensões.
Bibliografia
- H. Moyses Nussenzveig. Curso de Física Básica: Mecânica. 5. Blucher. 2013
- Halliday e Resnick. Fundamentos de Física: Mecânica. 9. LTC. 2012
- Paul G. Hewitt. Física Conceitual. 11. Bookman. 2011
- Young e Freedman. Física I: Mecânica. 12. Pearson. 2008
Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
Dinâmica de Integração em diferentes ambientes. Organização de sistemas de EaD: processos de comunicação, processo de tutoria e avaliação. Relação dos sujeitos da prática pedagógica no contexto da EaD. Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem (AVEA): estratégias de interação. Metodologias Digitais.
Bibliografia
- CORRÊA, Denise Mesquita.. Introdução à educação a distância e AVEA.. 2. ed. Florianópolis: IFSC. 2014
- HACK, Josias Ricardo.. Introdução à educação a distância. Florianópolis. 1. LLV/CCE/UFSC. 2011
- VIDAL, Eloísa Maia; MAIA, José Everardo Bessa.. Introdução à educação a distância.. 1. Fortaleza: RDS,. 2010
Semestre 2
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Limites e continuidade de funções reais de uma variável real, Derivadas de funções de uma variável e aplicações das derivadas. Noções de integral.
Bibliografia
- XXX. Cálculo. . XXX. 000
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Grandezas físicas. Notação científica. Algarismos significativos. Sistema Internacional de Unidades. Movimento em uma dimensão. Vetores. Movimento em duas e três dimensões. As Leis de Newton. Aplicações das Leis de Newton. Energia e sua Conservação. Sistemas de partículas e conservação do momento linear. Movimento rotacional. Dinâmica do Movimento de Rotação.
Bibliografia
- Moisés H. Nussenzveig. Curso de Física Básica: Mecânica. . Blucher. 2013
- Halliday e Resnick. Fundamentos de Física: Mecânica. 9. LTC. 2012
- Paul G. Hewitt. Física Conceitual. . Bookman. 2011
- H. D. young. Física I: Mecânica. . Pearson. 2008
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A infância sob o olhar da Psicologia da educação. O que é a infância? As principais características da aprendizagem infantil. Principais correntes psicológicas a pesquisar a aprendizagem: Construtivismo (Piaget); Sócio-Interacionismo (Vigotsky); Teoria da Afetividade (Wallon); Behaviorismo (Skinner); Psicanálise (Freud).
Bibliografia
- WALLON, H.. Do ato ao pensamento: ensaio de psicologia comparada. . Vozes. 2008
- NUNES, A. I. B; SILVEIRA, R. N.. Psicologia da aprendizagem: processos, teorias, contextos.. . Liber Livro. 2008
- VIGOTSKY, I.. Pensamento e linguagem. 12. Ícone Editora. 2001
- MOREIRA, M. A.. Teorias de aprendizagem. . EPU. 1999
- PIAGET, J.. O nascimento da inteligência na criança. 4. LTC. 1987
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Sociedade brasileira e diversidade étnico-racial. Identidade Nacional e Identidade Afro-Brasileira. História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. A problemática da mestiçagem e o pensamento brasileiro. Relações raciais no Brasil e as questões de gênero. Ações afirmativas para afrodescendentes. Cultura e História afrodescendente. Relações raciais e o currículo. Relações étnico-raciais no contexto da formação do educador. Emergências étnicas e os movimentos sociais negros no Brasil. A contribuições sociais, históricas, políticas e culturais africana e afro-brasileira.
Bibliografia
- As relações étnico-raciais no ensino de matemática : um estudo com professores dos anos finais do ensino fundamental
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
História da Educação no Brasil; Organização do sistema escolar brasileiro; Legislação Educacional; Níveis e Modalidades de Ensino e da Educação Básica; Formação dos profissionais da Educação; Política Educacional; Gestão Educacional; Financiamento da Educação; Avaliação do Sistema Escolar Brasileiro.
Bibliografia
- A Educação e a escola. Para que servem as escolas?
- PARA QUE SERVEM AS ESCOLAS?
- AS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
- O Sistema de Organização e Gestão da Escola
Semestre 3
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Segmento de reta. Ângulos. Triângulos. Paralelismo. Perpendicularidade. Quadriláteros. Polígonos. Circunferência e Círculo. Teorema de Tales e Polígonos regulares. Ponto, reta, plano e espaço. Prismas. Paralelepípedos. Pirâmides. Poliedros. Esferas, cilindros, cone, esfera. Relação de Euler.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Integrais indefinidas e definidas. Teorema fundamental do Cálculo. Técnicas de integração. Aplicações das integrais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Equilíbrio e Elasticidade. Gravitação. Fluidos. Movimento Oscilatório. Ondas em meios elásticos. Ondas Sonoras. Temperatura e Calor. Primeira Lei da Termodinâmica. Propriedade dos Gases. Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica. Teoria Cinética dos Gases.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
1. Didática Geral 2. A didática das ciências e da matemática: aspectos históricos e objeto de estudo; epistemologia e pensamento científico; pressupostos epistemológicos do conhecimento nas Ciências Naturais e da matemática; 3. Planejamento, Avaliação e Currículo em Ciências Naturais e em matemática. O que ensinar em ciências e em matemática? Como ensinar ciências/matemática? 4. Modelos didáticos no ensino de Ciências Naturais e em matemática. Intervenções Didáticas e Sequências Didáticas. Modelos de Ensino. Transposição Didática e Contrato Didático.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 4
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Introdução à Estatística Descritiva. Variáveis quantitativas. Dados contínuos e dados discretos. Representação gráfica. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Noções de Probabilidade. Exemplos práticos do uso da probabilidade e estatística para estudos científicos em Ciências da Natureza e em Matemática.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Coordenadas no espaço. Vetores no plano e no espaço e aplicações. Equações da reta e do plano no espaço. Posições relativas de retas e planos. Curvas em ℝ2 e ℝ3. Mudanças de coordenadas. Cônicas. Quadráticas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Funções de várias variáveis; Limite; Continuidade; Derivadas Parciais; Diferenciabilidade; Sequências e séries infinitas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Educação Matemática como campo de atuação e de pesquisa; Tendências investigativas e metodológicas para o Ensino de Matemática; Construção de oficinas para o ensino de Matemática.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Pesquisa, construção, desenvolvimento e validação de sequências didáticas a partir dos projetos e materiais didáticos concretos ou virtuais desenvolvidos durante a disciplina.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 5
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Polinômios: introdução e operações; Equações Polinomiais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Integrais Múltiplas; Aplicações; Cálculo Vetorial. Equações Diferenciais Ordinárias.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo dos conceitos, classificação e causas da surdez. Uma abordagem da surdez enquanto identidade e culturas. Perspectivas sócio-antropológicas da surdez. Conversação em Língua Brasileira de Sinais. Evidências da Libras como língua natural dos surdos, sua gramática própria e as especificidades dessa modalidade e suas implicações na aprendizagem. Prática pedagógica de utilização da língua de sinais, como forma de atestar o domínio dos alunos nessa plataforma linguística.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A pesquisa em Educação Matemática no Brasil; Metodologia da Investigação em Educação Matemática; Apresentação da investigação científica; Elaboração de projeto de pesquisa; Elaboração de uma sequência didática por meio de materiais analógicos e digitais; Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores; As potencialidades didático-pedagógicas de um laboratório de Educação Matemática mediado pelas tecnologias digitais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
80 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Reflexões sobre as diferentes concepções de Ciências e Matemática presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. Métodos de ensino: aula expositiva, trabalho colaborativo, trabalho individual, organização de pesquisas, atividades extracurriculares, projetos temáticos, dentre outros. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais. Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Ciências na educação básica. O livro didático na prática pedagógica: análise, seleção e utilização. Estágio de regência: registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
80 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Pesquisa, construção, desenvolvimento e validação de sequências didáticas a partir dos projetos e materiais didáticos concretos ou virtuais desenvolvidos durante a disciplina.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 6
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Trigonometria: medidas de arcos e ângulos. Circunferência trigonométrica. Funções trigonométricas e inversas. Equações e inequações trigonométricas. Números Complexos: Conceitos, operações e trigonometria dos complexos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Espaço e subespaço vetoriais. Combinação linear. Dependência e independência lineares. Bases e dimensão de um espaço vetorial. Mudança de base. Transformações lineares. Aplicações lineares e matrizes. Teorema do Núcleo e da Imagem.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Aplicação de uma sequência didática por meio de materiais analógicos e digitais; Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o ensino de Matemática. Processo de coleta de informações e constituição de um material de estudo; Processo de sistematização e análise das informações; Redação e apresentação da pesquisa.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
160 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Reflexões sobre as diferentes concepções de Matemática presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. Métodos de ensino: aula expositiva, trabalho colaborativo, trabalho individual, organização de pesquisas, atividades extracurriculares, projetos temáticos, dentre outros. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais. Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Matemática na educação básica. O livro didático na prática pedagógica: análise, seleção e utilização. Estágio de regência: registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
80 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Pesquisa, construção, desenvolvimento e validação de sequências didáticas a partir dos projetos e materiais didáticos concretos ou virtuais desenvolvidos durante a disciplina.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 7
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Leis Fundamentais dos Números Inteiros e suas propriedades; Teorema Fundamental da Aritmética; Equações Diofantinas Lineares; Congruências; Equações Módulo N; Teoremas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Sequências e séries de números reais. Topologia da reta. Sequências e séries. Limites de funções. Funções contínuas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Abordar aspectos da matemática: Construção de conceitos, teoremas e demonstrações e sua evolução (A matemática no Oriente Antigo. A matemática na Antiguidade Clássica. A matemática na Idade Média e Renascença. A matemática na Idade Moderna. A matemática após a Revolução Francesa. Aspectos da matemática no século XXI. A matemática na era das tecnologias digitais). Filosofia da Matemática: a filosofia da natureza de Platão e Aristóteles. O Positivismo Lógico. As ideias de Popper. Lógica e Ordenação do Pensamento. O Método Indutivo no Renascimento Científico: Bacon, Galileu e Newton. A abordagem destas tendências em sala de aula.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
160 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Reflexões sobre as diferentes concepções de Matemática presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. Métodos de ensino: aula expositiva, trabalho colaborativo, trabalho individual, organização de pesquisas, atividades extracurriculares, projetos temáticos, dentre outros. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais. Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Matemática na educação básica. O livro didático na prática pedagógica: análise, seleção e utilização. Estágio de regência: registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Pesquisa, construção, desenvolvimento e validação de sequências didáticas a partir dos projetos e materiais didáticos concretos ou virtuais desenvolvidos durante a disciplina.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 8
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Relações e funções. Relação de ordem. Relação de equivalência. Os números inteiros (axioma e propriedades). Teoria dos grupos (teorema de Lagrange e homomorfismo). Grupo das permutações. Anéis. Polinômios e elementos da teoria dos corpos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Elaboração de Monografia der acordo com as normas da ABNT, relacionada a alguma temática pertinente à área de Educação, para fins de obtenção do título de Licenciado Pleno em matemática.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Disciplinas Optativas
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Didática da matemática Francesa: Transposição Didática, Contrato Didático, Situações Didáticas, Teoria dos Campos Conceituais, Engenharia Didática, Obstáculo Didático e Epistemológico.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Internet: usos e possibilidades no ensino de Matemática; Mudanças de paradigmas teóricos e metodológicos na formação dos professores de Matemática; Integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no currículo de Matemática; Objetos de aprendizagem de Matemática: produção e avaliação; Softwares livres na Educação Matemática; Recursos Educacionais Abertos para o ensino de Matemática.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Aspectos gerais da metodologia da resolução de problemas; A resolução de problemas no ensino de Matemática; Prática na resolução de problemas de Matemática; Estudo de problemas de Matemática com aspectos não usuais em relação ao ensino formal; A resolução de problemas e a prática da investigação em Matemática Básica; Modelagem Matemática; Definição de modelagem para além da aplicação do Ensino de Matemática; Modelagem como método de pesquisa e como atividade colaborativa; Exemplos de modelagem.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Operadores Lineares; Autovalores e Autovetores; Diagonalização de Operadores; Espaços com produto interno; Teorema Espectral.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Derivadas, Integral de Riemann, Sequências e Séries de Funções. Introdução a Topologia do Espaço Euclidiano Rn. Funções Reais de n Variáveis.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Equações diferenciais de primeira ordem e Aplicações; Equações diferenciais lineares de segunda ordem e ordem superior. Existência e Unicidade; Sistemas de equações diferenciais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Morfologia geométrica. Ângulos. Triângulos. Polígonos. Circunferências. Retificação e concordância. Equivalência. Curvas em espirais e traçados das ovais. Curvas cônicas e curvas ciclóides. Circunferências tangentes. Curvas especiais. Escalas. Geometria Dinâmica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Análise de dados e a Estatística Multivariada; A álgebra linear e a Análise Fatorial de Componentes Principais; Análise de Componentes Principais (ACP) como ferramenta de Análise de dados; Exercícios práticos com ACP.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino de matemática; Manipulação de softwares computacionais no ensino de matemática; Construções gráficas e os softwares computacionais; A análise de dados e os softwares computacionais; Exercícios práticos; Os softwares computacionais como auxílio da prática docente.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Aspectos históricos da Etnomatemática. As dimensões da Etnomatemática. Etnomatemática e Educação Matemática. A pesquisa de conhecimentos etnomatemáticos de grupos socioculturais. O diálogo entre conhecimentos etnomatemáticos e o currículo de matemática.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Introdução ao Enfoque Histórico-Cultural na Educação. Introdução à Didática Desenvolvimental. Sistemas Didáticos da Didática Desenvolvimental. Didática Desenvolvimental e Educação Matemática. Experiências de ensino e aprendizagem em Matemática sob o aporte da Didática Desenvolvimental.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Introdução à Lógica Formal. Proposições e Operações Lógicas. Cálculo Proposicional. Álgebra das Proposições. Argumento e Linguagem Matemática: definição; tipos de demonstração; teorema; postulado; corolário. Resolução de Problemas de Lógica Matemática.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Tendências em Educação Matemática; Educação Matemática, currículo e avaliação; A pesquisa em Educação Matemática; A formação docente para o ensino de matemática; Teorias epistemológicas e didáticas para o ensino-aprendizagem.