Museologia
Graduação / BACHARELADO
Atualizado em 22/01/2025 às 11h05
Noturno
Presencial
3.5 anos
50
Juazeiro do Norte
Coordenação: Prof. PRISCILLA REGIS CUNHA DE QUEIROZ
Bloco M, sala M06
Em construção
Semestre 1
Carga Horária
64 horas.
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Fundamentos da Filosofia e da Sociologia. Fundamentos da Filosofia e da Sociologia contemporânea aplicados à Ciência da Informação. Filosofia e Sociologia da informação: conceitos e relações. Noções de sociedade da informação, sociedade do conhecimento, sociedade em rede e globalização. Aspectos filosóficos e sociológicos dos museus.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Compreensão sobre as perspectivas histórica e epistemológica da Ciência da Informação no mundo e no Brasil. Discussão sobre as teorias, paradigmas, objeto de estudo e estudiosos da Ciência da Informação. A interdisciplinaridade na Ciência da Informação. O currículo na Ciência da Informação. O conceito de informação na Ciência da Informação. As perspectivas da Ciência da Informação diante dos desafios contemporâneos.
Bibliografia
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64 horas.
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Introdução aos sistemas de informação. Fundamentos das tecnologias da informação e comunicação. Hardware (componentes, tecnologia de armazenamento, tecnologia de entrada e saída), software (tipos, gerações) e redes de computadores. Editores de texto. Planilhas eletrônicas. Instalação e configuração de programas.
Bibliografia
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A ideia de Museu na cultura ocidental, desde seus antecedentes até os dias atuais. Museu, Museologia e suas principais correntes de pensamento. Museologia como disciplina científica: objeto, método, posição no sistema das ciências. Funções museológicas relativas à recolha, salvaguarda e divulgação do patrimônio cultural e suas implicações nos domínios da cultura, da educação e da memória. Política do campo dos museus no Brasil. Regulamentação referente ao estudo e à prática da Museologia, em abrangência nacional e internacional.
Bibliografia
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Fundamentos da Antropologia; Os museus antropológicos; Análise das interconexões entre coleções, museus e patrimônios a partir de pesquisas antropológicas no Brasil; Antropologia e cultura material; Colecionismo, consumo do simbólico e apropriações culturais; Museus e diversidade.
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Bibliografia não cadastrada.Semestre 2
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Evolução do conceito do patrimônio; Os primeiros marcos legais de defesa do patrimônio; Patrimônio e identidades nacionais no século XIX; Leituras do passado e a construção de identidades no Brasil; As missões folclóricas; Modernismo; O IPHAN e a trajetória das políticas de patrimônio; O século XX e as políticas de patrimônio: cartas patrimoniais, convenções internacionais e o papel da Unesco; Histórico das ações de reconhecimento do Patrimônio Imaterial; Patrimônio natural. Indústria cultural e turismo no século XXI.
Bibliografia
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64 horas.
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A formação sócio-histórica do museu moderno. Fundamentos da Museologia: teorias e conceitos. Ciência, modernidade e colonialidade. A Museologia como um campo do conhecimento. Desenvolvimento do conceito de museu. Tipologias de Museus..
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64 horas.
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O que é conhecimento. Tipos de conhecimento. O que é pesquisa. O que é método. O que é metodologia. Ética na pesquisa. Tipologias e classificação da pesquisa. Elaboração de projetos de pesquisa. Aplicações da pesquisa em Ciência da Informação.
Bibliografia
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64 horas.
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Nova Museologia e Museologia Social. Museus, biodiversidade e sustentabilidade socioambiental. Museu e Direitos Humanos. Museus e demandas comunitárias. Acessibilidades. Museologia e questões sociais. Museologia e decoloniedade.
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64 horas.
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A cultura escrita e seu desenvolvimento. Instrumentos e materiais da escrita. Fundamentos da Paleografia. Leitura e transcrição de documentos manuscritos. História da Diplomática
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 3
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64 horas.
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Diversidade cultural e relações conflituosas na América Portuguesa. Aspectos administrativos, políticos e culturais no território colonial. Revoltas e crise do sistema colonial. Emancipação Política e formação do Estado Imperial; Escravidão e sociedade no contexto da Abolição; O advento e a consolidação da República. Conflitos e movimentos sociais na Primeira República. Revolução de 1930 e Estado Novo; Trabalhismo e Populismo: discursos e práticas. Autoritarismo e democracia; Ditadura militar e práticas políticas; Aspectos sociais e políticos do Brasil no início do XXI
Bibliografia
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64 horas.
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O conceito de Patrimônio. Memória e esquecimento. Memória coletiva e memória individual. Memória e identidade. Lugares de memória. Espaços de Recordação. Invenção de Tradições. História oral, cultura material, literatura, memorialistas.
Bibliografia
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64 horas.
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Documentos: conceito, tipos e funções. O estudo dos vários objetos de Museu e suas modificações ao longo do tempo. Compreensão das atividades do tratamento documental das coleções e acervos. Técnicas de registros, práticas documentais e as suas respectivas transformações. A evolução das modalidades de controle em face ao conceito do objeto para a Museologia.
Bibliografia
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64 horas.
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Apresentação das Normas da ABNT. Orientações sobre projeto de pesquisa e execução da proposta de TCC: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, levantamento e consulta às fontes. Elaboração de relatório(s), artigos, fichamentos, resenhas e demais trabalhos acadêmicos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 4
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64 horas.
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Noções de métodos qualitativos e quantitativos. Métodos estatísticos. Estatística descritiva. Elaboração de instrumentos de pesquisa. Noções de probabilidade. Uso das principais distribuições de probabilidade. Tópicos de inferência de estatística. Teoria e prática dos estudos métricos desde sua origem e seus principais representantes no âmbito mundial, nacional e acadêmico na Ciência da Informação. Compreensão dos fenômenos estatísticos na informação científica e tecnológica, dando suporte básico para os discentes entenderem o contexto dos estudos métricos. Apresentar sistemas consolidados de medição da Ciência e da Tecnologia, bem como a quantificação da informação bibliográfica/documental.
Bibliografia
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64 horas.
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Introdução às teorias da conservação. Estudo dos materiais e técnicas constitutivas dos bens culturais: materiais orgânicos e inorgânicos. Processos de degradação dos materiais: agentes físicos, químicos e biológicos. Diagnóstico e descrição do estado de conservação de papel e fotografia.
Bibliografia
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64 horas.
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Abertura constitucional de direitos silenciados: Gênese colonial do Direito brasileiro e a herança escravocrata. Movimentos negros e indígenas no Brasil: Silenciamento da questão racial e problemas de inclusão no cenário brasileiro. Os quilombos e os patrimônios afro-brasileiros como exemplos de quebra de paradigmas jurídicos hegemônicos. Questões que se relacionam à etnicidade e ao racismo no debate da esfera pública, nas redes sociais, meios de comunicação, parlamentos, sistema judiciário e ações dos governos. O antirracismo do patrimônio cultural afro-brasileiro.
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64 horas.
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História, literatura e a construção das representações do Ceará; Produção artística cearense; Cultura e religiosidade popular; políticas públicas de cultura; Patrimônio material e imaterial no estado do Ceará; Experiências museológicas cearenses.
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Bibliografia não cadastrada.Semestre 5
Carga Horária
64 horas.
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Conceitos e ações concernentes à gestão de museus, de natureza privada ou pública. Papel desempenhado pelas associações de amigos; panorama das agências de fomento brasileiras no campo da museologia. Plano Museológico.
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Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Exposição como meio de comunicação. Discurso Expositivo. Teorias da Percepção e objetos museológicos. Tipologias de Exposição. Planejamento de exposições. Fundamentação teórica de projeto expositivo.
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64 horas.
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Materiais e Métodos em conservação preventiva; Acervos orgânicos e inorgânicos; Tipologia de materiais que compõem acervos; Ambiente; Edificações; Mobiliário; Manuseio; Embalagem; Transporte; Reservas Técnicas e Exposição; Diagnóstico e Descrição do estado de conservação.
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64 horas.
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Relações interdisciplinares entre a Estética e a História da Arte. Manifestações artísticas e seus aspectos históricos: arte como expressão social. Principais tendências da arte da Antiguidade à Contemporaneidade. Tipologias da obra de arte; elementos plásticos. iconografia e iconologia. Teorias e metodologias de pesquisa. Descrição de obra de arte. Perspectivas da história da arte no Brasil.
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Bibliografia não cadastrada.Semestre 6
Carga Horária
64 horas.
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Museu e educação em perspectiva histórica. Educar através das coisas e imagens. Diferentes abordagens da educação em museus, a partir de distintas tipologias museológicas. A relação do museu com a escola e a comunidade. Elaboração do Programa Educativo, de projetos e ações educativas para museus.
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64 horas.
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O Meio Ambiente como objeto da História: a relação entre os homens e o mundo natural ao longo do tempo. A constituição das paisagens urbanas e rurais. Temas e documentos sobre História Ambiental. Natureza e Patrimônio; A questão ambiental no Brasil: legislação, preservação e os movimentos sociais.
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Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Cartas Patrimoniais e Convenções Internacionais sobre Patrimônio; Histórico da Legislação brasileira voltada à defesa do patrimônio, em suas facetas materiais, imateriais e naturais; Mecanismos legais e políticas culturais em museus.
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Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Museu virtual. Museu virtual como um espaço de contemplação, lazer, descoberta, questionamentos e reflexões sobre as imagens do passado que esse espaço apresenta. Recursos e competências para criação de museus virtuais.
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Bibliografia não cadastrada.Semestre 7
Carga Horária
192 horas.
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Aplicar, ampliar e adequar conhecimentos técnico-científicos visando à integração entre a teoria e a prática no desenvolvimento de habilidades, requeridas para a formação do perfil profissional; Exercitar-se na perspectiva da prática profissional através de sua inserção em situação real de trabalho; Conhecer a realidade socioeconômica e cultural da população, no contexto da área de atuação do estágio; Desenvolver a capacidade de crítica e percepção humanística da realidade, identificando seu potencial como elemento de transformação da sociedade; Participar do trabalho em equipes multiprofissionais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Execução da pesquisa com acompanhamento do professor orientador. Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso.
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Bibliografia não cadastrada.Disciplinas Optativas
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Epistemologia: diferentes formas de compreensão da realidade e de produção do conhecimento. Correntes teórico-metodológicas: positivismo, neopositivismo, estruturalismo, funcionalismo, dialética, utilitarismo, pragmatismo, hermenêutica. Pensamento científico em Ciências Sociais. Fundamentos de Metodologia da pesquisa em comunicação e informação.
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Informática e teleinformática, evolução histórica das redes de computadores, fundamentos de comunicação de dados, comunicações analógicas e digitais, unidades de medidas utilizadas na comunicação de dados, técnicas utilizadas na comunicação de dados, meios de comunicação, arquitetura de redes de computadores, topologias de redes, protocolos de comunicação de dados, componentes de uma rede de computadores, redes LAN, redes WAN.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
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Gerenciamento eletrônico de documentos - GED: conceitos e fundamentos. O processo de digitalização. Tecnologias para o GED. Autenticidade e validade legal do documento eletrônico. Aplicações com GED: estudos de caso. Projeto de GED em unidades de informação.
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Bibliografia não cadastrada.Professores
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Epistemologia: diferentes formas de compreensão da realidade e de produção do conhecimento. Positivismo, neopositivismo, estruturalismo, funcionalismo, dialética. Metodologia em Ciências Sociais. Pesquisa em comunicação.
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Bibliografia não cadastrada.Professores
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Evolução da Heráldica e da Nobiliarquia, face às transformações políticas e sociais em que se desenvolve esta ciência.
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Bibliografia não cadastrada.Professores
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Insígnias e bandeiras e sua importância como representações da identidade de grupos e de sistemas de poder.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
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As coleções numismáticas: o desenvolvimento econômico e cultural da sociedade brasileira e suas relações com as estruturas simbólicas e de poder.
Bibliografia
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Coleções filatélicas: a importância do selo como veículo de comunicação e como representação da identidade e da memória.
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Estudo das representações da sociedade humana: as manifestações multiculturais do sagrado. O sagrado e suas diversas manifestações através da arte e da cultura material. Religiões formadoras da cultura brasileira.
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Estudo das representações da sociedade humana: as manifestações marginalizadas no Brasil através dos objetos alternativos de origem popular. Tombamento de bens culturais. Tradição, patrimônio cultural e identidade.
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Estudo das representações da sociedade humana: objetos de prata e de ourivesaria. Prataria no contexto nacional e internacional. Relações entre Museologia e Prataria.
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Estudo das representações da sociedade humana: as coleções etnográficas. Relações entre Museologia e coleções etnográficas.
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Conceitos, dimensões e correntes sobre competência em informação. Padrões e indicadores da competência em informação. Habilidades e estratégias para desenvolvimento e avaliação de programas de competência em informação em Unidades de Informação.
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Tipologias arquitetônicas e programa de necessidades para museus. Rearquiteturas. Acessibilidade. Segurança física e segurança passiva. Elaboração do Programa Arquitetônico no âmbito do Plano Museológico.
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Conceitos gerais de Etnografia e sua interface com os museus e a Museologia. A Etnografia como investigação científica na interpretação de realidades. O método etnográfico nos museus: o trabalho de campo, o tratamento dos dados e a construção das relações e interações significativas.
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A informação no contexto das sociedades, observando os processos históricos, ideológicos e socioculturais relacionados aos fenômenos informacionais. Os fenômenos sociais no âmbito da chamada Sociedade da Informação. A informação no espaço midiático e a reordenação das identidades socioculturais, bem como os modos de sociabilidade e as demandas informacionais. Reflexão sobre a formação dos profissionais da informação diante das expectativas da sociedade atual, assim como os rumos das produções e das disseminações de informação: as instituições e o gerenciamento dos fluxos de informações. Os novos cenários da sociedade da informação.
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Língua Brasileira de Sinais, língua oficial da comunidade surda brasileira, contribuindo para a inclusão educacional dos alunos surdos e desenvolvendo a habilidade básica para uma comunicação em Libras.
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As relações entre memória e identidade no contexto urbano. A cidade como espaço de produção cultural e representações sociais e as possibilidades de investigação da dimensão simbólica da materialidade urbana. Os lugares da memória e os acervos institucionais como fonte de pesquisa e escopo museal..
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As identidades do Brasil: interpretações do Brasil na antropologia, história e artes. A questão racial e a sociedade brasileira. Expressões culturais e a indústria cultural no Brasil. Olhares sobre a Cultura Popular brasileira.
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Cultura popular: um conceito em disputa. Românticos e Folcloristas e a delimitação de uma cultura popular através da tentativa de consolidação hierárquica das culturas. Usos e abusos da noção de cultura popular: intelectualidade, estado, mídia e movimentos sociais. Problematização da construção de identidades nacionais/regionais: uma questão cultural, social e econômica. Expressões culturais e a indústria cultural no Brasil.
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A história da fotografia e a fotografia na história. O surgimento da fotografia: usos e funções. A fotografia e o crescimento das cidades: (re)invenções da vida moderna. A fotografia e a história do Brasil. A fotografia no processo de investigação e construção da memória.
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Estudo das relações entre História e Memória. Abordagens e usos da História Oral. História Oral e construção de identidades; Pesquisa em história oral: teoria, metodologia e prática; aspectos da memória social, vivências e narrativas pessoais.
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Estudo da imagem como fonte e objeto de pesquisa. Abordagem das fontes visuais e da visibilidade como dimensão importante da vida social e dos processos sociais. Procedimentos teórico-metodológicos para análise dos registros visuais e dos regimes visuais. Imagem e representação
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Educação museal: conceitos e métodos. Antecedentes históricos da relação entre educação e museu. Ações educativas nos museus e correntes pedagógicas. Interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade no pensamento educativo-museal. Projeto político-pedagógico nos museus: estudo e planejamento a partir da pedagogia museal. A interação e a mediação nas ações do museu e comunidade. Museu, patrimônio e cidadania. A integração dos serviços educativos nas diversas tipologias de museus.
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Reflexões e análises do cenário informacional contemporâneo à luz das demandas e práticas do profissional da informação em seus diferentes ambientes informacionais. Compreensão dos aspectos éticos e profissionais no âmbito de atuação do profissional da informação em seus diferentes ambientes de trabalho.
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Natureza do processo de leitura e uso de estratégias. Diferentes visões de leitura desde as primeiras visões cognitivistas até a visão sócio construcionista de leitura como evento social. O processo de leitura para análise de documentos com fins de indexação e resumo: recentes aplicações do protocolo verbal.
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História e interdisciplinaridade: diálogos com as ciências sociais; A historicidade da produção do conhecimento histórico; Fundamentos epistemológicos e a prática de pesquisa; Discussão metodológica e a construção do fato histórico; Introdução aos conceitos e referências teóricas básicas e sua ampliação no uso das fontes históricas; Compreender o conceito de tempo para a construção do conhecimento histórico; Os desafios da historiografia contemporânea: veracidade, temporalidade, objetividade, memória, alteridade; O ofício do historiador e os lugares de produção do saber.
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A gênese dos registros do conhecimento humano. História e evolução do registro informacional e do seu aspecto comunicativo e cultural. O tempo e o espaço da informação registrada. Conhecimento: produção, circulação e gestão.
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A era do conhecimento. A sociedade da informação. Elementos da gestão da informação: gerência, tecnologia, informação e ambiente. O gestor da informação. Recursos informacionais como fator de competitividade das organizações. A informação como processo decisório. Inteligência competitiva.
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Estudo de usuários: conceitos, evolução e tendências. Usuários e sistemas de informação. Ambientes de uso da informação. Modelos de comportamento informacional. Tipos de usuários e não usuários: características e necessidades. Metodologias de estudo de usos e usuário.
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A recuperação da informação, suas tipologias e os processos de recuperação manual e eletrônica da informação. Estudo das estratégias de busca em bases de dados e suas respectivas avaliações dos sistemas de recuperação da informação (SRI).
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Conceitos e relações entre informação e comunicação. O ciclo informacional. Mediação da informação. Mediação implícita e explícita. Processos de mediação da informação. Barreiras na comunicação da informação.
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Princípios gerais de restauração de bens culturais. Sociedade, cultura e bem cultural. A natureza e o homem face à problemática da preservação dos bens culturais. Artes plásticas.
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Planejamento de marketing. Métodos, técnicas e tipos de marketing aplicados a ambientes, sistemas, recursos, serviços e produtos informacionais. Relações públicas. Aborda os tipos e características dos usuários de serviços de unidades de informação, seu impacto sobre a tomada de decisão quanto à implantação dessas unidades e quanto às transformações desses serviços, conforme os perfis de demanda existentes em diversos ambientes informacionais: arquivos, bibliotecas e museus. Estratégias de marketing para unidades de informação.
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Banco de dados: conceito, objetivos, tipos e aplicações. Planejamento de banco de dados para unidades de informação, visando a integração com outros sistemas. Linguagem de especificação, diagramas e outras especificações relativas aos bancos de dados e seu uso.
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História da região Nordeste; Identidade regional; Representações das identidades regionais; Os diferentes discursos em torno das transformações culturais e espaciais; Religiosidade e sociabilidades; Nordeste: imagens e literatura.
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Portugal e a expansão marítima; Comunidades nativas: diversidade cultural e relações conflituosas na América Portuguesa; Representações imaginárias sobre a natureza e os homens do Novo Mundo; Escravidão e liberdade: identidades culturais e resistência negra; Cultura e sociabilidades na América Portuguesa; Revoltas e crise do sistema colonial.
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Formação do Estado Imperial e da Nação: o longo conflito; Romantismo e projetos de identidade nacional; Cultura política e cotidiano; Escravidão e liberdade: identidades culturais e resistência negra; Ciência e questão racial; Sociabilidades e cultura no oitocentos.
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História social do Brasil entre 1889 e 1930; Estudo da sociedade e historiografia do Brasil na Primeira República; Autoritarismo e democracia (1830-1945); Industrialização, nacionalização, trabalho e tecnificação; Partidos políticos, relações internacionais, cidadania, nacional desenvolvimentismo; Período da ditadura militar e práticas políticas; Igreja e poder, movimentos sociais no campo e nas cidades; Processo de transição democrática, cultural e política. Aspectos sociais e políticos do Brasil entre o fim do século XX e início do XXI.