Música
Graduação / LICENCIATURA
Atualizado em 17/04/2023 às 17h16
Matutino e Vespertino
Presencial
4 anos
50
Juazeiro do Norte
Coordenação: Prof. JOAO LUIS SOARES STUDART GUIMARAES
Bloco G, Sala 119
A formação em Música dialoga com áreas como Linguística, Letras e Artes. Essa graduação se concentra em áreas como canto (lírico, erudito ou popular), composição, regência e, principalmente, instrumento. Os instrumentos se dividem entre corda, sopro e percussão, a serem optados pelo(a) estudante. O profissional de música poderá trabalhar como cantor, compositor, arranjador, professor, instrumentista ou pesquisador.
Semestre 1
Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
#Não informada
Bibliografia
- MILLER, Robert. A Estrutura do Canto: sistema e arte na técnica vocal. Trad. Luciano Simões Silva. São Paulo: É Realizações, 2019. 552 p.
- SUNDBERG, Johan. Ciência da Voz: fatos sobre a voz na fala e no canto. Trad. Gláucia Laís Salomão. São Paulo: EDUSP, 2015. 328 p.
- LECK, Henry; JORDAN, Flossie. Criando arte através da excelência do canto coral. Trad. Aderbal Soares. São Paulo: Pró-coral, 2020.
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada
Bibliografia
- KODÁLY, ZOLTÁN. 333 olvasógyakorlat. 1ª. Budapest: Editio Musica Budapest. 1960
Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
#Não informada
Bibliografia
- PPC Curso de Música
Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
O espaço teórico da Estética no conhecimento filosófico. A filosofia grega: Platão. A filosofia grega: Aristóteles. O pensamento Estético na modernidade. Os conceitos de Brega e Kitsch. Os conceitos de Catarses, Mímeses, Ethos e Arquétipos. A Estética Cristã Medieval.
Bibliografia
- Ariano SUASSUNA. Introdução à Estética. 2. José Olympio. 2013
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Prática de canto em conjunto. Ambientação coral. Avaliação e classificação vocal. Análise, leitura e execução de obras corais de diferentes gêneros, estilos e formas, porém, com ênfase em cânones, arranjos simples e músicas baseadas na escala pentatônica com solfejo. Ênfase na música popular brasileira e na música tradicional popular brasileira, especialmente do Cariri (exemplos: coco, reisado, lapinha, maneiro pau, maracatu, etc.).
Bibliografia
- MILLER, Robert. A Estrutura do Canto: sistema e arte na técnica vocal. Trad. Luciano Simões Silva. São Paulo: É Realizações, 2019. 552 p.
- SUNDBERG, Johan. Ciência da Voz: fatos sobre a voz na fala e no canto. Trad. Gláucia Laís Salomão. São Paulo: EDUSP, 2015. 328 p.
- LECK, Henry; JORDAN, Flossie. Criando arte através da excelência do canto coral. Trad. Aderbal Soares. São Paulo: Pró-coral, 2020.
Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
Conhecimento dos aspectos teóricos da linguagem, estruturação e letramento da música ocidental. Conhecimentos dos signos musicais da leitura e escrita musical.
Bibliografia
- Roy Bennett. Forma e estrutura na música. 2. Jorge Zahar Ed. 1986
- Roy Bennett. Forma e estrutura na música. 2. Jorge Zahar Ed. 1986
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Abordagem da noção de cultura na Antropologia. O processo de produção cultural. Antropologia da Música e Antropologia Musical. A música como manifestação cultural e artística. Estudo dos fundamentos histórico e socioculturais da realidade brasileira, segundo algumas correntes do pensamento contemporâneo. A cultura musical brasileira e suas relações com o idioma, o povo e a realidade nacional no processo histórico. Música e cultura brasileira. Estudo da realidade cultural do Nordeste e da região do Cariri cearense frente as outras regiões do Brasil e outros países. A formação do(a) professor(a) de Arte/Música e sua relação com a cultura.
Bibliografia
- Centro de Estudos Musicais do Cariri - Cemuc
Semestre 2
Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
#Não informada
Bibliografia
- Grout; àlisca. História da Música Ocidental. 2. Gradiva. 2008
Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
#Não informada
Bibliografia
- MILLER, Robert. A Estrutura do Canto: sistema e arte na técnica vocal. Trad. Luciano Simões Silva. São Paulo: É Realizações, 2019. 552 p.
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Técnicas de execução violonística, leitura de partitura e cifras para violão, construção de repertório progressivo com obras para o instrumento. Prática musical coletiva.
Bibliografia
- Henrique Pinto. Iniciação ao Violão. segunda. Ricordi. 2001
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Solfejo e percepção de ritmos e melodias. Execução da escala maior em suas mais variadas sequências de sons. Audição de acordes de três sons no âmbito do acorde de tônica. Leitura nas Claves de G e F. Estudo rítmico abordando compassos simples e compostos.
Bibliografia
- OTTMANN, R. W.; RODGERS, N.. Music for Sight Singing. 7ª. New Jersey: Prentice Hall. 2007
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada
Bibliografia
- Da psicologia cognitiva à cognição musical: um olhar necessário para a educação musical
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Prática de canto em conjunto. Análise, leitura e execução de obras corais de diferentes gêneros, estilos e formas, com ênfase em arranjos de música popular brasileira, música tradicional popular, principalmente do Cariri, e música latino-americana em idioma espanhol ou línguas de povos originários.
Bibliografia
- MILLER, Robert. A Estrutura do Canto: sistema e arte na técnica vocal. Trad. Luciano Simões Silva. São Paulo: É Realizações, 2019. 552 p.
Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
Introdução ao texto acadêmico, enfatizando a importância da linguagem escrita para o desenvolvimento cultural, científico e da pesquisa educacional. Leitura e sintetização de textos. Orientações metodológicas para o estudo e para a produção de trabalhos acadêmicos, incluindo: o fichamento, o resumo, a resenha, seminários, a monografia, o memorial, dentre outros.
Bibliografia
- Página Web do Curso de Música da UFCA
Semestre 3
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Solfejo e percepção de ritmos e melodias. Execução da escala menor melódica em suas mais variadas sequências de sons. Audição de acordes de três sons no âmbito do acorde de tônica e dominante nas escalas maiores e menores melódicas. Leitura nas claves de G, F e C.
Bibliografia
- OTTMANN, R. W.; RODGERS, N.. Music for Sight Singing. 7th Ed.. Prentice Hall. 2007
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Desenvolvimento do violão I em nível crescente de complexidade. Desenvolvimento de repertório progressivo. Prática musical coletiva e prática de acompanhamento ao violão.
Bibliografia
- Henrique Pinto. Iniciação ao violão. Segunda. Ricordi. 2008
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Prática de canto em conjunto. Análise, leitura e execução de obras corais de diferentes gêneros, estilos e formas, com ênfase em composições para coro e também repertório infantil, especialmente música brasileira.
Bibliografia
- MILLER, Robert. A Estrutura do Canto: sistema e arte na técnica vocal. Trad. Luciano Simões Silva. São Paulo: É Realizações, 2019. 552 p.
- SUNDBERG, Johan. Ciência da Voz: fatos sobre a voz na fala e no canto. Trad. Gláucia Laís Salomão. São Paulo: EDUSP, 2015. 328 p.
- LECK, Henry; JORDAN, Flossie. Criando arte através da excelência do canto coral. Trad. Aderbal Soares. São Paulo: Pró-coral, 2020.
Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
História da música ocidental do período clássico ao romântico, abordando aspectos formais e estéticos da cada período.
Bibliografia
- Grout & Palisca. História da Música Ocidental. 1ed. Gradiva. 1998
Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
Conhecimento dos aspectos históricos, filosóficos e educacionais da Educação Musical desde a antiguidade aos dias atuais. Compreensão das diferentes funções da música na prática pedagógica. Contextualização das diferentes propostas pedagógicas de educação musical dos métodos ativos de ensino de música.
Bibliografia
- B. Ilari; T. Mateiro. Pedagogias em Educação Musical. . Intersaberes. 2012
Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
Estudo do contraponto a partir das espécies elencadas no tratado clássico de Fux através da criação de estruturas polifônicas e análise de repertório.
Bibliografia
- Oscar Zander. Regência coral. . Ricordi. 1977
Semestre 4
Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
#Não informada
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada
Bibliografia
- B. Ilari e T. Mateiro. Pedagogias em Educação Musical. . IBPEX. 2011
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Estudo da polifonia do Século XVI, em suas várias espécies, através da criação de estruturas polifônicas e análise de madrigais e motetos renascentistas.
Bibliografia
- OTTMANN, R. W.; RODGERS, N.. Music for Sight Singing. 7th Ed.. New Jersey: Prentice Hall. 2007
Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
1. Leitura Musical 2. Técnicas de postura e relaxamento 3. Técnicas de mão direita e esquerda. 4 Arpejos e escalas. 5. Estudos e peças elementares. 6. História do violão 7. Prática em arranjos.
Bibliografia
- Henrique Pinto. Iniciação ao Violão. segunda. Ricordi. 2001
Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
Harmonia tonal. Encadeamento e progressão das funções harmônicas. Formação de acordes, cifragem e condução de vozes para arranjos a três ou quatro vozes mistas. Extensão das vozes do quarteto vocal clássico. Uso de notas estranhas aos acordes: bordaduras, apogiataras, retardos, antecipações e notas de passagem. Funções secundárias. Análise harmônica.
Bibliografia
- Hans-Joachim Koellreutter. Harmonia Funcional: Introduc?a?o a? Teoria das Func?o?es Harmo?nicas. . Fundação Koellreutter. 2018
- Carlos Almada. Harmonia Funcional. . Unicamp. 2012
- Stefan Kostka, Dorothy Payne. Tonal Harmony. . McGraw-Hill Education. 2008
- Ian Guest. Harmonia:Método Prático. . Lumiar Editora. 2000
Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
História da música do período moderno até o contemporâneo, abordando aspectos históricos e estéticos de cada período.
Bibliografia
- Jairo Severiano. Uma história da música popular brasileira. 1. 34. 2015
Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
Conceitos fundamentais à Sociologia e História para a compreensão da relação entre Educação e Sociedade. As concepções da sociologia moderna da educação e suas implicações na educação brasileira atual.
Bibliografia
- Educação e Sociedade
Semestre 5
Carga Horária
100 horas.
Professores
Ementa
#Não informada
Bibliografia
- ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MÚSICA: decompondo a prática para tornar visível o conhecimento pedagógico
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
1. Leitura Musical 2. Técnicas de postura e relaxamento 3. Técnicas de mão direita e esquerda. 4 Arpejos e escalas. 5. Estudos e peças elementares. 6. História do violão 7. Prática em arranjos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Harmonia tonal. Encadeamento e progressão das funções harmônicas utilizando modulação e mistura de modos. Estudo dos caminhos harmônicos da música brasileira. Arranjos para três ou quatro vozes mistas. Analise harmônica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
História da música popular brasileira do período colonial até a Era do Rádio, abordando aspectos sócio-históricos e estéticos de cada período.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo dos antecedentes e/ou marcos históricos que possibilitaram a criação da disciplina. Apresentação dos conceitos específicos, das correntes e das escolas da Etnomusicologia mundial ao longo da sua história como disciplina científica ou campo de estudo. Discussão de questões atuais da Etnomusicologia nos estudos das músicas populares e tradicionais. A Etnomusicologia no Brasil e sua inserção nos cursos de graduação em música.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 6
Carga Horária
100 horas.
Professores
Ementa
Análise e diagnóstico da realidade escolar, envolvendo investigação sobre seu cotidiano e a prática pedagógica no Ensino Fundamental e a inserção da música nesse espaço. Intervenção feita através de regência em sala de aula ou realização de mini-cursos ou oficinas que proporcionem ao aluno a prática docente. Conhecimento do PPP e PDE da escola.
Bibliografia
- Página Web do Curso de Música da UFCA
Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
Formação de grupos de câmara instrumentais e vocais. Estudo e execução em grupo de obras representativas de gêneros da música brasileira e da música estrangeira. Arranjo e adaptação para formações de câmara instrumentais e vocais. Criação e improvisação. Interpretação, fluência e expressão musical. Apresentação em público.
Bibliografia
- Uma história da associação brasileira de trompetistas a partir do memorial dos seus encontros
Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
A significação musical e seus níveis de produção. Crítica às teorias de análise musical. A construção do sentido nas canções. Música de Filme e outros gêneros sincréticos. Os sistemas referenciais do discurso musical: poema sinfônico e música programática.
Bibliografia
- Maurício Dottori. Análise Musical: Fundamentos Teóricos e Aplicações Práticas. . UFPR. 2008
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Desenvolvimento da expressão visual e espacial para comunicação através da Língua Brasileira de Sinais. Introdução ao léxico, fonologia, morfologia e sintaxe da Língua Brasileira de Sinais.
Bibliografia
- Libras? Que língua é essa?: Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda.
- QUADROS, R. M.; KARNOPP, L. B.. Língua de sinais brasileira: estudos lingüísticos.. . Porto Alegre: Artes Médicas,. 2004
- Educação de surdos: a aquisição da linguagem
Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
1. Leitura Musical 2. Técnicas de postura e relaxamento 3. Técnicas de mão direita e esquerda. 4 Arpejos e escalas. 5. Estudos e peças elementares. 6. História do violão 7. Prática em arranjos. 8. Oficinas de ensino coletivo de violão.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
História da música popular brasileira da Era do Rádio à Era dos festivais, abordando aspectos sócio-históricos e estéticos de cada período.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Conceitos teóricos sobre sonorização. Voz, instrumentos musicais e equipamentos de áudio. As tecnologias analógicas e digitais no processo de gravação sonora. Composição, notação e educação musical através de softwares. Instrumentos virtuais e suas peculiaridades. Consoles digitais e analógicos. Microfonação de instrumentos em estúdio, palcos e lives. Transmissão de lives. Edição de áudio e produção de vídeos, utilizando aplicativos de celular ou softwares. Direitos autorais, registro de música, lançamento de singles, EP e álbuns, distribuidoras, gravadoras e plataformas de streaming.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo e reflexão acerca dos princípios científicos e educacionais na pesquisa em geral e da música em particular; etapas da pesquisa; tipos; metodologias; instrumentos de pesquisa em música e elaboração de projeto de pesquisa.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 7
Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
Formação de grupos de câmara instrumentais e vocais. Estudo e execução em grupos de obras representativas de gêneros de música brasileira e da música estrangeira. Arranjo e adaptação para formações de câmara instrumentais e vocais. Criação e improvisação. Interpretação, influência e expressão musical. Autonomia na perfomance instrumental e vocal. Aapresentação em público.
Bibliografia
- Uma história da Associação Brasileira de Trompetistas a partir do memorial dos seus encontros.
Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
Definição do formato de monografia a ser apresentado. Conhecimentos dos acadêmicos, científicos e metodológicos necessários para a realização e escrita da pesquisa monográfica.
Bibliografia
- Como elaborar um projeto de pesquisa em música
Carga Horária
100 horas.
Professores
Ementa
Análise e diagnóstico da realidade escolar, envolvendo investigação sobre seu cotidiano e a prática pedagógica voltada para a Educação Especial e a inserção da música nesse espaço ou o ensino da música em espaços formais como ONG e Escolas de música. Intervenção feita através de regência em sala de aula ou realização de minicursos ou oficinas que proporcionem ao aluno a prática docente. Conhecimento de PPP e PDE da escola ou de espaços formais de ensino de música. Reflexão que envolva as políticas educacionais, em especial voltadas ao ensino de música nas escolas relacionado a experiência vivenciada ao estágio.
Bibliografia
- Por que é importante o ensino de música?
Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
A significação musical e seus níveis de produção. Forma Musical. Forma Sonata. Música do Século XX e formas de análise. Processos de escuta. Modelos de Análise Imanente, Poético e Estésico. Sincretismos verbais e estruturas semióticas.
Bibliografia
- GIlbert. Introduction to Schenkerian Analysis. . Norton. 1982
Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
1. Leitura Musical 2. Técnicas de postura e relaxamento 3. Técnicas de mão direita e esquerda. 4 Arpejos e escalas. 5. Estudos e peças elementares. 6. História do violão 7. Prática em arranjos. 8. Oficinas de ensino coletivo de violão.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Considerações gerais sobre a teoria e prática da regência, contemplando as técnicas adequadas para a execução de diferentes gêneros, estilos e formas musicais. Técnicas de marcação para compassos simples e compostos. Técnicas de ensino, de análise estrutural e de estudo de repertório. Função social do regente e sua missão enquanto educador musical.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
História da música popular cearense da Modinha aos Festivais da Canção, abordando aspectos sócio-históricos e estéticos de cada período.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 8
Carga Horária
100 horas.
Professores
Ementa
Análise e diagnóstico da realidade escolar, envolvendo investigação sobre seu cotidiano e a prática pedagógica no Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos e a inserção da música nesse espaço. Intervenção feita através de regência em sala de aula ou realização de mini-cursos ou oficinas que proporcionem ao aluno a prática docente. Conhecimento do PPP e PDE da escola. Reflexão que envolva as políticas educacionais, em especial voltadas ao ensino de musica nas escolas relacionando à experiência vivenciada no estágio.
Bibliografia
- Página Web do Curso de Música
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Orientação de leituras para o desenvolvimento do mesmo. Finalização do trabalho de conclusão para apresentação pública perante comissão composta por três professores.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Preparação e realização de apresentação musical pública individual ou em grupo de câmara com a orientação de um professor.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo das técnicas para a produção de arranjos para diversos grupos musicais instrumentais e vocais. Estudos das técnicas de contraponto e harmonização. Experimentação das possibilidades de combinação melódica, harmônica e rítmica em diversos gêneros, estilos e linguagens musicais. Arranjos didáticos para atuação docente.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Disciplinas Optativas
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo do fenômeno musical à luz das teorias sociológicas, compreensão dos conceitos de Campus e Habitus, de Pierre Bourdieu para estudo do fenômeno artístico no tecido social.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo sobre o legado da Cultura Africana para a Cultura Brasileira, em especial para a música. Compreensão do sagrado através da musica nos ritos afro-descendentes.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Conhecimento da prática de orquestra através de um repertório diversificado, perpassando do erudito ao popular.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
#não informada
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
#Não informada
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
#Não informada
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
#Não informada
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
#Não informada
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
#Não informada
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
#Não informada
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
#Não informada
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
#Não informada
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Desenvolvimento da prática instrumental I em nível crescente de complexidade. Desenvolvimento da técnica de mão direita (dataché, stacatto, legatto, spicatto e martelato) e estudo da terceira e da quarta posição da mão esquerda. Estudo coletivo, ordenado e progressivo de exercícios e obras para instrumentos de cordas friccionadas.Prática musical em conjunto.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação e história dos instrumentos de cordas friccionadas: violoncelo e contrabaixo. Postura e elementos da técnica básica: arco e digitação. Tonalidades maiores: C, G, D. Prática de repertório em grupo em nível básico. Afinação e sonoridade. Linguagem idiomática do instrumento.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Considerações gerais sobre o instrumento abordando: posicionamento corporal ao tocar; os principais valores das notas; sinais de dinâmica; nomenclatura das teclas brancas; pausas; tonalidades de C e G; pautas; claves de G e F; fórmulas de compasso; ligaduras; os toques legato, staccato e acentuado; intervalos; anacrusa; sustenidos, bemóis e bequadros; pentacordes maiores; tom e semi-tom; uso do pedal de prolongamento; escala cromática; cifragem. Todos esses itens serão abordados em repertório apropriado para cada situação.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A construção de novos instrumentos musicais no cenário musical atual. Construção de instrumentos musicais e educação musical. Desenvolvimento e história dos instrumentos musicais. Experimentação e organização sonora de materiais recicláveis aplicados à construção de instrumentos musicais. Construção e manipulação de instrumentos musicais alternativos: membranofones, cordofones, idiofones e aerofones. Elaboração e execução de repertório para orquestra de instrumentos musicais alternativos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Considerações gerais sobre o gestual de regência e suas implicações técnicas na execução de diferentes gêneros estilos e formas musicais. Técnicas de marcação para compassos simples e compostos. Técnicas de ensino, de análise estrutural e de estudo de repertório na forma cânone e a duas vozes. Função social do regente e sua missão enquanto educador musical. Interpretação de repertório folclórico e infantil brasileiro.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Técnica e execução dos instrumentos de percussão para a aplicação na Educação Musical. Estudo da pedagogia dos instrumentos de percussão. Uso didático dos instrumentos de percussão da cultura brasileira. Prática de execução musical em conjunto.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo do contraponto Bachiano e suas formas de realização: prelúdios, fugas, corais. Composição de estruturas polifônicas tonais geradas a partir de temas populares.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudar e analisar os caminhos, fronteiras e diálogos que caracterizam a interrelação entre as áreas de Educação Musical e Etnomusicologia nos estudos da transmissão musical em culturas de tradição oral e escrita.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
As tecnologias analógicas e digitais para o processo de gravação sonora. Composição, notação e educação musical através de softwares. Instrumentos Virtuais e suas peculiaridades. Consoles digitais e analógicos. Microfonação de instrumentos em estúdio e em palcos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
#Não informada
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
#Não informada
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
#Não informada
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
#Não informada
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Considerações gerais sobre o instrumento abordando: Tonalidade de C, G e F Maior, escala Maior, acordes de Sétima; Colcheias pontuadas; forma ternária (ABA); pedal de prolongamento; pentacordes maiores e menores; arpejos; intervalos; forma do Blues. Todos esses itens serão abordados em repertório apropriado para cada situação.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Desenvolvimento da prática instrumental I em nível crescente de complexidade. Desenvolvimento da técnica da mão direita (dataché, stacatto, legatto, spicatto e martelato) e estudo da terceira e da quarta posição da mão esquerda. Estudo coletivo, ordenado e progressivo de exercícios e obras para instrumentos de cordas friccionadas. Prática musical em conjunto.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Postura e elementos de técnica: arco e digitação. Prática de repertório em grupo em nível básico. Golpes de arco e braço do instrumento. Tonalidades maiores: F, Bb, E, A. Afinação e sonoridade. Linguagem idiomática do instrumento.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Aplicação de elementos harmônicos, rítmicos, melódicos e instrumentais na construção de arranjos com uma perspectiva de educação musical. Prática de elaboração de arranjos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Aplicação de elementos harmônicos, rítmicos, melódicos e vocais na construção de arranjos com uma perspectiva de educação musical. Prática de elaboração de arranjos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
O espaço teórico da Estética no conhecimento filosófico. A Estética Iluminista: Descartes, Rosseau e Kant. O pensamento Estético na pós-modernidade: Nietzsche. A Estética aplicada à contemporaneidade. A posição Estética do artista moderno.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Conceitos e concepções de currículo. Teorias curriculares: histórico, fundamentos e condicionantes. Tendências curriculares na educação brasileira. Planejamento curricular. Avaliação curricular. Análise das diretrizes, propostas curriculares.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudos das atuais metodologias de ensino de instrumentos. Discutir e refletir sobre estas metodologias. O papel do professor e do aluno frente as metodologias. Aprofundar o universo da Aprendizagem Musical Compartilhada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Conceitos básicos de performance historicamente informada, história do movimento de Música Antiga iniciado nos anos sessenta. Literatura e gêneros musicais praticados desde a Idade Média e apresentação das famílias de instrumentos e suas réplicas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Iniciação ao estudo da pedagogia, literatura, técnica instrumental e dos processos de interpretação musical através da prática instrumental coletiva e individual envolvendo o Trompete aos vários instrumentos musicais, dando ênfase na execução de obras do repertório brasileiro e mundial.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo da pedagogia, literatura, técnica instrumental e dos processos de interpretação musical através da prática instrumental coletiva e individual com progressão, envolvendo o Trompete aos vários instrumentos musicais, dando ênfase na execução de obras do repertório brasileiro e mundial.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Introdução sobre os cuidados básicos com os instrumentos musicais de metais graves. Iniciação ao estudo das técnicas básicas para execução dos instrumentos da família dos metais graves,entre elas: respiração, vibração labial e manuseio do instrumento, por meio da metodologia de ensino coletivo, utilizando-se de exercícios técnicos e repertório coerente com o nível técnico dos estudantes.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Iniciação ao estudo das técnicas básicas para execução dos instrumentos da família dos metais graves,entre elas: respiração, vibração labial e manuseio do instrumento, por meio da metodologia de ensino coletivo, utilizando-se de exercícios técnicos e repertório coerente com o nível técnico dos estudantes.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudos do corpo a partir da educação somática. Técnicas de sensibilização, aquecimento, postura e alongamento consciente. Células coreográficas. Improvisação. Laboratório de criação a partir dos trabalhos de pesquisa em música desenvolvidos pelos alunos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo da prática de repertório, da prática interpretativa e dos fundamentos teóricos e históricas que embasam a execução do choro.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Contextualização histórica das ideias pedagógicas de Paulo Freire. Aplicação dessas ideias em experiências de alfabetização de adultos. Discussão de conceitos centrais da pedagogia freiriana, tais como sua antropologia, ênfase na atitude dialógica do professor, educação para a liberdade, crítica da sociedade e educação brasileira. Influências de Paulo Freire no pensamento pedagógico contemporâneo e possíveis implicações para Educação Musical.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Música e inclusão de pessoas com deficiência em escolas de ensino regular: possibilidades e limitações; a interação social por meio de atividades musicais; desenvolvimento da linguagem e coordenação psico-motora na pessoa com deficiência.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Não informada!
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Conhecimento da prática de orquestra através de um repertório diversificado, perpassando do erudito ao popular.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Conhecimento da prática de orquestra através de um repertório diversificado, perpassando do erudito ao popular.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Nesta disciplina serão abordados aspectos práticos da execução instrumental, estudos de repertório e estudos técnicos práticos e teóricos. Discussões acerca do papel das bandas de música de sopro e percussão.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Nesta disciplina serão abordados aspectos práticos da execução instrumental, estudos de repertório e estudos técnicos práticos e teóricos. Discussões acerca do papel das bandas de música de sopro e percussão.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Nesta disciplina serão abordados aspectos práticos da execução instrumental, estudos de repertório e estudos técnicos práticos e teóricos. Discussões acerca do papel das bandas de música de sopro e percussão.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Nesta disciplina serão abordados aspectos práticos da execução instrumental, estudos de repertório e estudos técnicos práticos e teóricos. Discussões acerca do papel das bandas de música de sopro e percussão.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Considerações gerais sobre o instrumento. Localização das notas musicais no teclado. Cifras e suas realizações. Estudo prático de alguns encadeamentos harmônicos nas tonalidades mais básicas. Estudo prático do uso do piano/teclado em situações de ensino na Educação Básica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Considerações gerais sobre o instrumento. Localização das notas musicais no teclado. Cifras e suas realizações. Estudo prático de alguns encadeamentos harmônicos nas tonalidades mais básicas. Estudo prático do uso do piano/teclado em situações de ensino na Educação Básica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Introdução sobre os aspectos históricos da flauta doce. Técnica inicial: postura, respiração, articulação e dedilhado. Prática instrumental coletiva da flauta doce soprano. Prática de estudos e preparação de repertório. Reflexões e possibilidades de práticas pedagógicomusicais com a flauta doce para diferentes contextos de ensino escolares e não escolares.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Desenvolvimento das técnicas para execução dos instrumentos da família dos metais graves, entre elas: respiração, vibração labial e manuseio do instrumento, por meio da metodologia de ensino coletivo, utilizando-se de exercícios técnicos e repertório coerente com o nível técnico dos estudantes.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Desenvolvimento das técnicas para execução dos instrumentos da família dos metais graves, entre elas: respiração, vibração labial e manuseio do instrumento, por meio da metodologia de ensino coletivo, utilizando-se de exercícios técnicos e repertório coerente com o nível técnico dos estudantes.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Aprimoramento das técnicas para execução dos instrumentos da família dos metais graves, entre elas: respiração, vibração labial e manuseio do instrumento, por meio da metodologia de ensino coletivo, utilizando-se de exercícios técnicos e repertório coerente com o nível técnico dos estudantes.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Aprimoramento das técnicas para execução dos instrumentos da família dos metais graves, entre elas: respiração, vibração labial e manuseio do instrumento, por meio da metodologia de ensino coletivo, utilizando-se de exercícios técnicos. Revisão e desenvolvimento de repertório tradicional, coletivo e individual, original para os instrumentos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Introdução à pedagogia do piano abordando a escolha de material didático apropriado e conceitos fundamentais à iniciação ao piano.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Como uma continuação da discussão iniciada no curso de Pedagogia do Piano I, serão abordadas estratégias de ensino da técnica, da leitura, do dedilhado, do pedal, da interpretação e do estudo planejado aplicadas a repertório de nível intermediário.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Fundamentos de técnica e de interpretação para o desempenho ao piano/teclado considerando as necessidades e níveis de proficiência ao instrumento individuais de cada aluno. Técnicas de leitura e de estudo serão gradualmente desenvolvidas a partir da realização de repertório de diferentes períodos e estilos, incluindo obras desde o repertório erudito ao popular (nacional e internacional), além de práticas que incluem improvisação, harmonização e composição em atividades individuais e coletivas. Desenvolvimento da prática do Piano II em nível crescente de complexidade.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Fundamentos de técnica e de interpretação para o desempenho ao piano/teclado considerando as necessidades e níveis de proficiência ao instrumento individuais de cada aluno. Técnicas de leitura e de estudo serão gradualmente desenvolvidas a partir da realização de repertório de diferentes períodos e estilos, incluindo obras desde o repertório erudito ao popular (nacional e internacional), além de práticas que incluem improvisação, harmonização e composição em atividades individuais e coletivas. Desenvolvimento da prática do Piano III em nível crescente de complexidade.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Fundamentos de técnica e de interpretação para o desempenho ao piano/teclado considerando as necessidades e níveis de proficiência ao instrumento individuais de cada aluno. Técnicas de leitura e de estudo serão gradualmente desenvolvidas a partir da realização de repertório de diferentes períodos e estilos, incluindo obras desde o repertório erudito ao popular (nacional e internacional), além de práticas que incluem improvisação, harmonização e composição em atividades individuais e coletivas. Desenvolvimento da prática do Piano IV em nível crescente de complexidade.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Fundamentos de técnica e de interpretação para o desempenho ao piano/teclado considerando as necessidades e níveis de proficiência ao instrumento individuais de cada aluno. Técnicas de leitura e de estudo serão gradualmente desenvolvidas a partir da realização de repertório de diferentes períodos e estilos, incluindo obras desde o repertório erudito ao popular (nacional e internacional), além de práticas que incluem improvisação, harmonização e composição em atividades individuais e coletivas. Desenvolvimento da prática do Piano V em nível crescente de complexidade.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Negritude e pertencimento étnico. Conceitos de africanidades e afrodescendência. Cosmovisão africana: valores civilizatórios africanos presentes na cultura brasileira. Ancestralidade e ensinamentos das religiosidades tradicionais africanas nas diversas dimensões do conhecimento no Brasil. Introdução à geografia e história da África. As origens africanas e as nações africanas representadas no Brasil. O sistema escravista no Brasil e no Ceará. Aportes dos africanos à formação social e cultural do Brasil e do Ceará. Personalidades africanas, afrodescendentes e da diáspora negra que se destacaram em diferentes áreas do conhecimento. Contexto das Ações Afirmativas hoje. Atualização do legado africano no Brasil. Desconstrução de preconceitos e desdobramentos teórico-práticos para a atuação do profissional na sua área de inserção no mercado de trabalho. Herança africana na música do Brasil.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Considerações gerais e iniciais sobre a técnica do instrumento abordando posicionamento corporal ao tocar; leitura musical e repertório adequado para o os níveis dos estudantes. Estudo coletivo, ordenado e progressivo de exercícios e obras para o Saxofone. Prática musical em conjunto.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo da técnica do instrumento abordando o trabalho com o repertório para sasxofone; leitura e interpretação musical adequado para os níveis dos estudantes. Estudo individual e coletivo, ordenado e progressivo de exercícios e obras para saxofone. Prática musical em conjunto.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo da técnica do instrumento abordando o estudo do repertório para saxofone; leitura e interpretação musical adequado para o os níveis dos estudantes. Técnicas de criação e expressão artística. Estudo coletivo e individual, ordenado e progressivo de exercícios e obras para saxofone. Estímulo à autonomia e autorregulação do estudo. Prática musical em conjunto.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo da técnica do instrumento abordando o estudo do repertório para cada instrumento; leitura e interpretação musical adequado para o os níveis dos estudantes. Técnicas de criação e expressão artística. Estudo coletivo e individual, ordenado e progressivo de exercícios e obras para o saxofone. Estímulo à autonomia e autorregulação do estudo. Prática musical em conjunto.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo da técnica do instrumento abordando o estudo do repertório para cada instrumento; leitura e interpretação musical adequado para o os níveis dos estudantes. Técnicas de criação e expressão artística. Estudo coletivo e individual, ordenado e progressivo de exercícios e obras para o saxofone. Estímulo à autonomia e autorregulação do estudo. Prática musical em conjunto.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo da técnica do instrumento abordando o estudo do repertório para cada instrumento; leitura e interpretação musical adequado para o os níveis dos estudantes. Técnicas de criação e expressão artística. Estudo coletivo e individual, ordenado e progressivo de exercícios e obras para o saxofone. Estímulo à autonomia e autorregulação do estudo. Prática musical em conjunto. Preparação para o Recital de Conclusão de Curso.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo da pedagogia, literatura, performance e dos processos de interpretação musical no trompete e seus fundamentos através da prática instrumental individual e coletiva com progressão, dando ênfase na execução de pequenas obras do repertório popular brasileiro e ocidental.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo da pedagogia, literatura, performance e dos processos de interpretação musical no trompete e seus fundamentos através da prática instrumental individual e coletiva com progressão, dando ênfase na execução de obras do repertório brasileiro, ocidental e do repertório voltado para a improvisação.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo da pedagogia, literatura, performance e dos processos de interpretação musical no trompete e seus fundamentos através da prática instrumental individual e coletiva com nível avançado, dando ênfase na execução de obras do repertório brasileiro, ocidental e do repertório voltado para música de câmara.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo da pedagogia, literatura, performance e dos processos de interpretação musical no trompete e seus fundamentos através da prática instrumental individual e coletiva com nível avançado, dando ênfase na execução de obras do repertório brasileiro, ocidental, de música de câmara e preparação para o recital de conclusão de curso.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Introdução à técnica violonística aplicada à pedagogia musical e atuação do educador musical em sala de aula; conceitos básicos de postura, relaxamento, sonoridade e repertório. princípios para a utilização do instrumento como elemento de acompanhamento; leitura básica de partituras e cifras; acompanhamento funcional por meio de harmonização intuitiva.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Desenvolvimento da técnica violinista em nível crescente. Aprimoramento da técnica de mão esquerda e mão direita. Prática de repertório em nível intermediário. Preparação da performance instrumental para o recital final de conclusão de curso.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Desenvolvimento da técnica violinista em nível crescente. Aprimoramento da técnica de mão esquerda e mão direita. Prática de repertório em nível intermediário. Preparação da performance instrumental para o recital final de conclusão de curso.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Desenvolvimento da técnica violinista em nível crescente. Aprimoramento da técnica de mão esquerda e mão direita. Prática de repertório em nível intermediário. Preparação da performance instrumental para o recital final de conclusão de curso.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Desenvolvimento da técnica violinista em nível crescente. Aprimoramento da técnica de mão esquerda e mão direita. Prática de repertório em nível intermediário. Preparação da performance instrumental para o recital final de conclusão de curso.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Leitura musical e repertório adequado para o os níveis dos estudantes. Estudo coletivo, ordenado e progressivo de exercícios e obras para os respectivos instrumentos. Prática musical em conjunto. História dos instrumentos de cordas friccionadas: violoncelo e contrabaixo. Postura e elementos da técnica básica: arco e digitação. Tonalidades maiores: Db, Gb. Afinação e sonoridade. Linguagem idiomática do instrumento.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Repertorio solo. Criação de arranjos. Estudo coletivo, ordenado e progressivo de exercícios e obras para os respectivos instrumentos. Prática musical em conjunto. História dos instrumentos de cordas friccionadas: violoncelo e contrabaixo. Postura e elementos da técnica básica: arco e digitação. Tonalidades menores. Afinação e sonoridade. Linguagem idiomática do instrumento.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Repertorio solo. Criação de arranjos. Estudo coletivo, ordenado e progressivo de exercícios e obras para os respectivos instrumentos. Prática musical em conjunto. História dos instrumentos de cordas friccionadas: violoncelo e contrabaixo. Postura e elementos da técnica básica: arco e digitação. Técnicas avançadas. Afinação e sonoridade. Linguagem idiomática do instrumento.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Repertorio solo. Criação de arranjos. Estudo coletivo, ordenado e progressivo de exercícios e obras para os respectivos instrumentos. Prática musical em conjunto. História dos instrumentos de cordas friccionadas: violoncelo e contrabaixo. Postura e elementos da técnica básica: arco e digitação. Técnicas avançadas. Afinação e sonoridade. Linguagem idiomática do instrumento. Recital final.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Por meio de uma revisão teórica e da introdução de elementos da Harmonia para a música popular, apresentaremos sua aplicação aplicada ao violão como instrumento acompanhador em estilos como a Bossa-Nova e a moderna MPB.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo da estrutura acústica (física) e cultural do instrumental tradicional brasileiro de percussão e suas práticas musicais. Técnica e execução dos instrumentos de percussão da cultura brasileira para a aplicação na Educação Musical. Uso didático dos instrumentos de percussão. Prática de execução musical em conjunto.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Através da Prática e Reflexão das músicas do mundo não ocidental e da música pré- clássica, pretende-se compreender a construção das linguagens musicais quer sejam de tradição popular ou erudita.