Pedagogia
Graduação / LICENCIATURA
Atualizado em 30/08/2023 às 11h42
Integral
Presencial
4 anos
30
Brejo Santo
Coordenação: Prof. GERCILENE OLIVEIRA DE LIMA
pedagogia.ife@ufca.edu.br
(88) 3221-9591
Bloco único
No mundo contemporâneo, a sociedade está em constante transformação, seja na tecnologia, nas relações sociais, culturais, econômicas e ambientais, dessa forma, exigem-se mudanças na relação ensino e aprendizagem e um novo perfil de educador atuante nos variados níveis de ensino, sendo necessário redimensionar o papel do professor, abordar novas práticas pedagógicas, refletir sobre outras teorias de aprendizagem e metodologias.
Nesse enfoque o curso de licenciatura em Pedagogia da UFCA busca propiciar um novo olhar para a educação na atualidade, oferecendo como proposta realizar uma educação mais voltada para os anseios do século XXI.
Semestre 1
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A história da educação na perspectiva epistemológica. A história da educação com ênfase na pedagogia. Introdução ao estudo da História da Educação e sua relação com diferentes sociedades e culturas nos diversos contextos históricos: Educação nas sociedades autóctones, na Antiguidade Clássica, na Idade Média, na Modernidade e Contemporaneidade. A história das ideias pedagógicas no mundo e no Brasil e a relação com as teorias educacionais. O reflexo da presença da instituição escolar na educação no contexto histórico brasileiro. A educação brasileira no Período Colonial e na República.
Bibliografia
- SAVIANI, Dermerval. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. . Autores Associados.. 2020
- ARANHA, M. L. A.. História da Educação e da Pedagogia. . Moderna.. 2010
- ROMANELLI, O. O.. História da Educação no Brasil: (1930/1973). . Vozes. 2010
- DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. . Hedra. 2010
- BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. . Brasiliense. 2007
- GADOTTI, Moacir.. História das Ideias Pedagógicas. . Ática. 2003
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O processo do conhecimento: formas de conhecer e tipos de conhecimento. Ciência: conceito e classificação. Métodos científicos. Paradigmas de pesquisa. Abordagem qualitativa e quantitativa. Procedimentos e fontes de pesquisa. Métodos e instrumentos de estudo. Pré-requisitos, planejamento, elaboração e execução do trabalho científico. Projeto e relatório de pesquisa: elementos constitutivos e normativos. Gêneros textuais acadêmico-científicos: características e configurações escritas e orais. Trabalho de conclusão de curso. Ética na pesquisa. Normas da ABNT.
Bibliografia
- Luiz, Ercilia Maria de Moura Garcia.. Escrita Acadêmica. 1. Santa Maria, RS : UFSM, NTE. 201. 2021
- LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A.. . Metodologia Científica.. 7. Atlas. 2017. 7. Atlas. 2017
- LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean.. A construção do saber.. 1. UFMG. 1999
- Pasta com base teórica da disciplina
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O que é a Psicologia da Educação? Relações entre Psicologia e Educação. A Psicologia da Educação: sua história, seu campo de atuação e seus objetivos. A aprendizagem como objeto de estudo da Psicologia da Educação.
Bibliografia
- PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. 25. ed. Rev. Rio de Janeiro: Forense, 2011.
- CUNHA, M. V. Psicologia da educação. 4. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
- SALVADOR, C. C.(Org.). Psicologia da educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.
- COUTINHO, M. T. C.; MOREIRA, M. Psicologia da educação. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2004.
- BEE, H. A criança em desenvolvimento. 9ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2003
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A leitura como recepção e interpretação de discursos. A produção escrita como materialização discursiva. As interações possíveis entre oralidade e escrita. Coesão e coerência. Tipos e gêneros textuais. As implicações do uso linguagem em seus aspectos sociais. A formação de professores/as-leitores/as autores/as. Prática pedagógica de escrita a partir dos preceitos técnicos da ABNT.
Bibliografia
- Leitura e Produção de texto na universidde - Roteiros de aula
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A informática como prática pós-moderna. História da informática educativa: o uso do computador como ferramenta pedagógica. A utilização das tecnologias na educação. A Internet e suas interfaces com a Educação. A prática pedagógica pós-moderna e a participação do computador em sala de aula.
Bibliografia
- Souza et al, Jornadas Virtuais: Vivências e Práticas com as tecnologias educativas
- Souza, K.P. Dicas de como estudar on-line. [s.n.], 2020. In. Secretaria da Educação (Seduc). Coordenadoria deFormação Docente e Educação a Distância (Coded).Disponível em:
Semestre 2
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Abordagem das concepções educacionais, dos princípios sócio-filosóficos e suas correntes analíticas de pensamento. Teorias sociológicas da educação. Principais autores: Comte, Durkheim, Max Weber, Gramsci, Bourdieu e Florestan Fernandes. A sociologia e suas relações com a Educação. O estudo da sociedade e sua influência sobre o sistema educacional. Sociologia, Filosofia, Educação e Sociedade: a escola como agente de transformação social e como agente de reprodução das relações de poder. Teorias filosóficas da educação. A filosofia da educação e sua importância na compreensão dos modos de agir do ser humano. Correntes filosóficas nos contextos históricos: antiguidade, medievo, modernidade e contemporaneidade e suas relações com a educação. Algumas tendências pedagógicas e o olhar filosófico. Filosofia, educação e prática docente. Filosofia do cotidiano escolar e a prática docente. Filosofia, Educação e Sociedade. Ética e moral, e suas influências na prática pedagógica. O método científico: conceituação e etapas. A filosofia na escola. Ética. Fundamentos sociológicos e filosóficos e educacionais das relações entre educação e sociedade.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A infância sob o olhar da Psicologia da educação. O que é a infância? As principais características da aprendizagem infantil. Principais correntes psicológicas a pesquisar a aprendizagem: Construtivismo (Piaget); Sócio-Interacionismo (Vigotsky); Teoria da Afetividade (Wallon); Behaviorismo (Skinner); Psicanálise (Freud).
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Contextualização histórica, cultural, social e política da Educação Infantil. Cuidar e educar. A dimensão lúdica na criança. Precursores da educação e as concepções de criança, infância e Educação Infantil. Evolução da Educação Infantil no Brasil e a função da educação pré-escolar. Aspectos legais que norteiam a Educação Infantil no Brasil (Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 e Diretrizes Curriculares Nacionais - DCNEI, Base Nacional Comum Curricular- BNCC). A formação e o papel do professor na Educação Infantil.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O que é a educação especial? Introdução aos estudos acadêmicos a respeito da inclusão e da educação especial como campo de investigação. O que significa ser especial? Inclusão e Política educacional. O conceito de incluir na sociedade contemporânea. As necessidades educacionais e a Lei Brasileira de Inclusão. Atualidades na Educação Especial Inclusiva e na formação de professores.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Estuda os paradigmas atuais da sociedade em seus processos de informatização. Uso das tecnologias nos níveis de ensino que compõem a educação básica brasileira, a fim de facilitar a aprendizagem discente. Políticas públicas de acesso à educação à distância através da tecnologia na escola. Prática pedagógica de utilização de novas Mídias digitais e Tecnologias através de um viés político-educacional
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 3
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Educação Intercultural. Povos Indígenas, termos, linguagens e preconceito. Educação escolar indígena. Educação decolonial. Educação intercultural, direitos humanos e suas relações. Genocídios e epistemicídios. Identidade étnica, território, valorização da língua e da ciência dos Povos indígenas. Desafios da História Indígena no Brasil. História e protagonismo indígena. Da política indigenista à política indígena. Povos Indígenas do nordeste. A percepção dos direitos humanos, da cidadania e dos Povos ameríndios na construção das lutas sociais e na constituição de outros sujeitos de direito. Práticas e metodologias educacionais ameríndias. Ações afirmativas para população indígena.
Bibliografia
- Flávia M. Rios, Alex Ratts, Marcio André dos Santos. Dicionário das Relações Étnico-Raciais Contemporâneas. 1. Perspectiva. 2023
- ABREU, T. E; SÁ, I.. Memória, corpo e território: a insurreição das epistemes indígenas nos movimentos de resistência. vol. 17 e1756. Domínios de Lingu@gem. 2023
- Marilyn Strathern. Parentesco, direito e o inesperado. 1. Unesp. 2015
- Bruce Albert, Davi Kopenawa Yanomami. A Queda do Céu: Palavra de um Xamã Yanomami. 1. Companhia das Letras. 2015
- BANIWA, Gersem.. Educação Escolar Indígena no Brasil: avanços, limites e novas perspectivas.. 1. UFAM. 2013
- CUNHA. Manuela Carneiro. Índios no Brasil : história, direitos e cidadania.. 1. Claro Enigma. 2012
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Os aspectos históricos e as perspectivas atuais da didática: reflexão para o trabalho docente. A educação no contexto socioeconômico mundial e brasileiro e as atribuições do trabalho docente. Função social da escola no paradigma contemporâneo. A natureza, os princípios e fundamentos da ação docente. Didática e tendências pedagógicas. A didática fundamental em contraponto à didática instrumental. As diferentes formas de ensino como planos de organização e processos de interação entre sociedade e escola. Organização do trabalho docente. Planejamento do trabalho docente na perspectiva disciplinar e interdisciplinar. Prática pedagógica e didática, a partir dos conceitos estudados na disciplina e de atividades pedagógicas orientadas pelo professor.
Bibliografia
- LONGAREZI, Andréa Maturano.; PIMENTA, Selma G.; PUENTES, Roberto Valdés. (Orgs.). São Paulo: Cortez, 2024.. Didática crítica no Brasil.. . São Paulo: Cortez,. 2024
- LIBÂNEO, José C.. Didática.. . São Paulo: Cortez,. 2017
- LIBÂNEO, José C.. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 28. ed.- São Paulo: Edições Loyola, 2014.. 28. ed.. São Paulo: Edições Loyola,. 2014
- VEIGA, Ilma P. A.. A prática pedagógica do professor de didática.. 13. ed.. Campinas, SP: Papirus,. 2013
- CANDAU, Vera M. (Org.). A didática em questão.. 33 ed.. Petrópolis, RJ: Vozes,. 2012
- CANDAU, Vera M. (Org.).. Didática crítica e intercultural: aproximações.. . Petrópolis, RJ: Vozes,. 2012
- VEIGA, Ilma P. A. (Org.).. Lições de didática.. . Campinas, SP: Papirus,. 2012
- SAVIANI, Dermeval.. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política.. 38. ed.. Campinas, SP: Autores Associados,. 2006
- PIMENTA, Selma G.. Saberes pedagógicos e atividade docente. (Org.).. 4. ed.. - São Paulo: Cortez,. 2005
- FREIRE, Paulo.. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa.. 22ª.. 22ª. - São Paulo: Paz e Terra,. 2004
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A constituição brasileira e suas especificações a respeito da educação básica. O que é a educação básica e quais seus níveis de funcionamento. A atuação do pedagogo na educação básica, de acordo com a política educacional brasileira. Noções básicas da legislação educacional brasileira (LDB, constituição, e emendas constitucionais).
Bibliografia
- O Novo Fundeb e a Educação Infantil: da política de consenso neoliberal à práxis política emancipatória
- LIBÂNEO, J. C.; Oliveira, J. F.; TOSCHI, M.S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 7 ed. SP: Cortez, 2009.
- LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. SP: Heccus Editora, 2015.
- CANDAU, Vera Maria (org). Reinventar a escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
- COSTA, Marisa Vorraber (org.) A escola básica na virada do século: cultura, política e currículo. São Paulo: Cortez, 2002.
- VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.) Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 2013.
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A identidade docente como objeto de pesquisa e de construção da prática pedagógica reflexiva; A multidimensionalidade da docência; A formação docente no Brasil: seu contingente histórico e contemporâneo; A identidade profissional do pedagogo que atua na educação.
Bibliografia
- FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. . Paz e Terra. 2015
- LIBÂNEO, J. Pedagogia e pedagogos. . Cortez. 2010
- SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica. . Autores Associados. 2008
- CAMBI, F. História da pedagogia. . UNESP. 1999
- FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. . Paz e Terra. 1984
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A arte como expressão do ser humano. Relações entre Arte e Educação. A prática docente como uma arte social. Arte, cultura e expressão no ambiente escolar. Diferentes formas de manifestação artística nas mais variadas culturas. A Arte como ferramenta pedagógica.
Bibliografia
- PERALTA-CASTELL, C. Pela linha do tempo do desenho infantil: um caminho trans estético para o currículo integrado. Rio Grande: FURG, 2012.
- OSINSKI, D. Arte, história e ensino: uma trajetória. São Paulo: Cortez, 2001. (Col. Questões da nossa época).
- MÖDINGER, C. R. Práticas pedagógicas em Artes: espaço, tempo e corporeidade. Erechim: Edelbra, 2012.
- MÖDINGER, C. R. et al. Artes Visuais, dança, música e teatro: práticas pedagógicas e colaborações docentes. Erechim: Edelbra, 2012.
- LOWENFELD, V. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
- FERRAZ, M. de; FUSARI, M. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1993.
- CANDA, Cilene Nascimento. Teatro Fórum: propósitos e procedimentos. P. 119 - 126
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Currículo. Polissemia do termo. Teorias curriculares tradicionais, críticas e pós-críticas. Políticas, fundamentos e práticas do currículo. Currículo e cultura. Currículo oculto. Currículo e invizibilização do outro. Avaliação curricular. Desenvolvimento curricular.
Bibliografia
- Alice Casimiro Lopes; Elizabeth Macedo. Teorias de currículo. 1. Cortez. 2011
- ALVES, Maria Palmira Carlos.. Currículo e avaliação. . Porto Editora. 2011
- ARROYO, Miguel G.. Currículo, território em disputa.. . Vozes. 2011
- APPLE, Michael W.; BURAS. Currículo, poder e lutas educacionais: com a palavra, os subalternos. . Artmed. 2008
- Tomaz Tadeu da Silva. Documentos de Identidade. 2. Autêntica. 2005
Semestre 4
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Abordagem histórica dos conceitos de alfabetização e letramento. Estudo do processo de construção/aquisição da leitura e da escrita. Aspectos linguísticos, sociolinguísticos e psicolingüísticos no processo de alfabetização. Análise de materiais didáticos produzidos para a alfabetização.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Estudo das diferentes concepções de avaliação da aprendizagem; instrumentos e procedimentos para a realização da avaliação; erro como processo formativo relacionado à aprendizagem; finalidades e funções da avaliação da aprendizagem; legislação norteadora da avaliação da aprendizagem de acordo com o nível de ensino a que se propõe.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Sociedade brasileira e diversidade étnico-racial. Identidade Nacional e Identidade Afro-Brasileira. História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. A problemática da mestiçagem e o pensamento brasileiro. Relações raciais no Brasil e as questões de gênero. Ações afirmativas para afrodescendentes. Cultura e História afrodescendente. Relações raciais e o currículo. Relações étnico-raciais no contexto da formação do educador. Emergências étnicas e os movimentos sociais negros no Brasil. A contribuições sociais, históricas, políticas e culturais africana e afro-brasileira.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Análise do planejamento, da organização, execução e avaliação de propostas pedagógicas para a Educação Infantil com vistas ao desenvolvimento da autonomia e do protagonismo das crianças, em seus distintos espaços de atuação; Princípios éticos, estéticos e políticos que devem contornar as práticas pedagógicas na Educação Infantil; Organização de tempos e espaços formativos das crianças em lócus escolares e não escolares; Organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil com base em posicionamento crítico-reflexivo sobre a(s) infância (s), as crianças e os atributos singulares que as constituem como atores sociais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Avaliação na Educação Infantil: princípios, histórico e legislação. Observação, registro e acompanhamento das aprendizagens e do desenvolvimento das crianças. As diferentes concepções da avaliação e suas manifestações na prática. Procedimentos e instrumentos de avaliação da aprendizagem na Educação Infantil.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 5
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O trabalho da gestão escolar no cotidiano das instituições. Função, objetivos e atribuições da Gestão no contexto educativo contemporâneo da Escola. A gestão participativa e a construção de uma equipe participativa no ambiente da escola.
Bibliografia
- FERREIRA, Naura Syria Carapeto. (org.) Políticas públicas e gestão da educação: polêmicas, fundamentos e análises. Brasília, Liber Livro, 2007.
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O ensino de língua portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Objetivos, estratégias e rotas pedagógicas para exploração plena do português entre crianças do Ensino Fundamental..
Bibliografia
- Planos de aula - Site escrevendo o futuro
- Planejamento de letramentos
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O ensino de História e Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Objetivos, estratégias e rotas pedagógicas para exploração plena de História e Geografia entre crianças do Ensino Fundamental. Questões teóricas e metodológicas do ensino de História e de Geografia no Ensino Fundamental: História e Geografia Local e do Cotidiano. Tempo: a construção da noção de tempo e espaço; ritmos, tempo e espaço; a reconstituição do passado geográfico e territorial pela memória. A História das organizações populacionais dentro do espaço geográfico. Sociedade, cultura e espaço geográfico. Metodologia e recursos auxiliares de ensino; Livro didático de História e Geografia;
Bibliografia
- JESUS, Lilian Gavioli; DIAZ, Natalia Germano. Ensino de História e Geografia. Londrina: Editora e distribuidora nacional S.A, 2018. ABREU, Capistrano de. Caminhos antigos e povoamento
- CALLAI, Helena. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/agosto, 2005. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 10 jun. 2010.
- CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. O Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. (Org.); CALLAI, Helena;KAERCHER, Nestor. 10. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.
- PENTEADO, Heloísa Dupas. Metodologia do ensino de História e Geografia. São Paulo: Cortez, 1999. (Coleção Magistério de 2º Grau).
- BITTENCOURT, Circe (Org). O Saber histórico em sala de aula. São Paulo: Contexto, 1998 (Repensando o Ensino).
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O objeto de estudo do conhecimento matemático e seus fundamentos teóricos. Bases metodológicas dos processos de ensino e de aprendizagem da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A matemática e a estrutura curricular brasileira e cearense. Recursos didáticos para o ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Bibliografia
- KAMII, Constance. A Criança e o Número: Implicações Educacionais da Teoria de Piaget para a atuação com escolares de 4 a 6 anos. . Papirus. 2012
- LORENZATO, Sérgio.. Educação Infantil e Percepção Matemática. . Autores Associados. 2011
- MORAES, Mara Sueli Simão; ALONSO-SAHM, Èlen Patrícia; MATTIAZZO-CARDIO, Elizabeth; UENO, Renata.. Educação matemática e temas político-sociais. . Autores Associados. 2009
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O ensino de ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Fundamentos teóricos do ensino de Ciências Naturais. Objetivos, estratégias e rotas pedagógicas para exploração plena das Ciências entre crianças do Ensino Fundamental.
Bibliografia
- VEIGA, Ilma Passos A.. A aventura de formar professores.. 2. ed.. Campinas, SP: Papirus,. 2012
- SELBACH, Simone. (et. Al.). Ciências e didática.. . Petrópolis, RJ: Vozes,. 2010
- GERALDO, Antonio Carlos Hidalgo.. Didática de Ciências Naturais na perspectiva histórico crítica.. . Campinas, SP: Autores Associados,. 2009
- CHASSOT, Attico. Contexto e Educação. Editora Unijuí. Ano 19 - nº 71/72 - Ja n./Dez. 2004.. A ciência é masculina? É, sim senhora!.... . Contexto e Educação. Editora Unijuí. Ano 19 - nº 71/72 - Ja n./Dez.. 2004
- Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social.
- LIMA, Maria. S. L; SALES, J. de O. C. B. Fortaleza: Demócrito Rocha, 2002.. Aprendiz da prática docente.. . Fortaleza: Demócrito Rocha,. 2002
- DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, José A.;PERNAMBUCO, Marta M.. Ensino de Ciências, fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.. . São Paulo: Cortez. 2002
- Brasil. Secretaria de Educação Fundamental.. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais.. . Brasília: MEC/SEF,. 1997
- Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. ntent/uploads/sites/37/2019/07/DCR-Vers%C3%A3o-Provisoria-de-Lan%C3%A7amento.pdf>
- Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Semestre 6
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A pesquisa educacional: abordagens qualitativa e quantitativa; diversidade de métodos; diferentes procedimentos de coleta e de análise de dados da pesquisa educacional. A prática da pesquisa acadêmica: elementos do projeto de pesquisa. Fontes de pesquisa. Elaboração do projeto de pesquisa de pesquisa, de acordo com as normas da ABNT. Inserção no campo: preparação e postura do pesquisador. Ética na pesquisa.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Corpo e movimento no âmbito de formação de professores(as). A corporeidade humana e sua relação com a ludicidade. Abordagem de diferentes concepções teórico-metodológicas dos jogos e brincadeiras. A brincadeira na vida da criança; O desenho da criança como arte e cultura infantil; Corpos e modos de subjetivação na infância. Movimento, brinquedo e brincadeira na intersecção com as culturas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Experiência docente com Língua Portuguesa em uma das séries iniciais do Fundamental. Prática supervisionada de ação docente específica ligada ao português, junto às crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Conhecimento da realidade educativa escolar do sistema de ensino público.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O objeto de estudo do conhecimento matemático e seus fundamentos práticos. Bases metodológicas dos processos de ensino e de aprendizagem da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A matemática nas propostas curriculares do estado do Ceará e do Brasil. Elaboração de projetos e de sequências de ensino para a aprendizagem da Matemática para crianças. Jogos e brincadeiras tradicionais e populares envolvendo a matemática
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
Introdução aos Direitos Humanos. Desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Educação para os direitos humanos, cidadania e diversidade. A percepção dos Direitos Humanos e da cidadania na construção das lutas sociais e na constituição de novos sujeitos de direito. Experiências de organização, práticas políticas e estratégias sociais de criação de Direitos Humanos. Movimentos Sociais, Mobilização e os Direitos Humanos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 7
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Experiência docente com Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Prática supervisionada de ação docente em Ciências, junto às crianças do Ensino Fundamental, nas séries iniciais.
Bibliografia
- BIZZO, N. Ciências: Fácil ou difícil? São Paulo: Editora Ática, 1998.
- BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
- CARVALHO, A. P. de (Org.). Ensino de ciências por investigação: Condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage, 2014.
- CARVALHO, A. P. de. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 2011.
- DELIZOICOV, D. Ensino de Ciências, fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Experiência docente com História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Prática supervisionada docente em História e Geografia, junto à crianças do Ensino Fundamental nos anos iniciais.
Bibliografia
- CEARÁ. Secretaria de Educação do Estado. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamenta. . SEDUC. 2019
- BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). . MEC/CONSED/UNDIME. 2017
- BITTENCOURT, C. O Saber histórico em sala de aula. . Contexto. 1998
- BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9394, de dezembro de 1996.. . Brasília. 1996
Carga Horária
112 horas.
Professores
Ementa
Estágio Curricular Obrigatório. Aprendizagem do fazer docente no ensino de Língua Portuguesa e de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Indissociabilidade entre teoria e prática (práxis). Conhecimento do contexto escolar. Análise crítica de materiais pedagógicos (Livros Didáticos) e de metodologias aplicadas ao ensino de Português e Matemática. Processo de ensino e seus elementos (planejamento, execução, avaliação).
Bibliografia
- Maria Socorro Lucena Lima. Estágio e aprendizagem da profissão docente.. . Liber Livro. 2012
- Selma Garrido Pimenta; Maria Socorro Lucena Lima. Estágio e docência. . Cortez. 2004
- Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
- Documento Curricular Referencial do Ceará
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Regência de uma turma específica de Educação Infantil, por período de tempo previamente delimitado, como forma de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na formação teórica, relativos à Educação Infantil.
Bibliografia
- OSTETTO, Luciana Esmeralda. Planejamento na educação infantil: mais que atividade, a criança em foco. In OSTETTO, Luciana Esmeralda. (Org.). Encontros e encantamentos na educação infantil. São Paulo: Papirus, 2000.
- PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
- LIMA, Gercilene O. de. Estágio curricular supervisionado para alunos que já exercem o magistério: possiblidades de ressignificação dos saberes docentes? 2015. 153f. Programa de Pós-Graduação e Educação (PPGE) Universidade Estadual do Ceará (UECE). (Dissertação). 2015.
- KISHIMOTO, T. M. (Org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
- GOMES, Marineide de Oliveira. Formação de Professores na Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2009. (p. 67-82)
- GOMES, Marineide de Oliveira. Formação de Professores na Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2009. (p. 67-82)
- GOMES, Marineide de Oliveira. Formação de Professores na Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2009. (p. 67-82)
- KISHIMOTO, T. M. (Org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
- KISHIMOTO, T. M. (Org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
- GOMES, Marineide de Oliveira. Formação de Professores na Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2009. (p. 67-82)
- DRUMOND, Viviane. Estágio e docência na educação infantil: questões teóricas e práticas. In Olhar de professor. Ponta Grossa, v. 22, 2019.
- DRUMOND, Viviane. Estágio e docência na educação infantil: questões teóricas e práticas. In Olhar de professor. Ponta Grossa, v. 22, 2019.
- CRAIDY, Carmem.; KAERCHER, Gládis E. Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.
- CEARÁ. Documento Curricular Referencial do Ceará. 2019.
- BRASIL.Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.
- BARBOSA, M. Carmem Silveira e HORN, M. da Graça Souza. Projetos pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008. (p. 53 -84).
- ANDRÉ, Marli. (org.). Práticas pedagógicas na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016. (p.121-146).
- ANDRÉ, Marli. (org.). Práticas pedagógicas na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016. (p.121-146).
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Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso de acordo com as normas da ABNT, relacionado à área de Educação.
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Bibliografia não cadastrada.Semestre 8
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Estudo dos conceitos, classificação e causas da surdez. Uma abordagem da surdez enquanto identidade e culturas. Estudo do módulo básico da Língua Brasileira de Sinais enquanto a língua natural dos surdos, a gramática e as especificidades desta língua. Prática pedagógica de utilização da linguagem de sinais, como forma de atestar o domínio dos alunos nessa plataforma linguística.
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Regência das disciplinas de Ciências Naturais, História e Geografia, em uma turma específica dos anos iniciais do Ensino Fundamental, por período de tempo previamente delimitado, como forma dos alunos aplicarem na prática os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas de Docência em Ciências Naturais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Docência em História e Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
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O estágio como espaço de aprendizagem do fazer docente. Reflexão sobre a prática docente no que concerne à aquisição de leitura e escrita pelas crianças. Experiência relacionada aos processos de alfabetização e letramento no contexto escolar. Entendimento dos aspectos linguísticos, sociolinguísticos e psicolinguísticos da alfabetização na prática pedagógica. Abordagem histórica dos conceitos de alfabetização e letramento. Observação e contribuição com espaços diversificados de leitura e escrita em espaços escolares e não-escolares.
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Experiência de trabalho com alguma função da Gestão Escolar (coordenação pedagógica, direção, supervisão pedagógica ou orientação pedagógica), seja de forma direta (assumindo a função de forma plena em alguma instituição), seja de forma indireta (como auxiliar do responsável direto, ou acompanhando suas atividades de forma a captar a essência dessas atividades). Estágio executado por período de tempo previamente delimitado.
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- MARCUS HENRIQUE LINHARES PONTE FILHO
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A adolescência como campo de estudos. O adolescente: diferenças entre aprendizagem infantil e a aprendizagem juvenil. O desenvolvimento físico, psíquico e emocional do adolescente, e o impacto em suas relações sociais. As principais teorias psicológicas da aprendizagem e suas análises sobre a adolescência.
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- MARCUS HENRIQUE LINHARES PONTE FILHO
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A questão ambiental e a relação com educação. Princípios e objetivos da Educação Ambiental. A educação como fator de defesa do patrimônio natural/cultural. Desenvolvimento sustentado e planejamento ambiental. Conservação e valorização ambiental. O estudo do meio enquanto componente curricular para o ensino de crianças e jovens. Análise das tendências em educação ambiental.
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- MARCUS HENRIQUE LINHARES PONTE FILHO
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O que é a pesquisa acadêmica. A pesquisa como fonte de sustentação da vida universitária. Como elaborar um projeto de pesquisa. A importância da clareza na escrita de um projeto acadêmico. Prática pedagógica de formatação de um projeto de pesquisa, a partir dos preceitos científicos vistos na disciplina.
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- MARCUS HENRIQUE LINHARES PONTE FILHO
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Estuda a concepção de homem, de mundo e de realidade, à luz da visão do educador Paulo Freire. A conscientização como finalidade última da educação. O significado do conhecimento e as implicações de educação como prática de liberdade. As relações entre alfabetização e conscientização. O homem como produtor de cultura. O aparecimento da consciência popular e a participação do povo no processo histórico. Os pressupostos da concepção libertadora da educação. A reflexão crítica sobre a prática.
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- MARCUS HENRIQUE LINHARES PONTE FILHO
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A brincadeira em sua interface com a psicologia Histórico-Cultural, a antropologia e a sociologia da infância. O papel da ludicidade na formação e no desenvolvimento infantil e sua dimensão histórico-cultural. A brincadeira pré-escolar como atividade principal da criança. A importância do jogo e da brincadeira no processo de conhecimento, expressividade e socialização da criança. O jogo no seu sentido históricocultural. A utilização da brincadeira no processo de mediação da aprendizagem. Memórias de brincadeiras vivenciadas na infância tendo em vista a formação lúdica, expressiva, estética e reflexiva do/a professor/a.
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Bases teóricas e metodológicas do ensino da oralidade, leitura e escrita na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos- EJA. Relação entre letramento e alfabetização como processos interdependentes e contínuos no desenvolvimento e na formação humana. Níveis de alfabetismo. Analfabetismo funcional. O papel das políticas públicas e afirmativas para reversão das desigualdades sociais no que tange ao acesso à alfabetização e ao letramento. Estudos das concepções de produção oral e escrita: aspectos sociocognitivos, sócio-históricos e linguísticos e suas implicações pedagógicas, envolvendo a observação de aulas e de outras atividades realizadas no âmbito escolar. Inventário de estudos acerca de práticas de letramento que têm como base as produções linguísticas em cada esfera social, através de gêneros, conteúdos, composição, funções discursivo-ideológicas específicas.
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- MARCUS HENRIQUE LINHARES PONTE FILHO
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Discute a construção do conhecimento numa perspectiva educacional inclusiva em oposição ao pensamento segregador nos espaços públicos de ensino. Estuda os aspectos históricos e curriculares da Educação Especial e Inclusiva. A inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais e com deficiência na rede regular de ensino.
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Estuda as adaptações curriculares, avaliativas, estruturais e o projeto pedagógico da escola na perspectiva da inclusão. A Base legal da educação especial e inclusiva.
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- MARCUS HENRIQUE LINHARES PONTE FILHO
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Educação Popular, Movimentos Sociais e Sociedade. Legislação e Diretrizes. Educação Não-Formal e Informal. Currículo, Educação Popular e Movimentos Sociais. Projetos sociais voltados para inclusão. Estágio e EJA. Prática docente e inclusão. Conhecimento popular tradicional, Não-Formal e Notório Saber.
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Estudo das deficiências. Sociedade e Instituições contra o Capacitismo e padronização de corpos e ideais. Características da deficiência em perspectivas clínicas versus perpectivas educacionais e sociais. Consequências da rotulação da deficiência. Interação face-a-face entre deficientes e não deficientes. Papel dos meios de comunicação na difusão do estigma.
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- MARCUS HENRIQUE LINHARES PONTE FILHO
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Literatura, gêneros literários e literatura afro-brasileira. Ações afirmativas e identidade nacional brasileira através da literatura afrodescendente. Formação de leitores, currículo e análise literária de obras infanto-juvenis. Racismo e produção artística literária; História. Cultura Africana e Afro-Brasileira na produção artística-literária. As temáticas recorrentes nas obras literárias infanto-juvenil afro-brasileiras: religiosidade, tradições, mitologias, estética, geografia, história, composição étnica.
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A prática docente relacionada à educação inclusiva nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Conhecimento da realidade educativa escolar no âmbito da educação inclusiva: aspectos do planejamento, ensino e avaliação da aprendizagem para as variadas deficiências. Função das salas multifuncionais na Educação Básica.
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Comunicação e Educação: relações entre dois campos de saber distintos. O uso de tecnologias na Educação: a que fim esse uso serve? O que é a Educomunicação: objetivos e epistemologia da prática educomunicativa. A prática pedagógica a partir das Tecnologias Educacionais (Computador, Internet, TV, Rádio, Jornal). Mitos e estereótipos acerca do uso das Tecnologias em sala de aula.
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O que é o ensino a distância? História da Educação á Distância no Brasil e no Ceará. A Educação e o Ensino Híbrido, e seus principais modelos de aplicação: Sala de Aula Invertida, Rotação por Estação, Modelo Flex. Hibridismo e sua interlocução com a Educomunicação. Os ambientes virtuais e sua importância para a aprendizagem na Educação à Distância. Experiências de aprendizagem em atividades EaD, através do uso da Sequência Fedathi.
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A prática docente sob um viés democrático: o uso educomunicativo de Tecnologias Educacionais. Elaboração de roteiros midiáticos para estruturação de projetos pedagógicos independentes que façam uso de Tecnologias Educacionais. Aplicação de projetos educomunicativos em turmas de Ensino Fundamental.
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A experiência humana na dimensão cultural, comunicacional e educacional. Os panoramas teóricos sobre inovação tecnológica, processos comunicacionais, mudanças nos processos educacionais. Mudanças da Web. Novos dispositivos e interfaces online. Possibilitando que o estudante analisem seus desafios para aprender em rede, com planos de estudos nas interfaces da cibercultura. Mudanças no aprender em rede: da inspiração a transpiração.
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Tem como proposta desenvolver abordagem teórico-metodológica, focada nas situações educativas da integração das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) e Currículo. Propiciando ao estudante de graduação maturar o estabelecimento de inter-relações entre os campos de conhecimentos tendo como meta a interdisciplinaridade, o envolvimento com novos saberes e que lhe permita repensar e ressignificar sua futura prática pedagógica.
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Prática em Educomunicação, a partir da coordenação de um projeto educomunicativo auengajaem algum projeto já existente), que tenha por base uma das seguintes plataformas: TV (ou Internet), Rádio, e Jornal. Ação docente junto à alguma turma do Ensino Fundamental, com base no incentivo aos alunos para produzirem conteúdo midiático independente.
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A literatura infantil e sua riqueza simbólica. A literatura infantil como ferramenta de estímulo à imaginação e à aquisição da oralidade e da escrita. As revistas em quadrinhos (HQs) e sua possibilidade de utilização pedagógica séries iniciais do Ensino Fundamental.
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A matemática além dos cálculos: a importância da compreensão do raciocínio lógico-matemático na construção de hipóteses para resolver questões. A educação matemática e seus pressupostos filosóficos. A importância da matemática para crianças de até 6 anos de idade. O lúdico como suporte do trabalho matemático na infância. Propostas de atividades pedagógicas envolvendo matemática na infância.
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A infância sob a ótica da antropologia da criança: o ser criança e seus modos de vida em contextos socioculturais distintos. A criança e sua interface com a cultura. Processos culturais enquanto espaços de constituição identitária de crianças. Fomento à compreensão do ponto de vista das crianças (criação e recriação de sentidos) sobre o mundo a partir de sistemas simbólicos próprios aos grupos sociais nos quais elas se inserem. As modificações que o conceito de infância tem sofrido ao longo do tempo histórico. A criança atuante: inovação dos papéis que a criança assume, com relativa autonomia, nas relações sociais em que se engaja.
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Políticas públicas educacionais. Gestão democrática do ensino público. Analisar os fundamentos históricos, filosóficos, políticos e legais da gestão da educação básica. Identifica os princípios da gestão democrática e os diferentes mecanismos e processos de participação social na gestão da unidade escolar enfatizando o papel do pedagogo enquanto professor/gestor e professor/coordenador. Estuda papel dos Conselhos de Educação.
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Estudar a avaliação como produção do conhecimento em políticas e gestão da educação. A avaliação educacional no que se refere aos seus aspectos conceituais, contextuais, políticos, históricos e práticos. Reflexão sobre a avaliação em larga escala na educação básica e superior brasileira. Legislação sobre avaliação educacional. Os sistemas de avaliação nacional, estadual e municipal. Técnicas e instrumentos de avaliação. Tipologia de avaliação de projetos e programas. Publicização e Usos dos resultados da avaliação.
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- MARCUS HENRIQUE LINHARES PONTE FILHO
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Através de provocações sobre os diferentes âmbitos do cotidiano escolar, refletir e discutir os significados do projeto político pedagógico na perspectiva emancipatória, analisando-o como processo de construção coletiva que aponta seu compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade e efetiva as intencionalidades da instituição. Discutir os campos de seu planejamento, gestão e avaliação, bem como, questionar seu papel articulador das ações de ensino na circulação de significados culturais e políticos que transversalizam o cotidiano escolar. Por fim, construir tópicos fundantes para a elaboração de um projeto político pedagógico, inspirados nas análises do curso.
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- MARCUS HENRIQUE LINHARES PONTE FILHO
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A orientação educacional e o planejamento numa perspectiva teórico e prática, vinculações sóciohistóricas e implicações na formação do pedagogo para o contexto da educação.
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- MARCUS HENRIQUE LINHARES PONTE FILHO
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Projetos e sistemas educacionais. Ciclos de vida de um projeto: concepção, planejamento, execução, controle e encerramento. Plano de projetos: problema, justificativa, objetivo geral e especificidades, metodologia, recursos humanos e materiais, cronograma, resultados esperados e avaliação. Diferentes temáticas envolvendo projetos com respeito às múltiplas culturas sociais que envolvem temas como Inclusão, Tecnologias, Diferenças, Culturas, Gêneros, dentre outras. Apresentação dos projetos educacionais desenvolvidos no decorrer da disciplina a partir da metodologia de aprendizagem baseada em projetos.
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- MARCUS HENRIQUE LINHARES PONTE FILHO
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O trabalho do gestor escolar no cotidiano das instituições e a atuação docente. Função, objetivos e atribuições do Gestor Escolar no contexto educativo contemporâneo. O processo de construção de uma gestão participativa. O gestor participativo e a construção de uma equipe na escola. Formação do gestor educacional e a relação com as políticas de formação de professores.