Produção Multimídia (EaD)
Graduação / TECNOLÓGICO
Atualizado em 22/10/2024 às 12h04
Integral
A Distância
2 anos
200
Múltiplos polos
Coordenação: Prof. TÁSSIO JOSÉ DA SILVA COSTA
Bloco E, Sala 06
O Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia tem como objetivo principal a formação de profissionais para atuarem em empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria; em empresas de tecnologia; empresas em geral (indústria, comércio e serviços); organizações não-governamentais; órgãos públicos; institutos e centros de pesquisa e em instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente. São 200 vagas distribuídas nos seguintes polos: Assaré (25), Icó (25), Iguatu (25), Milagres (25), Juazeiro do Norte (25), Santana do Cariri (25), Maranguape (25), Caucaia (25).
Semestre 1
Carga Horária
80 horas.
Professores
Ementa
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância; Ambientes virtuais de aprendizagem; Histórico da Educação a Distância; Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
Bibliografia
- MACEDO, Otualp Sarmento. VIVACQUA, Flavio Ribeiro.. Metodologia de gerenciamento de projetos. 2º ed.. Brasport. 2010
- LOPES, Alfredo José. Experiências em gestão de projetos: diário de bordo.. . Brasport. 2010
- CLELAND, David L. Gerenciamento de projetos. . 2 ed.. LTC. 2007
- FREITAS, Sydney. Design: gestão, métodos, projetos, processos. . : Ciência moderna,. 2007
- LAURINDO, Fernando José Barbin. Gestão integrada de processos e da tecnologia da informação. . LAURINDO, Fernando José Barbin. 2006
Carga Horária
80 horas.
Professores
Ementa
A revolução industrial e o design. Arts and Crafts. Bauhaus. Design modernista e contemporâneo. Design no Brasil. Design e concepção de projetos e produtos multimídia (a imersão, a interdisciplinaridade, a interatividade e a narratividade).
Bibliografia
- História do Design
Carga Horária
80 horas.
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Ementa
Introdução à mídia digital. Fundamentos da comunicação nas mídias digitais. Entretenimento digital e jogos eletrônicos. Ciclo produtivo de mídia digital interativa, processos, técnicas, etapas, profissionais, equipes e produtos. Aspectos do comportamento do usuário em produtos multimídia. Forma, cor, textura e imagens para às novas mídias.
Bibliografia
- INTRODUÇÃO ÀS TEORIAS DAS MÍDIAS DIGITAIS E A BUSCA INICIAL POR UMA REFLEXÃO EPISTEMOLÓGICA
Carga Horária
80 horas.
Professores
Ementa
As teorias da cibercultura. Reflexão e debate sobre as práticas humanas no contexto das tecnologias convergentes da informação e da comunicação. Tecnologia e transformações culturais. O mundo digital e seus impactos nos diferentes campos e instituições sociais, tais como a política, a educação, o jornalismo e a economia. O midiativismo. Interatividade, redes sociais e comunidades virtuais.
Bibliografia
- Manuel CAstells. Sociedade em Rede. . Paz e Terra. 2013
Carga Horária
80 horas.
Professores
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Introdução a Computação Gráfica. Imagens vetoriais e bitmap. Conceitos do desenho e da geometria 2D e 3D. Descrição e fundamentos das Cores (percepção tricomática, luz e sombra, reflexão e absorção). Renderização e rasterização. Compreensão e uso dos softwares 2D e 3D.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
80 horas.
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História e teorias da edição da imagem e do som. Padrões de representação através da edição: clássico, moderno, vanguardas e contemporâneos. Exercícios de edição de imagem e som.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
80 horas.
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Nenhum professor cadastrado.Ementa
Simular o ambiente profissional no ambiente acadêmico. Proporcionando aos estudantes uma vivência prática das atividades do produtor multimídias. Supervisionado e orientado por um professor do curso, e com o apoio de todos os demais professores, que ficam à disposição dos discentes para eventuais esclarecimentos e sugestões de encaminhamentos. As atividades a serem desenvolvidas devem exercitar as competências do discente no contexto das disciplinas de Edição de Imagem e Som, Fundamentos da Computação Gráfica e Cibercultura e Redes Digitais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 2
Carga Horária
80 horas.
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O curso visa a introduzir o interessado no universo da mitologia e simbologia através dos principais deuses e heróis míticos greco-latinos, aplicado à determinada obra literária.
Bibliografia
- BARTHES, Roland.. Mitologias. . Edições 70. 1997
Carga Horária
80 horas.
Professores
Ementa
Meios audiovisuais, público e mercado. O papel do designer na produção audiovisual. Convergência da mídia. O hibridismo de linguagens, formatos e concepções da comunicação audiovisual. Principais softwares de criação audiovisual. Principais técnicas de criação audiovisual. Concepção de produto audiovisual.
Bibliografia
- Lorem Ipsum
Carga Horária
80 horas.
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Ementa
Introdução aos conceitos e técnicas de Storytelling (narrativas), conteúdo transmídia e de multiplataforma. Estudo dos campos da produção, edição, circulação e consumo das narrativas transmidiáticas contemporâneas. Oportunidades para o design na cultura da convergência. Desenvolvimento de uma história para marcas, jogos, cinema ou produtos audiovisuais afins.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
80 horas.
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Aspectos históricos, conceituais, técnicos e práticos da animação. Tipos de animação e suas principais características e ferramentas. Fundamentos da dinâmica do movimento em animação.
Bibliografia
- CHONG, Andrew. Animação Digital. . Bookman. 2011
Carga Horária
80 horas.
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Ementa
Definição de jogos. História do jogo. Indústria de jogos digitais. Tipos de plataformas digitais dos jogos. Classificação por gêneros. Público e demografia. O jogos no comércio, indústria e educação. Distribuição de jogos.
Bibliografia
- Johan Huizinha. Homo Ludens: O jogo como elemento na cultura. . Editora Vozes. 2012
Carga Horária
80 horas.
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Nenhum professor cadastrado.Ementa
Simular o ambiente profissional no ambiente acadêmico. Proporcionando aos estudantes uma vivência prática das atividades do produtor multimídias. Supervisionado e orientado por um professor do curso, e com o apoio de todos os demais professores, que ficam à disposição dos discentes para eventuais esclarecimentos e sugestões de encaminhamentos. As atividades a serem desenvolvidas devem exercitar as competências do discente no contexto das disciplinas de Design Audiovisual, Storytelling e Transmídia e Introdução a Animação.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 3
Carga Horária
80 horas.
Professores
Ementa
Conceitos relacionados ao design de informação envolvendo usuários de interfaces digitais. Principais softwares e ferramentas de prototipação de interfaces digitais. Princípios básicos de linguagens de código para WEB. Metodologias de desenvolvimento de interfaces e testes de usabilidade. Utilização de softwares de prototipagem de interfaces gráficas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
80 horas.
Professores
Ementa
Introdução e conceitos da experiência do usuário. Ferramentas, dinâmicas e metodologias para se compreender os níveis de satisfação ou frustação do usuário frente a uma interface gráfica. Introdução à conceitos, ferramentas e tecnologias orientadas à acessibilidade dos usuários às interfaces.
Bibliografia
- AS CONTRIBUIÇÕES DOS ARQUÉTIPOS PARA O DESIGN DE EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO EM INTERFACES GRÁFICAS
Carga Horária
80 horas.
Professores
Ementa
Introdução aos softwares e ferramentas de animação digital. Formatos de tela e quantidades de frames adequadas a cada tipo de projeto. Conceitos básicos de Rigging de personagens. Animações de texto, cenários e câmeras.
Bibliografia
- CHONG, Andrew. Animação Digital: Animação Básica 1. 1ª. Bookman. 2011
Carga Horária
80 horas.
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Nenhum professor cadastrado.Ementa
Simular o ambiente profissional no ambiente acadêmico. Proporcionando aos estudantes uma vivência prática das atividades do produtor multimídias. Supervisionado e orientado por um professor do curso, e com o apoio de todos os demais professores, que ficam à disposição dos discentes para eventuais esclarecimentos e sugestões de encaminhamentos. As atividades a serem desenvolvidas devem exercitar as competências do discente no contexto das disciplinas de Design de Interfaces Gráficas e Design de Experiência do Usuário.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 4
Carga Horária
80 horas.
Professores
Ementa
Design de Jogo. Habilidades do designer de jogos. Experiências dos jogos. Componentes elementares de um jogo. Conceituação do jogo. Elementos para uma boa experiência. Mecânica dos jogos. Interfaces gráficas no processo de Game Design. Conceitos de imersão, interatividade e jogabilidade. Estória. Tipos de narrativas. A jornada do herói: personagens e arquétipos. Avatares. Gameplay. Balanceamento. Organização de espaço. A influência dos tipos de câmeras no processo de Game Design. Equipe de trabalho. Cliente. Conceito e função do Storyboard. Level Design. Game Design Document.
Bibliografia
- Katie Salen; Eric Zimmerman. Regras do Jogo. . Blucher. 2012
Carga Horária
80 horas.
Professores
Ementa
Conceitos e processos da concepção e do desenvolvimento visual de personagens para meios audiovisuais. Princípios e técnicas da ilustração de cenários, veículos, personagens e criaturas para projetos audiovisuais. Personagens e cenários como elementos visuais e narrativos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
80 horas.
Professores
Ementa
Direção de arte na produção multimídia. Concepção, conceitos e métodos. Estudo dos aspectos estéticos e técnicos em relação aos seus elementos de composição gráfica; luz, cor, fotografia, arquitetura; e de objetos cénicos.
Bibliografia
- Direção de arte
Carga Horária
80 horas.
Professores
Ementa
Ética e o estudo das ações que compõem o conjunto de políticas culturais. Responsabilidade social e cidadania. Estudos de casos relacionados à Ética na Web e nas mídias digitais. Introdução à Propriedade Intelectual. Direitos Autorais. Patentes. Marcas. Políticas Culturais e Estado.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
80 horas.
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Nenhum professor cadastrado.Ementa
Simular o ambiente profissional no ambiente acadêmico. Proporcionando aos estudantes uma vivência prática das atividades do produtor multimídias. Supervisionado e orientado por um professor do curso, e com o apoio de todos os demais professores, que ficam à disposição dos discentes para eventuais esclarecimentos e sugestões de encaminhamentos. As atividades a serem desenvolvidas devem exercitar as competências do discente no contexto das disciplinas de Design de Jogos Digitais e Concepção de Cenários e de Personagens.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Disciplinas Optativas
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A fotografia como técnica, como fonte ou instrumento documental e como arte. A imagem e o olhar. Estéticas e linguagens fotográficas: processo histórico e panorama contemporâneo. A linguagem fotográfica e a construção do discurso: técnica e geração de sentido. Edição fotográfica: suas mensagens e influências sobre o mercado e a sociedade. Desenvolvimento de um projeto fotográfico.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Filosofia da ciência e da tecnologia: história da ciência e da tecnologia; epistemologia da tecnologia; avaliação das questões tecnológicas no mundo contemporâneo; tecnologia e paradigmas emergentes.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Conceito de marketing digital. Funções mercadológicas. Ambiente e gestão do marketing digital. Fundamentação do marketing digital, dos programas e das ações que o compõem. O papel do designer no marketing digital. Desenvolvimento de projeto de marketing digital.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Criar páginas usando linguagem de marcação de texto e hipermídia. Aplicar folhas de estilo em página web.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Conceitos de narrativa, de conteúdo transmídia e de multiplataforma. Os campos da produção, edição, circulação e consumo das narrativas transmidiáticas contemporâneas e suas características. Estratégias de construção das narrativas transmidiáticas. Narrativas em TV, ficção televisiva, conteúdo on demand, séries e webseries. Apropriação de elementos Da narratologia clássica. Cadeias de exibição e disponibilização dos projetos elaborados enquanto produtos transmidiáticos. Desenvolvimento de protótipos que dialoguem com as principais características relacionadas as narrativas transmidiáticas. Estudos de caso e prototipação.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A semiótica aplicada à comunicação. A Teoria Geral dos Signos de Peirce. A semiologia de Saussure e Roland Barthes. Semiótica e cultura contemporânea.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Conceitos e aplicações. Definição do problema instrucional, análise do contexto e dos aprendizes. Teorias de Aprendizagem. Modelos de Aprendizagem online. Planejamento da instrução. Modelo ADDIE Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação. Elaboração e avaliação de mapa de atividades. Roteiros e Storyboards. Criação de mídias. Projeto de Interação. Usabilidade e Acessibilidade.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
História e conceitos de programação computacional, tipos de linguagem e suas especificações e aplicações. Conceitos e aplicações de algoritmos. Linguagens para web HTML, CSS, JavaScript, PHP. Conceitos e aplicações de linguagem de programação orientados para o design e artes gráficas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
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No curso TNPMM-EAD da UFCA, o estágio curricular supervisionado é Não Obrigatório podendo ser desenvolvido como atividade complementar e formativa, acrescida à carga horária regular e obrigatória. O estágio profissional é desenvolvido em ambiente real de trabalho, assumido como ato educativo e supervisionado pela instituição de ensino, em regime de parceria com organizações do mundo do trabalho, objetivando efetiva preparação do estudante para o trabalho.