Química
Graduação / LICENCIATURA
Atualizado em 30/10/2024 às 09h48
Noturno
Presencial
4 anos
14
Brejo Santo
Coordenação: Prof. TATIANA SANTOS ANDRADE
Bloco único
Estudantes do curso Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática (LICN), no campus Brejo Santo, têm formação geral nas chamadas Ciências Naturais (Química, Física e Biologia) e também no campo da Matemática, para ministrarem essas disciplinas no Ensino Fundamental. A partir do quarto semestre, eles podem ou não ingressar especificamente na Licenciatura em Química da UFCA – que portanto não oferta vagas diretamente por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Esse segundo ciclo dura um ano e meio, com foco nos estudos da área da química, educação e pedagogia, formando assim profissionais capacitados para atuar nas instituições de ensino de nível Fundamental e Médio. Seus egressos deixam a universidade com dois diplomas (LINC e Química).
Semestre 1
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Conjunto dos números reais e desigualdades; retas e coordenadas; circunferências e gráficos de equações; funções; função polinominal e função racional; função composta e função inversa.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O método de trabalho da ciência moderna e sua influência no modelo de conhecimento acadêmico. Pré-requisitos do Trabalho Científico. Visão geral do trabalho científico. A ciência da antiguidade e suas diferenças de concepção em relação à ciência moderna. Tipos de conhecimento: senso comum, conhecimento religioso, conhecimento científico. A pesquisa acadêmica: tipos e natureza das pesquisas acadêmicas. Elaboração de trabalhos científicos. Formas de leitura e síntese textual: Fichamento, Resumo, Mapa Conceitual, Resenha, Artigo Acadêmico.
Bibliografia
- LAKATOS, E.M. et al.. Fundamentos de Metodologia Científica.. 7ª. Atlas. 2010
- SEVERINO, A.J.. Metodologia do Trabalho Científico.. 23ª. Cortez. 2007
- Metodologia do trabalho científico
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A disciplina aqui articulada têm por expectativa tratar dos aspectos legais do texto da LDB 9394/96, bem como das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, o texto da Base Nacional Comum Curricular, o Texto Base do Documentos Curricular Referencial do Ceará, culminando num amplo espectro que preconiza as discussões acerca da educação no cenário nacional e suas articulações e o espaço da docência.
Bibliografia
- LIBÂNEO, J. C.; Oliveira, J. F.; TOSCHI, M.S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 7 ed. SP: Cortez, 2009.
- CANDAU, Vera Maria (org). Reinventar a escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
- LDB : Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. ? 7. ed. ? Brasília, DF : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2023.
- Governo do estado do Ceará Conselho de Educação do Ceará resolução nº 395/2005.
- CEARÁ. Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) do Ensino Médio. Secretaria da Educação do Estado do Ceará, Fortaleza, 2021.
- VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.) Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 2013.
- VIEIRA, Sofia Lerche e FARIAS, Isabel Maria Sabino. Política Educacional no Brasil: introdução histórica. Brasília: Liber Livro, 2007.
- NAJJAR, Jorge; VASCONCELOS, Maria Celi. A LDB e as Políticas Educacionais. Perspectivas, Possibilidades e Desafios 20 Anos Depois. Curitiba, Editora Appris, 2018.
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
1. Didática Geral 2. A didática das ciências e da matemática: aspectos históricos e objeto de estudo; epistemologia e pensamento científico; pressupostos epistemológicos do conhecimento nas Ciências Naturais e da matemática; 3. Planejamento, Avaliação e Currículo em Ciências Naturais e em matemática. O que ensinar em ciências e em matemática? Como ensinar ciências/matemática? 4. Modelos didáticos no ensino de Ciências Naturais e em matemática. Intervenções Didáticas e Sequências Didáticas. Modelos de Ensino. Transposição Didática e Contrato Didático.
Bibliografia
- HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO: HÁ MUITAS PEDRAS NESSE CAMINHO
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Fenômenos cotidianos de manipulação da matéria. Práticas culturais locais de manipulação, separação ou transformação da matéria. Definição macroscópica de fase: diferenciação e separação de agregados polifásicos e fases isoladas. Definição macroscópica de substância: diferenciação e separação de substâncias e misturas. Reações químicas: diferenciação entre fenômenos físicos e químicos. Tipos comuns de reações químicas: análise, síntese, deslocamento e metátese. Definição e diferenciação macroscópica de substâncias compostas e simples. Concepções macroscópicas sobre elementos químicos. Aspectos quantitativos das reações químicas: investigações sobre reagentes em excesso e proporções em reações químicas. Leis ponderais. Problemas e experimentos para o desenvolvimento da teoria atômica de Dalton. Cálculos estequiométricos simples a partir da teoria atômica de Dalton. Epistemologia das relações macro-micro em química.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 2
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Limites e continuidade de funções reais de uma variável real. Derivadas de função de uma variável e aplicações das derivadas. Noções de integral.
Bibliografia
- Cálculo diferencial e integral - Guidorizzi, volume 1
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Conteúdos básicos de Química para o entendimento de tecnologias presentes no cotidiano e adequado para serem desenvolvidos pelo licenciando em sua prática docente: primeiros modelos de constituição da matéria, radioatividade, tabela periódica, conceito de mol, ligações químicas, compostos moleculares e iônicos, polaridade, forças intermoleculares, funções químicas, indicadores, equações químicas e eletroquímicas.
Bibliografia
- J. Atkins, et al.. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. Bookman. 2012
- J. C. Kotzm et al.. Química geral e reações químicas. . Cengage Learning. 2008
- J. E. Brady, et al.. Química geral, vol. 1 e 2. . LTC. 2007
- T. L. Brown, et al.. Química: a ciência central. 9. Prentice Hall. 2005
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A infância sob o olhar da Psicologia da educação. O que é a infância? As principais características da aprendizagem infantil. Principais correntes psicológicas a pesquisar a aprendizagem: Construtivismo (Piaget); Sócio-Interacionismo (Vigotsky); Teoria da Afetividade (Wallon); Behaviorismo (Skinner); Psicanálise (Freud).
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Grandezas físicas. Notação científica. Algarismos significativos. Sistema Internacional de Unidades. Movimento em uma dimensão. Vetores. Movimento em duas e três dimensões. As Leis de Newton. Aplicações das Leis de Newton. Energia e sua Conservação. Sistemas de partículas e conservação do momento linear. Movimento rotacional. Dinâmica do Movimento de Rotação.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Introdução ao Conceito de Cultura; Racismo, Preconceito e discriminação. Diversidade Cultural, Multiculturalidade e Interculturalidade no Ensino de Ciências. Educação das Relações Étnico-Raciais e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena no ensino de Ciências. Diferentes formas de produção de conhecimentos e tecnologias. Avaliação de Materiais didáticos na perspectiva das Relações Étnico-Raciais e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena no Ensino de Ciências.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 3
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Hidrocarbonetos e fontes de energia, obtenção natural dos compostos orgânicos, funções orgânicas básicas, drogas e aplicação industrial dos compostos orgânicos. Estruturas e funções das proteínas, carboidratos e lipídios, a fim de perceber a importância destas moléculas para o organismo vivo. Estudo do metabolismo geral do organismo, correlacionando às diversas reações que nele ocorrem, bem como as suas funções.
Bibliografia
- D. L. Nelson, M. M. Cox. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 6. Artmed. 2014
- T. W. Solomons. Química Orgânica. . LTC. 2006
- Paula Bruice. Química Orgânica. . Prentice Hall. 2006
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Integrais indefinidas e definidas, Teorema fundamental do cálculo, Técnicas de integração, Aplicações das integrais.
Bibliografia
- Hamilton Luiz Guidorizzi. Um curso de cálculo. . LTC. 2019
- James Stewart. Cálculo, volume 1. . Cengage Learning. 2017
- Diva Marília Flemming; Mirian Buss Gonçalves. Cálculo A : funções, limite, derivação e integração. . Prentice Hall. 2006
- George F. Simmons. Cálculo com geometria analítica. . Pearson. 1994
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Breve histórico do pensamento evolutivo. Evidências da evolução. Padrão e processos na biologia evolutiva. A teoria da seleção natural. Seleção natural e adaptação. Seleção natural e deriva. Genética de populações. Especiação. Biogeografia evolutiva. Micro-evolução, macroevolução e equilíbrio pontuado. Biologia evolutiva do desenvolvimento (evo-devo). Restrições. Genômica evolutiva. Coevolução. Extinção e radiação. A origem do sexo e a Seleção Sexual. Evolução do comportamento. Evolução humana. Perspectivas futuras da Biologia Evolutiva. Princípios gerais de Sistemática Filogenética.
Bibliografia
- RIDLEY, Mark; FERREIRA, Henrique Bunselmeyer; PASSAGLIA, Luciane; FISCHER, Rivo... Evolucao. 3. ed.. Porto Alegre: Artmed. 2006
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Equilíbrio e Elasticidade. Gravitação. Fluidos. Movimento Oscilatório. Ondas em meios elásticos. Ondas Sonoras. Temperatura e Calor. Primeira Lei da Termodinâmica. Propriedade dos Gases. Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica. Teoria Cinética dos Gases.
Bibliografia
- REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA
- PhET Interactive Simulations
- Minha Biblioteca
- GeoGebra tools and resources
- The Feynman Lectures on Physics
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Significado de filosofia e de História. A relação entre filosofia, história, ciência e técnica. Filosofia e Ideologia. A filosofia da ciência. A ciência na história: as ciências da natureza e as ciências humanas. A epistemologia empirista-indutivista. As epistemologias do século XX: Bachelard, Popper, Kuhn, Lakatos, Bunge, Feyerabend, Toulmin, Laudan. A filosofia, história e a ciência no mundo moderno as origens do pensamento moderno e a ideia de modernidade. A filosofia e a história da ciência - abordagens contemporâneas: neopositivismo, dialética, funcionalismo, estruturalismo, pragmatismo, fenomenologia. A crise da modernidade. A pós-modernidade.
Bibliografia
- Uma história da educação química brasileira sobre seu início discutível apenas a partir dos conquistadores.
Semestre 4
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Sólidos, líquidos e gases. Termodinâmica: 1º, 2º e 3º princípios. Termoquímica.Propriedades coligativas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Estrutura eletrônica dos átomos; Propriedades Periódicas; Hidrogênio; Metais Alcalinos e Alcalinos Terrosos; Não-Metais; Nitrogênio; Oxigênio; Água; Carbono; Metais de transição; Gases Nobres; Forças Químicas; Ácidos e Bases; Aplicação de métodos e técnicas de ensino no desenvolvimento dos conteúdos de Química Inorgânica Descritiva.
Bibliografia
- ATKINS, P. W. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. 922p. ISBN 9788540700383 (broch.)
- SHRIVER, Duward F.; ATKINS, P. W. Química inorgânica. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008. 848p. ISBN 9788577801992 (broch.)
- LEE, J. D. Química inorgânica não tão concisa. São Paulo: Edgard Blücher, c1999. xiii, 527 p. ISBN 9788521201762 (broch.)
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Cargas Elétricas. Processos de eletrização. Força elétrica. Campo elétrico. Lei de Gauss: fluxo de um campo elétrico, lei de Gauss, aplicações da lei de Gauss. Potencial elétrico. Capacitância e Dielétricos. Corrente elétrica. Leis de Ohm. Força eletromotriz. Circuito RC. Campo Magnético.
Bibliografia
- Halliday, Resnick e Walker. Fundamentos da Física - Eletromagnetismo. 10. LTC. 2020
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O papel da linguagem científica no processo de compreensão dos constructos da ciência. Linguagem cotidiana e linguagem científica (definições, características e influências nos contextos sociais e históricos da humanidade). Estratégias argumentativas e aspectos lógicos na construção das teorias e leis da ciência bem como na formação de cidadão críticos e autônomos no contexto social ao qual estão inseridos. O papel da leitura e da produção textual para fazer e compreender ciência. Estrutura dos textos de caráter científico destinados a cientistas (resumos, painéis e artigos) e ao grande público (artigos e livros de divulgação científica). Aspectos da linguagem, argumentação e da produção de textos de caráter científico e sua relação com o ensino.
Bibliografia
- O que dizem os estudos da linguagem na educação científica?.
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Dificuldades do ensino de química, bem como sua função e sua necessidade no contexto da Educação básica: dificuldades de modelização, abstração e concepções alternativas. As dimensões do conhecimento químico: sócio-cultural, fenomenológico, simbólico e teórico. Questões didáticometodológicas do ensino: intencionalidade pedagógica, estruturação de conteúdo e planejamento sistematizado de atividades. Os recursos didático-pedagógicos no ensino de química: planejamento, uso e avaliação. Modelos: concepções e funções. Modelos como ferramentas do pensamento científico. Modelos como materiais didáticos para o ensino de química: objetos virtuais e objetos manipuláveis. Construção e uso de modelos para o ensino. Análise de livros didáticos.
Bibliografia
- 3
Semestre 5
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Cinética. Equilíbrio químico e físico. Eletroquímica.
Bibliografia
- David Ball. Físico-Química Vol.1. . Cengage. 2005
- David Ball. Físico-Química Vol.2. . Cengage. 2005
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A Internet e suas interfaces com o Ensino de Ciências e com a Educação Matemática. Políticas públicas de acesso à educação, informação e conhecimento através da tecnologia nas escolas. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e o seu papel nos processos de ensino e aprendizagem das Ciências e da Matemática. Avaliação de vídeos, softwares e aplicativos e seu uso. Identificação e utilização de objetos educacionais digitais no ensino de Ciências e com a Educação Matemática. Desenvolvimento de novas ferramentas digitais para o ensino: jogos digitais, simulações, entre outros. Utilização de plataformas digitais de ensino.
Bibliografia
- ANGOTTI, José André Peres; AUTH, Milton Antonio. Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educação. Ciênc. educ. Bauru, v.7, n. 1, p. 15-27, 2001.
- MOSÉ, V. A escola e os desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
- SOSSAI, Fernando César; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi; PACHECO, José Augusto. Currículo e "Novas Tecnologias" em tempos de globalização. Perspectiva, Florianópolis, v. 27, n. 1, 19-46, jan./jun. 2009.
- SANTOS, Edméia. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2009. p.5658, 5671.
- SILVA, Tomaz Tadeu. A pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia. In: SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 139-142
- SILVA, Tomaz Tadeu. A pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia. In: SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 139-142
- SILVA, Tomaz Tadeu. A pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia. In: SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 139-142
- SOARES, Eliana Maria do Sacramento; VALENTINI, Carla Beatris. Tecnologias digitais: práticas e reflexões no contexto do ensino fundamental. Revista Linhas, Florianópolis, v. 13, n. 02, jul/dez. 2012.
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo dos conceitos, classificação e causas da surdez. Uma abordagem da surdez enquanto identidade e culturas. Perspectivas sócio-antropológicas da surdez. Conversação em Língua Brasileira de Sinais. Evidências da Libras como língua natural dos surdos, sua gramática própria e as especificidades dessa modalidade e suas implicações na aprendizagem. Prática pedagógica de utilização da língua de sinais, como forma de atestar o domínio dos alunos nessa plataforma linguística.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Organização estrutural dos sólidos simples; Ligação covalente; Química dos compostos de coordenação; Estabilidade de compostos de coordenação; Teorias de ligações aplicadas a compostos de coordenação; Química de Organometálicos; Aplicação de métodos e técnicas de ensino no desenvolvimento dos conteúdos de Química Inorgânica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 6
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Agentes Oxidantes e Redutores, Reações de precipitação e de oxi-redução. Equilíbrio Químico em Solução Aquosa, Equilíbrio.Químico em meio Heterogêneo. Equilíbrio de Complexação, Formação e dissolução dos precipitados. Análise por via seca e úmida. Analise sistemática de cátions e ânions.
Bibliografia
- Journal chemical education
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Inter-relação entre Educação, Sociedade e Ambiente - Educação para a mudança. A crise socioambiental. Problematizando as concepções de meio ambiente, desenvolvimento sustentável e educação ambiental. Abordagens práticas e filosóficas emergentes- Bem Viver, Ubuntu, Permacultura, Agroecologia, entre outros. Letramento científico na perspectiva decolonial de educação para a sustentabilidade. Educação para a sustentabilidade e a sua vinculação a metas de paz e segurança, direitos humanos, justiça social e cuidados com os recursos naturais. O campo da Educação Ambiental - Políticas Públicas em Educação Ambiental. Concepções de Educação Ambiental na produção teórico-prática. A formação da prática docente em Educação Ambiental. O diagnóstico da Educação Ambiental na educação formal. Análise de material didático e paradidático voltados para Educação Ambiental. Elaboração de Projetos de Educação Ambiental em Espaços Formais e Não-formais - Técnicas para a elaboração, execução e avaliação de Projetos de desenvolvimento local e práticas de educação ambiental. Desenvolvimento do referencial, elaboração de cronograma, desenvolvimento de atividades e metodologias, aplicação da metodologia adotada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Ressignificação dos conceitos de Educação Sexual, Saúde e Cultura. Sexualidade, corpo e gênero numa abordagem sociocultural em saúde e direitos humanos (sexuais e reprodutivos). Problematizações acerca da abordagem biológico-higienista da Educação Sexual (Infecções Sexualmente Transmissíveis/IST; gravidez na juventude; métodos contraceptivos; sistemas sexuais masculino e feminino; cuidados com o corpo). Conceitos chave: Saúde, corpo e diversidade cultural, sexualidades, relações de gênero, preconceitos e discriminações, violências sexuais e de gênero.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
1. Discussão Química Orgânica. 2. Grupos Funcionais, Nomenclatura e Representação de Moléculas Orgânicas, 3. Ligações Químicas Localizadas em Moléculas Orgânicas (sp3, sp2 e sp, Orbitais Moleculares), 4. Ligações Químicas Deslocalizadas em Moléculas Orgânicas (Ressonância, Tautomerismo, Aromaticidade e Anti-Aromaticidade), 5. Ácidos e Bases em Química Orgânica, 6. Propriedades Físicas (Ligação de Hidrogênio, Ponto de fusão e de ebulição, Momento Dipolar, Polaridade, Solubilidade e Densidade), 7. Análise Conformacional (Acíclicos e Cíclicos), 8. Estereoquímica (Cis-Trans, E/Z; Quiralidade, Estereoisômeros, Configuração relativa e absoluta; Nomenclatura, Importância na Atividade Biológica). 8. Iniciação a softwares de construção e visualização de compostos orgânicos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
80 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Conhecendo o campo do estágio. Observação, registro e análise de diferentes espaços da escola. Análise e discussão sobre o Projeto Político Pedagógico da escola. Acompanhamento da ação do professor de Química. Avaliação de Materiais didáticos e conteúdos apresentados nas aulas. Observação da relação aluno-professor. Identificando e vivenciando problemas enfrentados pelo(a) professor(a) nos momentos de aprendizagem, bem como dos mecanismos de busca para solucioná- los. Caracterização e análise da dinâmica da escola enquanto organização social, bem como dos sujeitos nela inseridos. Documentos Oficiais da Educação Básica. Confecção e apresentação de relatórios e/ou diários de campo ou ainda, documentários com resultados das observações.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 7
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Introdução à análise química, Erros e tratamento estatístico Erros nas análises químicas, estudos de métodos analíticos gravimétricos, volumétricos. Gravimetria e Volumetria, soluções padrões primárias e secundárias, estudo das curvas de titulação; complexos mono e polidentados.
Bibliografia
- F. James Holler, Donald M. West, Stanley R. Crouch. Fundamentos de Química Analítica. . cengage. 2014
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
1. A Química como expressão tecnológica aparece fortemente ligada ao processo produtivo e industrial e às questões ambientais. Esta disciplina visa construir de maneira articulada os conhecimentos básicos da Química Orgânica, Inorgânica e Bioquímica; serão abordados materiais extraídos e sintetizados, assim como os materiais introduzidos no ambiente devido aos processos de fabricação e uso; contextualização das implicações econômicas, sociais e políticas dos sistemas produtivos; análises das relações entre o desenvolvimento científico e tecnológico e aspectos sócio político-econômicos, como nas relações entre produção de fertilizantes, produtividade agrícola e poluição ambiental, e de reconhecer limites éticos e morais envolvidos no desenvolvimento da Química e da tecnologia, apontando a importância do emprego de processos industriais ambientalmente limpos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
160 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Atividade de orientação coletiva de caráter teórico-prático. Elaboração de Plano de Estudos e Plano de Trabalho do discente (em sala de aula) sobre aspectos da docência que integre a disciplina de química no ensino médio. Criação de materiais didáticos e execução de propostas interdisciplinares de aprendizagem para o ensino médio. Pesquisa nos espaços educativos do estágio de docência. Aprofundamento das reflexões sobre a experiência docente com os múltiplos alunos em formação inicial da licenciatura em química.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Planejamento, Elaboração e Execução do projeto de pesquisa com acompanhamento dos professores orientadores e Defesa do TCC em banca examinadora em sessão pública.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 8
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Introdução à Bioquímica e seus fundamentos; Aspectos bioquímicos da origem da vida. Aminoácidos, peptídeos e proteínas; Enzimas; Lipídeos; Carboidratos; Metabolismo de carboidratos. Metabolismo de lipídios. Metabolismo de aminoácidos e proteínas. Metabolismo de nucleotídeos. Integração metabólica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Surgimento, constituição e estado da arte da pesquisa em educação em Ciências no Brasil e no mundo; Perspectivas da pesquisa em Educação em Ciências como área estratégica no desenvolvimento da Ciências Naturais; Pressupostos teórico-epistemológicos da pesquisa; Fundamentos, bases e organização de projeto de pesquisa e de trabalho acadêmico: introdução, problema de pesquisa, metodologia, análise, discussão e comunicação dos resultados, conclusões, referências, normas científicas (ABNT, APA). A pesquisa aplicada como ferramenta da melhoria da prática pedagógica em Ciências. A sala de aula como lócus de pesquisa e sua interface com a prática pedagógica. A importância da pesquisa no processo de intervenção social. A importância da pesquisa no processo de intervenção social e análise crítica de artigos de pesquisa na área de ensino de Ciências.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
160 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Atividade de orientação coletiva de caráter teórico-prático. Elaboração de Plano de Estudos e Plano de Trabalho do discente (em sala de aula) sobre aspectos da docência que integre a disciplina de química no ensino médio. Criação de materiais didáticos e execução de propostas de aprendizagem e ensino para. Pesquisa nos espaços educativos do estágio de docência. Discussão acerca da indisciplina escolar. Discussão sobre avaliação mediadora. Aprofundamento das reflexões sobre a experiência docente com os múltiplos alunos em formação inicial.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Disciplinas Optativas
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Princípios gerais da divulgação científica: tendências e escolas. História da divulgação científica no Brasil. Os diferentes veículos: revistas, jornais, cinema, televisão, computadores, museus, exposições, conferências, peças publicitárias. Fontes de divulgação científica: cientistas e/ou jornalistas. Alvos da divulgação científica: escolares em vários níveis, estudantes universitários, professores de nível superior e o público amplo não setorizado.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Química na pré-história. A problemática do conhecimento e a sua relação com a Química. Os conhecimentos da matéria na antiguidade e as concepções teóricas dos filósofos gregos. Pedagogia da essência X pedagogia da existência. O Período da alquimia e a filosofia medieval. O período da iatroquímica. revolução científica no século XVII. As primeiras teorias científicas: o Flogístico e a teoria da oxidação de Lavoisier. O período da Química Pneumática. A química no século XVIII. A influência das ideias positivistas na ciência química. A química no século XIX; as ideias de Dalton, Berzelius, etc. A emergência da química orgânica. A estruturação da química mineral. O nascimento da físico-química. Alguns aspectos da química contemporânea: As críticas epistemológicas e pedagógicas e suas perspectivas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Tratamento Estatístico dos Resultados Experimentais e Métodos Gráficos, Experimentos relacionados aos tópicos: gases, termodinâmica química, cinética, eletroquímica, equilíbrio, soluções e propriedades coligativas e fenômenos de superfície.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Corrosão e oxi-redução. Formas de corrosão. Meios corrosivos. Velocidade de corrosão. Métodos de combate à corrosão e técnicas eletroquímicas aplicadas ao estudo da corrosão.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Definições de experimento, o trabalho de laboratório e trabalho prático. Concepções de professores sobre o papel da experimentação. O papel da experimentação no ensino de química: possibilidades, justificativa e limitações com relação à aprendizagem. Relação entre o experimento empregado e a metodologia científica. Proposta de novos experimentos a serem realizados em sala de aula ou em laboratórios de escolas de ensino médio.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Normas de segurança em laboratório e Vidraria; Levantamento, análise de dados experimentais (análise de erros, notação científica e algarismos significativos); Elaboração de relatório científico; Preparo e diluição de soluções; Propriedades das substâncias: massa, volume e densidade e solubilidade; Separação de misturas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estequiometria: equação química para uma reação, reagente limitante e rendimento de reação; Sistemas coloidais: determinação de cálcio, magnésio e dureza total da água; Processos endotérmicos e exotérmicos; Ácidos e bases: pH e titulação ácido-base; Reatividade de metais; Oxidação-redução: processo de transferência de elétrons.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Introdução ao laboratório e noções sobre o comportamento em laboratório de química, Identificação de substâncias utilizando espectroscopia eletrônica, Reatividade dos metais, Caracterização da ocorrência de reação química e classificação de reação química através da equação química, Preparação e análise quantitativa de soluções básicas e ácidas, Oxidação e Redução de substâncias, Processos eletrolíticos, Aplicação de métodos e técnicas de ensino no desenvolvimento dos conteúdos de química inorgânica experimental.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Introdução a Geologia e a Mineralogia; Composição da Terra; A Crosta Terrestre; Mineralogia e meio ambiente; Propriedades físicas, químicas e estruturais dos minerais; Classes dos Minerais; Estruturas Cristalinas: Cristaloquímica, cristalografia e simetria; Difração de Raios X e sua aplicação na identificação das substâncias cristalinas; Argilominerais; Transformação de minerais e sua importância econômica na indústria.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
1. Planejamento de experimentos: levantamento bibliográfico do procedimento, de constantes físicas, toxicidade e periculosidade, além de metodologias de descarte e reaproveitamento de produtos químicos. 2. Preparação, isolamento, purificação e caracterização de compostos orgânicos: utilizando-se técnicas experimentais gerais. 3. Execução dos experimentos planejados, envolvendo a montagem das aparelhagens de reação, de isolamento e de purificação. Manipulação de reagentes sensíveis a oxigênio e água. 4. Discussão dos resultados dos experimentos, incluindo a elucidação estrutural. 5. Planejamento e execução de experimentos seguindo-se os conceitos básicos da Química Verde. 6. Treinamento em pesquisa bibliográfica para a resolução de problemas experimentais. Utilização de Banco de Dados Atuais, como SciFinder.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Introdução à nanotecnologia; Histórico da nanociência e nanotecnologia; Introdução aos nanomateriais; Estrutura, propriedades e aplicações de materiais nanoestruturados; Técnicas de preparação de nanomateriais; Técnicas de caracterização de nanomateriais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Definição de Ciências. Definição de Cultura na perspectiva Freiriana. Modos de produção do conhecimento científico e outros conhecimentos. Critérios de validade sócio-históricos para o conhecimento humano produzido. Critério hegemônico de verdade produzido pela Ciência Moderna. Fragmentação do conhecimento, Perspectiva Interdisciplinar. Interlocução entre Ciências e Artes. Ciência e Literatura possibilidades e aproximações. Produção de literaturas para Ensinar Ciências.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Técnicas eletroquímicas aplicadas ao monitoramento e eliminação de poluentes ambientais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Equilíbrio de Fases, Soluções e Fenômenos de Superfície.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Introdução à mecânica quântica, átomo de hidrogênio, ligações químicas e fundamentos de espectroscopia.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo e discussão de temas atuais e relevantes para o desenvolvimento da Físico-Química.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Simetria e teoria de grupo; Química bioinorgânica; Materiais avançados (polímeros, biomateriais, semicondutores, supercondutores, cerâmicas, nanomateriais); Métodos físicos em química inorgânica: Espectroscopia de absorção na região do UV-Vis; Espectroscopia de absorção na região do Infravermelho; Aplicação de teoria de grupo e simetria molecular em espectroscopia; Fundamentos de Difração de Raios X, utilizando método de pó.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo e discussão de temas atuais e relevantes para o desenvolvimento da Química Inorgânica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Identificar sequências de DNA e proteínas, traçar analogias, identificar regiões específicas do genoma onde atuam doenças, gerar árvores filogenéticas, predizer estruturas proteicas. Principais bancos de dados online e seu uso na mineração de dados biológicos. Estudos de modificações pós-traducionais, predição de glicosilação.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Origem da vida e das primeiras células. Organização geral das células e vírus. Métodos de estudos de células e biomoléculas. Membranas biológicas. Transporte através de membranas. Estrutura, composição química e funções das organelas celulares. Citoesqueletos e movimentos celulares. Núcleo interfásico. Divisão celular. Diferenciação celular. Trocas entre a célula e o meio; digestão intracelular. Processos de síntese e secreção celular. Mecanismos de regulação da atividade celular, interação celular e meio extracelular.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Conhecer as características moleculares das proteínas e suas estruturas. Conhecer métodos de extração e isolamento de proteínas. Conhecer métodos cromatográficos com base na afinidade, carga, hidrofobicidade e tamanho das moléculas de proteínas. Conhecer técnicas para avaliar o grua de pureza das amostras.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Tópicos relacionados a química analítica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Constituição Histórica e natureza da profissão docente e o papel do Estado. Relações com os sistemas de ensino e a sociedade. Identidade Docente. O trabalho docente em diferentes contextos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A função da química na sociedade contemporânea e a influência do meio social na produção da química. Química e tecnologia: mudanças no modo de vida originadas do conhecimento químico. O conhecimento químico como legado cultural. Relações CTS e questões sócio-científicas no ensino de química. Alfabetização Científica/ Letramento científico no contexto do ensino de química. O papel da química na formação de cidadãos críticos e participativos nas tomadas de decisões sociais. Metodologias de ensino de química para a promoção da cidadania na educação básica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Abordagem de temas contemporâneos direta ou indiretamente relacionados ao Ensino de Química, com articulação de conhecimento científico, produções bibliográficas e material instrucional. Especificidades serão descritas por ocasião do oferecimento da disciplina.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Tendências pedagógicas da prática escolar na Educação Química. Elaboração de Projetos Didáticos. Projetos Didáticos e seu campo de ação. Componentes da ação pedagógica. Temáticas atuais para o ensino de Química. Exemplos de projetos didáticos. Recursos utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Análise de projetos pedagógicos no campo da Química para o Ensino Fundamental e Médio e elaboração de um projeto didático.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Discutir a utilização de tecnologias para o Ensino de Ciências, podem ser simulações computacionais, animações, vídeos, ambientes de aprendizagem e experimentos assistidos por computador. A utilização destas tecnologias tem-se mostrado ser uma valiosa ferramenta de suporte ao processo ensino-aprendizagem. A discussão buscará tornar o professor um participante ativo na sua idealização, concepção e construção com base em tecnologias livres, de modo que este torne-se não apenas um usuário, mas um agente ativo na construção de tecnologias de mediação do conhecimento. Sistemas Operacionais. Simulações computacionais. Animações e interatividade. Novas tecnologias de interação: chat, wiki e vídeo. Repositórios públicos de objetos educacionais. Ambientes virtuais de aprendizagem: Moodle e outros ambientes livres. Interface gráfica e aprendizado. Plataformas livres: o Arduíno -Utilização de experimentos assistidos por computador. Padlet, Wordwal, google Classroom, dentre outros.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Introdução aos métodos analíticos instrumentais. Fundamentos, conceitos e instrumentação de técnicas de separação (Cromatografia em camada delgada, cromatografia gasosa e cromatografia líquida). Fundamentos, conceitos e instrumentação de técnicas espectroanalíticas (absorção atômica, absorção molecular e emissão atômica). Fundamentos, conceitos e instrumentação de técnicas eletroanalíticas (potenciometria e voltametria).