Química
Graduação / LICENCIATURA
Atualizado em 30/10/2024 às 09h48
Noturno
Presencial
4 anos
14
Brejo Santo
Coordenação: Prof. TATIANA SANTOS ANDRADE
Bloco único
Estudantes do curso Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática (LICN), no campus Brejo Santo, têm formação geral nas chamadas Ciências Naturais (Química, Física e Biologia) e também no campo da Matemática, para ministrarem essas disciplinas no Ensino Fundamental. A partir do quarto semestre, eles podem ou não ingressar especificamente na Licenciatura em Química da UFCA – que portanto não oferta vagas diretamente por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Esse segundo ciclo dura um ano e meio, com foco nos estudos da área da química, educação e pedagogia, formando assim profissionais capacitados para atuar nas instituições de ensino de nível Fundamental e Médio. Seus egressos deixam a universidade com dois diplomas (LINC e Química).
Semestre 1
Carga Horária
64 horas.
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Conjunto dos números reais e desigualdades; retas e coordenadas; circunferências e gráficos de equações; funções; função polinominal e função racional; função composta e função inversa.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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O método de trabalho da ciência moderna e sua influência no modelo de conhecimento acadêmico. Pré-requisitos do Trabalho Científico. Visão geral do trabalho científico. A ciência da antiguidade e suas diferenças de concepção em relação à ciência moderna. Tipos de conhecimento: senso comum, conhecimento religioso, conhecimento científico. A pesquisa acadêmica: tipos e natureza das pesquisas acadêmicas. Elaboração de trabalhos científicos. Formas de leitura e síntese textual: Fichamento, Resumo, Mapa Conceitual, Resenha, Artigo Acadêmico.
Bibliografia
- LAKATOS, E.M. et al.. Fundamentos de Metodologia Científica.. 7ª. Atlas. 2010
- SEVERINO, A.J.. Metodologia do Trabalho Científico.. 23ª. Cortez. 2007
- Metodologia do trabalho científico
Carga Horária
64 horas.
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A disciplina aqui articulada têm por expectativa tratar dos aspectos legais do texto da LDB 9394/96, bem como das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, o texto da Base Nacional Comum Curricular, o Texto Base do Documentos Curricular Referencial do Ceará, culminando num amplo espectro que preconiza as discussões acerca da educação no cenário nacional e suas articulações e o espaço da docência.
Bibliografia
- LIBÂNEO, J. C.; Oliveira, J. F.; TOSCHI, M.S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 7 ed. SP: Cortez, 2009.
- CANDAU, Vera Maria (org). Reinventar a escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
- LDB : Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. ? 7. ed. ? Brasília, DF : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2023.
- Governo do estado do Ceará Conselho de Educação do Ceará resolução nº 395/2005.
- CEARÁ. Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) do Ensino Médio. Secretaria da Educação do Estado do Ceará, Fortaleza, 2021.
- VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.) Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 2013.
- VIEIRA, Sofia Lerche e FARIAS, Isabel Maria Sabino. Política Educacional no Brasil: introdução histórica. Brasília: Liber Livro, 2007.
- NAJJAR, Jorge; VASCONCELOS, Maria Celi. A LDB e as Políticas Educacionais. Perspectivas, Possibilidades e Desafios 20 Anos Depois. Curitiba, Editora Appris, 2018.
Carga Horária
64 horas.
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1. Didática Geral 2. A didática das ciências e da matemática: aspectos históricos e objeto de estudo; epistemologia e pensamento científico; pressupostos epistemológicos do conhecimento nas Ciências Naturais e da matemática; 3. Planejamento, Avaliação e Currículo em Ciências Naturais e em matemática. O que ensinar em ciências e em matemática? Como ensinar ciências/matemática? 4. Modelos didáticos no ensino de Ciências Naturais e em matemática. Intervenções Didáticas e Sequências Didáticas. Modelos de Ensino. Transposição Didática e Contrato Didático.
Bibliografia
- HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO: HÁ MUITAS PEDRAS NESSE CAMINHO
Carga Horária
64 horas.
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Fenômenos cotidianos de manipulação da matéria. Práticas culturais locais de manipulação, separação ou transformação da matéria. Definição macroscópica de fase: diferenciação e separação de agregados polifásicos e fases isoladas. Definição macroscópica de substância: diferenciação e separação de substâncias e misturas. Reações químicas: diferenciação entre fenômenos físicos e químicos. Tipos comuns de reações químicas: análise, síntese, deslocamento e metátese. Definição e diferenciação macroscópica de substâncias compostas e simples. Concepções macroscópicas sobre elementos químicos. Aspectos quantitativos das reações químicas: investigações sobre reagentes em excesso e proporções em reações químicas. Leis ponderais. Problemas e experimentos para o desenvolvimento da teoria atômica de Dalton. Cálculos estequiométricos simples a partir da teoria atômica de Dalton. Epistemologia das relações macro-micro em química.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 2
Carga Horária
64 horas.
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Limites e continuidade de funções reais de uma variável real. Derivadas de função de uma variável e aplicações das derivadas. Noções de integral.
Bibliografia
- Cálculo diferencial e integral - Guidorizzi, volume 1
Carga Horária
64 horas.
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Conteúdos básicos de Química para o entendimento de tecnologias presentes no cotidiano e adequado para serem desenvolvidos pelo licenciando em sua prática docente: primeiros modelos de constituição da matéria, radioatividade, tabela periódica, conceito de mol, ligações químicas, compostos moleculares e iônicos, polaridade, forças intermoleculares, funções químicas, indicadores, equações químicas e eletroquímicas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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A infância sob o olhar da Psicologia da educação. O que é a infância? As principais características da aprendizagem infantil. Principais correntes psicológicas a pesquisar a aprendizagem: Construtivismo (Piaget); Sócio-Interacionismo (Vigotsky); Teoria da Afetividade (Wallon); Behaviorismo (Skinner); Psicanálise (Freud).
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Grandezas físicas. Notação científica. Algarismos significativos. Sistema Internacional de Unidades. Movimento em uma dimensão. Vetores. Movimento em duas e três dimensões. As Leis de Newton. Aplicações das Leis de Newton. Energia e sua Conservação. Sistemas de partículas e conservação do momento linear. Movimento rotacional. Dinâmica do Movimento de Rotação.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Introdução ao Conceito de Cultura; Racismo, Preconceito e discriminação. Diversidade Cultural, Multiculturalidade e Interculturalidade no Ensino de Ciências. Educação das Relações Étnico-Raciais e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena no ensino de Ciências. Diferentes formas de produção de conhecimentos e tecnologias. Avaliação de Materiais didáticos na perspectiva das Relações Étnico-Raciais e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena no Ensino de Ciências.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 3
Carga Horária
64 horas.
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Hidrocarbonetos e fontes de energia, obtenção natural dos compostos orgânicos, funções orgânicas básicas, drogas e aplicação industrial dos compostos orgânicos. Estruturas e funções das proteínas, carboidratos e lipídios, a fim de perceber a importância destas moléculas para o organismo vivo. Estudo do metabolismo geral do organismo, correlacionando às diversas reações que nele ocorrem, bem como as suas funções.
Bibliografia
- D. L. Nelson, M. M. Cox. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 6. Artmed. 2014
- T. W. Solomons. Química Orgânica. . LTC. 2006
- Paula Bruice. Química Orgânica. . Prentice Hall. 2006
Carga Horária
64 horas.
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Integrais indefinidas e definidas, Teorema fundamental do cálculo, Técnicas de integração, Aplicações das integrais.
Bibliografia
- Hamilton Luiz Guidorizzi. Um curso de cálculo. . LTC. 2019
- James Stewart. Cálculo, volume 1. . Cengage Learning. 2017
- Diva Marília Flemming; Mirian Buss Gonçalves. Cálculo A : funções, limite, derivação e integração. . Prentice Hall. 2006
- George F. Simmons. Cálculo com geometria analítica. . Pearson. 1994
Carga Horária
64 horas.
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Breve histórico do pensamento evolutivo. Evidências da evolução. Padrão e processos na biologia evolutiva. A teoria da seleção natural. Seleção natural e adaptação. Seleção natural e deriva. Genética de populações. Especiação. Biogeografia evolutiva. Micro-evolução, macroevolução e equilíbrio pontuado. Biologia evolutiva do desenvolvimento (evo-devo). Restrições. Genômica evolutiva. Coevolução. Extinção e radiação. A origem do sexo e a Seleção Sexual. Evolução do comportamento. Evolução humana. Perspectivas futuras da Biologia Evolutiva. Princípios gerais de Sistemática Filogenética.
Bibliografia
- RIDLEY, Mark; FERREIRA, Henrique Bunselmeyer; PASSAGLIA, Luciane; FISCHER, Rivo... Evolucao. 3. ed.. Porto Alegre: Artmed. 2006
Carga Horária
64 horas.
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Equilíbrio e Elasticidade. Gravitação. Fluidos. Movimento Oscilatório. Ondas em meios elásticos. Ondas Sonoras. Temperatura e Calor. Primeira Lei da Termodinâmica. Propriedade dos Gases. Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica. Teoria Cinética dos Gases.
Bibliografia
- REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA
- PhET Interactive Simulations
- Minha Biblioteca
- GeoGebra tools and resources
- The Feynman Lectures on Physics
Carga Horária
64 horas.
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Significado de filosofia e de História. A relação entre filosofia, história, ciência e técnica. Filosofia e Ideologia. A filosofia da ciência. A ciência na história: as ciências da natureza e as ciências humanas. A epistemologia empirista-indutivista. As epistemologias do século XX: Bachelard, Popper, Kuhn, Lakatos, Bunge, Feyerabend, Toulmin, Laudan. A filosofia, história e a ciência no mundo moderno as origens do pensamento moderno e a ideia de modernidade. A filosofia e a história da ciência - abordagens contemporâneas: neopositivismo, dialética, funcionalismo, estruturalismo, pragmatismo, fenomenologia. A crise da modernidade. A pós-modernidade.
Bibliografia
- Uma história da educação química brasileira sobre seu início discutível apenas a partir dos conquistadores.
Semestre 4
Carga Horária
64 horas.
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Sólidos, líquidos e gases. Termodinâmica: 1º, 2º e 3º princípios. Termoquímica.Propriedades coligativas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Estrutura eletrônica dos átomos; Propriedades Periódicas; Hidrogênio; Metais Alcalinos e Alcalinos Terrosos; Não-Metais; Nitrogênio; Oxigênio; Água; Carbono; Metais de transição; Gases Nobres; Forças Químicas; Ácidos e Bases; Aplicação de métodos e técnicas de ensino no desenvolvimento dos conteúdos de Química Inorgânica Descritiva.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Cargas Elétricas. Processos de eletrização. Força elétrica. Campo elétrico. Lei de Gauss: fluxo de um campo elétrico, lei de Gauss, aplicações da lei de Gauss. Potencial elétrico. Capacitância e Dielétricos. Corrente elétrica. Leis de Ohm. Força eletromotriz. Circuito RC. Campo Magnético.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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O papel da linguagem científica no processo de compreensão dos constructos da ciência. Linguagem cotidiana e linguagem científica (definições, características e influências nos contextos sociais e históricos da humanidade). Estratégias argumentativas e aspectos lógicos na construção das teorias e leis da ciência bem como na formação de cidadão críticos e autônomos no contexto social ao qual estão inseridos. O papel da leitura e da produção textual para fazer e compreender ciência. Estrutura dos textos de caráter científico destinados a cientistas (resumos, painéis e artigos) e ao grande público (artigos e livros de divulgação científica). Aspectos da linguagem, argumentação e da produção de textos de caráter científico e sua relação com o ensino.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Dificuldades do ensino de química, bem como sua função e sua necessidade no contexto da Educação básica: dificuldades de modelização, abstração e concepções alternativas. As dimensões do conhecimento químico: sócio-cultural, fenomenológico, simbólico e teórico. Questões didáticometodológicas do ensino: intencionalidade pedagógica, estruturação de conteúdo e planejamento sistematizado de atividades. Os recursos didático-pedagógicos no ensino de química: planejamento, uso e avaliação. Modelos: concepções e funções. Modelos como ferramentas do pensamento científico. Modelos como materiais didáticos para o ensino de química: objetos virtuais e objetos manipuláveis. Construção e uso de modelos para o ensino. Análise de livros didáticos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 5
Carga Horária
64 horas.
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Cinética. Equilíbrio químico e físico. Eletroquímica.
Bibliografia
- David Ball. Físico-Química Vol.1. . Cengage. 2005
- David Ball. Físico-Química Vol.2. . Cengage. 2005
Carga Horária
64 horas.
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A Internet e suas interfaces com o Ensino de Ciências e com a Educação Matemática. Políticas públicas de acesso à educação, informação e conhecimento através da tecnologia nas escolas. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e o seu papel nos processos de ensino e aprendizagem das Ciências e da Matemática. Avaliação de vídeos, softwares e aplicativos e seu uso. Identificação e utilização de objetos educacionais digitais no ensino de Ciências e com a Educação Matemática. Desenvolvimento de novas ferramentas digitais para o ensino: jogos digitais, simulações, entre outros. Utilização de plataformas digitais de ensino.
Bibliografia
- ANGOTTI, José André Peres; AUTH, Milton Antonio. Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educação. Ciênc. educ. Bauru, v.7, n. 1, p. 15-27, 2001.
- MOSÉ, V. A escola e os desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
- SOSSAI, Fernando César; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi; PACHECO, José Augusto. Currículo e "Novas Tecnologias" em tempos de globalização. Perspectiva, Florianópolis, v. 27, n. 1, 19-46, jan./jun. 2009.
- SANTOS, Edméia. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2009. p.5658, 5671.
- SILVA, Tomaz Tadeu. A pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia. In: SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 139-142
- SILVA, Tomaz Tadeu. A pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia. In: SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 139-142
- SILVA, Tomaz Tadeu. A pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia. In: SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 139-142
- SOARES, Eliana Maria do Sacramento; VALENTINI, Carla Beatris. Tecnologias digitais: práticas e reflexões no contexto do ensino fundamental. Revista Linhas, Florianópolis, v. 13, n. 02, jul/dez. 2012.
Carga Horária
64 horas.
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Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo dos conceitos, classificação e causas da surdez. Uma abordagem da surdez enquanto identidade e culturas. Perspectivas sócio-antropológicas da surdez. Conversação em Língua Brasileira de Sinais. Evidências da Libras como língua natural dos surdos, sua gramática própria e as especificidades dessa modalidade e suas implicações na aprendizagem. Prática pedagógica de utilização da língua de sinais, como forma de atestar o domínio dos alunos nessa plataforma linguística.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Organização estrutural dos sólidos simples; Ligação covalente; Química dos compostos de coordenação; Estabilidade de compostos de coordenação; Teorias de ligações aplicadas a compostos de coordenação; Química de Organometálicos; Aplicação de métodos e técnicas de ensino no desenvolvimento dos conteúdos de Química Inorgânica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 6
Carga Horária
64 horas.
Professores
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Agentes Oxidantes e Redutores, Reações de precipitação e de oxi-redução. Equilíbrio Químico em Solução Aquosa, Equilíbrio.Químico em meio Heterogêneo. Equilíbrio de Complexação, Formação e dissolução dos precipitados. Análise por via seca e úmida. Analise sistemática de cátions e ânions.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Inter-relação entre Educação, Sociedade e Ambiente - Educação para a mudança. A crise socioambiental. Problematizando as concepções de meio ambiente, desenvolvimento sustentável e educação ambiental. Abordagens práticas e filosóficas emergentes- Bem Viver, Ubuntu, Permacultura, Agroecologia, entre outros. Letramento científico na perspectiva decolonial de educação para a sustentabilidade. Educação para a sustentabilidade e a sua vinculação a metas de paz e segurança, direitos humanos, justiça social e cuidados com os recursos naturais. O campo da Educação Ambiental - Políticas Públicas em Educação Ambiental. Concepções de Educação Ambiental na produção teórico-prática. A formação da prática docente em Educação Ambiental. O diagnóstico da Educação Ambiental na educação formal. Análise de material didático e paradidático voltados para Educação Ambiental. Elaboração de Projetos de Educação Ambiental em Espaços Formais e Não-formais - Técnicas para a elaboração, execução e avaliação de Projetos de desenvolvimento local e práticas de educação ambiental. Desenvolvimento do referencial, elaboração de cronograma, desenvolvimento de atividades e metodologias, aplicação da metodologia adotada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Ressignificação dos conceitos de Educação Sexual, Saúde e Cultura. Sexualidade, corpo e gênero numa abordagem sociocultural em saúde e direitos humanos (sexuais e reprodutivos). Problematizações acerca da abordagem biológico-higienista da Educação Sexual (Infecções Sexualmente Transmissíveis/IST; gravidez na juventude; métodos contraceptivos; sistemas sexuais masculino e feminino; cuidados com o corpo). Conceitos chave: Saúde, corpo e diversidade cultural, sexualidades, relações de gênero, preconceitos e discriminações, violências sexuais e de gênero.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
1. Discussão Química Orgânica. 2. Grupos Funcionais, Nomenclatura e Representação de Moléculas Orgânicas, 3. Ligações Químicas Localizadas em Moléculas Orgânicas (sp3, sp2 e sp, Orbitais Moleculares), 4. Ligações Químicas Deslocalizadas em Moléculas Orgânicas (Ressonância, Tautomerismo, Aromaticidade e Anti-Aromaticidade), 5. Ácidos e Bases em Química Orgânica, 6. Propriedades Físicas (Ligação de Hidrogênio, Ponto de fusão e de ebulição, Momento Dipolar, Polaridade, Solubilidade e Densidade), 7. Análise Conformacional (Acíclicos e Cíclicos), 8. Estereoquímica (Cis-Trans, E/Z; Quiralidade, Estereoisômeros, Configuração relativa e absoluta; Nomenclatura, Importância na Atividade Biológica). 8. Iniciação a softwares de construção e visualização de compostos orgânicos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
80 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Conhecendo o campo do estágio. Observação, registro e análise de diferentes espaços da escola. Análise e discussão sobre o Projeto Político Pedagógico da escola. Acompanhamento da ação do professor de Química. Avaliação de Materiais didáticos e conteúdos apresentados nas aulas. Observação da relação aluno-professor. Identificando e vivenciando problemas enfrentados pelo(a) professor(a) nos momentos de aprendizagem, bem como dos mecanismos de busca para solucioná- los. Caracterização e análise da dinâmica da escola enquanto organização social, bem como dos sujeitos nela inseridos. Documentos Oficiais da Educação Básica. Confecção e apresentação de relatórios e/ou diários de campo ou ainda, documentários com resultados das observações.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 7
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Introdução à análise química, Erros e tratamento estatístico Erros nas análises químicas, estudos de métodos analíticos gravimétricos, volumétricos. Gravimetria e Volumetria, soluções padrões primárias e secundárias, estudo das curvas de titulação; complexos mono e polidentados.
Bibliografia
- F. James Holler, Donald M. West, Stanley R. Crouch. Fundamentos de Química Analítica. . cengage. 2014
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
1. A Química como expressão tecnológica aparece fortemente ligada ao processo produtivo e industrial e às questões ambientais. Esta disciplina visa construir de maneira articulada os conhecimentos básicos da Química Orgânica, Inorgânica e Bioquímica; serão abordados materiais extraídos e sintetizados, assim como os materiais introduzidos no ambiente devido aos processos de fabricação e uso; contextualização das implicações econômicas, sociais e políticas dos sistemas produtivos; análises das relações entre o desenvolvimento científico e tecnológico e aspectos sócio político-econômicos, como nas relações entre produção de fertilizantes, produtividade agrícola e poluição ambiental, e de reconhecer limites éticos e morais envolvidos no desenvolvimento da Química e da tecnologia, apontando a importância do emprego de processos industriais ambientalmente limpos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
160 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Atividade de orientação coletiva de caráter teórico-prático. Elaboração de Plano de Estudos e Plano de Trabalho do discente (em sala de aula) sobre aspectos da docência que integre a disciplina de química no ensino médio. Criação de materiais didáticos e execução de propostas interdisciplinares de aprendizagem para o ensino médio. Pesquisa nos espaços educativos do estágio de docência. Aprofundamento das reflexões sobre a experiência docente com os múltiplos alunos em formação inicial da licenciatura em química.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Planejamento, Elaboração e Execução do projeto de pesquisa com acompanhamento dos professores orientadores e Defesa do TCC em banca examinadora em sessão pública.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 8
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Introdução à Bioquímica e seus fundamentos; Aspectos bioquímicos da origem da vida. Aminoácidos, peptídeos e proteínas; Enzimas; Lipídeos; Carboidratos; Metabolismo de carboidratos. Metabolismo de lipídios. Metabolismo de aminoácidos e proteínas. Metabolismo de nucleotídeos. Integração metabólica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Surgimento, constituição e estado da arte da pesquisa em educação em Ciências no Brasil e no mundo; Perspectivas da pesquisa em Educação em Ciências como área estratégica no desenvolvimento da Ciências Naturais; Pressupostos teórico-epistemológicos da pesquisa; Fundamentos, bases e organização de projeto de pesquisa e de trabalho acadêmico: introdução, problema de pesquisa, metodologia, análise, discussão e comunicação dos resultados, conclusões, referências, normas científicas (ABNT, APA). A pesquisa aplicada como ferramenta da melhoria da prática pedagógica em Ciências. A sala de aula como lócus de pesquisa e sua interface com a prática pedagógica. A importância da pesquisa no processo de intervenção social. A importância da pesquisa no processo de intervenção social e análise crítica de artigos de pesquisa na área de ensino de Ciências.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
160 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Atividade de orientação coletiva de caráter teórico-prático. Elaboração de Plano de Estudos e Plano de Trabalho do discente (em sala de aula) sobre aspectos da docência que integre a disciplina de química no ensino médio. Criação de materiais didáticos e execução de propostas de aprendizagem e ensino para. Pesquisa nos espaços educativos do estágio de docência. Discussão acerca da indisciplina escolar. Discussão sobre avaliação mediadora. Aprofundamento das reflexões sobre a experiência docente com os múltiplos alunos em formação inicial.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Disciplinas Optativas
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Princípios gerais da divulgação científica: tendências e escolas. História da divulgação científica no Brasil. Os diferentes veículos: revistas, jornais, cinema, televisão, computadores, museus, exposições, conferências, peças publicitárias. Fontes de divulgação científica: cientistas e/ou jornalistas. Alvos da divulgação científica: escolares em vários níveis, estudantes universitários, professores de nível superior e o público amplo não setorizado.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Química na pré-história. A problemática do conhecimento e a sua relação com a Química. Os conhecimentos da matéria na antiguidade e as concepções teóricas dos filósofos gregos. Pedagogia da essência X pedagogia da existência. O Período da alquimia e a filosofia medieval. O período da iatroquímica. revolução científica no século XVII. As primeiras teorias científicas: o Flogístico e a teoria da oxidação de Lavoisier. O período da Química Pneumática. A química no século XVIII. A influência das ideias positivistas na ciência química. A química no século XIX; as ideias de Dalton, Berzelius, etc. A emergência da química orgânica. A estruturação da química mineral. O nascimento da físico-química. Alguns aspectos da química contemporânea: As críticas epistemológicas e pedagógicas e suas perspectivas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Tratamento Estatístico dos Resultados Experimentais e Métodos Gráficos, Experimentos relacionados aos tópicos: gases, termodinâmica química, cinética, eletroquímica, equilíbrio, soluções e propriedades coligativas e fenômenos de superfície.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Corrosão e oxi-redução. Formas de corrosão. Meios corrosivos. Velocidade de corrosão. Métodos de combate à corrosão e técnicas eletroquímicas aplicadas ao estudo da corrosão.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Definições de experimento, o trabalho de laboratório e trabalho prático. Concepções de professores sobre o papel da experimentação. O papel da experimentação no ensino de química: possibilidades, justificativa e limitações com relação à aprendizagem. Relação entre o experimento empregado e a metodologia científica. Proposta de novos experimentos a serem realizados em sala de aula ou em laboratórios de escolas de ensino médio.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Normas de segurança em laboratório e Vidraria; Levantamento, análise de dados experimentais (análise de erros, notação científica e algarismos significativos); Elaboração de relatório científico; Preparo e diluição de soluções; Propriedades das substâncias: massa, volume e densidade e solubilidade; Separação de misturas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estequiometria: equação química para uma reação, reagente limitante e rendimento de reação; Sistemas coloidais: determinação de cálcio, magnésio e dureza total da água; Processos endotérmicos e exotérmicos; Ácidos e bases: pH e titulação ácido-base; Reatividade de metais; Oxidação-redução: processo de transferência de elétrons.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Introdução ao laboratório e noções sobre o comportamento em laboratório de química, Identificação de substâncias utilizando espectroscopia eletrônica, Reatividade dos metais, Caracterização da ocorrência de reação química e classificação de reação química através da equação química, Preparação e análise quantitativa de soluções básicas e ácidas, Oxidação e Redução de substâncias, Processos eletrolíticos, Aplicação de métodos e técnicas de ensino no desenvolvimento dos conteúdos de química inorgânica experimental.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Introdução a Geologia e a Mineralogia; Composição da Terra; A Crosta Terrestre; Mineralogia e meio ambiente; Propriedades físicas, químicas e estruturais dos minerais; Classes dos Minerais; Estruturas Cristalinas: Cristaloquímica, cristalografia e simetria; Difração de Raios X e sua aplicação na identificação das substâncias cristalinas; Argilominerais; Transformação de minerais e sua importância econômica na indústria.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
1. Planejamento de experimentos: levantamento bibliográfico do procedimento, de constantes físicas, toxicidade e periculosidade, além de metodologias de descarte e reaproveitamento de produtos químicos. 2. Preparação, isolamento, purificação e caracterização de compostos orgânicos: utilizando-se técnicas experimentais gerais. 3. Execução dos experimentos planejados, envolvendo a montagem das aparelhagens de reação, de isolamento e de purificação. Manipulação de reagentes sensíveis a oxigênio e água. 4. Discussão dos resultados dos experimentos, incluindo a elucidação estrutural. 5. Planejamento e execução de experimentos seguindo-se os conceitos básicos da Química Verde. 6. Treinamento em pesquisa bibliográfica para a resolução de problemas experimentais. Utilização de Banco de Dados Atuais, como SciFinder.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Introdução à nanotecnologia; Histórico da nanociência e nanotecnologia; Introdução aos nanomateriais; Estrutura, propriedades e aplicações de materiais nanoestruturados; Técnicas de preparação de nanomateriais; Técnicas de caracterização de nanomateriais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Definição de Ciências. Definição de Cultura na perspectiva Freiriana. Modos de produção do conhecimento científico e outros conhecimentos. Critérios de validade sócio-históricos para o conhecimento humano produzido. Critério hegemônico de verdade produzido pela Ciência Moderna. Fragmentação do conhecimento, Perspectiva Interdisciplinar. Interlocução entre Ciências e Artes. Ciência e Literatura possibilidades e aproximações. Produção de literaturas para Ensinar Ciências.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Técnicas eletroquímicas aplicadas ao monitoramento e eliminação de poluentes ambientais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
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Equilíbrio de Fases, Soluções e Fenômenos de Superfície.
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Introdução à mecânica quântica, átomo de hidrogênio, ligações químicas e fundamentos de espectroscopia.
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Estudo e discussão de temas atuais e relevantes para o desenvolvimento da Físico-Química.
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Simetria e teoria de grupo; Química bioinorgânica; Materiais avançados (polímeros, biomateriais, semicondutores, supercondutores, cerâmicas, nanomateriais); Métodos físicos em química inorgânica: Espectroscopia de absorção na região do UV-Vis; Espectroscopia de absorção na região do Infravermelho; Aplicação de teoria de grupo e simetria molecular em espectroscopia; Fundamentos de Difração de Raios X, utilizando método de pó.
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Estudo e discussão de temas atuais e relevantes para o desenvolvimento da Química Inorgânica.
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Identificar sequências de DNA e proteínas, traçar analogias, identificar regiões específicas do genoma onde atuam doenças, gerar árvores filogenéticas, predizer estruturas proteicas. Principais bancos de dados online e seu uso na mineração de dados biológicos. Estudos de modificações pós-traducionais, predição de glicosilação.
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Origem da vida e das primeiras células. Organização geral das células e vírus. Métodos de estudos de células e biomoléculas. Membranas biológicas. Transporte através de membranas. Estrutura, composição química e funções das organelas celulares. Citoesqueletos e movimentos celulares. Núcleo interfásico. Divisão celular. Diferenciação celular. Trocas entre a célula e o meio; digestão intracelular. Processos de síntese e secreção celular. Mecanismos de regulação da atividade celular, interação celular e meio extracelular.
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Conhecer as características moleculares das proteínas e suas estruturas. Conhecer métodos de extração e isolamento de proteínas. Conhecer métodos cromatográficos com base na afinidade, carga, hidrofobicidade e tamanho das moléculas de proteínas. Conhecer técnicas para avaliar o grua de pureza das amostras.
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Tópicos relacionados a química analítica.
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Constituição Histórica e natureza da profissão docente e o papel do Estado. Relações com os sistemas de ensino e a sociedade. Identidade Docente. O trabalho docente em diferentes contextos.
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A função da química na sociedade contemporânea e a influência do meio social na produção da química. Química e tecnologia: mudanças no modo de vida originadas do conhecimento químico. O conhecimento químico como legado cultural. Relações CTS e questões sócio-científicas no ensino de química. Alfabetização Científica/ Letramento científico no contexto do ensino de química. O papel da química na formação de cidadãos críticos e participativos nas tomadas de decisões sociais. Metodologias de ensino de química para a promoção da cidadania na educação básica.
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Abordagem de temas contemporâneos direta ou indiretamente relacionados ao Ensino de Química, com articulação de conhecimento científico, produções bibliográficas e material instrucional. Especificidades serão descritas por ocasião do oferecimento da disciplina.
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Tendências pedagógicas da prática escolar na Educação Química. Elaboração de Projetos Didáticos. Projetos Didáticos e seu campo de ação. Componentes da ação pedagógica. Temáticas atuais para o ensino de Química. Exemplos de projetos didáticos. Recursos utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Análise de projetos pedagógicos no campo da Química para o Ensino Fundamental e Médio e elaboração de um projeto didático.
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Discutir a utilização de tecnologias para o Ensino de Ciências, podem ser simulações computacionais, animações, vídeos, ambientes de aprendizagem e experimentos assistidos por computador. A utilização destas tecnologias tem-se mostrado ser uma valiosa ferramenta de suporte ao processo ensino-aprendizagem. A discussão buscará tornar o professor um participante ativo na sua idealização, concepção e construção com base em tecnologias livres, de modo que este torne-se não apenas um usuário, mas um agente ativo na construção de tecnologias de mediação do conhecimento. Sistemas Operacionais. Simulações computacionais. Animações e interatividade. Novas tecnologias de interação: chat, wiki e vídeo. Repositórios públicos de objetos educacionais. Ambientes virtuais de aprendizagem: Moodle e outros ambientes livres. Interface gráfica e aprendizado. Plataformas livres: o Arduíno -Utilização de experimentos assistidos por computador. Padlet, Wordwal, google Classroom, dentre outros.
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Introdução aos métodos analíticos instrumentais. Fundamentos, conceitos e instrumentação de técnicas de separação (Cromatografia em camada delgada, cromatografia gasosa e cromatografia líquida). Fundamentos, conceitos e instrumentação de técnicas espectroanalíticas (absorção atômica, absorção molecular e emissão atômica). Fundamentos, conceitos e instrumentação de técnicas eletroanalíticas (potenciometria e voltametria).