Educação Musical EaD

Atualizado em 29/06/2023 às 17h04

Carga Horária
360 horas
Tipo
A Distância
Duração
27 meses
Vagas
100
Campus
Múltiplos polos

Coordenação: Prof. CARLOS RENATO DE LIMA BRITO

renato.brito@ufca.edu.br

(88) 3221-9520

Bloco E, Sala 06

Será especialista em educação musical o(a) pós-graduado(a) no curso de especialização em Educação Musical da Universidade Federal do Cariri, cuja duração de 12 meses compreende uma carga horária total de 360 horas. Esta pós-graduação destina-se a profissionais da educação graduados(as) (com bacharel ou com licenciatura) nas áreas de Música, Teatro, Dança e Audiovisual, bem como a pessoas que, tendo graduação em outras áreas, estejam atuando no ensino de Arte na Educação Básica, ou tenham expresso interesse em Educação Musical. O curso é uma formação continuada de professores(as) e demais profissionais da educação básica, e o ingresso de estudantes ou candidatos(as) às vagas ocorrerá por meio de processo seletivo simplificado, publicado em edital. A oferta de 100 vagas é distribuída entre os polos Brejo Santo (15), Icó (15), Assaré (10), Barbalha (10), Crato (20), Juazeiro do Norte (20) e Santana do Cariri (10).

FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICOS E PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO MUSICAL IIS0041
Carga Horária

30 horas.

Professores
Ementa

Conceitos e objetivos da Educação Musical. Aspectos históricos do ensino musical no Brasil e no mundo. Pedagogias musicais representativas no Brasil e no mundo. Compreensão das diferentes funções da música na prática pedagógica. Educação musical e legislação brasileira.

Bibliografia
  • Jusamara Souza. Aprender e Ensinar Música no Cotidiano. . Sulina. 2008
MÚSICA, CULTURA E TRADIÇÃO POPULAR IIS0042
Carga Horária

30 horas.

Professores
Ementa

Abordagem da noção de cultura. O processo de produção cultural. Análise dos fundamentos histórico-sociais da realidade brasileira, segundo algumas correntes do pensamento contemporâneo. Estudo da formação da ideia de cultura brasileira e das relações específicas entre o idioma, povo e realidade nacional no processo histórico do país. Música e cultura brasileira. Estudo da realidade cultural da região, o Cariri cearense e suas principais problemáticas.

Bibliografia
  • Centro de Estudos Musicais do Cariri - YouTube
MÚSICA E SOCIEDADE IIS0043
Carga Horária

30 horas.

Professores
Ementa

As funções sociais da música. Reflexões sobre as formas de relacionar com a música. Socialização e interações sociais mediadas pela música. O fazer música juntos sob a ótica sociológica. Música e cotidiano. Sociologia da Educação Musical.

Bibliografia
  • Stuart Hall. Cultura e representação. . Apicuri. 2016
MÚSICA NA ESCOLA E A BNCC IIS0044
Carga Horária

30 horas.

Professores
  • MATHEUS HENRIQUE DA FONSECA BARROS
Ementa

A música no contexto escolar. Música e legislação. A Base Nacional Comum Curricular e o Ensino Musical: reflexões e possibilidades. Estratégias didático-musicais a partir da BNCC.

Bibliografia
  • BNCC e educação musical: muito barulho por nada?
  • A educação musical na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ? ensino médio: teias da política educacional curricular pós-golpe 2016 no Brasil.
  • Música na escola: aspectos históricos da legislação nacional e perspectivas atuais a partir da Lei 11.769/2008.
EDUCAÇÃO MUSICAL, INCLUSÃO E DIVERSIDADE IIS0045
Carga Horária

30 horas.

Professores
Ementa

Histórico e políticas de inclusão no Brasil; A formação do professor de música para uma escola inclusiva, Práticas musicais inclusivas em diversos contextos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
METODOLOGIA DA PESQUISA EM MÚSICA IIS0046
Carga Horária

30 horas.

Professores
Ementa

O conhecimento científico. Áreas de Pesquisa em Música. Elaboração de Projeto de Pesquisa. Metodologias da pesquisa científica. Fontes de busca - base de dados, repositórios e revistas científicas. Ética na pesquisa.

Bibliografia
  • AMARAL, Kleide Ferreira. Pesquisa em música e educação. . Loyola. 1991
MÚSICA, TECNOLOGIA E REDES DIGITAIS IIS0047
Carga Horária

30 horas.

Professores
  • MATHEUS HENRIQUE DA FONSECA BARROS
Ementa

Ensino musical e as novas tecnologias. Possibilidades do uso de aplicativos, softwares e hardwares para o ensino musical. Música e redes digitais. Educação musical e mídias digitais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CANTO CORAL E PRÁTICAS VOCAIS IIS0048
Carga Horária

30 horas.

Professores
Ementa

Produção vocal, técnica vocal e desenvolvimento humano: como o canto pode ajudar no processo de autoconhecimento. Possibilidades de canto coletivo e canto coral no ambiente escolar. Canto e ensino música: o canto coral como estratégia de musicalização. Práticas pedagógicas corais em diálogo com a cultura da música popular de tradição do Cariri.

Bibliografia
  • MATHIAS, Nelson. Coral, um canto apaixonante. Brasilia: Musimed, 2001.
OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS E OBJETOS DIDÁTICO-MUSICAIS SUSTENTÁVE IIS0049
Carga Horária

30 horas.

Professores
Ementa

Música e sustentabilidade. Instrumentos musicais alternativos. O som e a Música. Possibilidades musico-pedagógicas com materiais reciclados/reutilizados.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IIS0050
Carga Horária

60 horas.

Professores
Ementa

Monografia No desenvolvimento do curso, o papel do Orientador de Monografia vai assumindo relevância gradativa, à medida que os alunos vão identificando temas que darão origem ao seu trabalho de conclusão de curso. É muito importante que o processo de aproximação do pretenso orientador se dê no período de realização das disciplinas, por ser um momento propício para o alinhamento com a literatura relacionada ao tema, permitindo assim o estudo mais verticalizado. O orientador deve estimular, motivar e, sobretudo, contribuir para o desenvolvimento da capacidade de organização das atividades acadêmicas e de auto-aprendizagem do aluno, procurando direcionar sua produção acadêmica e seu esforço intelectual no sentido da construção de uma visão sistêmica do seu objeto de investigação. O orientador, deve estar permanentemente em contato com o aluno, mediante a manutenção do processo dialógico, em que o entorno, o percurso, expectativas, realizações, dúvidas, dificuldades sejam elementos dinamizadores desse processo. Para isso, no Ambiente Virtual de Aprendizagem é possível criar um espaço destinado exclusivamente aos trabalhos de orientações e interações entre alunos e orientadores. Em razão da necessidade de interlocução profícua, estabelece-se a relação de um orientador para cada 5 estudantes, conforme parâmetros definidos pela CAPES, que culminará na orientação de seu projeto de pesquisa visando o Trabalho Monográfico a ser apresentado ao final do curso. O aluno deverá apresentar a monografia e defendê-la até um prazo máximo de 3 (três) meses após a conclusão das disciplinas. O Professor Orientador de monografia deverá, preferencialmente, ser membro do corpo docente do Curso, mas poderá ser escolhido entre mestres e doutores da UFCA ou de outras Instituições de Ensino. Nos dois últimos casos deverá haver processo de credenciamento do orientador pela Coordenação do Curso. A monografia será defendida perante uma banca examinadora constituída por três membros, presidida pelo Professor Orientador que é membro nato. Os demais membros deverão ser, preferencialmente, professores da UFCA, com formação específica na área ou áreas afins, com titulação mínima de Mestre. O resultado final da avaliação da monografia será expresso através de um dos conceitos: S (satisfatório), N (não satisfatório). Artigo científico Outra opção que o aluno poderá realizar como Trabalho de Conclusão do Curso será a escrita de um artigo científico, dentro dos parâmetros estabelecidos de rigor científico. O artigo deverá ser publicado em co-autoria com o orientador e defendido diante de uma banca examinadora estabelecida nos mesmos moldes da monografia. Produto/material didático Por fim o/a estudante poderá apresentar um produto pedagógico-musical relacionado com a uma prática de ensino, tal como um material didático, um curso, um aplicativo, um jogo, etc. Esse produto deverá ser acompanhado de um trabalho escrito de modo que essa produção possua um aspecto reflexivo, que dialogue com os conhecimentos abordados na especialização. 12.4. Atividades Complementares As Atividades Complementares serão desenvolvidas durante todo período de formação dos estudantes. As atividades são fundamentadas pelo Regulamento dos Cursos de Graduação da UFCA (Art. 30). O discente do curso terá que desenvolver pelo menos 32 horas de atividades complementares durante sua graduação para fins de complementação curricular.

Bibliografia
  • GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE MÚSICA IIS0051
Carga Horária

30 horas.

Professores
Ementa

Análise e preparação de materiais didático-musicais. Planejamento e avaliação no ensino musical - Plano de aula, de ensino e de curso. Atividades práticas de ensino musical com diferentes recursos e abordagens pedagógicas. Reflexões sobre o Ensino de Instrumentos Musicais

Bibliografia
  • Beatriz Ilari e Teresa Mateiro. Pedagogias em Educação Musical. . IBPEX. 2009

Último Processo Seletivo

23/06/2023 às 00:00 - 30/11/2023 às 23:59

Nenhum processo seletivo em vigência.

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Cead.