Campos de Atuação

Publicado em 18/04/2023. Atualizado em 27/06/2023 às 10h33

Ensaio da Orquestra da UFCA, em 2017, realizado no Laboratório de Práticas Musicais Coletivas. Foto: Emanoella Callou
Fonte: https://ufca.edu.br

Apesar das contribuições de cursos na formação de arte-educadores/as na região do Cariri no interior do Estado, dados do Censo da Educação Básica de 2021, apontam para uma realidade preocupante do ponto de vista da formação e da atuação docente. De acordo com o Censo 2021, apenas 16% dos docentes que atuam na Educação Básica nos anos finais do ensino fundamental possuem formação em Arte (INEP, 2022, p. 44).

No Ensino Médio, a situação melhora um pouco, mas está longe do aceitável, chegando a apenas 27,6% de adequação. Esses dados indicam que a maioria docente que ensina a Arte nas escolas cearenses não possui uma Licenciatura em Arte numa de suas quatro linguagens, previstas como obrigatórias pela Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, e pela Lei nº 13.278 de 02 de maio de 2016, quais sejam a Música, o Teatro, a Dança e as Artes Visuais (INEP, 2022, p. 47). Nos anos finais do ensino fundamental, Arte é a que possui menor taxa de adequação e no ensino médio só não tem taxas menores do que Sociologia e Línguas Estrangeiras (INEP, 2022, p. 44, 47).

Diante desse quadro é possível concluir que a demanda por uma formação inicial e continuada de professores e de professoras que atuem no ensino e na aprendizagem de Arte nas escolas cearenses seja enorme. Para atender parte dessa demanda, contribuindo na formação de profissionais que já vivenciam a realidade escolar da Educação Básica, a UFCA oferece o Curso de Especialização em Educação Musical, no intuito de oferecer para egressos/as de cursos de graduação de diversas disciplinas, a formação teórica e prática necessária para atuação com Música de forma crítica e contextualizada, à luz das publicações científicas mais recentes da área.

Para tal, esta especialização estabelece os seguintes objetivos específicos:

  • Problematizar a presença da Música na escola, com o aporte dos fundamentos teóricos e práticos de ensino e aprendizagem de música discutidos mais recentemente na área da Educação Musical;
  • Promover a partilha de experiências pedagógico-musicais realizadas no Ensino Superior e na Educação Básica, contribuindo para construção de um espaço generoso e criativo, do qual seja possível colher recursos didáticos e musicais, para uma prática de ensino contextualizada e significativa;
  • Contribuir para formação continuada de docentes com graduação em diversas áreas do conhecimento, especialmente de egressos/as de cursos de Licenciatura em Arte.

Também a presente Especialização em Educação Musical se propõe a receber profissionais da Arte e da Cultura que não necessariamente atuam com o ensino de Música na escola, mas possuem interesse na área de conhecimento, dedicada a reflexão a respeito dos processos de ensino e aprendizado de música em seus contextos diversos.

Apresentação musical promovida pelo projeto Música no Campus, no pátio da UFCA, em 2017 (antes da pandemia de covid-19). Foto: Dcom/UFCA
Fonte: https://ufca.edu.br

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