Promoção da Saúde EaD
Atualizado em 29/06/2023 às 17h09
384 horas
A Distância
25 meses
90
Múltiplos polos
Coordenação: Prof. MILENA SILVA COSTA
milena.costa@ufca.edu.br
(88) 3221-9604
Bloco E, Sala 06
O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Promoção da Saúde, na modalidade de educação a distância, ofertado pela Universidade Federal do Cariri, confere o grau de especialista em promoção da saúde ao(à) estudante pós-graduado(a) e tem duração de 12 meses, com carga horária total de 384 horas. Seu objetivo é formar profissionais e gestores(as) da saúde para o exercício da prática na Atenção Primária à Saúde, com enfoque nos aspectos teóricos e princípios da promoção da saúde. As atividades didático-pedagógicas do curso são realizadas, em sistema modular, no formato assíncrono e síncrono, com o acompanhamento de professores(as) formadores(as) e tutores(as) a distância. O ingresso no curso se dá por meio de processo seletivo simplificado, publicado em edital. Ao todo são 90 vagas.
Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
A modalidade de Educação a Distância: histórico, características, regulamentações. A Educação a Distância no Brasil e na UFCA. Ferramentas para navegação na Internet. Ambientes Virtuais de ensino-aprendizagem. Avaliação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Apresentação do curso de especialização em Promoção da Saúde da UFCA.
Bibliografia
- BRASIL, Conselho Nacional de Educação.. Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018 - Estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização, no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior, conforme prevê o Art. 39, § 3º, da Lei nº 9.394/1996, e dá outras providências. Conselho Nacional de Educação. . Ministério da Educação. 2018
- MOTTA, A.. Introdução à educação a distância e ambiente virtual de ensino ? aprendizagem.. . Florianópolis: Publicações do IF-SC. 2010
Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
Fundamentos da Metodologia Científica. Tipos de pesquisa. Métodos e Técnicas de Pesquisa. Normas para elaboração de trabalhos científicos. Projeto de pesquisa científica. Ética na pesquisa. Fontes de financiamento da pesquisa. Periódicos científicos. Relatório de pesquisa. Elaboração de artigo científico.
Bibliografia
- SILVA, Airton Marques da. Metodologia da pesquisa. . EDUEC. 2015
Carga Horária
32 horas.
Professores
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Fundamentação teórica da promoção à saúde e seus aspectos conceituais. Políticas de promoção da saúde. Atenção Primária à Saúde (APS). Gestão e estratégias de promoção da saúde na APS.
Bibliografia
- CARTA DE OTTAWA. Carta de Ottawa: primeira conferência internacional sobre Promoção da Saúde. Ottawa, novembro, 1986.
- BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS): anexo I da Portaria de Consolidação nº 2, de 28 de setembro de 2017, que consolida as normas sobre as políticas nacionais de saúde do SUS. Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2018.
- BORGHI, C. M. S. O.; OLIVEIRA, R. M.; SEVALHO, G. Determinação ou determinantes sociais da saúde: texto e contexto na américa latina. Trabalho, educação e saúde, Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 869-897, 2018
- DEMPSEY, C.; BATTEL-KIRK, B.; BARRY, M. M. The CompHP Core Competencies Framework for Health Promotion Handbook ? Workpackage 4. Executive Agency for Health Promotion and Consumers and National University of Ireland Galway. 2011
Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
Relação da saúde humana, ambiente e as dimensões da sustentabilidade. A sustentabilidade como perspectiva de promoção à saúde ambiental e humana. Atenção e gestão para promoção da saúde e sua interface com o meio ambiente e a sustentabilidade.
Bibliografia
- O desenvolvimento e saúde: a sustentabilidade em foco.
Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
Conhecimento dos determinantes sociais de saúde no território da APS. Características do processo saúde-doença no contexto comunitário. Diagnóstico situacional de saúde. Planejamento, implementação e avaliação de ações de promoção à saúde, prevenção e controle de agravos. Experiências exitosas na promoção da saúde.
Bibliografia
- Plano Nacional de Saúde 2024 a 2027
Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
Aspectos conceituais em saúde do trabalhador. Perfil dos principais agravos e doenças ocupacionais no Brasil. Políticas e programas nacionais e internacionais da saúde do trabalhador. O profissional de saúde e sua relação com o ambiente de trabalho. Processo de trabalho na APS. Promoção da saúde no ambiente laboral.
Bibliografia
- BRASIL, Ministério do Trabalho. Manual de legislação, segurança e medicina do trabalho. 71. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
- CECILIO, L. C. O. O trabalho em saúde. Rio de Janeiro: Cebes, 2012.
- MERHY, E. E.; FRANCO, T. B. Trabalho, produção do cuidado e subjetividade em saúde: textos reunidos. 1. ed. São Paulo: Hucitec, 2013.
- BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde
- COSTA, Danilo; LACAZ, Francisco Antonio de Castro; JACKSON FILHO, José Marçal; VILELA, Rodolfo Andrade Gouveia. Saúde do Trabalhador no SUS: desafios para uma política pública. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 38, n. 127, p. 11-21, jan./jun. 2013.
- MORSCHEL, A.; BARROS, M.E.B. Processos de trabalho na saúde pública: humanização e efetivação do Sistema Único de Saúde. Saúde e Sociedade. São Paulo, v. 23, n. 3, p. 928-941, set, 2014.
Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
Elementos históricos, conceituais e operacionais da Literacia para a saúde e do autocuidado. Dimensões da Literacia para a saúde. Instrumentos para mensuração da Literacia para a saúde. A Literacia para a saúde no planejamento, execução e avaliação de ações de promoção da saúde na APS.
Bibliografia
- GIRONDOLI, Y.M.; SOARES, M.C.R. Autocuidado e qualidade de vida. Instituto Federal do Espírito Santo, 2023. Disponível em: https://prodi.ifes.edu.br/images/stories/Autocuidado_e_Qualidade_de_Vida.pdf.
- CASTRO, J.B.P.; AGUIAR, R.; VALE, R. Perfil do estilo de vida de universitários de Educação Física da cidade do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Ciência e Movimento 25(2):73-83. Disponível em: https://doi.org/10.31501/rbcm.v25i2.6234.
- MARÇAL, C.C.B. A salutogênese na pesquisa em saúde: uma revisão integrativa. Rev enferm UERJ,2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/37954
- NUTBEAM, D. Defining, measuring and improving health literacy. Health Evaluation and Promotion 42(4):450-55, 2015. DOI: 10.7143/jhep.42.450.
- PAVÃO, A.L.B; WERNECK, G.L. Literacia para a saúde em países de renda baixa ou média: uma revisão sistemática. Ciência e Saúde Coletiva, 2020. Disponível em: http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/literacia-para-a-saude-em-paises-de-renda-baixa-ou-media-uma-revisao-sistematica/17699
- SABOGA-NUNES, L.; MARTINS, R.A.S; FARINELLI, M.R; JULIÃO, C.H (Orgs.). O papel da literacia para a saúde e educação para a saúde na promoção da saúde. Curitiba: Editora CRV, 2019.
Carga Horária
32 horas.
Professores
- DANIELA CAVALCANTI E SILVA NOVAIS CARVALHO
Ementa
Importância da educação popular em saúde para promoção da saúde. Concepções teóricas e metodológicas da educação popular em saúde. Política Nacional de Educação Popular em Saúde e sua interface com a promoção da saúde. Práticas de educação popular em saúde na Atenção Primária à Saúde.
Bibliografia
- Paulo Freire. Pedagogia da autonomia. 30.ed. Paz e Terra. 2004
Carga Horária
32 horas.
Professores
- JOÃO AGOSTINHO NETO
Ementa
Temas prioritários da Política Nacional de Promoção da Saúde. Segurança alimentar e nutricional. Práticas corporais e de atividades físicas. Programas de promoção de atividade física. Desenvolvimento sustentável na produção social da saúde. Estratégias de ações em promoção da saúde e seus desafios.
Bibliografia
- Aspectos a serem considerados na promoção de atividade física por profissionaisde saúde
- PolíticaNacional de Alimentação e Nutrição
- Guia de Atividade Física para a População Brasileira
- Guia alimentar para a população brasileira
- Guia sobre Desenvolvimento Sustentável
Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
PICS: abordagem teórica, metodológica e prática na prevenção de agravos e de doenças, promoção e recuperação da saúde. PICS no SUS e na APS. Competências e habilidades dos profissionais de saúde na atuação com as PICS. Utilização das práticas integrativas e complementares como autocuidado. Ações estratégicas de implantação das PICS na APS.
Bibliografia
- BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS: atitude de ampliação de acesso. Brasília: Ministério da Saúde, 2018.
- BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS n.º 971, de 3 de maio de 2006. Institui a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 4 maio 2006.
- CARVALHO, Fernanda M.; DAMASCENO, Elisângela C. Práticas integrativas e complementares no SUS: desafios e perspectivas. Revista de Saúde Coletiva, v. 20, n. 2, p. 236-243, 2015.
- SANTOS, Marcela S. M. As práticas integrativas e complementares e sua implementação no Sistema Único de Saúde (SUS): desafios e possibilidades. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) ? Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.
- SCHVEITZER, Melina Cristine; ZOBOLI, Elma Lourdes Campos Pavone. Práticas integrativas e complementares: uso, motivação, adesão e efeitos segundo usuários de serviços de saúde de São Paulo, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 31, n. 3, p. 717-729, 2015.
- TESSER, Charles Dalcanale; LUZ, Madel T.; SCHNEIDER, Dominichi Miranda de Sá. Atenção primária, práticas integrativas e complementares e racionalidades médicas: aproximações e distanciamentos. Cadernos de Saúde Pública, v. 27, n. 9, p. 1732-1742, 2011.
- TESSER, Charles Dalcanale; NUNES, Maria das Graças. Práticas integrativas e complementares e as medicinas alternativas: aproximando conceitos. Saúde em Debate, v. 38, n. 102, p. 346-356, 2014.
Carga Horária
32 horas.
Professores
- DANIELA CAVALCANTI E SILVA NOVAIS CARVALHO
Ementa
Conceitos fundamentais: qualidade de vida, saúde, estilo de vida e promoção da saúde. Qualidade de Vida: formas de avaliação e principais abordagens metodológicas. Condições de vida das populações. Estilo de vida e impactos sobre a saúde e qualidade de vida. Estratégias para promoção da saúde e qualidade de vida individual e coletiva.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
Elaboração do trabalho de conclusão de curso sob orientação docente. Redação científica. Normas para elaboração de artigo científico. Defesa e apresentação do manuscrito estilo artigo científico. Submissão do manuscrito em periódicos científicos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Nenhum processo seletivo em vigência.