Ortopedia e Traumatologia
Publicado em 23/09/2022. Atualizado em 20/11/2023 às 21h47
3 anos
1
2021
Parecer 826/2023
Supervisor (titular): Marcelo Parente Oliveira
(88) 32219604
Supervisor (suplente): Narciso Francisco Ferreira Flores
A especialidade médica Ortopedia e Traumatologia tem como principal área de atuação a saúde do sistema musculoesquelético, com ações voltadas para a prevenção, tratamento e reabilitação dos agravos ao aparelho locomotor, sendo eles traumáticos, degenerativos, neoplásicos, infecciosos, congênitos ou do desenvolvimento.
O Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia consiste em um sistema de treinamento de alto nível, com duração mínima de três anos e carga horária semanal de 60 horas, com no mínimo 80% de atividades práticas. Durante o seu treinamento o médico residente desenvolve atividades práticas em emergência, enfermaria, ambulatório e centro cirúrgico, sempre sob estrita supervisão de médico preceptor de elevada qualificação ética e profissional.
No início da qualificação o médico residente atua desenvolvendo atividades de menor complexidade e, à medida que avança na sua formação, experimentando os princípios fundamentais da ortopedia e traumatologia, sob uma sólida fundamentação teórica e uma rica vivência prática, adquire competências que o habilitam para procedimentos de maior complexidade.
Para formação teórica a residência médica conta em seu projeto pedagógico com um programa de seminários, discussão clínica, participação em cursos e eventos da especialidade, estudo e desenvolvimento de artigos científicos.
Como campos de treinamento o programa conta com sua sede administrativa, a Faculdade de Medicina da UFCA, e uma ampla rede de hospitais e serviços de saúde conveniados à instituição, como o Hospital São Raimundo (Crato-CE), Hospital Regional do Cariri (Juazeiro do Norte), Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo (Barbalha-CE), policlínicas regionais e serviços ambulatoriais municipais da região do Cariri.
Embora desafiador, participar de um programa de treinamento médico na modalidade de Residência, tendo em vista o alto nível de dedicação necessária, o médico egresso certamente estará qualificado para atuar na especialidade de forma segura, ética, profissional e humana.