Administração
Mestrado Acadêmico em Administração (PPGADM)
Atualizado em 16/08/2024 às 10h36

400 horas
Presencial
30 meses
16
Juazeiro do Norte
Coordenação: Prof. IVES ROMERO TAVARES DO NASCIMENTO
ppga.ccsa@ufca.edu.br
(88) 3221-9542
Bloco M, Sala M05
O curso de Mestrado Acadêmico em Administração foi criado em 2023 e tem por missão fortalecer a pesquisa acadêmica na área de Administração no interior do Nordeste, contribuindo com o processo de qualificação de docentes e profissionais em Administração da região do Cariri. Seu principal objetivo é promover e ampliar a pesquisa sobre a gestão de organizações, levando-se em consideração o papel destas na sociedade e os efeitos sociais das práticas administrativas. A área de concentração na qual o curso desenvolve seus estudos e pesquisas é “Organizações, Inovação e Sustentabilidade”, dividida em duas linhas de pesquisa: “Mercado e Inovação” e “Gestão, Desenvolvimento e Sustentabilidade”.
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O racionalismo e suas principais derivações; o empirismo e suas principais derivações; o criticismo e suas principais derivações; ciências e paradigmas; epistemologia histórica e racionalismo epistemológico; a questão das ciências sociais; positivismo; funcionalismo; pragmatismo; estruturalismo; fenomenologia; materialismo histórico-dialético; as ciências sociais em questão. Ciência e conhecimento em administração: tipos e possibilidades de pesquisa. Fontes de informações e tratamento científico. Metodologias quantitativas e qualitativas. Tipos de questionários. Tipos de entrevista de pesquisa. Etapas para Elaboração do projeto de pesquisa científica: pergunta de pesquisa e/ou problemática de pesquisa, objetivos gerais e específicos, justificativas, referencial teórico, metodologia e cronograma. Formas de apresentação e análise dos resultados, Considerações Finais e recomendações ou propostas de inovação/intervenção. Informações Gerais sobre as Normas ABNT/APA.
Bibliografia
- Lakatos, E. M.; Marconi, M. A.. Metodologia do Trabalho Científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projetos e relatórios, publicações e trabalhos científicos.. . São Paulo: Atlas,. 2017
- Análise de conteúdo, discurso ou conversa? Similaridades e diferenças entre os métodos de análise qualitativa. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓSGRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 40, 2016, Costa do Sauípe, Anais... Bahia, ANPAD,
- Paradigmas da pesquisa em Administração: uma análise da produção acadêmica de anais do Enanpad. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓSGRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 40, 2016, Costa do Sauipe, Anais... Bahia, ANPAD, 2016.
- T. The social impact of research in business and public administration. Revista de Administração de Empresas - RAE. São Paulo, n. 4, v. 54, p. 458-463, jul./ago.
- Lucian, R.; Dornelas, J. S.. Mensuração de atitudes: a proposição de um protocolo para elaboração de escalas.. . Jundiaí: Paco Editorial,. 2014
- Rigor, relevância e desafios da academia em administração: tensões entre pesquisa e formação profissional. Revista de Administração de Empresas - RAE. São Paulo, n. 3, v. 51, p. 265-279, mai./jun.
- Creswell, J.. Projeto de Pesquisa.. . Porto Alegre: Artmed,. 201
- Godoi, C. K.; Bandeira-de-Mello, R.; Silva, A. B. (Org.).. Pesquisa Qualitativa em organizações: paradigmas, estratégias e métodos.. . São Paulo: Saraiva,. 2006
- Giddens, A.. A teoria da estruturação, pesquisa empírica e crítica social. In: Giddens, A. A constituição da sociedade.. . São Paulo: Martins Fontes, . pp. 331-438,. 2003
- Malhotra, N. K.. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada.. . Porto Alegre: Bookman,. 2001
- Yin, R. K.. Estudo de caso: planejamento e método. 2ª ed. Tradução de Daniel Grassi.. . Porto Alegre: Bookman,. 2001
- Laville, C.; Dionne, J.. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas.. . São Paulo: Ed. UFMG,. 1999
- Pasquali, L. (org.).. Instrumentos psicológicos: manual prático de elaboração.. . Brasília: LABPAM; IBAPP,. 1999
- Bachelard, G.. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento.. . Rio de Janeiro: Contraponto,. 1996
- Bachelard, G.. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento.. . Rio de Janeiro: Contraponto,. 1996
- Durkheim, É.. As regras do método sociológico.. . São Paulo: Editora Nacional,. 1995
- Kant, E.. Introdução. In: Kant, E. Crítica da razão pura.. . Lisboa: Calouste Gulbenkian, p. 62- 83.. 1994
- Popper, K.. A lógica da pesquisa científica.. . São Paulo: Cultrix,. 1993
- Husserl, E.. A ideia da fenomenologia.. . Lisboa: Edições 70,. 1990
- Comte, A.. Discurso sobre o espírito positivo.. . São Paulo: Abril Cultural, 1983. pp. 43-78. (Coleção Os Pensadores).. 1983
- Bachelard, G.. A filosofia do não. Tradução Joaquim José Moura Ramos.. 5ª ed.. Lisboa: Presença,. 1968
Carga Horária
48 horas.
Professores
Ementa
A disciplina aborda estratégias e métodos investigativos de caráter qualitativo. Epistemologia: desenho da pesquisa e métodos qualitativos. Técnicas de coleta e de análise de dados qualitativos. A pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, o estudo de caso, a pesquisaação, a observação participante, a etnografia, a grounded theory, o grupo focal. A análise de conteúdo, a análise temática, outros métodos de análise. Comunicação e elaboração de relatórios de pesquisa. As normas, critérios de qualidade e validação da pesquisa qualitativa. Considerações éticas.
Bibliografia
- CRESWELL, John W.; CRESWELL, J. David. Projeto de pesquisa-: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Penso Editora, 2021.
Carga Horária
48 horas.
Professores
Ementa
Tipos de design de pesquisa científica e seus principais constituintes; propósitos e limitações da Estatística; Estatística Descritiva; construção de instrumento de coleta de dados; a lógica da análise do levantamento de dados; uso de técnicas univariadas e multivariadas de modelagem e análise; Estatística computacional.
Bibliografia
- BUSSAB, W. O. & MORETIN, P. A.. Estatística Básica. 6. Saraiva. 2010
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Conceitos básicos da teoria das organizações. Da teoria geral da administração à teoria das organizações. Estudos organizacionais: teorias, metáforas, conversações. Sentido e pertinência da teoria das organizações na formação em administração. Estudos organizacionais como campo de conhecimento e de práticas e investigação. Abordagem histórica da evolução das ideias e marcos teóricos referenciais que conformam a Administração e problematizam o seu objeto. O fenômeno organizacional e suas diferentes perspectivas analíticas. As organizações como sistemas de atividades políticas: tomada de decisão, poder e conflito. Antropologia organizacional, interculturalidade, gestão da diversidade e cultura organizacional. Do funcionalismo à teoria crítica. A Escola de Frankfurt e o paradigma crítico na teoria das organizações. O sentido da sociologia das ausências e das emergências. A teoria das organizações no Brasil: raízes, situação atual e perspectivas futuras da administração no país.
Bibliografia
- Cadastro na Plataforma Biblioteca Virtual da Pearson
- Acesso aos textos
- Cadastro na Plataforma Minha Biblioteca UFCA
- Questionário de avaliação da disciplina
- Aktouf, O. A administração entre a tradição e a renovação. . Atlas. 1996
Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Esta disciplina tem por objetivo apresentar as perspectivas teóricas e metodológicas de comportamento do consumidor, capacitando os estudantes para um pensamento crítico e a desenvolver suas ideias de pesquisas. Focando nas contribuições da área da psicologia e em técnicas experimentais, esta disciplina abordará as principais teorias e as técnicas metodológicas mais utilizadas em comportamento do consumidor, por meio do seguinte conteúdo programático: campo de pesquisa de comportamento do consumidor; processamento de informação; aprendizagem e memória; tomada de decisão; percepção; atitudes; tendências em comportamento do consumidor.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
A disciplina contemplará tópicos relacionados às áreas de Sociologia e Antropologia do Consumo para apresentar abordagens que buscam formas de compreender situações no contexto da cultura do consumo. Parte-se do pressuposto interdisciplinar e transdisciplinar da construção do conhecimento e interpretação do consumo como um campo diversificado de práticas sociais, coletivas e individuais. Diante disso, a disciplina irá abordar a cultura do consumo sob três dimensões, a saber: sociais - mercados, construção e tipologias do fenômeno coletivo de consumo; a casa e as relações familiares; o indivíduo e o consumo individual que diz respeito à construção do sujeito e da pessoa. De forma a construir, dialogar e contrapor, serão contempladas as teorias do comportamento do consumidor.
Bibliografia
- https://eces44.webnode.page/
Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A disciplina objetiva capacitar o estudante para planejar, operacionalizar e analisar experimentos, bem como redigir artigos experimentais na área das Ciências Sociais Aplicadas, com foco em Administração. Espera-se que o estudante também possa desenvolver ideias originais e criticar pesquisas experimentais, na medida em que avança no conteúdo programático: pesquisa experimental em Administração; causa e efeito; desenvolvimento de hipóteses; tipos de experimentos; validade interna e externa; cheques de manipulação e mensuração das variáveis; técnicas de análises; questões éticas em estudos experimentais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
This course will explore the process of developing, writing and publishing research in international journals. Specifically, the course will cover topics including how to develop research ideas, methodology and research design issues, the art of writing for international publications and the review process. The course will include many group exercises and interactive elements, including writing and reviewing workshops and a trouble-shooter research incubator. The aim is to prepare and support students to write and publish in academic journals.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
The course is designed to cover the main needs of Msc in the world of academic research and publication. The course consists of 16 two-hour lessons, covering the following topics (the number of hours is only approximate): Module 1: writing a scientific paper; Module 2: presenting a paper at a conference; and, Module 3: emails, responding to editors and referees. Each two-hour lesson will be divided into two parts, the first focusing on writing skills, the second on presentation skills. The course is fun, dynamic and above all useful and practical.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
48 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Conceitos básicos sobre Estado e Sociedade. Estudo da inter-relação entre os três conceitos-chaves da disciplina, com ênfase na relação Estado-Sociedade. Estado de bem-estar social. Formação da sociedade brasileira. Conceito de Desenvolvimento e evolução histórica. Diferentes abordagens do Desenvolvimento (Sustentável, Territorial, Local e Urbano) com foco no semiárido. Sociedade Civil e Desenvolvimento. Estratégias de Desenvolvimento e políticas públicas no Semiárido brasileiro.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Fontes da vantagem competitiva: Organização industrial, VBR, Capacidades Dinâmicas e Processos de mercado. Conceitos, origens e tipologias das estratégias. Escolas de pensamento estratégico. Formação, implementação e avaliação da estratégia. Teoria e estudos de casos sobre estratégias: diferenciação, liderança de custos, enfoque, estratégia de produto-mercado, integração vertical, diversificação, internacionalização, desenvolvimento empresarial. Aglomerados e clusters. O Modelo de Diamante de Porter. Alianças, parcerias e redes empresariais: conceitos, tipos e estudos de casos. Estratégias e micro, pequenas e médias empresas. O Modelo de Mile e Snow. Micro, pequenas e médias empresas no contexto do desenvolvimento local.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
16 horas.
Professores
Ementa
A disciplina tem formato de oficina, com abordagem prática na qual os estudantes deverão utilizar seu artigo, dissertação ou tese, e revisitar técnicas de estruturação de artigos científicos, buscando inconsistências e aperfeiçoando o manuscrito para maximizar o potencial de publicação na área de Administração. As discussões sobre os manuais de redação e estruturação de pesquisas serão seguidas por análise e revisão dos artigos em desenvolvimento, sendo recomendado que o estudante esteja em etapa avançada da pesquisa, para que se tenha maior aproveitamento na revisão do texto, cujas seções possuem particularidades a depender do método de coleta e de análise de dados utilizado, bem como do periódico de publicação pretendido.
Bibliografia
- GRAFF, G.; BIRKENSTEIN, C. Eles Falam, Eu Falo. Um guia completo para desenvolver a arte da escrita. Ribeirão Preto: Novo Conceito, 2011.
- SUMMERS, J. O. Guidelines for Conducting Research and Publishing in Marketing: From Conceptualization Through the Review Process. Journal of the Academy of Marketing Science, v.29, n.4, p.405-415, 2001.
- CODINA, Lluís. What is a scientific article? IMRaD and JARS: components and meaning. 2021.
- LINDENMAYER, D.; SCHEELE, B. Do not publish. Science, v. 356, n. 6340, p. 800-801, 2017.
Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Investigação em profundidade de pesquisas emergentes em Governança Corporativa nos mercados e relacionadas a grupos e linhas de pesquisa não contempladas na grade curricular regular.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A etnografia como estratégia de pesquisa. O papel da etnografia como uma pesquisa de campo e de produção de linguagens; as concepções clássicas, modernas e contemporâneas. A linguagem etnográfica: o texto, a imagem, o som e outras possibilidades. Considerações éticas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Objetivos corporativos e as decisões financeiras. Finanças sob o paradigma ESG (Environmental, Social and Governance). Desempenho socioambiental e sua relação com o desempenho financeiro. Triple Bottom Line, Responsabilidade Socioambiental Corporativa (RSC) e Climate change finance. As decisões financeiras de longo prazo sob o paradigma ESG: Decisão de investimento e o orçamento de capital. A decisão de financiamento, custo de capital, estrutura de capital e política de dividendos. Precificação e seleção de ativos sob o paradigma ESG: tensões e contradições. Inovações em Finanças para sustentabilidade: Criptomoedas. Decentralized finance. Finanças e desenvolvimento: microfinanças e microcrédito.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Mercados e ESG. O debate de sustentabilidade na produção de alimentos. A discussão de alimentos carbono neutro e baixo carbono. Comportamento do consumidor no consumo de alimentos: Teoria do Comportamento Planejado. Processo produtivo: bem-estar animal, rastreabilidade, legalidade, responsabilidade social, responsabilidade ambiental e sanidade. Claims de informação relacionados ao processo produtivo de alimentos: Compensação de carbono, desmatamento, origem e preço.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
48 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Abordagens conceituais, metodológicas e práticas da gestão social enquanto um campo multidisciplinar de conhecimento. Os objetos de estudo de e sobre gestão social nas novas abordagens teórico-metodológicas de gestão. Gestão social: interdisciplinaridade, interorganizações, intersetorialidade e interseccionalidade. A gestão social, visão crítica da gestão e a ampliação da esfera pública na contemporaneidade. A gestão social do desenvolvimento sustentável de organizações e territórios. Instrumentos e metodologias de/em gestão social. A gestão social como uma epistemologia do Sul Global: A escola de gestão social brasileira, seus limites e vínculos com outras perspectivas de gestão dialógica, partilhada e participativa no mundo. A ascensão e relevância da gestão social na América Latina: aspectos históricos e contextuais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
O curso destina-se a apresentar aos alunos de mestrado as competências e ferramentas fundamentais relativas à gestão da complexidade tanto em nível global como organizacional. A gestão da complexidade aponta para uma ruptura do modelo de gestão tradicional, introduzindo conceitos como não-linearidade, homeostase, múltiplos efeitos e causas, auto-organização, emergências e sistema entre outros. Em particular serão abordados temas como Complex Adaptive System (CAS), complexidade geral, sustentabilidade complexa, sistema cibernético, organizações complexas e transição complexa.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A disciplina destina-se a apresentar aos alunos de mestrado as competências e ferramentas fundamentais relativas à Economia Circular em nível macro, meso e micro e seu efeito sobre a sustentabilidade tanto para as organizações como para a sociedade. Em particular serão abordados temas como ecologia industrial, simbiose industrial, cadeia de suprimento circular e modelo de negócio circular. Esses temas apontam para uma compreensão da sustentabilidade como um conceito ligado a um processo circular e não somente final como as abordagens tradicionais se direcionam.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
Investiga o papel que a Gestão pode desempenhar na Inovação: definição, conceitos, abordagens, tipologias, modelos e evolução. Indicadores da inovação Ciência e Tecnologia (C+T) e Informação e Desenvolvimento (I+D). Discussão dos conceitos de administração da inovação e os reflexos estratégicos em relação ao desempenho das firmas e sua aplicação no mundo corporativo. Discussão dos modelos de gestão passíveis de aplicação no desenvolvimento da inovação nos ambientes das empresas considerando abordagens nos campos da administração, economia e sociologia a relação desses com a cristalização da relação da gestão com a inovação.
Bibliografia
- FIGUEIREDO, Paulo Negreiros. Capacidade tecnológica e inovação: desafios para a transição industrial e econômica do Brasil. . Editora FGV. 2023
- TIGRE, P. B.. Gestão da inovação: uma abordagem estratégica, organizacional e de gestão de conhecimento. . Elsevier. 2019
- TIDD, J; BESSANT, J.. Gestão da inovação. . Bookman. 2015
Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
O curso destina-se a apresentar aos alunos de mestrado as competências e ferramentas fundamentais relativas à gestão da sustentabilidade em geral e ao seu efeito no desempenho ambiental e competitivo em particular. Em particular serão abordados os vários paradigmas da sustentabilidade dentro das organizações desde sua vertente mais instrumental para uma mais sistêmica, as estratégias de sustentabilidade comparando-as com aquelas tradicionais, tensões de sustentabilidade e como gerenciá-las mediante uma abordagem clássica de win-win e tradeoff até uma abordagem integrativa e sistêmica. Serão discutidos os modelos de negócio para sustentabilidade e os desafios da gestão, a gestão da cadeia de suprimento para sustentabilidade será abordada evidenciando seus limites.
Bibliografia
- Tidd e Bessant. Indústria 4.0: conceitos e fundamentos. 5. Bookman. 2015
Carga Horária
48 horas.
Professores
Ementa
Conceitos, abordagens e modelos; gestão estratégica de pessoas (GEP); gestão por competências; sistemas de recompensas; carreira e empregabilidade; aprendizagem organizacional, grupal e individual; saúde e qualidade de vida no trabalho; diversidade da força de trabalho.
Bibliografia
- Podcast Melhores Práticas: A Inclusão de Profissionais Negros na TIM
- Plataforma Minha Biblioteca UFCA
- Plataforma da Biblioteca Pearson para a UFCA
- Livro Gestão Estratégica e os desafios dos profissionais de recursos humanos. Ebook
- Podcast Diversidade e Inclusão nas Empresas
- Podcast Melhores Práticas: Inclusão de Profissionais LGBT na Deloitte
- Podcast As Questões Humanas são Sempre as Mesmas
- Notícia de jornal: Como a onda anti-woke interfere nas políticas de diversidade - Leia mais em: https://capitalreset.uol.com.br/diversidade/como-a-onda-anti-woke-interfere-nas-politicas-de-diversidade/
- Notícia de jornal: As empresas estão cedendo aos defensores anti-DEI
- Notícia de jornal: Ubisoft adia lançamento de seu principal game devido a boicote anti-DEI
- Notícia de jornal: Após Harley, fabricante do Jack Daniels também abandona iniciativas de diversidade
- Notícia de jornal: O que é 'woke' e por que termo gera batalha cultural e política nos EUA
- Notícia de jornal: DeepSeek agita mercados mundiais com a queda das ações da Nvidia
- Notícia de jornal: A DeepSeek e o início do século chinês
- Notícia de jornal: Startup chinesa Deepseek faz big techs provarem do próprio remédio
- Ensino e pesquisa em gestão de pessoas/gestão de recursos humanos no Brasil: movimento de convergência ou divergência?
Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Este curso exigirá a concepção, implementação e crítica de um estudo qualitativo de teoria fundamentada (estudo piloto para dissertação ou pequena parte de pesquisa em progresso, dissertação ou outro projeto). Inclui várias abordagens para design com atenção especial às técnicas de análise e seleção teórica, sensibilidade e saturação. O curso iniciará mostrando os motivos que levam para utilizar a teoria fundamentada e sua base teórica, a definição do problema e da pergunta de pesquisa antes de começar a coleta de dados, o uso de instrumentos analíticos para analise e a lógica da teoria fundamentada, a explorando os dados tendo em vista os objetivos e os tipos de estratégias analíticas, o uso de memos e diagramas, perguntas e respostas acerca da amostragem teórica, relevância do contexto e do paradigma utilizado com a descrição da matriz condição/consequência, descrição e análise do processo de interação entre ação-reação, técnicas de integração e os passos necessários para finalizar a construção da teoria, construção dos conceitos com a comparação dos dados entre as entrevistas ao longo das linhas conceituais, a ligação das propriedades e dimensões aos conceitos. Ao longo do curso serão apresentados aos estudantes estudos empíricos que utilizam a teoria fundamentada como método de pesquisa.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Panorama dos conceitos de gênero. Evolução do trabalho feminino e masculino no Brasil. Mulheres e cargos de liderança no Brasil. Barreiras e alavancas sociais, organizacionais e individuais ao desenvolvimento da carreira de mulheres. Teto de vidro e outras metáforas de discriminação de gênero. Relações de cooperação e competição entre mulheres de diferentes níveis hierárquicos. Práticas e políticas organizacionais para redução das desigualdades de gênero.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Inovação social: significados, impactos e desafios. Redes de conhecimento e inovação: o contexto interorganizacional da inovação social. A inovação social como forma de inovação disruptiva. Inovação social, inovação aberta, free innovation e crowdsourcing: configurações e codificações para a construção das tecnologias sociais. Caracterização conceitual, propósito e aspectos metodológicos das tecnologias sociais. Tecnologias sociais e o desenvolvimento sustentável. Alianças e cooperação público-privada para a difusão de tecnologias e empresas sociais. Abordagens conceituais de empresa social. Contextos diversos de discussão e significação de empresa social: América do Norte, América Latina, Europa, África e Ásia. Distinções e aproximações entre empresa social, cooperativas e empreendimento de economia solidária e negócios de impacto social.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Serviços e a economia; Características dos serviços e o papel da cultura em serviços; Expectativas dos clientes acerca dos serviços; Recuperação e falhas em serviços; Papéis dos colaboradores na prestação do serviço; Atendimento ao cliente; Qualidade em serviços; Servicescape: o ambiente de serviços; Encontros de Serviços; Tecnologia e inovação em serviços. Marketing de Relacionamento. Serviços criativos, colaborativos e culturais. Tendências no setor de serviços.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Triple Bottom Line, Responsabilidade Socioambiental Corporativa (RSC) e Climate change. Paradigma ESG (Environmental, Social and Governance). Consumo Sustentável. Gap entre atitudes e comportamentos. Viéses comportamentais dos consumidores. Certificações sustentáveis como claims de processo produtivo. Consumo colaborativo.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Modelagem de equações estruturais baseada em variância: avaliação do modelo de mensuração; confiabilidade, validade convergente e discriminante; análise de caminhos; mapa importância-desempenho; variáveis de segunda ordem; tamanho da amostra: Gpower; mediação, moderação e análise multigrupo. Modelagem de equações estruturais baseada em covariância: análise fatorial confirmatória; análise de caminhos; índices de ajustamento (CLI, TLI, GFI, RMSEA); índices de modificação; mediação e moderação.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Introdução a abordagem do uso de software para apoio à pesquisa qualitativa, com ênfase no software Maxqda, Mendeley, Sciwheel, Zotero, Freemind e CmapTool. Fundamentos, ferramentas e aplicação das principais funções. Modulo 1: Apresentação do software Maxqda; Modulo 2: Criar um novo projeto e importar dados; Modulo 3: Visualizar e editar dados; Modulo 4: Codificar e administrar códigos; Modulo 5: Localizar segmentos codificados; Modulo 6: Trabalhar com Anotações; Modulo 7: Pesquisa lexical; Modulo 8: Opções de exportação; Modulo 9: Trabalho em equipe; Modulo 10: Apresentação do Mendeley, Sciwheel, Zotero (plug-in incluído); Modulo 11: Importação/visualização de pdf e citação no Google Docs e MSWord; Modulo 12: Revisão da literatura com uso de Tags e Keywords; Modulo 13: Apresentação do mapa mental (Freemind) e mapa conceitual (CmapTool); Modulo 14: Criação de mapa mental; Modulo 15: Criação de mapa conceitual; Modulo 16: Trabalho em equipe.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Conceitos de pesquisa multimétodos e com abordagem mista. As principais abordagens de projeto multimétodo. Pesquisa multimétodo e mista em Gestão. Vantagens e desafios da pesquisa multimétodo e mista. Quantificação e Qualificação.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A disciplina contemplará abordagens teórico-metodológicas e aplicadas das narrativas. Dimensões epistemológicas das narrativas. Processos metodológicos nas pesquisas narrativas, (auto) biográficas e histórias de vida. Experiência e memória. A jornada do herói. A contação de história (storytelling) aplicada a marcas, pessoas, produtos e lugares.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Fundamentos sobre Políticas Públicas: origens, conceituação, ciclo de políticas públicas e tipologia. As Políticas Públicas no Brasil. Meio Ambiente e Políticas Ambientais Brasileiras. Políticas Ambientais, Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável. Agendas Ambientais no Brasil e no Mundo (Agenda 21, A3P e Agenda 2030).
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
48 horas.
Professores
Ementa
Estudar o Estado da Arte do Empreendedorismo e do Empreendedor, em suas vertentes: função econômica (necessidade vs. oportunidade; formal vs. informal), comportamental, organizacional (intrapreneur/entrepreneur), internacional, inovador (social, sustentável, institucional, ambiental). Os diversos tipos de empreendedorismo e de empreendedor. Startups. Aceleradoras vs. Incubadoras. Modelagem (Canvas) e Plano de Negócios. Tipos de Inovação: incremental, radical, disruptiva. Inovação aberta vs. fechada, Science Push vs. Demand Pull. Empreendedorismo e Responsabilidade Social e Ambiental. Redes de Inovação e Empreendedorismo. Gigantes Corporativos vs. Empresas Iniciantes. O microempreendedor e a Micro e Pequena Empresa no cenário nacional.
Bibliografia
- Relationship between eco-innovations and the impact on business performance: an empirical survey research on the Brazilian textile industry
- FAYOLLE, A. ; MATLAY, H.. Handbook of Research On Social Entrepreneurship.. . Edward Elgar Publishing,. 2011
- FAYOLLE, A.. Handbook of Research in Entrepreneurship Education.. Vol. 3,. Edward Elgar Publishing,. 2010
- HIRSRICH, R. D.; PETERS, M. P.. Empreendedorismo,. 5ª Ed.. Bookman,. 2004
- KAPLAN, J. M.. Patterns of Entrepreneurship. 1st Ed.,. John Wiley & Sons. 2003
- DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovação e espírito empreendedor (entrepreneurship): prática e princípios. .. 5. ed. São Paulo:. Pioneira. 1998
- SCHUMPETER, J. A.. Capitalismo, socialismo e democracia. Trad. Sérgio Góes de Paula.. . Rio de Janeiro: Zahar Editores,. 1984
Carga Horária
48 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Aprofundar o conhecimento do estado da arte dos estudos de inovação, enfatizando o processo de geração, desenvolvimento, adoção e difusão de inovações. Valendo-se de conhecimentos avançados em ciência e tecnologia para a construção de ecossistemas de inovação e empreendedorismo.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
16 horas.
Professores
Ementa
Esta disciplina objetiva tratar de temas novos, tendências ou estratégicos para o programa, relacionados aos métodos e técnicas de pesquisa, bem como atender atividades de intercâmbio e cooperação. Os tópicos especiais objetivam ampliar e/ou aprofundar os temas abordados no âmbito das linhas de pesquisa, atender possíveis demandas de pesquisa ou áreas de interesses dos docentes e discentes ingressantes do programa. Portanto, no mesmo semestre letivo poderá ser ofertado mais de uma disciplina de tópicos especiais em pesquisa. O conteúdo programático específico e a bibliografia serão aprovados no colegiado do curso sempre que a disciplina for ofertada, nos termos do regimento do programa. A disciplina poderá, nos termos do regimento do programa, ser oferecida por docentes visitantes ou convidados.
Bibliografia
- Notícia: Brasil quer fazer IA, mas esquece o essencial: dados confiáveis
- ChatPDF
- Scispace
- ResearchRabbit
- Consensus
- Podcast "O que é a leitura profunda e por que ela faz bem para o cérebro"
- Podcast "Ciência e conhecimento científico"
- Podcast "O que é método científico?"
- Texto de Apoio: A EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E SUA DISSEMINAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DO MOVIMENTO DE ACESSO ABERTO E DA CIÊNCIA ABERTA PARA A SOCIEDADE
- Texto de apoio: A pesquisa
- Podcast: Como elaborar um projeto de pesquisa
- Notícia de Blog: Ética e boas práticas: entenda a nova lei sobre pesquisas com seres humanos
- Lei 14.874/2024 - Dispõe sobre a pesquisa com seres humanos e institui o Sistema Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos
- VERGARA, S. C.. Métodos de Pesquisa em Administração. . Atlas. 2015
Carga Horária
48 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Comportamento Organizacional: fundamentos e teorias. estresse ocupacional; síndrome de burnout; justiça organizacional; retaliação nas organizações; valores pessoais, organizacionais e do trabalho; vínculos com o trabalho (comprometimento, entrincheiramento, consentimento); significados e sentidos do trabalho. Objetivo: Aprofundar o domínio de conceitos e fenômenos de comportamento organizacional e analisar suas aplicações em pesquisa, considerando as organizações são unidades sociais articuladas em processos individuais e coletivos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
96 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Defesa da Dissertação.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
16 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Qualificação da Dissertação.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
16 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Proficiência em língua estrangeira
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
16 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estágio em docência