Filosofia
Atualizado em 17/09/2024 às 11h47
256 horas
Presencial
30 meses
12
Juazeiro do Norte
Coordenação: Prof. ITALO LINS LEMOS
ppgfilprof@ufca.edu.br
(88) 3221-9526
Bloco C, Sala 25
O Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) é um programa de pós-graduação destinado a ofertar curso de mestrado a professores de filosofia do ensino médio ou fundamental, na modalidade profissional, em rede e com abrangência nacional. O curso, com área de concentração em Ensino de Filosofia, é predominantemente presencial e confere aos estudantes concluintes o título de “Mestre em Filosofia”.
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O propósito desta disciplina é problematizar filosoficamente o Ensino de Filosofia, explorando a intrínseca relação entre a identidade e a didática da Filosofia. Investigar-se-á o ensino da Filosofia entre a questão pedagógica e a problemática filosófica, refletindo sobre os pressupostos filosóficos desse ensino. Serão discutidos: os diferentes significados do ensinar e do aprender Filosofia; as correlações entre as concepções de Filosofia e as metodologias de ensino; a radicalidade do perguntar filosófico; o ensino de filosofia como intervenção filosófica.
Bibliografia
- Mario Porta. A filosofia a partir dos seus problemas: didática e metodologia do ensino filosófico.. . Edições Loyola. 2014
- Sílvio Gallo. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio.. . Papirus editora. 2012
- Alejandro Cerletti. O ensino de filosofia como problema filosófico. . Autêntica. 2009
- Lídia Maria Rodrigo. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio.. . Autores Associados. 2009
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A disciplina visa discutir o Ensino de Filosofia sob a perspectiva do Laboratório, isto é, como um espaço de experimentação do pensamento e de produção filosófica. Volta-se tanto para o aprofundamento teórico de temas e problemas filosóficos como para a análise crítica e/ou criação de (novas) práticas. Diversas propostas podem ser realizadas no âmbito do Laboratório: estudo de temas, problemas e períodos históricos da Filosofia; exame e desenvolvimento de novas técnicas de ensino, materiais didáticos, metodologias, programas de ensino e planos de aula de Filosofia; reflexão crítica sobre a legislação vigente para o ensino da Filosofia; projetos e atividades interdisciplinares.
Bibliografia
- Dissertações defendidas Prof-filo
- https://drive.google.com/drive/folders/1LDDSw6ZTTAs8NBcj-2ZWP9pWItVgn3Hw?usp=drive_link
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A disciplina tem como objetivo possibilitar aos pós-graduandos uma instância de reflexão e aprimoramento de seus projetos de pesquisa. Pretende-se oferecer um espaço em que sejam apresentadas, discutidas e aperfeiçoadas as diferentes propostas de trabalho de conclusão. Nessa perspectiva, os seminários que constituem e dão nome à disciplina compreenderão não somente um momento de exposição dos projetos de pesquisas, mas a oportunidade da própria prática do exercício filosófico.
Bibliografia
- Drive
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O objeto da disciplina são as atividades de filosofia na educação básica. Tal objeto é abordado, de um lado, por meio da apresentação, contraposição e debate dos procedimentos e estratégicas metodológicas utilizados em sala-de-aula pelos professores-cursistas e, de outro, de estudos teóricos que configurem práticas inovadoras, de modo a conduzir à compreensão crítica e aprofundada do tema.
Bibliografia
- Theodor W. Adorno. Educação e emancipação. . Paz e Terra. 1995
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
O objetivo da disciplina é consolidar o campo teórico do ensino da Filosofia na educação básica por meio da abordagem de conteúdos, fundamentos, valores e sentidos de ensiná-la e aprendê-la, investigando temáticas e procedimentos de ensino de diferentes tópicos específicos que tradicionalmente a compõem e que também se situam na transdisciplinaridade e interdisciplinaridade de variadas situações ou contextos escolares.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
O objetivo da disciplina é desenvolver a dimensão investigativa que acompanha o processo de ensino-aprendizagem, tendo o campo da escola da educação básica, notadamente no que tange à Filosofia e o seu ensino, como um espaço de pesquisa e produção de conhecimento, restituindo assim ao professor da disciplina o seu papel de pesquisador e produtor de conhecimento a partir de sua prática de ensino.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A disciplina tem como objeto de estudo amplo a História do ensino de filosofia no Brasil, nos períodos colonial, imperial e republicano com ênfase especial ao ensino de filosofia na legislação educacional brasileira. Seu propósito é realizar uma investigação comparada sobre a presença da filosofia nos diversos sistemas escolares nacionais e um estudo de abordagens teóricas, filosóficas e pedagógicas, sobre o ensino de filosofia e sobre a filosofia como disciplina escolar e também acerca da constituição do campo de pesquisa sobre o ensino de filosofia.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
O objeto de estudo da disciplina é o material didático utilizado para a sua prática. Tem em vista, portanto, a origem dos materiais didáticos, os principais recursos didáticos atuais. Propõe, por um lado, uma análise sobre os objetivos, adequação, diversidade de usos e o seu momento certo, o que compreende um levantamento dos materiais mais apropriados para o ensino de Filosofia e uma reflexão sobre modos de conciliação entre os instrumentos teóricos e metodológicos com os didáticos de acordo com os objetivos do professor e respeitada a sua autonomia e peculiaridades da disciplina. Por outro lado, propõe uma atividade prática de confecção e verificação dos resultados do material didático.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O objeto de estudo da disciplina é a retorica, seu sentido, origem, sua relação com a Dialética, o modo como ela se distingue da filosofia e o seu uso didático. Nesse sentido, propõe-se elencar as estruturas e princípios lógicos, as estruturas e princípios dialéticos, bem como as estruturas, estratégias e argumentação retórica. A disciplina compreende, porquanto, uma compreensão da retórica enquanto a arte do uso da palavra e seu uso e descaso pelos professores de Filosofia, as possibilidades de correlação entre ensino de filosofia e retórica e a questão da linguagem enquanto meio para a compreensibilidade e simplificação do mundo. Os trabalhos se desenvolverão por meio da análise de textos clássicos e modernos e produção de peças retóricas.
Bibliografia
- SACRINI, Marcus. Introdução à análise argumentativa: teoria e prática. 2ª. São Paulo: Paulus. 2023
- MORTARI, Cezar A. Introdução à lógica. 2ª. São Paulo: Unesp. 2016
- BAGGINI, J. e FOSL, P. S. As ferramentas dos filósofos: um compêndio sobre conceitos e métodos filosóficos. 1ª. São Paulo: Edições Loyola. 2008
- HAACK, Susan. Filosofia das lógicas. 1ª. São Paulo: Unesp. 2002
- TUGENDHAT, E. e WOLF, U.. Propedêutica lógico-semântica. 1ª. RJ: Vozes. 1996
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A disciplina tem como objetivo possibilitar aos pós-graduandos uma instância de reflexão e aprimoramento de suas pesquisas em andamento. Pretende-se oferecer um espaço em que sejam apresentadas, discutidas e aperfeiçoadas as versões preliminares dos trabalhos de conclusão de curso. Nessa perspectiva, os seminários que constituem e dão nome à disciplina compreenderão, não somente um momento de exposição das pesquisas desenvolvidas, mas a oportunidade da própria prática do exercício filosófico.
Bibliografia
- Gilles Deleuze e Félix Guattari. O que é a Filosofia?. 1. 34. 1994
Nenhum processo seletivo em vigência.