Décima Quarta Semana de Filosofia e seu ensino: diálogo entre Ocidente e Oriente

16 de setembro - 18h30 a 20 de setembro - 22h00

« Todos Eventos

O curso de Filosofia da Universidade Federal do Cariri (UFCA) vai realizar, entre os dias 16 e 20 de setembro de 2024, a décima quarta Semana de Filosofia e seu ensino, com o tema “Diálogo entre Ocidente e Oriente”, no campus Juazeiro do Norte.

Esta edição abordará as relações entre as Culturas e as Filosofias do Ocidente e do Oriente (Ásia). A partir desse contexto, o evento dará ênfase à pesquisa e às ações que promovem a interculturalidade, destacando as iniciativas no Ceará e, em especial, no Cariri cearense.

As inscrições para ouvintes já estão abertas e podem ser realizadas, por meio de formulário eletrônico, até o dia 16 de setembro. Além da inscrição como ouvinte, interessados/as também podem se inscrever separadamente nas atividades disponibilizadas na programação.

O evento é gratuito, ocorrerá de forma híbrida (presencial e on-line) e é aberto para comunidade interna e externa da UFCA.

A Semana de Filosofia contará com conferências de pesquisadores nacionais, mesas-redondas, minicursos, apresentação de trabalhos científicos, além de performances culturais e artísticas.

Segunda-feira, 16 de setembro

Conferência de abertura: Existe filosofia oriental? Se sim, por que sim? Se não, por que não?
Conferencista: Florentino Neto, doutor em Filosofia pela Universidade Livre de Berlim, na Alemanha, e membro do Grupo de Pesquisa sobre o Pensamento Japonês da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Horário: das 18h30 às 22h
Local: Campus Juazeiro do Norte (bloco H, Auditório Beata Maria de Araújo).

Terça-feira, 17 de setembro

Minicurso (on-line): Dysphoria Mundi: corpo biopolítico e seus deslocamentos

Minicurso (presencial): Tradição e Modernidade na China

Mesa temática (presencial): Iniciativas Institucionais de Diálogo com o Oriente

Quarta-feira, 18 de de setembro

Minicurso (on-line): Dysphoria Mundi: corpo biopolítico e seus deslocamentos

Mesa temática (presencial): Iniciativas com a Cultura Oriental no Cariri

Quinta-feira, 19 de setembro

Minicurso (presencial): Tecnodiversidade – outras perspectivas e futuros possíveis para o desenvolvimento tecnológico
Horário: das 14 às 18h

Mesa temática (presencial): Ensino de Filosofia

Sexta-feira, 20 de setembro

Conferência de encerramento:  O poder da Falsafa – quando judeus, cristãos e mulçumanos se uniram em nome da filosofia
Conferencista: Francisca Galileia Pereira da Silva, doutora em filosofia pela Universidade Complutense de Madrid, na Espanha, e membro da diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof).
Horário: Das 18h30 às 22h

16 de setembro - 18h30