06 de outubro de 2023 – Edição 8

Publicado em 06/10/2023. Atualizado em 06/10/2023 às 19h03

Articulações em Brasília pela UFCA

O reitor da Universidade Federal do Cariri, Silvério Freitas, esteve em agenda na capital federal de terça a quinta-feira para tratar com representantes políticos e gestores do Ministério da Educação sobre ações para o crescimento da UFCA. Na terça-feira, o reitor teve reunião com Tânia Mara Francisco, diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior, do Ministério da Educação, ocasião em que pautou a necessidade de reforço orçamentário para atender demandas da universidade ainda no ano corrente. Na quarta, Silvério reuniu-se com a liderança do Governo na Câmara dos Deputados, o deputado federal José Guimarães, e com o presidente da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), Arthur Chioro, para tratar de estratégias para viabilizar a implantação do Hospital Universitário da UFCA. Nos três dias em que esteve em Brasília, o reitor Silvério Freitas ainda dialogou com vários deputados da Bancada Cearense, entre os quais o seu coordenador, Eduardo Bismarck, sobre a destinação de emendas parlamentares para a UFCA. “Foram dias muito intensos em Brasília, de muito diálogo e negociação sobre demandas importantes para todos os campi da nossa universidade. As expectativas são muito positivas. Agradeço muito ao deputado Guimarães, ao Eduardo Bismarck, à Tânia, ao Arthur e aos demais colegas da bancada cearense pela excelente acolhida”, declarou Silvério.

IV Conpesq

Entre terça e quinta-feira, foi realizado o IV Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Conpesq) da UFCA. O evento contou com a participação de mais de 600 participantes em atividades como mesas, minicursos, palestras, exposições e apresentações. A vice-reitora em exercício da reitoria, Ledjane Sobrinho, participou da mesa de abertura, na terça, e da premiação dos melhores trabalhos, na quinta-feira. “A pesquisa científica e tecnológica, a inovação e a pós-graduação são vetores importantes para a atuação da Universidade Federal do Cariri, e é uma grande satisfação ver nossa universidade vivendo intensamente sua vocação de produtora e disseminadora de conhecimento”, afirmou Ledjane em discurso proferido na abertura do congresso.

UFCA e Projeto Mais Médicos para o Brasil

Na segunda-feira, o reitor Silvério Freitas assinou termo de cooperação para renovar a adesão da UFCA ao Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB). A parceria da UFCA com o PMMB começou em 2013. Por meio desse convênio, a UFCA realiza tutoria e supervisão acadêmica do projeto nas regiões cearenses do Centro-Sul e do Cariri, atuando em prol de sua execução e da formação permanente em saúde dos médicos e médicas participantes. Na avaliação da professora da Faculdade de Medicina da UFCA e tutora do PMMB na nossa instituição, Sandra Barreto: “este programa reflete uma política de saúde com potencial inovador pela inclusão e acesso aos usuários mais vulneráveis, aliado à formação do trabalhador (médico participante) em seu território de atuação.” Você pode saber mais sobre o PMMB no site do Ministério da Educação.

Diálogo com a Funcap

Na manhã de terça-feira, a vice-reitora em exercício da reitoria, Ledjane Sobrinho, participou de reunião com o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Raimundo Costa. O encontro, ocorrido na sala de reuniões da reitoria, também contou com participação do pró-reitor e do pró-reitor adjunto da PRPI, Claudener Souza e Iri Sandro Lima, respectivamente; do pró-reitor da Proplan, Juscelino Silva; e do chefe de gabinete da reitoria, Leandro Macêdo. Os presentes discutiram temas relacionados aos investimentos em ciência e tecnologia no Cariri, como a importância da colaboração interinstitucional e do lançamento de editais temáticos para atender as necessidades específicas da nossa região.

Feira de Saberes e Sabores

A UFCA, por meio da Proex, realizará a exposição Feira de Saberes e Sabores UFCA no próximo dia 26, no Campus Juazeiro do Norte. A atividade ocorrerá em paralelo ao Décimo Novo Encontro de Extensão (Enex). Seu objetivo é divulgar os projetos e programas da Universidade Federal do Cariri para um público de representantes de prefeituras da região, organizações, empresas, escolas, estudantes do ensino básico, docentes, entre outros. Os projetos e programas interessados em participar poderão inscrever-se até 15 de outubro. Saiba mais no Portal da UFCA.

ExpoCursos UFCA

Também no dia 26, será realizado o ExpoCursos UFCA, no Campus Juazeiro do Norte. A iniciativa, coordenada pela Proex e pela Prograd, tem o objetivo de dar visibilidade aos cursos de graduação (presenciais e EaD) da nossa universidade junto às escolas de ensino básico do Cariri cearense. As coordenações de curso poderão aderir à exposição até o dia 13. Você pode encontrar mais informações sobre o ExpoCursos no Portal da UFCA.