27 de outubro de 2023 – Edição 11

Publicado em 27/10/2023. Atualizado em 27/10/2023 às 18h42

Reunião no Ministério da Saúde

Na tarde da quarta-feira, o reitor Silvério Freitas participou remotamente de reunião híbrida realizada no Ministério da Saúde, em Brasília, para tratar de demandas da Universidade Federal do Cariri. Também estiveram presentes o professor e diretor da Faculdade de Medicina da UFCA, Cláudio Gleidiston, o deputado federal e líder do Governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães, a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Isabela Pinto, e o diretor de Programação da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, do Ministério da Saúde, Aristides de Oliveira Neto. Durante o encontro, foram debatidas estratégias para a viabilização da construção do Hospital Universitário da UFCA, e de sua gestão pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), bem como a retomada pelo Governo Federal do programa de credenciamento de Hospitais de Ensino (HE), que se encontra suspenso desde 2017. O reitor da UFCA, Silvério Freitas, destacou: “Esta reunião faz parte de nossos esforços contínuos para viabilizar o Hospital Universitário da UFCA e ampliar os campos de prática para os nossos discentes. Temos dialogado e avançado, e seguiremos 100% dedicados a essa pauta e ao fortalecimento da nossa UFCA.”

Encontros da reitoria com a comunidade acadêmica

O Primeiro Ciclo de Encontros da Reitoria com a Comunidade Acadêmica, iniciado em julho, aportou nesta terça-feira no campus Crato. Em encontro realizado em sala de reuniões do Bloco M, o reitor Silvério Freitas, a vice-reitora Ledjane Sobrinho e o assessor da reitoria Rodrigo Rocha dialogaram com estudantes dos cursos de agronomia e de medicina veterinária sobre ações para fortalecer as graduações do Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB). “O ciclo de encontros tem fornecido ótimas oportunidades para discutir o avanço da nossa UFCA. O encontro com os estudantes do CCAB foi muito rico”, avaliou o reitor. O próximo encontro do ciclo está programado para a segunda-feira, 30, às 17 horas, com os/as estudantes do Instituto de Formação de Educadores (IFE), campus Brejo Santo.

Mestrado profissional em Saúde da Família

O Conselho Universitário da UFCA aprovou, ontem, a criação institucional do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde da Família (ProfSaúde), ofertado por uma rede nacional composta por 45 instituições de ensino superior, sob a liderança da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). No âmbito da UFCA, o ProfSaúde ofertará 8 vagas em nível de mestrado profissional. Saiba mais na página da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI) no Instagram.

Semana do Servidor UFCA 2023

Na manhã da segunda-feira, no pátio do Bloco K, campus Juazeiro do Norte, o reitor Silvério Freitas e a vice-reitora Ledjane Sobrinho participaram da abertura da Semana do Servidor UFCA 2023, realizada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). Em seus discursos, o reitor e a vice-reitora enfatizaram a importância dos servidores e das servidoras para a atuação da UFCA, assim como agradeceram seu comprometimento com a Universidade. A Semana do Servidor se estendeu até a tarde de hoje e incluiu atividades formativas, ações de promoção da saúde no trabalho e apresentações artísticas. Saiba mais no Portal da UFCA.

Encontro de Extensão da UFCA

A vice-reitora da UFCA, Ledjane Sobrinho, representou a reitoria na abertura do décimo nono Encontro de Extensão da UFCA, o Enex, na tarde de quarta-feira, no Auditório Beata Maria de Araújo, campus Juazeiro do Norte. “Este encontro de extensão universitária é um evento de destaque na nossa UFCA e tem se destacado também na região. O Enex é o maior encontro universitário de extensão do interior do Ceará e um dos maiores do Nordeste”, pontuou a vice-reitora no discurso que proferiu na ocasião. Assista à íntegra da abertura do Enex no canal da Pró-Reitoria de Extensão no YouTube. Saiba mais no site do evento e no Instagram da Pró-Reitoria de Extensão.

V Seminário dos Programas Acadêmicos de Ensino

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) divulgou o edital do V Seminário dos Programas Acadêmicos de Ensino, agendado para ocorrer entre 27 de novembro e 1º de dezembro deste ano. Atente-se aos prazos: a submissão de trabalhos deve ser realizada até 3 de novembro, e a inscrição pelo público interessado deve ser feita até 17 do mesmo mês. Saiba mais no Portal da UFCA.