Inscrições abertas para o Programa Bolsa Permanência 2024, destinado a estudantes indígenas e quilombolas.

Publicado em 10/06/2024. Atualizado em 10/06/2024 às 15h20

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae/UFCA) informa a abertura das inscrições para o Programa Bolsa Permanência, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), destinado a estudantes indígenas e quilombolas. Os interessados podem se inscrever no período de 10 de junho de 2024 a 31 de julho de 2024, por meio do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP).

O Programa Bolsa Permanência é uma importante política pública que busca conceder auxílio financeiro aos estudantes indígenas e quilombolas matriculados em cursos superiores de graduação presencial. Seu principal objetivo é minimizar as desigualdades sociais e étnico-raciais, além de contribuir para a permanência e diplomação dos estudantes de graduação nas instituições federais de ensino superior.

O benefício da Bolsa Permanência será pago diretamente aos estudantes de graduação por meio de um cartão de benefício. Atualmente, o valor é de R$ 1.400,00 (mil e quatrocentos reais) para estudantes indígenas e quilombolas.

A Prae/UFCA aguarda a divulgação do quantitativo  de vagas disponíveis para a UFCA no Programa Bolsa Permanência e esclarece que o pagamento da bolsa está condicionado à disponibilidade financeira do MEC.

O sistema de inscrição, SISBP, apresentará textos informativos e orientações gerais sobre a participação dos estudantes no programa, além de disponibilizar modelos de documentos que podem ser impressos para facilitar o processo de comprovação.

Informações adicionais podem ser obtidas na Divisão de Serviço Social e Articulação Estudantil da Prae/UFCA, por meio do endereço eletrônico servicosocial.prae@ufca.edu.br