Plataforma de e-books da UFCA

Publicado em 26/09/2024. Atualizado em 26/09/2024 às 17h28

Você sabia que a Universidade Federal do Cariri (UFCA) disponibiliza mais de uma centena de livros e publicações digitais que podem ser acessados e baixados gratuitamente? Atualmente com um catálogo de 152 títulos, a plataforma de e-books da UFCA permite que qualquer pessoa, mesmo não sendo da instituição, possa fazer o download gratuito de todas as publicações disponíveis.

O acervo inclui produções de valor científico, tecnológico e cultural. Na plataforma também é possível acessar os anais de eventos que aconteceram na universidade, como as edições do Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (CONPESQ), colóquios, semanas acadêmicas, encontros, simpósios e mostras culturais.

A criação do site foi uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI) da UFCA, com o intuito de possibilitar a publicação das produções acadêmicas no meio digital, assim como proporcionar mais visibilidade para esses trabalhos, construindo um espaço para a divulgação do conhecimento produzido na universidade.

Para ter uma produção publicada na plataforma é necessário submeter a proposta para a PRPI, encaminhando o arquivo editável da publicação para o e-mail atendimento.prpi@ufca.edu.br. Estudantes da UFCA que desejam ter uma publicação no site devem produzir trabalhos em parceria com docente ou servidor técnico da instituição.

Para os autores, a Coordenadoria de Editoração e Apoio à Publicação (CEAP), vinculada à PRPI, disponibiliza os serviços de revisão gramatical, normalização, tradução, diagramação completa, criação de capa, projeto gráfico do e-book, solicitação de ISBN (livros) e ISSN (revistas).

Siga a PRPI no Instagram