Projeto Conversas Filosóficas promove a primeira edição na Universidade Federal do Cariri após sua retomada

Publicado em 07/04/2025. Atualizado em 07/04/2025 às 09h29

Por: Evelyn Alencar (Bolsista Procult/UFCA)

Na última segunda-feira (31), o miniauditório Bárbara de Alencar, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), foi palco de uma importante palestra do projeto Conversas Filosóficas que tem como coordenador o professor de filosofia da UFCA – Francisco José da Silva – e como bolsista a aluna do 4º semestre de filosofia, Thawany Paiva. O projeto tem o objetivo de promover a reflexão filosófica por meio de palestras e debates para um público diverso, a partir de temas contemporâneos.

Anteriormente, o projeto Conversas Filosóficas acontecia em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBN), porém, devido à pandemia da COVID-19, as atividades foram suspensas. Agora, enquanto projeto vinculado à Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da UFCA, tem a possibilidade de desenvolver mais atividades e promover discussões.

A gente espera contribuir com os diálogos interdisciplinares com várias áreas em conversa, não só a filosofia, principalmente do IISCA. Mas isso não quer dizer que outras unidades (acadêmicas) não possam também dialogar com a proposta.

Relatou o Prof. Dr. Francisco José.

Levando em consideração que em março é comemorado o dia da mulher, o primeiro encontro teve como tema “Filósofas pensam a imagem de sofrimento”, com enfoque na fotografia.

A palestra explorou a conexão entre os trabalhos de Virginia Woolf, Susan Sontag, Judith Butler e Angela Davis com foco em quatro livros: Os Três Guinéus (1938), Diante da dor dos outros (2003), Quadros de Guerra (2009) e A democracia da abolição, respectivamente – enfatizando as reflexões das autoras sobre as imagens de sofrimento.

Alexandre Nunes, professor do curso de jornalismo UFCA, foi o primeiro convidado e teve a oportunidade de apresentar seu projeto de pós-doutorado, que está em processo de escrita, considerou muito importante falar sobre ele para entender a opinião das pessoas que ouviram e o retorno que elas deram sobre o trabalho. 

Eu acho que o projeto é muito importante, principalmente porque a proposta dele é fazer um trabalho interdisciplinar entre diversas áreas de conhecimento e não ficar apenas restrito à filosofia, mas para trazer também a questão das artes, da sociologia, enfim, dos diversos âmbitos de conhecimento aqui da região.

Relatou o professor Alexandre Nunes.

A estudante Thawany Paiva, bolsista do projeto, contou sobre suas expectativas:

Eu espero que o projeto se torne um espaço amplo de acolhimento das reflexões mais profundas, onde encontramos um ponto de partida para questionamentos e inspirações, promovendo também mais consciência do nosso ambiente atual. Para além disso, espero que o projeto seja capaz de impactar de forma positiva e reflexiva como pensamos sobre o mundo e sobre o nosso próprio ser.

Para Thawany, fazer parte do projeto Conversas Filosóficas tem sido uma grande oportunidade. Por ser um ambiente onde é possível discutir temas relevantes e atuais sob uma perspectiva filosófica, permitindo explorar ideias, compreender pontos de vista e desenvolvimento do pensamento crítico.

Os encontros acontecerão mensalmente e, segundo o coordenador do projeto, há a intenção de realização do evento em outros campi da universidade ao longo do ano.