Seace/UFCA divulga números de atendimentos realizados em 2020
Publicado em 11/03/2021. Atualizado em 05/04/2021 às 17h05
Mesmo em meio a um ano atípico para toda a sociedade, a Secretaria de Acessibilidade da Universidade Federal do Cariri (Seace/UFCA) realizou mais de 650 atendimentos em 2020, conforme dados de acompanhamento do setor. Esses atendimentos englobam os diversos serviços oferecidos pela secretaria, entre os quais estão consultorias, atendimentos à pessoa com deficiência, produção de materiais didáticos acessíveis e atuação da equipe de tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
De acordo com relatório gerado pelo sistema OS Tickets (plataforma eletrônica que permite a abertura on-line de demandas para os setores da UFCA), disponibilizado pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), somente entre os meses de janeiro a setembro de 2020, mês este em que teve início o Período Letivo Especial (PLE – link para uma nova página), foram 314 agendamentos apenas dos serviços de tradução e interpretação em Libras.
De acordo com a titular da Seace/UFCA, Francileuda Linhares, o número representa o registro de cada demanda, sem ilustrar, por exemplo, a carga horária de cada atendimento e as outras solicitações que foram formalizadas em um único ticket. O dado também não demonstra o tempo de estudo da(o) intérprete até a atividade prática e finalização da solicitação. Conforme levantamento do gerente da Divisão de Serviços Acessíveis da Seace/UFCA, David Araújo, dos 314 tickets abertos para os serviços de tradução/interpretação, foram efetivamente realizados 577 atendimentos.
A Seace, atualmente, oferece 28 serviços pelo sistema OS Ticket, 20 dos quais são serviços relacionados à tradução/interpretação de Libras em diferentes contextos, como cursos, eventos, lives, aulas de graduação ou de pós-graduação, atividades didático-pedagógicas, tradução de textos, reuniões institucionais, tradução de TCC, processos seletivos e produção de vídeos.
Materiais Didáticos Acessíveis
Durante o PLE, dentre os mais de 630 atendimentos realizados estão 23 demandas de serviços de produção de conteúdos no formato acessível. Essas demandas geraram a conversão de 105 páginas em tinta para 331 páginas em Braille e 26 páginas em formato digital. Além disso, a Seace em parceria com a Diretoria de Logística e Apoio Operacional (DLA/UFCA), providenciou a entrega do material em Braille na residência da(o) estudante com deficiência visual.
As solicitações por produções em Braille foram atendidas, em média, no prazo de 8 dias úteis, o que representa uma média de 44 páginas transcritas por dia para o formato em Braille ou em digital acessível. A maioria das transcrições foram feitas em musicografia Braille, por serem demandas do curso de Música (especialmente das disciplinas Teoria musical e Piano 1).
Além disso, em 2020 foram adquiridos uma série de equipamentos de tecnologia assistiva como, reglete com prancheta e pulção e máquina perkins para escrita em braille, maquina fusora para relevos táteis e bola com guizo para práticas esportivas.
Francileuda também ressaltou o trabalho ativo da equipe da Seace durante o período remoto, articulando, junto a outros setores, meios de melhorar a qualidade da acessibilidade na instituição. Entre as ações realizadas em 2020, nesse sentido, estão a capacitação para o uso do Google For Education, a seleção de tradutores intérpretes de libras totalmente de forma remota e os encontros para apresentação dos principais serviços da instituição aos discentes com deficiência. O trabalho da Secretaria também foi fundamental durante as discussões que levaram a Universidade à aprovação do PLE (link para uma nova página), como as duas Assembleias Gerais Universitárias de 2020 (link para uma nova página) e as reuniões do Conselho Universitário (Consuni/UFCA) e do Fórum de Graduação da UFCA (ForGrad).
Serviço
Secretaria de Acessibilidade
acessibilidade.reitoria@ufca.edu.br
atendimentoacessibilidade.reitoria@ufca.edu.br
WhatsApp: (88) 3221.9374 (salve o número normalmente no seu smartphone para falar com a Seace/UFCA pelo aplicativo)
Acompanhe a Secretaria de Acessibilidade no Instagram e no Facebook.