Cerimonial e Apoio a Eventos

Publicado em 25/01/2019. Atualizado em 12/04/2024 às 10h26

A Secretaria de Cerimonial e Apoio a Eventos (Ceape/UFCA) é um órgão de apoio e assessoramento do Gabinete da Reitoria que tem por objetivo o planejamento e a organização de cerimônias a serem realizadas no âmbito da Universidade Federal do Cariri.

O Cerimonial consiste em um conjunto de normas estabelecidas com a finalidade de ordenar corretamente o desenvolvimento de qualquer ato solene ou comemoração pública que necessite de formalização e procedimentos relacionados à disciplina, hierarquia, ordem, elegância, respeito, bom senso e simplicidade a serem seguidos pelos profissionais de cerimonial durante a organização e realização de atos, públicos ou não.

As normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência a serem observadas nas solenidades oficiais realizadas no Brasil e nas missões diplomáticas brasileiras são reguladas pelo Decreto n.º 70.274, de 9 de março de 1972. Tais normas orientam as solenidades, considerando suas tradições e e finalidades, ajustando-as, no que couber, às características da época e do local de realização delas.

São eventos atendidos pelo Cerimonial da UFCA:

1. Congressos;
2. Encontros;
3. Seminários;
4. Mesas-redondas;
5. Simpósios;
6. Fóruns;
7. Conferências;
8. Colóquios;
9. Semanas temáticas;
10.Inaugurações oficiais;
11.Colações de Grau com Solenidade;
12.Colações de Grau sem Solenidade;
13.Aulas inaugurais e aulas magnas;
14.Solenidades de posse em cargos públicos e de transmissão de cargo de reitor.

Para outros eventos, organizados pelas unidades da Universidade, quando necessária a participação do Cerimonial, a organização deve comunicar e/ou solicitar os trabalhos com antecedência mínima de quinze 15 dias, via abertura de Ticket.

São consideradas solenidades oficiais promovidas no âmbito da Universidade:

I. Transmissão do cargo de Reitor: ato simbólico de transferência do poder, conduzido pelo ocupante atual do cargo;
II. Aula Magna: aula inaugural que marca o início das atividades acadêmicas do ano letivo, geralmente feita pelo Reitor, mas que pode ser ministrada por docente, intelectual ou personalidade de notório saber;
III. Colação de Grau: ato oficial, para outorga de grau aos concluintes dos cursos de graduação, de caráter obrigatório, que ocorre em cerimônia pública, semestralmente;
IV. Mostra UFCA;
V. Concessão de títulos honoríficos e medalhas;
VI. Comemoração de datas especiais relacionadas à Universidade;
VII. Posse de Reitor, Vice-Reitor, Pró-Reitores e Diretores de Centro;
VIII. Lançamento de pedra fundamental;
IX. Inaugurações e descerramento de placas;
X. Assinatura de convênios, contratos, ordens de serviço, acordo de cooperação técnica;
XI. Eventos socioculturais: lançamento de livros e publicações, emissão de selos, entronização de busto.

Público

Estudantes, Servidores Administrativos, Servidores Docentes, Gestores.

Tempo de atendimento

15 dias úteis

Setor responsável

Cerimonial Secretaria

+55 (88) 3221.9425
cerimonial.reitoria@ufca.edu.br

Ultima atualização: 2019-07-04 14:37:02

Outros

1. Consultoria no Planejamento e Organização de Eventos
  2. Empréstimo de Arranjo Floral Artificial
  3. Empréstimo de Toalhas
  4. Empréstimo de Taças
  5. Mestre de Cerimônias (Verificar disponibilidade)
  6. Ornamentação de Mesa Diretiva
  7. Orientação e Elaboração de Roteiros de Apresentações
  8. Serviço Especializado de Operação de som no Auditório Beata Maria de Araújo
  9. Treinamento e Resolução de Dúvidas em Eventos e Colação de Grau

As solicitações devem ser realizadas com antecedência mínima de quinze 15 dias, via abertura de Ticket.

Importante: Cabe aos organizadores do evento, ao formalizar o convite ao Reitor, já ter consultado previamente o Cerimonial, a fim de evitar duplicidade de eventos numa mesma data e hora, bem como explicitar o roteiro, horário e local da solenidade de abertura, anexando sempre o material informativo sobre o mesmo. Devem compor as informações importantes ao Cerimonial: Objetivos do Eventos, composição de mesa diretiva, convidados e palestrantes, mini currículos e informações gerais sobre o evento em si.

Público

Estudantes, Servidores Administrativos, Servidores Docentes, Gestores, Terceirizados.

Tempo de atendimento

15 dias úteis

Setor responsável

Cerimonial Secretaria

+55 (88) 3221-9425

Legislação associada

Ultima atualização: 2019-07-04 14:39:14

Campus Juazeiro do Norte, Bloco E, Sala 30
Lílian Cavalcante Feitosa
Chefe do Cerimonial e Apoio a Eventos

lilian.cavalcante@ufca.edu.br
André Alves de Moraes
Auxiliar Administrativo

andre.moraes@ufca.edu.br
Dayane Lavínia dos Santos Silva
Auxiliar Administrativo
dayane.lavinia@ufca.edu.br

1. Organizar as solenidades e recepções que lhe forem incumbidas;
2. Verificar se o ambiente destinado a cada evento é propício à sua realização;
3. Solicitar à organização do evento as providências necessárias à sua realização dentro das normas do Cerimonial;
4. Acompanhar e assessorar, quando solicitado, o Reitor ou o representante da Reitoria nos eventos em que forem participar;
5. Estabelecer a ordem de precedência das autoridades, conforme legislação vigente e dirimir dúvidas nos casos omissos;
6. Elaborar e manter atualizado o manual de colação de grau da Universidade;
7. Agendamento para transmissão no auditório virtual;
8. Empréstimo de material decorativo;
9. Prestar serviços com mestre de cerimônias;
10.Ornamentação de mesa diretiva;
11.Solicitação de serviços de operador de som nos auditórios da UFCA;
12.Treinamentos e dúvidas sobre colação de grau.

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Cerimonial.