Conselho de Usuários de Serviços Públicos
Publicado em 24/02/2022. Atualizado em 02/10/2023 às 11h20
Compreenda a nova forma da comunidade avaliar e ajudar a melhorar os serviços públicos.
Os Conselhos de Usuários de Serviços Públicos são uma nova forma de participação direta da sociedade na avaliação e melhoria dos serviços públicos, conectando os usuários aos gestores responsáveis pelo serviço.
Qualquer cidadão pode ser conselheiro, basta voluntariar-se por meio da plataforma virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos. Uma vez cadastrados, os conselheiros passam a responder a consultas sobre os serviços públicos e podem também apresentar propostas de melhorias desses serviços.
O funcionamento dos Conselhos de Usuários é totalmente virtual e qualquer cidadão interessado pode se inscrever para participar na avaliação de serviços públicos.
O Conselho de Usuários é o conjunto de voluntários que se inscrevem na plataforma virtual do Conselhos de Usuários de Serviços Públicos. Uma pessoa pode voluntariar-se para auxiliar na melhoria de quantos serviços julgar conveniente, em um ou mais órgãos.
Os conselheiros auxiliarão na melhoria dos serviços prestados de duas formas principais:
a) Na resposta a consultas formuladas pelo gestor do serviço e pela ouvidoria e;
b) Na proposição de ideias para melhorar os serviços, as quais poderão ser comentadas e apoiadas pelos demais conselheiros.
Periodicamente, o órgão prestador de serviços deverá enviar consultas acerca dos serviços públicos por ele prestados, por meio de enquetes eletrônicas desenvolvidas e geridas na plataforma virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos. O resultado dessas enquetes deverá servir de subsídio para a formulação, avaliação e reformulação de serviços públicos.
Além disso, a qualquer momento, os conselheiros poderão inserir ideias de aprimoramento de serviços públicos no Fórum de Melhorias de Serviços Públicos, espaço aberto para a exposição de propostas que busquem tornar esses serviços cada vez mais adequados à realidade dos seus usuários.
A plataforma também traz a possibilidade de que qualquer pessoa, seja ela agente público ou cidadão, produza as suas próprias pesquisas de forma simples, eficiente e totalmente gratuita, bastando que esta pesquisa esteja devidamente associada a algum serviço público.
Qualquer cidadão pode ser conselheiro, basta voluntariar-se na Plataforma. Venha praticar a cidadania e ajudar na melhoria dos serviços prestados pelaUFCA. Sua opinião é muito importante!
Siga o passo a passo abaixo e cadastre-se:
1.
Acesse
o
site: conselhodeusuarios.cgu.gov.br
e
clique em “login”
2.
Clique
em “Entrar com gov.br” ou crie sua conta
3.
Realize
o acesso com os dados da sua conta
4.
Selecione
“Tornar-se conselheiro”
5.
Digite
“UFCA”
na lista de serviços e clique no símbolo “adicionar”
6.
Verifique
se
a
UFCA
aparece em “Meus conselhos”
7.
Pronto!
Em breve
você receberá enquetes para avaliar os serviços prestados
pela UFCA!
Este manual foi preparado para explicar como funcionam os Conselhos de Usuários de Serviços Públicos e como você pode participar por meio da plataforma virtual.
Quantas vezes você já buscou um serviço público e pensou: “puxa, esse serviço poderia ser tão melhor se fizessem de outra forma!”.
Pois agora, por meio dos Conselhos de Usuários, a sua opinião pode chegar diretamente aos ouvidos das pessoas responsáveis por formular e executar esses serviços.
Sua opinião é fundamental para ajudar a sua comunidade e todos os demais usuários de serviços públicos a contarem com serviços cada vez mais ágeis, melhores e adequados às expectativas da população.
Para acessar o Guia, clique aqui.