Divisão de Acordos e Redes de Cooperação Internacional
Publicado em 08/07/2019. Atualizado em 06/11/2024 às 15h57
A Divisão de Acordos e Redes de Cooperação Internacional é responsável pela gestão dos acordos e redes de cooperação internacional.
Dentre as principais competências da Divisão de Acordos e Redes de Cooperação Internacional estão:
- Desenvolver ações que permitam o estabelecimento de convênios, acordos e parcerias internacionais entre a UFCA e Instituições estrangeiras.
- Acompanhar as ações do projeto de internacionalização;
- Estabelecer e acompanhar os processos de formalização e renovação de convênios, acordos e parcerias entre a UFCA e Instituições Internacionais;
- Mapear potenciais colaboradores de projetos internacionais na UFCA;
- Divulgar os convênios, acordos, parcerias, projetos internacionais na UFCA;
- Auxiliar nos processos de mobilidade acadêmica internacional que permitem a ida e vinda de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos da UFCA ao exterior;
- Apoiar e implementar eventos do setor relacionados à internacionalização;
- Gerenciar o Módulo de Relações Internacionais – RI do SIGAA;
- Estabelecer e/ou acompanhar os processos de adesão da UFCA a redes de cooperação internacional;
- Gerenciar e/ou acompanhar o processo de pagamento de anuidade das redes de cooperação associadas.
Acordos de Cooperação Internacional
A formalização de convênios acadêmicos entre Instituições é o caminho mais eficaz para ampliar e fortalecer a internacionalização da UFCA.
De acordo com a RESOLUÇÃO Nº 89/CONSUNI, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2019 que dispõe sobre a Política de Internacionalização da UFCA, a UFCA firmará convênios ou acordos de cooperação, devidamente amparados pela legislação brasileira, para oficializar a cooperação científica e acadêmica com outras instituições no contexto da internacionalização.
Para a efetivação de convênios internacionais:
– Os Convênios acadêmicos devem ter docentes responsáveis pela coordenação da parceria.
– A SCI disponibiliza modelos de minutas de acordos em diversos idiomas (português, inglês, francês e espanhol) e de plano de trabalho, que deverão ser preenchidas pelo(s) coordenador(es) da parceria e negociadas com a Instituição Estrangeira.
– O/A docente interessado/a deverá cadastrar o processo de ACORDO DE COOPERAÇÃO e anexar a seguinte documentação:
- ofício de solicitação de formalização do acordo destinado à SCI;
- aprovação da proposta de formalização do acordo pela respectiva Unidade Acadêmica – ata ou Ad referendum;
- termos das minutas do acordo devidamente preenchidos;
- plano de trabalho devidamente preenchido;
- carta de intenção da proposta e/ou mensagens eletrônicas trocadas entre as instituições sobre a proposta.
– O processo deve ser encaminhado para a SCI, que providenciará o envio à Procuradoria Federal junto a UFCA, para emissão de parecer.
– Após a aprovação em todas as instâncias, os documentos serão assinados e encaminhados para assinatura da Instituição Estrangeira. Para que as atividades do convênio tenham início, o coordenador deverá aguardar o retorno do convênio assinado.
Os interessados em firmar convênios devem entrar em contato com a SCI/UFCA (sci@ufca.edu.br) para que lhes sejam disponibilizados maiores detalhes sobre o processo.
Para mais informações acesse o portal UFCA/Internacional/Convenios
Redes de Cooperação Internacional
A Secretaria de Cooperação Internacional marca presença nas redes e grupos de cooperação internacional procurando aprimorar a internacionalização da Universidade Federal do Cariri, buscando conhecer instituições de ensino superior que estão em processo semelhante e, também promovendo novas parcerias que permitam o desenvolvimento de convênios futuros.
Desde 2016, a UFCA é membro associada da Associação Brasileira de Educação Internacional – FAUBAI. Criada em 1988, a FAUBAI reúne mais de 180 gestores ou responsáveis por assuntos internacionais e promove a integração e a capacitação dos gestores da área – por meio de seminários, workshops e reuniões regionais e nacionais. A UFCA/SCI vem participando regularmente dos eventos nacionais e regionais (FAUBAI-NE) promovidos pela FAUBAI. Mais informações: http://faubai.org.br/pt-br/.
A UFCA também aderiu ao Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) no ano de 2017, durante participação na Assembleia Geral que ocorreu em Cuiabá-MT. O GCUB foi formalmente constituído como associação de dirigentes universitários em 27 de novembro de 2008, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Coimbra e reúne os reitores e dirigentes das universidades nacionais – federais, estaduais, confessionais e comunitárias. Tem como missão promover a integração interinstitucional e internacional, mediante programas de mobilidade docente e discente, contribuindo para o processo de internacionalização soberana da rede universitária nacional com suas contrapartes estrangeiras. Atualmente, a UFCA deixou de ser membro da associação. Mais informações: http://www.grupocoimbra.org.br/