Organograma

Publicado em 13/05/2021. Atualizado em 12/12/2024 às 12h28

Atribuições

Direção (DTI)

  • A Direção tem como objetivo planejar, coordenar, executar e avaliar os projetos, atividades e políticas de desenvolvimento na área de gestão das tecnologias da informação da UFCA.

Núcleo de Gestão (NGTI)

  • Organizar e apoiar eventos promovidos pela Diretoria de Tecnologia da Informação;
  • Prestar assessoramento ao Diretor nas tomadas de decisões, na elaboração de relatórios de gestão e confecção de documentos oficiais;
  • Apoiar o gerenciamento e o monitoramento da execução dos projetos estratégicos da TI;
  • Gerenciar arquivos físicos e digitais e o processo de comunicação interna e externamente;
  • Promover a articulação entre a Direção, as Coordenadorias e as Divisões, e destas, com públicos interno e externo;
  • Propor melhorias nos processos e procedimentos internos de trabalho e prestar auxílio para sua efetivação.

Coordenadoria de Gestão e Segurança da Informação (CGSI)

  • Promover ações voltadas à Gestão e Governança de TI, em consonância com as diretrizes do Órgão Central do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática do Governo Federal – SISP;
  • Participar da formulação e implementação das políticas de tecnologia da informação;
  • Assessorar a Direção sobre assuntos referentes à gestão e governança de tecnologia da informação e segurança da informação;
  • Concentrar as atividades administrativas da DTI, no âmbito de toda a estrutura organizacional;
  • Planejar e gerenciar estratégias executivas relacionadas à gestão de pessoas, almoxarifado, patrimônio, contratações de soluções de TI, transportes, manutenção e segurança dos espaços de TI; e
  • Planejar e gerenciar a fiscalização dos contratos de TI.

Divisão de Contratações e Contratos (DCC)

  • Gestão das Contratações e Contratos de TI;
  • Atuação como Fiscal de Contrato de soluções de TI; e
  • Acompanha os processos de pagamentos/ Empenhos ;

Divisão de Segurança da Informação (DSI)

  • Realiza a triagem das solicitações de serviços de TI;
  • Manter o catálogo de serviços de TI;
  • Análise de Incidentes de Segurança de TI;
  • Desenvolvimento e Implementação de;
  • Políticas de Segurança da Informação; e
  • Entrega e Configuração de Certificados Digitais.

Divisão de Serviços de TI (DSTI)

  • Coordenar a execução das atividades na Divisão;
  • Manter o catálogo de serviços de TI;
  • Promover ações voltadas à implantação e melhoria da infraestrutura de tecnologia da informação;
  • Assessorar a Direção sobre assuntos referentes à infraestrutura de tecnologia da informação;
  • Planejar e gerenciar estratégias executivas relacionadas à infraestrutura de tecnologia da informação;
  • Definir e planejar táticas operacionais para as unidades desta Coordenadoria;
  • Seguir boas práticas de gestão e governança de tecnologia da informação conforme orientações definidas; e
  • Gerir e coordenar contratações de soluções de tecnologia da informação da área de infraestrutura.

Coordenadoria de Infraestrutura de Tecnologia da Informação (CITI)

  • Promover ações voltadas à implantação e melhoria da infraestrutura de tecnologia da informação; ◦ Assessorar a Direção sobre assuntos referentes à infraestrutura de tecnologia da informação;
  • Planejar e gerenciar estratégias executivas relacionadas a infraestrutura de tecnologia da informação;
  • Definir e planejar táticas operacionais para as unidades desta Coordenadoria;
  • Seguir boas práticas de gestão e governança de tecnologia da informação conforme orientações definidas;
  • Gerir e coordenar contratações de soluções de tecnologia da informação da área de infraestrutura.

Divisão de Apoio de TI (DATI)

  • Realizar apoio técnico e orientação sobre o uso dos recursos de hardware e aplicativos básicos;
  • Apoiar a realização de treinamento sobre a informática básica.

Divisão de Data Center (DDC)

  • Coordenar a execução das atividades na Divisão;
  • Projetar, desenvolver, implantar e manter a infraestrutura tecnológica para processar e armazenar dados e sistemas da UFCA;
  • Projetar, desenvolver, implantar e manter infraestrutura dos serviços de TI;
  • Projetar, desenvolver, implantar e manter a(s) infraestrutura(s) física do(s) Data center(s);
  • Projetar, desenvolver, implantar e manter a segurança da infraestrutura dos serviços de TI;
  • Garantir a operação do Data center.

Divisão de Redes e Telefonia (DRT)

  • Coordenar a execução das atividades na Divisão;
  • Projetar, desenvolver, implantar e manter o serviço de telefonia; e
  • Projetar, desenvolver, implantar e manter o serviço de acesso à internet; e
  • Projetar, desenvolver, implantar e manter a infraestrutura de comunicação de dados, voz e serviços associados.

Seção de Operação de Infraestrutura de TI (SOITI)

  • Gerir o serviço de suporte técnico de redes e telefonia a todos os campi da UFCA, de forma integrada;
  • Otimizar os serviços prestados nos campi avançados;
  • Coordenar a gestão e expansão da rede sem fio institucional nos campi;
  • Estabelecer e manter padrões de configuração e operação para sistemas e equipamentos de TI em todos os campi;
  • Desenvolver e executar planos de manutenção preventiva e corretiva para equipamentos de rede e telefonia;
  • Desenvolver a integração entre os sistemas de comunicação utilizados nos diferentes campi da UFCA;
  • Coordenar projetos de expansão e atualização da infraestrutura de TI nos campi, alinhados com as necessidades acadêmicas e administrativas;
  • Estabelecer e gerenciar acordos de nível de serviço (SLAs) para o suporte técnico em todos os campi da UFCA, quanto a Redes e Telefonia; e
  • Desenvolver e manter documentação técnica para todos os campi da UFCA, quanto a Redes e Tecnologia.

Coordenadoria de Sistemas de Informação (CSI)

  • Promover ações voltadas à implantação e desenvolvimento de sistemas de informação;
  • Assessorar a Direção sobre assuntos referentes aos sistemas de informação;
  • Planejar e gerenciar estratégias executivas relacionadas aos sistemas de informação;
  • Definir e planejar táticas operacionais para as unidades desta Coordenadoria;
  • Seguir boas práticas de gestão e governança de tecnologia da informação conforme orientações definidas;
  • Gerir e coordenar contratações de soluções na área de sistemas de informação;
  • Controlar a gestão do conhecimento sobre serviços, metodologias e técnicas na área de sistemas de informação.

Divisão de Configuração e Dados (DCOD)

  • Implantar e gerenciar pipelines de Integração e Entrega Contínua (CI/CD);
  • Administrar o versionamento de código, garantindo controle e eficiência no desenvolvimento de software;
  • Desenvolver e gerenciar processos de conteinerização para aplicações e serviços;
  • Criar, manter e otimizar Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD); e
  • Realizar extração e migração de dados para atender às demandas institucionais.

Divisão de Requisitos e Qualidade (DRQ)

  • Coordenar a execução das atividades na Divisão;
  • Identificação e documentação de requisitos com stakeholders;
  • Criação de documentação detalhada e validação de requisitos;
  • Manutenção e atualização de repositório de requisitos;
  • Desenvolvimento e condução de testes para validar sistemas;
  • Implementação de processos de qualidade e auditorias;
  • Capacitação e suporte técnico sobre requisitos e qualidade; e
  • Monitoramento de tendências e implementação de melhorias.

Divisão de Sistemas Administrativos (DSA)

  • Coordenar a execução das atividades na Divisão;
  • Coordenar projetos dos sistemas administrativos;
  • Projetar, desenvolver, implantar e manter os sistemas administrativos;
  • Realizar apoio técnico e informatizar processos e procedimentos para a gestão administrativa.

Divisão de Sistemas de Ensino (DSE)

  • Coordenar a execução das atividades na Divisão;
  • Coordenar projetos dos sistemas de ensino;
  • Projetar, desenvolver, implantar e manter os sistemas de ensino;
  • Realizar apoio técnico e informatizar processos e procedimentos para a gestão de ensino.

Seção de Experiência e Requisitos de Sistemas de Informação Educacionais (SERSIE)

Levantamento de Requisitos:
● Identificar, analisar e documentar requisitos para o desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação educacionais.
● Realizar reuniões com usuários para compreender suas necessidades e transformar em especificações técnicas e funcionais.
Pesquisa e Design de Experiência do Usuário (UX):
● Planejar e realizar estudos de experiência do usuário para melhorar a interação com sistemas educacionais.
● Elaborar protótipos, wireframes e fluxos de navegação com foco na usabilidade e acessibilidade.
Planejamento de Projetos de Sistemas Educacionais:
● Propor soluções tecnológicas que atendam às demandas pedagógicas e administrativas no contexto educacional da UFCA.
● Priorizar requisitos e funcionalidades em conjunto com a Divisão de Sistemas Educacionais.
Avaliação e Validação de Sistemas:
● Testar novas funcionalidades e sistemas desenvolvidos para garantir conformidade com os requisitos definidos.
● Coletar feedback dos usuários para orientar melhorias contínuas.
Interface com Usuários e Stakeholders:
● Atuar como ponto de contato entre os usuários finais e a equipe de desenvolvimento da Divisão de Sistemas Educacionais.
● Garantir que as necessidades dos stakeholders sejam corretamente comunicadas e atendidas.
Gestão de Documentação e Processos:
● Documentar processos, fluxos de trabalho e soluções técnicas utilizadas nos sistemas educacionais.
● Gerenciar manuais de uso e guias técnicos para sistemas da área educacional.
Capacitação e Suporte:
● Apoiar a capacitação dos usuários na utilização de sistemas educacionais desenvolvidos ou mantidos pela UFCA.
● Prover suporte inicial no uso de sistemas e escalonar demandas técnicas à Divisão de Sistemas Educacionais, quando necessário.

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