Gestão de Riscos
Publicado em 31/07/2019. Atualizado em 05/09/2023 às 09h46
A Política de Gestão de Riscos da Universidade Federal do Cariri (UFCA) estabelece princípios e diretrizes genéricos para a gestão de riscos da UFCA, que serão aplicados por todos os setores administrativos e acadêmicos, em todos os níveis de gestão (estratégico, tático e operacional) e tem ampla natureza de atividades, incluindo:
I – processos, decisões e projetos estratégicos;
II – operações, funções, produtos, serviços e ativos.
Para que o processo de gestão de riscos seja parte integrante da gestão da UFCA, incorporado na sua cultura organizacional e nas suas práticas de gestão e adaptado aos processos de negócios da Instituição, as seguintes atividades serão sistematicamente realizadas:
I – Comunicação e consulta;
II – Estabelecimento do contexto;
III – Identificação de riscos;
IV – Análise de riscos;
V – Avaliação de riscos;
VI – Tratamento de riscos;
VII – Monitoramento e análise crítica.
São elementos estruturais da Gestão de Riscos da UFCA:
I – a Política de Gestão de Riscos da UFCA;
II- o Comitê de Governança (CG);
III- a Coordenadoria de Transparência, Governança e Gestão de Riscos (CTGR);
IV – a Coordenadoria de Gestão de Projetos e Processos (CGPP);
V – a Assessoria de Controle Interno (ACI); e
VI- o Grupo Técnico de Trabalho Permanente de Gestão de Riscos (GTTPGR);
Riscos Estratégicos Identificados
Controles Implementados
Responsáveis pela Gestão de Riscos
Matriz de Riscos
Redmine – Programa Institucional de Gestão de Riscos
Modelo de Gerenciamento Integrado de Processos e Riscos