Gestão por Processos

Publicado em 25/04/2019. Atualizado em 17/10/2024 às 16h02

Processo é uma agregação de atividades e comportamentos executados por humanos ou máquinas para alcançar um ou mais resultados (BPM CBOK, 2013).

O gerenciamento por processos é o enfoque administrativo aplicado por uma organização que busca a otimização e melhoria da cadeia de seus processos, desenvolvida para atender necessidades e expectativas das partes interessadas, assegurando o melhor desempenho possível do sistema integrado a partir da mínima utilização de recursos e do máximo índice de acerto (CGPP, 2018).

Vantagens da Gestão por Processos

  • Promover a Integração da equipe
  • Dinamizar a execução das tarefas
  • Flexibilidade
  • Vantagem competitiva
  • Uniformização do conhecimento das atividades
  • Melhorar o fluxo de informações
  • Padronizar os processos
  • Melhorar a gestão, a partir do conhecimento dos seus processos
  • Redução de tempo e custos
  • Aumento da satisfação dos clientes
  • Aumento da produtividade
  • Redução de defeitos

De acordo com Laurindo e Rotondaro (2006), os objetivos da gestão por processos podem ser: (1) aumentar o valor do produto/serviço na percepção do cliente; (2) aumentar a competitividade; (3) atuar segundo a(s) estratégia(s) competitiva(s) considerada(s) mais relevante(s), que agregue(m) valor ao cliente; (4) aumentar sensivelmente a produtividade, com eficiência e eficácia; (5) simplificar processos, condensando e/ou eliminando atividades que não acrescentem valor ao cliente. A partir disso, pode-se observar a ênfase abordada com o foco no cliente, pois, dos cinco objetivos, três estão fortemente vinculados à necessidade de encantamento dos clientes.


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