Centro de Educação a Distância

Publicado em 04/07/2023. Atualizado em 08/08/2024 às 14h21

2ª Chamada de Avaliação em Curso de Graduação ou de Pós-Graduação

Descrição

1. O estudante pode solicitar 2ª CHAMADA DE AVALIAÇÃO em curso de graduação ou de pós-graduação na UFCA?

Sim. A análise e o parecer sobre 2ª chamada de avaliação são de responsabilidade da coordenação de curso. A solicitação deve ser feita à coordenação do curso OU à Coordenação do polo ao qual está vinculado(a) e regularmente matriculado(a) no curso. No caso de ser enviada à Coordenação do Polo: O(a) coordenador(a) do polo encaminhará à Coordenação do Curso, via e-mail da respectiva coordenação de curso.

2. Qual o procedimento para solicitar 2ª chamada de avaliação?

O aluno deverá preencher o Requerimento de 2ª chamada de avaliação, e fazer constar a justificativa. O requerimento deverá ser acompanhado pelos originais ou cópias autenticadas dos documentos, atendendo ao disposto no Regulamento dos Cursos de Graduação  da Universidade Federal do Cariri, Art. 93, que dispõe:

Será assegurada ao discente a segunda chamada nas avaliações, desde que solicitada à coordenação do curso, por escrito, em até 03 (três) dias úteis decorridos após a realização da prova em primeira chamada, nos seguintes casos de impedimentos:

I - motivo de doença próprio ou familiar até primeiro grau, devidamente comprovado através de atestado médico;

II - motivo de exercício ou ordem militar, devidamente comprovados;

III - luto de parentes ou afins em linha reta, ou colaterais até o segundo grau, comprovável pelo respectivo atestado de óbito;

IV - convocação, coincidente em horário, para depoimento judicial ou policial, ou para eleições em entidades oficiais, devidamente comprovada por declaração da autoridade competente;

V - impedimentos gerados por atividades previstas e/ou autorizadas pela coordenação do respectivo curso;

ou VI - participação em congresso científico e de competições artísticas ou desportivas, promovidas por federações, associações ou sociedades científicas ou culturais, de âmbito regional, nacional ou internacional.

Não haverá segunda chamada para avaliação final.

Nota 1: Nos cursos de pós-graduação, será atendida normatização da PRPI. Em não constando normativa adotar-se-á a mesma para os cursos de graduação, até ser regulamentada a segunda chamada para avaliação em nível de PRPI.

Passo a passo para solicitar

1. Como Solicitar a 2ª Chamada de Avaliação em Curso de Graduação ou de Pós-Graduação?

Para obter o direito à 2ª chamada de avaliação nos Cursos EaD de Graduação e de Pós-Graduação UAB/UFCA, o(a) estudante deverá apresentar:

Requerimento de 2ª Chamada de Avaliação - Cursos EaD - Documento em PDF ou;

Requerimento de 2ª Chamada de Avaliação - Cursos EaD - Documento editável;

2. Como Enviar o Requerimento de 2ª Chamada de Avaliação?

Após preencher corretamente, data e assinar o Requerimento de 2ª chamada de avaliação:

O(a) requerente deve abrir serviço de Ticket, via este link:  https://atendimento.ufca.edu.br/open.php, preenchendo, conforme figura abaixo, escolher os arquivos (documentos) e enviar.

Procedimento Completo de 2ª Chamada de Avaliação - Curso de Graduação ou de Pós-Graduação.

Público

Estudantes.

Tempo de atendimento

De 2 a 5 dias úteis

Setor responsável

Centro Educação a Distância

Campus Icó -
(88) 3221-9640
cead@ufca.edu.br

Legislação associada

Ultima atualização: 2024-03-20 16:12:37

Aproveitamento de Estudos

Descrição

Requerimento - Aproveitamento de Estudos

O estudante pode solicitar aproveitamento de estudos realizados em outra universidade ou na própria UFCA?

  • Sim. A análise e o parecer sobre aproveitamento de estudos são de responsabilidade da coordenação de curso. A solicitação deve ser feita à coordenação do curso em que o aluno está ingressando e passará por avaliação de Comissão de Análise. A solicitação poderá ser feita somente após a Confirmação de Matrícula.

Há um prazo para fazer essa solicitação?

  • Sim. O aproveitamento de componentes curriculares concluídos antes do ingresso deverá ser requerido até o semestre seguinte ao do seu ingresso.

Qual o procedimento para solicitar aproveitamento de estudos?

  • O aluno deverá preencher o formulário de solicitação de aproveitamento de estudos e fazer constar a proposta de todos os componentes curriculares que pretende aproveitar, inclusive, se houver, com propostas alternativas. O formulário deverá ser acompanhado pelos originais ou cópias autenticadas dos documentos informados na Cap. II do RCG-UFCA.

Fui aprovado na seleção para mudança de curso (transferência interna). Preciso solicitar aproveitamento de disciplinas do meu curso de origem?

  • Disciplinas que têm o mesmo código ou têm equivalência registrada são aproveitadas automaticamente. Caso deseje solicitar aproveitamento de outros componentes curriculares, deve ser adotado o mesmo procedimento de aproveitamento de estudos regido pela Cap. II do RCG-UFCA, junto à coordenação do seu curso.

Normatização/Legislação relacionada

Passo a passo 1º - Preencher e assinar o REQUERIMENTO em formato PDF ou em formato editável 2º - Abrir ticket ao CEAD, no endereço: https://atendimento.ufca.edu.br/

Preenchimento do Ticket:

  • Setor: CEAD – Centro de Educação a Distância;
  • Serviços: Outros;
  • Setor do Solicitante: Aluno(a);
  • Assunto da Solicitação: Requerimento de Aproveitamento de EstudosCurso: ____________________________ ;
  • Descrição da Solicitação: Solicitação de Aproveitamento de Estudos, junto ao Curso:____________________________, conforme Requerimento e comprovações (anexados);
  • (Anexos): Anexar o Requerimento, preenchido e assinado. Anexar os comprovantes citados no requerimento (Em anexo único, formato pdf).

3º - Aguardar retorno da Coordenação do Curso, informando Parecer da Comissão e demais trâmites. Outros documentos Procedimento completo:

CEAD/UFCA – Documento do procedimento completo para aproveitamento de estudos.

Documentos Relacionados

  Formulário de parecer da comissão CEAD/UFCA – Formulário do parecer da comissão para aproveitamento de estudos 

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Ultima atualização: 2024-03-18 11:08:20

Desistência Definitiva de Curso (Cancelamento de Programa)

Descrição

Requerimento - Desistência Definitiva de Curso (Cancelamento de Program)

O estudante pode solicitar/requerer desistência definitiva de curso na UFCA?

  • Sim. A solicitação (apresentação do Requerimento) de desistência definitiva do curso na UFCA, acarreta o cancelamento da matrícula em todos os componentes curriculares nos quais o estudante está matriculado. A análise e o parecer sobre esta solicitação são de responsabilidade da coordenação de curso. A solicitação (Requerimento) deve ser deve ser feita à coordenação do curso em que o(a) aluno(a) está matriculado(a).

Há um prazo para fazer essa solicitação?

  • Não. A desistência definitiva de curso na UFCA, conforme Arts. 276 a 277, 282 a 286 e outros do Regulamento dos Cursos de Graduação da UFCA, ou Art. 15 e outros da Resolução Consuni nº 98, de 18 de agosto de 2022, poderá ser requerida a qualquer tempo.

Qual o procedimento para solicitar desistência definitiva de curso na UFCA?

  • O aluno deverá preencher e assinar o formulário REQUERIMENTO DE DESISTÊNCIA DEFINITIVA DE CURSO. Deverá acompanhar o Requerimento a comprovação de quitação com o sistema de bibliotecas e demais serviços da UFCA.

Normatização/legislação relacionada

Passo a passo

1º – Preencher e assinar o REQUERIMENTO e QUESTIONÁRIO em formato PDF ou em formato editável

Baixar documentos:

– Abrir ticket ao CEAD, no endereço: https://atendimento.ufca.edu.br/

Preenchimento do Ticket:

  • Setor: CEAD – Centro de Educação a Distância;
  • Serviços: Outros;
  • Setor do Solicitante: Aluno(a);
  • Assunto da Solicitação: Requerimento de Desistência Definitiva de Curso;
  • Descrição da Solicitação: Requerimento de Desistência Definitiva, junto ao Curso.

3º – Para a emissão do NADA CONSTA, siga as seguintes instruções:

Acessar os serviços de tickets da UFCA (https://atendimento.ufca.edu.br/open.php)

Preencher os seguintes campos como se segue:

  • Setor: SIBI – Sistemas de Bibliotecas;
  • Serviços: Nada Consta;
  • Campus: Icó;
  • Setor do solicitante: Centro de Educação a Distância – CEAD.

Anexos: Anexar Identidade, Requerimento, Questionário e a Comprovação de Quitação com o Sistema de Bibliotecas (NADA CONSTA) e demais serviços da UFCA (Em anexo único, formato PDF).

4º – Aguardar retorno da Coordenação do Curso, informando Parecer e demais trâmites

Outros documentos:

Documento do procedimento completo para aproveitamento de estudos.

Documentos Relacionados

Formulário de parecer da comissão

Formulário do parecer da comissão para aproveitamento de estudos.

Documentos Relacionados:

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Ultima atualização: 2024-03-20 08:15:47

Guarda Religiosa

Descrição

REQUERIMENTO DE GUARDA RELIGIOSA – CURSOS EaD

Observâncias:

  • Lei nº 13.796/2019
  • Resolução Câmara Acadêmica Consuni nº 03, de 18 de agosto de 2021. Art. 1º, Parágrafo único. O regime de guarda religiosa, recolhimento ou similares é o procedimento que visa atender os(as) discentes que se encontram impossibilitados de comparecer às aulas ou outras atividades acadêmicas, em virtude de preceitos de sua religião.
  • Anexo II da Resolução Câmara Acadêmica Consuni nº 03, de 18 de agosto de 2021.

COMO SOLICITAR A GUARDA RELIGIOSA:

  • Para obter o direito à Guarda Religiosa nos Cursos EaD de Graduação e de Pós-Graduação UAB/UFCA, o(a) estudante deverá apresentar:

1. Requerimento de guarda religiosa – Cursos EaD

Documento do Requerimento de Guarda Religiosa

Documentos Relacionados

2. Termo de declaração de guarda religiosa – Cursos EaD

Documento do Termo de Declaração de Guarda Religiosa

Documentos Relacionados

COMO ENVIAR O REQUERIMENTO E O TERMO DE DECLARAÇÃO DE GUARDA RELIGIOSA:

  • Após preencher corretamente, data e assinar o REQUERIMENTO DE GUARDA RELIGIOSA;
  • Após a Instituição Religiosa preencher corretamente, data e assinar o TERMO DE DECLARAÇÃO DE GUARDA RELIGIOSA.

O(a) requerente deve abrir serviço de Ticket, via este link:  https://atendimento.ufca.edu.br/open.php, preenchendo, conforme figura abaixo, escolher o arquivo (documento) e enviar.

 

Outros documentos:

Documento do Procedimento Completo do Requerimento de Guarda Religiosa

 

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Ultima atualização: 2024-03-18 11:09:44

Mudança de Polo

Descrição

REQUERIMENTO DE TRANFERÊNCIA DE POLO – CURSOS EaD

Regulamento dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em EaD (UFCA) - Regulamento em tramitação nas instâncias coletivas

Art. 140 Havendo vagas ociosas, será facultado ao discente, mediante requerimento devidamente documentado ao Centro de Educação a Distância (CEAD), a transferência entre Polos de Apoio Presencial, dentro de um mesmo curso de graduação ou de pós-graduação.
Art. 140 A transferência do polo original ao qual o discente foi aprovado no processo seletivo para um outro, somente poderá ser requerida e realizada, tendo cumpridos, no mínimo, 15% (quinze porcento) do total da carga horária do curso.
Art. 141 A transferência entre polos poderá ser solicitada nas seguintes situações:
I - Abertura de Polo de Apoio Presencial em local mais próximo à residência do discente;
II - Mudança de residência para um local mais próximo do polo pretendido;
III - Razão devidamente fundamentada pelo(a) requerente.
§1º. A transferência de polo poderá ser requerida por mais de uma vez para o(a) mesmo(a) discente no mesmo curso, desde que devidamente fundamentada a razão de nova solicitação de transferência.
Art. 141 A Coordenação do Curso será ouvida para a deliberação de que trata o art. 140 e o caput deste artigo.

§1º. A transferência de polo poderá ser feita por mais de uma vez para o mesmo aluno(a) no mesmo curso, desde que devidamente fundamentada a razão de nova transferência.

§2º. A Coordenação do Curso será ouvida para a deliberação de que trata o caput deste artigo. COMO SOLICITAR A TRANSFERÊNCIA DE POLO:

  • Para obter transferência do polo de apoio presencial pelo qual optou quando do ingresso nos Cursos EaD de Graduação e de pós-graduação UAB/UFCA, o aluno deverá apresentar:

1° Requerimento de transferência de polo – cursos EaD

Documento do Requerimento de Transferência de Polo

Documentos Relacionados:

2° Como enviar o requerimento de transferência de polo: Após preencher corretamente, data e assinar o REQUERIMENTO DE TRANFERÊNCIA DE POLO, o(a) requerente deve abrir serviço de Ticket, via este link:  https://atendimento.ufca.edu.br/open.php, preenchendo, conforme figura abaixo, escolher o arquivo (documento) e enviar.

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Outros documentos Procedimento completo: Documento do procedimento completo do Requerimento de Transferência de Polo

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Ultima atualização: 2024-04-25 11:35:51

Regime de Exercícios Domiciliares

Descrição

1. O estudante pode solicitar regime de exercícios domiciliares como compensação da ausência às aulas UFCA?

Sim. O regime de exercícios domiciliares é requerido pelo interessado à coordenação do curso. Exercícios domiciliares são exercícios atribuídos ao estudante, para serem feitos em situações em que é necessário o seu afastamento das atividades acadêmicas, de forma a evitar a perda de conteúdo durante suas ausências às aulas.

Importante: Nos Cursos EAD da UFCA, no direito ao regime de exercícios domiciliares se dá da mesma forma da modalidade presencial. Nos cursos na modalidade a distância, o discente realiza suas atividades online, sendo necessário o regime de exercícios domiciliares apenas para as provas e atividades presenciais.

2. Quais os prazos e condições para fazer essa solicitação?

I. à pessoa gestante, bem como pai e mãe, durante 4 (quatro) meses, a partir do 8º (oitavo) mês de gestação, desde que comprovado por atestado médico;

II. à pessoa adotante, pai ou mãe, durante 4 (quatro) meses, a partir da data da guarda, desde que comprovada por decisão judicial; e

III. ao estudante portador de afecção que gera incapacidade física relativa, incompatível com a frequência aos trabalhos escolares, desde que se verifique a conservação das condições intelectuais e emocionais necessárias para o prosseguimento da atividade escolar em novos moldes, quando o atestado médico for acima de 15 dias;

IV. para os portadores de afecções, o requerimento de que trata o caput deste artigo deve ser providenciado tão logo seja atestada a afecção, tendo como prazo máximo de apresentação até 10 (dez) dias úteis após o início do impedimento.

V. devidamente comprovadas após avaliação médica, o período do regime de exercícios
domiciliares pode ser prorrogado, nas situações especificadas nos incisos I e III acima, ou solicitado antes do prazo, apenas na situação especificada no inciso II acima.

3. Observações importantes sobre essa solicitação:

1. O regime de exercício domiciliares, não isenta o estudante de realizar as avaliações para verificação do rendimento acadêmico;

2. A avaliação médica da UFCA deve ser ouvida nos casos de portadores de afecções, quando a coordenação do curso julgar necessário;

3. Compete à coordenação do curso apreciar a solicitação do requerente e emitir parecer;

4. Em caso de deferimento, a coordenação do curso notifica os professores responsáveis pelos componentes curriculares nos quais o estudante encontra-se matriculado;

5. Para atender às especificidades do regime de exercícios domiciliares, os professores elaboram um programa especial de estudos, compatível com a situação, para ser cumprido pelo estudante;

6. O programa especial de estudos abrange a programação do componente curricular durante o período do regime de exercícios domiciliares;

7. O prazo máximo para elaboração do programa especial de estudos é de 5 (cinco) dias úteis após a notificação;

8. Em nenhuma hipótese, o programa especial de estudos elimina as avaliações para verificação do rendimento acadêmico;

9. Encerrado o regime de exercícios domiciliares, o estudante deverá realizar as avaliações para verificação do rendimento acadêmico que não tenham sido realizadas;

4. Qual o procedimento para solicitar o regime de exercícios domiciliares como compensação da ausência às aulas UFCA?

O aluno deverá preencher:

Formulário de solicitação de regime de exercícios domiciliares em PDF 

Formulário de solicitação de regime de exercícios domiciliares em WORD

O formulário deverá ser acompanhado pelos originais ou cópias autenticadas dos documentos conforme segue:

I. Pessoa gestante: atestado médico;

II. Pessoa adotante: decisão judicial;

III. Estudante portador de afecção: atestado médico.

PARECER DA COMISSÃO DE ANÁLISE

Parecer da Comissão de Análise em PDF

Parecer da Comissão de Análise em WORD

MODELO DE PORTARIA DE COORDENAÇÃO DO CURSO 

Modelo de Portaria de Coordenação do curso em PDF

Modelo de Portaria de Coordenação do curso em WORD

COMO ENVIAR O REQUERIMENTO DE REGIME DE ESTUDOS DOMICILIARES

  • Após preencher corretamente, data e assinar o Formulário de Solicitação de Regime Domiciliares em PDF ou em WORD, o(a) requerente deve abrir serviço de Ticket, via este link:  https://atendimento.ufca.edu.br/open.php, preenchendo, conforme figura abaixo, escolher o arquivo (documento) e enviar.

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Ultima atualização: 2024-07-31 15:29:44

  1. Solicitação de Certificados, Certidões e Declarações
  2. Alteração de nome para nome social
  3. Atestado de Matrícula
  4. Aproveitamento de atividades complementares no curso
  5. Alteração de dados pessoais e; ou acadêmicos junto aos sistemas AVA e/ou SIGAA
  6. Requerimento solicitações diversas

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