Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional
Publicado em 30/09/2019. Atualizado em 02/12/2019 às 11h23
Curso em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública – ENAP
Nome da Atividade de Capacitação: Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional
Objetivos:
- Compreender a evolução do conceito de visão estratégica;
- Compreender a evolução do conceito de indicadores;
- Compreender o que são indicadores;
- Compreender para que servem os indicadores;
- Conhecer os principais atributos de um sistema de medição de desempenho institucional;
- Conhecer a classificação de indicadores de desempenho institucional;
- Compreender os instrumentos para elaboração de indicadores de desempenho institucional;
- Conhecer os fundamentos que permitem melhor gerenciamento sistema de medição;
- Aplicar e discutir a utilização do referencial conceitual na implementação, acompanhamento e avaliação de programas;
- Construir um sistema de Medição de Desempenho.
Estratégias de ensino: Exposição dialogada e exercícios práticos em grupo.
Conteúdo programático:
- Visão geral sobre dados, informações e indicadores
- Indicadores de desempenho institucional
- Atributos de um sistema de medicação
- Classificação de Indicadores nos níveis: hierárquico, tema, dimensões ou perspectivas e posicionamento na cadeia de valor Indicadores de esforço e de resultado
- Construção de um sistema de Medição de Desempenho
- Como estabelecer Metas
- Como interpretar os resultados dos indicadores
Áreas de interesse: Gestão Estratégica
Período: 02 a 06 de Dezembro
Horário: 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h
Carga horária: 35 horas
Local: Sala 401 – Bloco K, campus Juazeiro do Norte
Período de inscrição: Inscrições encerradas
Instrutor: Marcos Antonio Martins Lima
Possui Pós-Doutorado em GESTÃO pela Universidade Federal do RN (2016). Doutorado em EDUCAÇÃO pela Universidade Federal do Ceará (2004), Mestrado em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Estadual do Ceará (2000) e graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS pela Universidade Federal do Ceará (1993). Atualmente é Member of the Project Management Institute – PMI, Pensilvânia, EUA. Membro da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Avaliador capacitado do SINAES/INEP-MEC. Professor Associado na Universidade Federal do Ceará. Tem experiência nas áreas de Administração e Educação, com ênfase em Gestão, Avaliação Educacional e Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, planejamento, recursos humanos, processos, avaliação educacional e institucional.