7ª edição do Encontro Internacional sobre Pedagogia do Piano será na UFCA. Chamada para trabalhos científicos ou informais vai até o próximo dia 9 de julho*

Publicado em 05/07/2024. Atualizado em 10/07/2024 às 09h53

Foto: Carina Joy. IIsca/UFCA

Chamada Prorrogada para até 14 de julho*

A sétima edição do Encontro Internacional sobre Pedagogia do Piano (EINPP) será realizada na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Reunindo pianistas renomados do Brasil e também do exterior, o evento está programado para ocorrer entre os dias 1º e 4 de setembro de 2024. O encontro será realizado em formato híbrido (com programações presenciais e remotas), viabilizado com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Entre as atrações confirmadas para o encontro no Cariri estão o pianista paulista Hércules Gomes (conhecido por transitar entre o piano popular e o erudito) e a professora de educação musical Viviane Louro, que é neurocientista e docente do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Professora Viviane vai abrir o evento, no dia primeiro de setembro (domingo), com uma palestra on-line que tangenciará os temas “capacitismo” e “psicofobia” na Música.

Além da programação de professores e pianistas renomados, o EINPP prevê a apresentação de trabalhos científicos. Estão convidados a enviarem seus trabalhos professores, pesquisadores, profissionais autônomos e estudantes em nível de graduação e pós-graduação. Podem ser enviadas propostas de trabalho provenientes de pesquisas científicas (concluídas ou em andamento) ou de práticas performativas e pedagógicas.

As modalidades de trabalhos científicos, em meio presencial ou on-line, são:

• Comunicação Oral ou Artística (resumo/artigo);
  • Comunicação Artística (resumo/artigo, com um registro multimídia ou performance presencial).

Além dessas, há também uma modalidade informal para professores de piano compartilharem uma experiência docente exitosa, também em meio presencial ou on-line, chamada “Conversas em Preto e Branco”.

O envio dos resumos (trabalhos científicos) e da ficha de inscrição (compartilhamento de experiência docente) deverá ser feito até o dia 9 de julho de 2024, por meio de plataforma on-line.

O evento também publicou, na mesma plataforma, as instruções de formato e de envio de trabalhos. É importante ler o documento de instruções para envio correto do material.

Educamus

Em paralelo ao 7º EINPP, será realizada a nona edição do Encontro de Educação Musical do Cariri (Educamus 2024). O tema deste ano do Educamos será Educação Musical, Inclusão e Pedagogia do Piano.

Todos os participantes do XI Educamus poderão participar do VII EINPP, que também terá mostra de trabalhos. O prazo da chamada se encerra dia 15 de julho de 2024. As submissões deverão ser feitas por meio de formulário eletrônico.

VII Encontro Internacional sobre Pedagogia do Piano
anaiseinpp@gmail.com