A partir de 2024, candidatos a Residências Médicas na UFCA devem realizar o Exame Nacional de Residência (Enare). Prova objetiva está prevista para outubro

Publicado em 08/07/2024. Atualizado em 08/07/2024 às 09h59

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) aderiu, no último mês de junho de 2024, ao Exame Nacional de Residência (Enare) para selecionar candidatos e candidatas interessados/as em participar dos programas de residências médicas ofertados pela Instituição, no campus Barbalha.

Criado em 2020, o Enare utiliza um sistema de classificação semelhante ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Após realização da prova e ciente da nota alcançada na especialização escolhida, os/as participantes do Enare poderão escolher em qual Instituição de Ensino Superior (IES) desejam cursar sua respectiva residência médica.

Este ano, a aplicação do exame está prevista para o mês de outubro e o início das atividades, para março de 2025.

Antes do Enare, o ingresso nas residências médicas na UFCA era feito por meio da Seleção Unificada das Residências Médicas do Ceará (Surce), que também reunia as demais IES do estado. Este ano, a Surce foi descontinuada pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

O Enare é realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que, por sua vez, está vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A avaliação tem como objetivo oferecer mais oportunidades de vagas de residências, nas seguintes áreas: médica, uniprofissional ou multiprofissional.

No caso da UFCA, atualmente, os/as candidatos/as podem escolher entre sete especializações diferentes na área médica:

• Cirurgia Geral;
  • Clínica Médica;
  • Ginecologia e Obstetrícia;
  • Medicina de Família e Comunidade;
  • Ortopedia e Traumatologia;
  • Patologia;
  • Pediatria.

Em 2023, por meio do Enare, 5.186 vagas foram ofertadas em 114 instituições do Brasil, sendo 3169 para residência médica e 2017 vagas para residência uni ou multiprofissionais. As provas foram aplicadas em 53 cidades (todas as capitais e cidades estratégicas do interior do país).

Agora, em 2024, com a adesão das instituições do Ceará, há expectativa de crescimento tanto de vagas ofertadas quanto de opções de locais de prova.

Vantagens do Enare para as IES

Entre as vantagens de aderir ao Enare, no caso das Instituições de Ensino Superior (IES), estão a diminuição de vagas ociosas, a redução da carga burocrática para realização de um processo seletivo próprio, além de uma maior qualidade da seleção.

Para o atual coordenador da Comissão de Residências Médicas na UFCA, professor Sávio Machado, o Enare pode ser visto como uma oportunidade de realizar uma única prova com opção de escolha de vagas de residência em diversas instituições do país. “Além disso, o Exame representa uma economia de gastos, pois requer o pagamento de uma única taxa de inscrição e dispensa a necessidade de várias viagens para realização de múltiplas provas”, acrescentou.

Áreas uni ou multiprofissionais

As residências uniprofissionais fazem referência aos estudos específicos de uma determinada categoria profissional. Formados em Enfermagem podem, por exemplo, se especializar em Obstetrícia.

Já as especializações multiprofissionais atuam a partir de um campo de formação mais abrangente e podem reunir diversas categorias profissionais, como o campo da “Atenção Básica em Saúde”.

Na UFCA, por enquanto, são ofertadas apenas residências nas áreas médicas. Nos próximos anos, entretanto, com a criação de novos cursos na área da Saúde e com a implantação do Hospital Universitário da UFCA (já anunciado pelo Ministério da Educação), há perspectivas de que a Instituição também possa ofertar residências uni e multiprofissionais.

Faculdade de Medicina
resmed.famed@ufca.edu.br