Aprovada Política de Comunicação da UFCA

Publicado em 19/10/2018. Atualizado em 31/10/2022 às 11h20

Reunião do Conselho Superior Pro tempore sobre a Política de Comunicação da Universidade Federal do Cariri

O Conselho Superior Pro tempore da Universidade Federal do Cariri (Consup/UFCA) aprovou, nesta quinta-feira (18), a Política de Comunicação da instituição. Elaborada por servidores técnico-administrativos, professores e discentes do campo da Comunicação – após diálogo com os demais integrantes da comunidade acadêmica, estabelecido por meio de fóruns – o documento estabelece diretrizes, objetivos, normas e procedimentos para os processos comunicacionais da universidade. O cumprimento da Política será acompanhado pela Diretoria de Comunicação da UFCA (DCOM), que é responsável pela gestão da comunicação institucional da universidade e pelo assessoramento em comunicação do público interno.

Na prática, a comunidade acadêmica terá parâmetros – recomendados pela DCOM e aprovados pela gestão universitária – para executar suas ações em comunicação, o que envolve desde a confecção de cartazes ao gerenciamento de conteúdo na internet relacionado à UFCA. O objetivo da Política é que todas as ações de comunicação, de todos os agentes da comunidade acadêmica, estejam em consonância com a missão, com a visão e com os valores da UFCA – o que fortalece a reputação da universidade e contribui para o alcance de objetivos da instituição.

Segundo o diretor da DCOM, Gabriel Souza, a Política de Comunicação é um instrumento vital para a UFCA: “A tarefa de desenvolver a Política começou no primeiro semestre de 2017. Esse documento é de extrema importância para a instituição, pois – além de estar previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional – serve para estabelecer os princípios, os públicos e os procedimentos que a UFCA deve seguir relacionados à Comunicação”, disse. A coordenadora de Jornalismo Institucional da UFCA, Emanoella Callou, afirma que a Política será revisada semestralmente e que o próximo passo da DCOM é promover reuniões com os setores e unidades da UFCA, para tratar das diretrizes do texto aprovado: “a Política de Comunicação da UFCA destaca a importância da Comunicação nos processos estratégicos da universidade. Com ela, esperamos que a universidade trabalhe cada vez mais alinhada com seus valores e princípios”, afirmou.

Consup

O Conselho Superior Pro tempore da UFCA é um órgão deliberativo, normativo e consultivo, com competência para deliberar sobre matérias de caráter administrativo, financeiro, orçamentário e de desenvolvimento acadêmico e de pessoal. O Consup é presidido pelo Reitor Pro Tempore da UFCA, Ricardo Lange Ness. Saiba mais sobre a composição do Consup.

Diretoria de Comunicação (DCOM/UFCA)
Av. Tenente Raimundo Rocha, S/N
Cidade Universitária, Juazeiro do Norte, -CE, Sala i303, Bloco I