Aprovado Mestrado da UFCA em Ciência e Engenharia de Materiais. 1ª seleção do novo programa está prevista já para 2025

Publicado em 29/10/2024. Atualizado em 29/10/2024 às 23h25

Professor Thiago Mielle (à direita) com o então estudante do curso de graduação em Engenharia de Materiais da UFCA, Amison Gomes, em laboratório do campus Juazeiro do Norte. Imagem produzida em setembro de 2019, antes da pandemia da covid-19. Foto: Emanoella Callou/Dcom

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) celebra nesta terça-feira, 29 de outubro de 2024, mais uma conquista na pós-graduação.

Foi divulgada, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a aprovação de um novo mestrado na Universidade: em Ciência e Engenharia de Materiais. A Capes é uma Fundação do Ministério da Educação (MEC) que tem como missão expandir e consolidar a pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil.

Com isso, a UFCA espera ofertar, já em 2025, 13 vagas de ingresso no novo mestrado, que funcionará no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA), no campus Juazeiro do Norte. As linhas de pesquisa do programa são “Síntese e Caracterização de (Bio)Materiais” e “Tecnologia dos Materiais”.

Conforme professor Thiago Mielle (CCT/UFCA) – que coordenou a elaboração da proposta de mestrado recém-aprovada – são esperados, nas seleções para o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM/UFCA), profissionais de Engenharia, de Ciências Naturais e de áreas afins.

“Os docentes credenciados no PPGCEM/UFCA trabalharão com a missão de formar profissionais com base teórica e experimental no âmbito da Ciência e Engenharia de Materiais e áreas afins, capazes de contribuir para a solução de problemas relevantes para a sociedade em geral, incluindo aqueles de caráter regional e inter-regional”, disse.

Ainda de acordo com professor Thiago, o novo mestrado é uma importante conquista para todo o Cariri e suas adjacências, que fortalece o compromisso institucional de interiorização do Ensino Superior gratuito e de qualidade: “O PPGCEM/UFCA atenderá aos anseios de uma grande demanda de profissionais que vislumbram sua formação continuada e melhor qualificação para a inserção no mercado de trabalho e, assim, impulsionar o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico do semiárido nordestino”.

O anúncio do novo mestrado veio após a recente aprovação de uma residência médica em Psiquiatria na UFCA. Além das conquistas na pós, a Universidade também comemora, em 2024, a criação de novos cursos de graduação: Arquivologia, Ciências Contábeis (duplicação), Engenharia de Software, Farmácia e Psicologia.

Conforme o titular da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA), Claudener Teixeira, o novo programa de pós-graduação da UFCA nasce com potencial de impacto “muito grande” para o Cariri: “São poucos programas dessa área no país. A gente [UFCA] precisa aguardar ainda a homologação [da aprovação da proposta] pelo MEC e, a partir daí, viabilizar questões operacionais, como a criação do programa junto ao Conselho Universitário (Consuni/UFCA) e tudo que vem depois disso”, explica.

Para Claudener, o programa contribui para o alcance de um dos principais objetivos da interiorização do Ensino Superior, que é evitar a necessidade de migração de pesquisadores para os grandes centros urbanos do país: “Até agora, nossos alunos saíam [da região do Cariri] para fazer pós-graduação em Fortaleza, no Piauí, na Paraíba… Agora, não! Agora, teremos o nosso programa aqui. Ele vai abrir muitas portas em relação ao desenvolvimento de pesquisas aliado a demandas e soluções para empresas que trabalham com materiais – como calçados, metais, cerâmica ou qualquer outro”, celebra.

Serviço

Centro de Ciências e Tecnologia
cct@ufca.edu.br