Assinatura da plataforma “Minha Biblioteca” disponibiliza mais de 10 mil exemplares digitais para a comunidade acadêmica da UFCA. Saiba como se cadastrar
Publicado em 25/01/2024. Atualizado em 25/01/2024 às 10h46
No fim de 2023, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) passou a fazer parte do grupo de instituições com acesso à “Minha Biblioteca”: uma plataforma digital de livros com amplo conteúdo técnico, acadêmico e científico, formada por 16 editoras acadêmicas e 42 selos editoriais.
O acesso a essa plataforma possibilita que estudantes e servidores (docentes ou técnico-administrativos) e colaboradores terceirizados da UFCA tenham à disposição – de modo rápido, fácil e simultâneo –, um acervo multidisciplinar com mais de 10 mil títulos.
Os exemplares disponíveis estão organizados em sete categorias diferentes: Medicina, Saúde, Exatas, Jurídica, Sociais Aplicadas, Pedagógica, Artes e Letras. Conforme a bibliotecária da UFCA, Glacinésia Leal, a plataforma pode ser acessada a partir de dispositivos conectados à internet. O usuário precisará, no entanto, solicitar suas credenciais para seu primeiro acesso via formulário de cadastro.
A disponibilização de obras que constam nas bibliografias básicas e complementares de cursos de graduação ofertados por Instituições de Ensino Superior (IES) é uma exigência do Ministério da Educação (MEC) para que eles continuem funcionando. Esse acervo pode ser físico ou virtual, o que, segundo Glacinésia, levou a UFCA a assinar a “Minha Biblioteca”.
Dentre as vantagens de assinar a plataforma, a bibliotecária da UFCA explica que os usuários não terão tempo limite para devolução dos títulos, o livro poderá ser acessado de qualquer lugar e em qualquer dia e horário, além de permitir a leitura de tela para usuários cegos ou com baixa visão.
A “Minha Biblioteca” também dispõe da opção de leitura off-line. No canal da “Minha Biblioteca”, no Youtube, além de diversos vídeos explicativos sobre a plataforma, há um tutorial para o acesso off-line.
Como se cadastrar
Para ter acesso a plataforma de e-books, os/as interessados/as que tenham vínculo com a UFCA devem ter um e-mail institucional (@ufca.edu.br). Para os/as estudantes que ainda não tenham um e-mail institucional, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI/UFCA) disponibiliza um passo a passo para criação da conta. Servidores que ainda não tenham uma conta institucional devem entrar em contato com a DTI/UFCA.
Em seguida, após estar logado no e-mail institucional, será necessário preencher formulário de cadastro. Para o preenchimento do formulário é necessário dados como CPF, nome completo e o curso, no caso dos discentes.
Estudantes menores de 18 anos devem solicitar acesso por meio do endereço minhabiblioteca.sibi@ufca.edu.br e anexar a declaração de consentimento assinada pelos pais ou responsáveis legais.
A confirmação de cadastro será enviada para o e-mail cadastrado em até sete dias úteis após o envio da solicitação.
Serviço
Diretoria do Sistema de Bibliotecas
minhabiblioteca.sibi@ufca.edu.br