Caminho até o PLE foi longo e democrático. Relembre trajetória da UFCA

Publicado em 10/07/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h23

Foto: Fernanda Simplício/Dcom. Imagem produzida antes da pandemia da covid-19

Finalizado com a sua aprovação, na madrugada desta sexta-feira, 10 de julho de 2020, no Conselho Universitário (Consuni/UFCA), o processo de construção da proposta do Período Letivo Especial (PLE) da Universidade Federal do Cariri exigiu empenho de toda a comunidade acadêmica, não apenas em razão da mais extensa das reuniões já feitas pelo Conselho (link para uma nova página). Considerando a complexidade de uma Universidade Pública, a UFCA teve pouco tempo para conciliar o apoio ao enfrentamento da Covid-19 no Cariri (um dever para uma instituição que protagoniza a construção de conhecimento na região) e a adequação dos seus processos para continuar oferecendo Ensino de qualidade, sem abdicar dos devidos ritos democráticos.

Cieco-19/UFCA e Ações de Enfrentamento

Antes mesmo de suspender suas atividades acadêmicas presenciais, o que ocorreu na tarde do dia 16 de março de 2020, a UFCA implementou um Comitê Interno de Enfrentamento ao Covid-19 (Cieco-19/UFCA) – por força da Portaria N° 91, de 13 de março de 2020. Naquela mesma sexta-feira, dois dias após a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar que o mundo vive uma pandemia de Covid-19 (a doença causada pelo novo coronavírus), o recém-criado Cieco precisou elaborar rapidamente um plano de contingência e organizar formas de orientar a comunidade acadêmica no contexto de pandemia. Ao mesmo tempo, o Comitê contribuiu ativamente para diversas ações de enfrentamento, como a produção de protetores faciais, a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para profissionais de saúde, a preparação para a produção de máscaras caseiras e de álcool 70° e a distribuição de cestas básicas para populações carentes.

Setores Administrativos não pararam durante a pandemia

Após a suspensão das atividades presenciais, em 16 de março de 2020, os setores administrativos da UFCA precisaram se adaptar imediatamente para manterem os seus serviços funcionando (que não chegaram a paralisar). As chamadas Pró-Reitorias “meio” – a de Administração (Proad), a de Planejamento (Proplan) e a de Gestão de Pessoas (Progep) – cuidam de processos sensíveis para a instituição, como licitações, relação com orgãos de controle e organização da folha de pagamento dos servidores – e todos eles precisaram continuar remotamente. Os chamados órgãos suplementares, por sua vez – que são as Diretorias de Comunicação (Dcom), de Infraestrutura (Dinfra), de Tecnologia da Informação (DTI), de Logística e Apoio Operacional (DLA) e de Articulação e Relações Institucionais (Diari) -, também adaptaram suas rotinas ao novo contexto.

Garantia de auxílios e bolsas foi prioridade

Como cerca de 80% dos estudantes da UFCA têm renda per capta familiar de até 1,5 salário mínimo, uma das primeiras preocupações da instituição foi a de manter as bolsas e auxílios já concedidos aos estudantes. Para isso, as Pró-Reitorias de Graduação (Prograd), de Extensão (Proex), de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI) e de Cultura (Procult) precisaram adequar suas iniciativas às plataformas digitais, também com agilidade, tanto para manter os projetos e programas pelos quais os estudantes recebem esses benefícios em funcionamento quanto para continuar ofertando serviços importantes para a população, como os programas acadêmicos, os projetos de Extensão (entre os quais se pode citar o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, que tira dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda; e o Escritório Habitar, que oferece assistência gratuita em construção civil a populações vulneráveis), os editais para projetos de Pesquisa e o Núcleo de Idiomas da UFCA. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae/UFCA) também precisou de agilidade para garantir os editais para concessão dos auxílios previstos e, ainda, promover ações importantes para o cenário de distanciamento social, como a oferta de atendimentos psicológicos remotos e o serviço de tira-dúvidas voltado para orientar beneficiários do Auxílio Emergencial do governo federal.

Após as primeiras semanas, evidenciou-se que a pandemia iria se prolongar

Poucas semanas após a suspensão, o Cieco-19/UFCA, acompanhando as publicações científicas globais, sinalizou à gestão superior que o contexto de pandemia provavelmente se prolongaria. Ao mesmo tempo, também acompanhando conteúdos científicos, alguns setores começaram uma mobilização em torno da construção de alternativas para as atividades acadêmicas, para o caso de o contexto epidemiológico favorável ao retorno presencial demorar a chegar. Assim, a Reitoria e as Pró-Reitorias de Graduação (Progad/UFCA) e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA) lançaram, em 5 de maio de 2020, uma pesquisa junto ao corpo discente para levantar dados acerca de acesso à internet e a equipamentos eletrônicos por parte dos estudantes de graduação e de pós-graduação da UFCA. O objetivo do questionário foi o de reunir informações objetivas sobre as condições dos estudantes de realizarem atividades remotas. Essas informações subsidiariam um plano de ação tanto para buscar a inclusão digital de estudantes com dificuldades técnicas de realizarem atividades remotas quanto para apoiar essas (então) possíveis atividades, pedagógica e psicologicamente.

Comunicação manteve o espírito de Comunidade

Todo esse processo foi devidamente informado à comunidade acadêmica, considerando os recursos disponíveis e as limitações do distanciamento. A UFCA tem feito transmissões ao vivo, semanalmente, desde o dia 17 de março, pelos perfis oficiais no Instagram e no YouTube, para que a comunidade fique inteirada do desenrolar dos fatos na instituição (o que acabou servindo também para manter seus integrantes unidos, de certa forma). Estas transmissões estão todas ocorrendo com interpretação de seus conteúdo em Libras, em atenção à necessidade de inclusão das pessoas com deficiência.

Reuniões e mobilização para elaboração do PLE

O Fórum de Graduação da UFCA começou a discutir propostas para a retomada das atividades de Ensino ainda em maio deste ano, reunindo gestores da Prograd e as coordenações dos cursos. A DTI assistia toda a Universidade, neste processo, explanando sobre as possibilidades tecnológicas disponíveis – uma vez que as atividades presenciais se mostravam cada vez mais distantes de poderem voltar a ocorrer. Enquanto isso, a Prae/UFCA se reunia com estudantes para debater uma inclusão digital que permitisse a adoção de modalidades alternativas de Ensino. O Cieco-19/UFCA, entendendo os debates favoráveis e contrários à adoção do Ensino remoto, elaborou um Mapeamento de Riscos, que elenca causas, consequências e ações preventivas/contingenciais relacionados à tomada de decisão da UFCA. Esse instrumento foi confeccionado para que a comunidade acadêmica refletisse sobre o assunto de maneira equilibrada e objetiva.

As reuniões no Forgrad/UFCA resultaram em uma minuta de resolução, disciplinando o Ensino remoto na UFCA, e em um documento norteador, com diretrizes para a operacionalização do Período Letivo Especial – considerando as especificidades dos 25 cursos de graduação da UFCA.

Finalmente, o Consuni pautou o assunto, em junho, propondo a realização de uma Assembleia Geral Universitária para ampliar o debate. A Assembleia ocorreu na última terça-feira, 7 de julho de 2020, também com transmissão pelo YouTube e ampla participação acadêmica. Na ocasião, foram votadas três pautas: a implementação do PLE, a flexibilização do calendário do PLE para o curso de Medicina e a recomendação, para os docentes, para a gravação das aulas remotas – a fim de disponibilizá-las aos discentes que tiverem alguma dificuldade de acompanhar esses conteúdos ao vivo.

A reunião de ontem do Consuni, que terminou hoje, ocorreu menos de dois dias após a Assembleia Geral. A relatoria da resolução aprovada pelo Consuni/UFCA coube à professora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA), Ana Cândida de Almeida, que dispôs de pouco tempo para avaliar a proposta e guiar a apreciação do tema no Conselho. Os conselheiros passaram as quase 11 horas de reunião discutindo alterações no texto e legislações relacionadas, até a aprovação do texto final do PLE.

Assim, a UFCA concluiu o devido percurso institucional para a implementação do Ensino remoto, obedecendo o seu Estatuto, com a participação de todos os integrantes da comunidade acadêmica (sobretudo estudantes). Com isso, a Universidade inicia com legitimidade suas atividades de Ensino remotamente, seguindo com os esforços de enfrentamento da pandemia, em paralelo. Entre os próximos passos, a Universidade pretende iniciar, em breve, a realização de testes moleculares para detecção de Covid-19 no Cariri.

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