Campanha apresenta ao Cariri impactos da UFCA para a região
Publicado em 21/01/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 16h50
A Universidade Federal do Cariri lança, em 2019, a campanha #SomosUFCA. Segundo o Reitor da universidade, Ricardo Ness, o objetivo é levar ao conhecimento da população caririense como a UFCA vem impactando a região: “Nós pretendemos mostrar para as pessoas os benefícios da presença de uma universidade federal no Cariri e também registrar os frutos dos esforços diários de todas e todos que compõem a comunidade acadêmica. Nossa intenção é, principalmente, demonstrar que a UFCA é uma conquista do povo caririense, a serviço da formação cidadã dos nossos jovens e, claro, do desenvolvimento sustentável regional e nacional”, disse.
A primeira peça da campanha #SomosUFCA já foi produzida e publicada pela Diretoria de Comunicação (Dcom/UFCA), no último mês de dezembro. Estudantes, professores, servidores técnico-administrativos e colaboradores terceirizados participaram de um vídeo de fim de ano, cuja mensagem reforça que a UFCA resulta de empenho coletivo: “fazemos Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura a muitas mãos. #SomosUFCA é também um convite para que mais e mais pessoas se somem a nós no objetivo de tornar o Cariri cada vez mais próspero e inclusivo”, afirma Ricardo.
Segundo o titular da Diretoria de Comunicação da UFCA (Dcom/UFCA), Gabriel Souza, os vários exemplos de impactos positivos das atividades acadêmicas para o Cariri serão demonstrados nas próximas peças da campanha: “não apenas os nossos estudantes e pesquisadores são beneficiados com a presença de uma universidade pública no Cariri. Nós aquecemos a economia com a vinda de servidores e estudantes para as cidades onde temos campi, fomentamos a tecnologia local, o que é fundamental para o desenvolvimento da região, valorizamos a cultura e a arte, entre muitos outros benefícios. Registrar nossas conquistas é uma maneira de prestar contas com o cidadão e de valorizar o trabalho dos que, a sua maneira, fazem a UFCA”, acredita.
#SomosUFCA
O logotipo da campanha reproduz uma cerquilha (hashtag) com o grafismo da identidade visual da universidade, que remete à Chapada do Araripe, no Cariri cearense. A hashtag é um símbolo próprio da linguagem consagrada nos ambientes digitais para ressaltar e promover uma ideia importante. Visualmente, também explora o sentido de união, com o encontro simultâneo das suas quatro barras. Como explica a chefe do Núcleo de Identidade Visual da Dcom (NIV-Dcom/UFCA), Geórgia Mendes, esses dois fatores no logotipo contribuem para destacar a integração da comunidade acadêmica e a importância do espírito de união: “A ideia é reproduzir o #SomosUFCA nos nossos materiais de trabalho, para que tudo o que seja feito na UFCA tenha a lembrança do porquê está sendo feito. Estamos trabalhando em coletivo, por resultados que impactem positivamente a coletividade. Somos UFCA para fazer da educação um instrumento de desenvolvimento e justiça”, finaliza.
Serviço
Diretoria de Comunicação (Dcom/UFCA)
Sala 303, Bloco I – campus Juazeiro do Norte
(88) 3221.9385