Com aplicativo gamificado para apoiar Educação financeira, estudantes do curso de Ciência da Computação da UFCA conquistam 2º lugar em novo módulo do programa Mandacaru.dev

Publicado em 25/06/2024. Atualizado em 25/06/2024 às 15h56

O programa Mandacaru.dev – uma realização da B3 (a Bolsa de Valores do Brasil) e suas empresas coligadas BLK, PDtec e Neoway, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) – oferece a estudantes de Ensino Superior de instituições cearenses capacitação em tecnologias inovadoras. É um pré-requisito para participação ter tido contato com a disciplina de Engenharia de Software ou equivalente.

O último módulo do Mandacaru.dev, denominado “Juazeiro”, tratou de Gestão Ágil, Inovação e Empreendedorismo – com participação de discentes do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Às equipes participantes, foi demandada a elaboração de um produto inovador, com base nos conteúdos abordados.

Os trabalhos foram apreciados por uma banca de mentores convidados pela B3. A equipe formada pelos discentes da UFCA foi a segunda melhor avaliada por esse grupo, entre todas as equipes participantes.

De acordo com o docente do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA), professor Allysson Araújo, o desafio do módulo envolveu a produção de um protótipo inovador e de base tecnológica para potencializar a Educação Financeira.

Assim nasceu o “Mestre das Finanças”: um aplicativo gamificado desenvolvido para proporcionar mais controle sobre o orçamento. Realizaram o projeto os discentes da UFCA Felipe Ferraz, Erasto Souza, Alan Gabriel Silva e João Isaac Alves.

Apresentação do Time da UFCA no módulo “Juazeiro” do programa Mandacaru.dev. Foto: CCT/UFCA

Análise dos participantes

Segundo Felipe Ferraz, participar do Mandacaru.dev proporcionou a ele aprendizado na criação de startups: “É um tema que aprecio muito. Além disso, o projeto me proporcionou o contato com grandes empresas do mercado financeiro, setor no qual desejo atuar após a graduação”, relata.

Para Erasto Souza, a participação no programa foi importante para adquirir conhecimento e também para seu desenvolvimento profissional: “pude trabalhar em equipe e me desenvolver”, disse.

Já Alan Gabriel destaca a expansão de seus conhecimentos em Gestão, em Empreendedorismo e em Startups, áreas nas quais tinha pouca experiência: “O programa proporcionou a oportunidade de trabalhar em equipe, de forma prática”.

Por fim, João Isaac diz que a experiência o ajudou a conhecer o lado de Negócios, Gestão e Inovação da área de Engenharia de Software: “Isso tudo com a perspectiva de profissionais do mercado”, ressalta.

Módulos

Desde o ano passado, já foram ministrados os módulos “Jandaia” (Qualidade de Software – ministrado de janeiro a março de 2024), “Ibiapaba” (Ciência de Dados – ministrado de outubro a dezembro de 2023) e agora, mais recentemente, o “Juazeiro” (entre abril e junho de 2024).

Ao fim de cada módulo, é emitido pela UFC um certificado de participação no projeto ao/à estudante participante.

Realizadores

O mandacaru.dev resulta de uma parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, para a execução de atividades de formação de recursos humanos com foco em capacitação em tecnologias inovadoras.

Além da UFC e da B3, também são parceiras realizadoras da iniciativa a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Astef) e, de forma mais específica, as empresas BLK, PDtec e Neoway – as três vinculadas à B3. Apesar da vinculação, todas têm autonomia de gestão e funcionam de forma independente.

BLK: Especializada em electronic & algorithmic trading, com ênfase na criação e desenvolvimento de softwares e algoritmos. Foi adquirida pela B3 entre 2019 e 2020.

PDtec: Líder em soluções digitais com valor jurídico, atendendo todo o ciclo de crédito e cobrança para veículos, imóveis e outras inadimplências, por meio de notificações e intimações eletrônicas, protesto eletrônico, consolidação de propriedade e kits de ajuizamento. Foi adquirida pela B3 em 2019.

Neoway: maior empresa da América Latina de Data Analytics e Inteligência Artificial. As tecnologias da empresa atendem mais de 20 setores de negócios como financeiro, automotivo, bens de consumo, cobrança e recuperação, saúde, óleo e gás, entre outros. Foi adquirida pela B3 em 2021.

Projeto mandacaru.dev
contato@mandacaru.dev