Com impressão 3D, projeto da UFCA fabrica representações de partes do corpo humano para facilitar ensino de anatomia
Publicado em 06/02/2025. Atualizado em 06/02/2025 às 16h40

O estudo da anatomia humana faz parte da rotina dos estudantes de medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Isso porque conhecer a forma e a estrutura do organismo humano é essencial para garantir a eficácia das intervenções médicas.
Foi pensando nas possibilidades de facilitar o aprendizado de anatomia que surgiu, em 2021, o projeto de iniciação científica “Biofabricação: um estudo sobre Anatomia e Fabricação Digital”.
Coordenado pela professora Cristiane Marinho, da Faculdade de Medicina (Famed/UFCA), o projeto fabrica moldes que representam partes do corpo humano, por meio da impressão em 3D. Assim, a iniciativa, que conta com a participação de três estudantes de medicina da UFCA, incorpora novas tecnologias ao desenvolvimento das práticas de ensino na área médica.
Dentre as peças impressas em 3D pelo projeto, está a representação de um crânio humano em tamanho real, que levou um total de quatro dias para ficar pronto e permite o estudo detalhado das diversas partes que compõem a sua estrutura.

Conforme explica a docente da Famed, após serem impressas, as peças são utilizadas no laboratório de anatomia humana do curso, ampliando assim o acervo de materiais didáticos disponíveis para os estudantes, além de possibilitar a promoção de práticas pedagógicas voltadas à efetivação de um aprendizado significativo.
Parceria com o CoDE
A realização das impressões em 3D é efetuada em parceria com o grupo de pesquisa de Computação e Design (CoDE/UFCA), focado no desenvolvimento de investigações nas áreas de computação, design, arquitetura, urbanismo, engenharia, saúde e educação. Por meio da colaboração técnica, são utilizadas impressoras tridimensionais, máquina de corte a laser, além do apoio operacional oferecido pelo laboratório CoDE.
Para Yitzhak Valladares, estudante do décimo semestre de medicina da UFCA e integrante da iniciativa, o projeto inova ao adotar estratégias e metodologias para o aprimoramento do ensino na área da saúde. Na sua avaliação, há um “benefício para a população de uma forma geral, pois a compreensão de assuntos de difícil entendimento se tornam mais simples para o acadêmico, que futuramente será o médico que atenderá nos diferentes níveis de atenção médica”, defende.
Menção Honrosa
O projeto desenvolvido na UFCA tem ganhado reconhecimento científico, tendo recebido menção honrosa durante o Quinto Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, em um evento que reuniu mais de 1.854 trabalhos de diferentes áreas do conhecimento. Segundo Yitzhak, o resultado é fruto do esforço que a equipe faz em prol da ciência e da sociedade.
Serviço
Faculdade de Medicina
medicina.famed@ufca.edu.br