Com inscrições até 17 de outubro, programa de incentivo a talentos na área de TI abre vagas para discentes da UFCA

Publicado em 09/10/2023. Atualizado em 09/10/2023 às 14h13

Foto: Dcom/UFCA

Entre os dias 11 e 17 de outubro de 2023, o segundo ciclo do Projeto Mandacaru.dev vai abrir inscrições para discentes da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O programa busca, por meio de capacitação imersiva, incentivar e lapidar talentos do sertão cearense na área de Tecnologia da Informação para atuação no mercado financeiro. 

As inscrições para o programa mandacaru.dev poderão ser realizadas a partir das 6h desta quarta-feira, dia 11, até as 12h do dia 17 de outubro por meio do site do programa. O primeiro módulo a ser ofertado pelo programa tem o nome de “Ibiapaba” e vai ofertar 15 vagas para estudantes da UFCA. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, desde que atendidos os pré-requisitos do módulo.

Além das vagas destinadas à UFCA, o módulo Ibiapaba também disponibilizará 40 vagas para discentes da Universidade Federal do Ceará (UFC) e 5 vagas para discentes de outras Instituições de Ensino Superior (IES) – totalizando 60 vagas.

Adicionalmente, o projeto estabelece lista de espera com um quantitativo de 10 vagas, caso algum dos 60 selecionados do módulo não compareça nas duas primeiras semanas de aula.

O projeto é realizado pela empresa B3, bolsa de valores brasileira, com sede em São Paulo, que desenvolve projetos relacionados à infraestrutura do mercado financeiro e tem atuação em ambientes de bolsas e de balcão. No mercado financeiro, balcões são ambientes de negociação de ativos e operações sem registro em bolsa de valores.

Módulo Ibiapaba

As aulas do módulo Ibiapaba serão focadas na “Ciências de Dados” e ocorrerão entre os dias 21 de outubro e 9 de dezembro deste ano, de forma on-line, com aulas síncronas e assíncronas ministradas aos sábados pela manhã. 

Estudantes de graduação e pós-graduação matriculados no período letivo 2023.2 podem se inscrever no módulo, desde que tenham sido aprovados na disciplina “Estrutura de Dados” (ou disciplina equivalente). É recomendado, contudo, que os interessados em participar do módulo tenham conhecimento prévio em Python.

Adicionalmente, o projeto terá lista de espera com 10 vagas (por ordem de inscrição) para o caso de algum dos 60 selecionados do módulo não comparecerem nas duas primeiras semanas de curso. 

O resultado da seleção será divulgado por e-mail no dia 19 de outubro deste ano.

O projeto mandacaru.dev também é realizado pelas empresas BLK Sistemas Financeiros, PDtec e Neoway (empresas coligadas à B3) e em parceria com a UFC.

Serviço

Programa mandacaru.dev
Inscrições: de 11 a 17 de outubro de 2023
Início das aulas: 21 de outubro – às 9h30
Site do Projeto