Com investimento de R$ 69 mil/ano, UFCA implementa sistema redundante de internet em todos os campi. Serviço está funcionando desde abril

Publicado em 20/05/2024. Atualizado em 20/05/2024 às 16h03

Detalhe do sistema redundante de internet, instalado no campus Juazeiro do Norte. Foto: Davi Moreira - Dcom/UFCA

Foi concluída a implantação de um sistema de internet redundante em todos os cinco campi da Universidade Federal do Cariri (UFCA): Barbalha, Brejo Santo, Crato, Juazeiro do Norte (sede)  e Icó. Conforme a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI/UFCA), o novo serviço está em pleno funcionamento desde abril deste ano. Para implantar o sistema redundante, a UFCA está investindo R$ 69 mil por ano.

“Redundância”, no universo da Tecnologia da Informação, refere-se à prevenção de falhas por meio da implementação de uma infraestrutura alternativa de TI, que, portanto, duplica a função do sistema principal. No caso da oferta de internet na UFCA, a ideia é que o sistema redundante assuma o papel de fornecedor de sinal quando o sistema principal “cair”.

Conforme o diretor de TI da UFCA, Taciano Pinheiro, a Universidade terceirizou o serviço de redundância, sem a aquisição de novos equipamentos: “Um dos requisitos foi que a empresa contratada não utilizasse a infraestrutura do Cinturão Digital do Ceará, para prover alta disponibilidade, visto que os links atuais da UFCA já utilizam essa infraestrutura”, explica o gestor.

O Cinturão Digital (CDC) consiste em uma rede única de fibra óptica que atende a todas as unidades e órgãos governamentais do Ceará, com produtos e serviços de telecom, como internet, banda larga, voz, dados, telemetria, telefonia etc.

Mesmo com a instalação do sistema alternativo, o sinal de internet na UFCA ainda pode apresentar instabilidades. De acordo com Taciano, isso se deve ao fato de que a boa qualidade do sinal de internet na UFCA depende de outros fatores, como, por exemplo, a oferta de energia elétrica.

Equipamentos de distribuição do sinal de internet no campus Juazeiro do Norte, com a indicação, nos próprios cabos, dos blocos do campus. Foto: Davi Moreira – Dcom/UFCA

Assim, conforme o gestor, é possível que indisponibilidades ocorram em situações excepcionais, como falhas simultâneas em múltiplas vias de acesso, problemas em equipamentos internos da rede, rompimento de fibras ópticas nos campi, falhas de fornecimento de energia elétrica, dentre outras.

“Quedas de energia, falhas em equipamentos de rede…. As instabilidades ainda acontecem, porém, com um link redundante, a disponibilidade da rede melhora consideravelmente”, explica Taciano.

Ainda de acordo com Taciano, a contratação do serviço de redundância foi priorizada pela atual gestão da Universidade desde o ano passado, tendo em vista os frequentes problemas do acesso à internet na instituição. Segundo ele, a priorização dessa demanda não foi possível antes tendo em vista questões jurídicas que inviabilizavam a aquisição de um link redundante e, além disso, o orçamento enxuto da Universidade, que não abarcava essa demanda.

“Essa iniciativa surge como resposta às demandas crescentes por uma conexão mais estável e confiável, que é essencial para o desenvolvimento de atividades acadêmicas e administrativas. Com o novo serviço, a UFCA visa aprimorar a experiência de seus usuários e contribuir com a continuidade das operações, mesmo em situações adversas”, finaliza.

Diretoria de Tecnologia da Informação
dti@ufca.edu.br