Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra chega a 16ª edição em 2025. Inscrições para participação de ouvintes começam em 1º de maio
Publicado em 24/04/2025. Atualizado em 24/04/2025 às 16h33

Com tema “Movimento Sankofa: reparação e bem-viver”, o Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra, promovido com participação da Universidade Federal do Cariri (UFCA), chega a sua décima sexta edição em 2025. O Artefatos é um programa interdisciplinar permanente de extensão que ganha formato de Congresso na última semana de setembro. Em 2025, a iniciativa ocorrerá entre os dias 20 e 28 de setembro.
Sankofa é um ideograma africano representado por um pássaro com a cabeça voltada para trás, que também pode ser representado pela forma de duas voltas justapostas espelhadas, lembrando um coração. É um símbolo de lembrança da história afro-americana e afro-brasileira, que recorda os erros do passado, para que eles não sejam cometidos novamente.

Conforme cronograma no site do Artefatos da Cultura Negra, as inscrições para participação de ouvintes terão início em primeiro de maio de 2025, com encerramento previsto para 20 de setembro (ver Cronograma). Interessadas e interessados deverão submeter sua inscrição também por meio do site.
Quem faz o Artefatos da Cultura Negra?
O Artefatos da Cultura Negra é realizado pela Universidade Regional do Cariri (Urca), com ampla participação de diferentes departamentos e grupos de pesquisa de universidades malungas e parceiras: além da UFCA, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Amílcar Cabral (da Guiné Bissau).
Também participam da iniciativa organizações da sociedade civil, como o Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec), o Aldeias Ponto de Cultura, com apoio de grupos de pesquisa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), da Universidade do Tennessee (nos Estados Unidos) e da Universidade das Índias Ocidentais (em Trindade e Tobago).
O objetivo do Artefatos da Cultura Negra é promover reflexões para que o conhecimento seja efetivamente uma ferramenta de emancipação e construção de futuros mais equitativos, por meio do fortalecimento da produção de conhecimento em temas relacionados aos estudos sobre a África, sobre a afrodescendência e sobre a educação para as relações étnico-raciais.
Para isso, o Artefatos parte do reconhecimento do papel essencial do movimento negro e do movimento de mulheres negras e indígenas na pressão por políticas educacionais mais inclusivas e representativas.
As ações do Artefatos da Cultura Negra têm fortalecido uma agenda de luta antirracista que tem sido apresentada anualmente às universidades realizadoras, ao poder público, aos coletivos e instituições parceiras e a todas as pessoas envolvidas no evento. O projeto desenvolveu uma carta aberta pela ampliação e aperfeiçoamento das Políticas de Ações Afirmativas nas universidades do Cariri cearense.
Programação
A programação do Artefatos é itinerante, realizada em locais como territórios quilombolas, indígenas, praças, feiras livres, escolas de educação básica, centros culturais, terreiros de mestres(as) da cultura, pontos de cultura, entre outros.
O congresso envolve mesas redondas, conferências, simpósios temáticos, minicursos, oficinas, rodas de conversa, feiras literárias e culturais, atividades artísticas e simpósios temáticos.
Diferentes atores participam desses diálogos: pesquisadores(as), professores(as) da educação básica e superior, estudantes de graduação e de pós-graduação, além de movimentos sociais, em diferentes territórios.
Cronograma
Além das participações de ouvintes, poderão ser submetidas propostas de simpósios temáticos (de primeiro a 15 de maio). Na sequência, a partir de 30 de maio, poderão ser submetidas comunicações orais (resumos) para os simpósios temáticos (até 30 de junho).
O Congresso preparou um material de apoio, com normas para a submissão das propostas de participação.
Serviço
Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra
artefatosdcnegra@urca.br
Instagram: @artefatosdaculturanegra