Conheça os cursos de graduação da UFCA: Pedagogia
Publicado em 01/11/2022. Atualizado em 01/11/2022 às 11h09
Vagas: 30 vagas anuais
Semestres: 8
Modalidade: licenciatura
Campus: Brejo Santo
Período: integral
A palavra Pedagogia, de origem grega, tem relação com a condução de crianças – paidós significa criança e agodé, condução. Costumeiramente, também se atribui à função da/o pedagoga/o o Ensino de crianças pequenas. Entretanto, no mundo contemporâneo, a área de atuação da Pedagogia ganhou novos espaços e hoje está presente não somente em escolas infantis, mas também em universidades, em empresas e até em hospitais, contribuindo para a formação de crianças, jovens e adultos.
Atualmente, diversos cursos no Brasil inteiro – em instituições privadas e públicas – dedicam-se a formar profissionais de Pedagogia. Diante das transformações do mundo contemporâneo, são as pedagogas e os pedagogos que acompanham as mudanças na relação Ensino e aprendizagem. Esses profissionais trazem para os espaços de Ensino o redimensionamento do papel de professoras e professores, ao abordar novas práticas pedagógicas e refletir sobre metodologias de aprendizagem.
Na Universidade Federal do Cariri (UFCA), o curso de Pedagogia é recente. Foi somente no primeiro semestre de 2020 que a primeira turma iniciou as atividades. As/Os primeiras/os estudantes tiveram apenas um mês de aulas presenciais e, logo em seguida, ocorreu a pandemia de covid-19, período em que as atividades letivas passaram a ser ministradas de forma remota. No início de 2022, as aulas voltaram a ser presenciais. A turma mais antiga finalizou, em julho de 2022, o quarto semestre, o equivalente à metade do curso.
Em período integral, o curso oferta 30 vagas anuais pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ou pela abertura semestral de vagas remanescentes para transferidos e graduados. A admissão, nos dois casos, utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A graduação, na UFCA, é ofertada no Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA), no campus Brejo Santo, que abriga também os cursos de Biologia, de Física, de Matemática, de Química e de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática.
O curso de Pedagogia conta com oito professores: sete com doutorado e um com mestrado. O Projeto Pedagógico de Curso (PPC), que direciona as ações da licenciatura, é de 2018. O documento foi reformulado recentemente e, desde o período letivo 2022.1, iniciado em agosto deste ano, o novo PPC entrou em vigência.
Criação do curso
A criação do curso de Pedagogia, conforme a coordenadora atual da graduação, professora Iracema Pinho, tem relação com os objetivos de formação do campus Brejo Santo. Desde a criação da UFCA, em 2013, esse campus já foi pensado pela gestão superior da Universidade para a oferta de cursos de licenciatura, por isso o nome Instituto de Formação de Educadores.
Dessa forma, foram planejadas graduações que contemplassem a formação de professores com foco na atuação nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Médio. “Quando chegaram os primeiros professores concursados, em julho de 2014, para atuar no curso de Licenciatura Interdisciplinar, dois docentes eram pedagogos e a gestão já nos encomendou um projeto de curso de Pedagogia”, contou a professora Iracema.
Em 2018, o primeiro PPC, referente à Pedagogia, foi aprovado na Universidade. Entretanto, conforme a coordenadora, em virtude do processo de reforma do prédio do IFE/UFCA, o conselho da unidade acadêmica decidiu iniciar as atividades do curso apenas com o espaço pronto. Assim, o curso de Pedagogia da UFCA passou a ser ofertado em 2019, no SiSU, e iniciou efetivamente as aulas no primeiro semestre de 2020.
A professora Francione Charapa Alves, que atua na graduação, foi uma das que trabalhou no PPC da Pedagogia, alinhando o que fosse necessário para colocar o curso em atividade.
“Em 2017.2, quando entrei na UFCA, no Instituto de Formação de Educadores, o PPC da Pedagogia já estava sendo analisado pela Prograd [Pró-Reitoria de Graduação] e já tinha sido dado entrada no MEC [Ministério da Educação]. Entretanto, continuamos trabalhando no PPC, a coordenadora, eu e mais três professores. Em 2020, em meio à pandemia, o curso teve início com uma turma”.
Princípios norteadores do currículo
Na UFCA, conforme o PPC, a licenciatura foi estabelecida a partir dos seguintes princípios norteadores:
- Integração Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura: ao integrar os quatro pilares da Universidade, a graduação foca na formação de pedagogas/os que atuem e interfiram na realidade posta, que construam novas formas de ser e de fazer a existência e que vejam e reflitam as questões sociais e culturais.
- Integração com as redes públicas de Ensino: ao integrar as escolas públicas, o curso pretende atender à demanda de formação de professores da educação infantil e do Ensino Fundamental no Cariri, além de ser apoio à rede municipal e estadual, por meio de atividades de estágios supervisionados e projetos de Pesquisa, Ensino, Extensão e Cultura dentro do espaço escolar.
- Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de Ensino e aprendizagem: a ideia aqui é que as propostas pedagógicas do curso levem em consideração as Tecnologias de Informação e Comunicação, a fim de agregar à formação universitária.
Estrutura curricular
Esses princípios norteadores se fazem presentes ao longo dos oito semestres de curso (extensíveis a 14 semestres). O currículo da Pedagogia da UFCA está dividido em três unidades curriculares, a saber:
- Estudos Educacionais Básicos;
- Ensino e Prática Docente;
- Teorias Científicas e Tecnológicas Aplicadas à Educação.
Para cumprir essas unidades curriculares, as/os estudantes precisam totalizar 3.752h/aula. São 2.528 h/aula de disciplinas obrigatórias, 768 h/aula de disciplinas optativas, 256 de optativas-livres (disciplinas de caráter geral, fora do grupo específico de disciplinas da Pedagogia) e 64 h/aula de atividade obrigatória de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Há ainda 576h de atividades práticas-pedagógicas ligadas à docência, 400h para estágio supervisionado e 200h de atividades complementares.
Entre as disciplinas do curso, as mais gerais são História da Educação, Introdução às Tecnologias Educacionais, Fundamentos da Educação Infantil, Didática Geral, Processo de Alfabetização e Letramento, Pesquisa em Educação. Há ainda disciplinas como Língua Brasileira de Sinais (Libras), Educação Intercultural Indígena e Educação, Diversidade e Direitos Humanos.
Projetos
Além das atividades de sala de aula e dos estágios curriculares obrigatórios, as/os estudantes de Pedagogia da UFCA podem se envolver em projetos de Pesquisa, de Extensão, de Cultura e de Ensino. De acordo com a coordenadora Iracema Pinho, a participação em projetos pode contribuir com a formação discente por permitir uma proximidade com profissionais mais experientes, que oferecerão maior repertório nessas áreas.
Além disso, as participações são comprovadas documentalmente e podem ser agregadas aos currículos pessoais, enriquecendo a trajetória acadêmica das/os estudantes, conforme explica a docente. No momento, há projetos sobre formação de docentes do primeiro ano do ensino fundamental; aproximação entre currículo, escola e sociedade; produção de podcast sobre as pesquisas desenvolvidas no IFE/UFCA, entre outros.
A professora Francione Charapa, que está no curso desde o início e ministra aulas sobre Pesquisa, currículo e docência em Matemática, atuou recentemente no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e, no momento, está participando de um projeto de Pesquisa relacionado ao Ensino da Matemática.
No Pibid, Francione orientou oito bolsistas durante 18 meses – de outubro de 2018 a março de 2022. Nesse projeto, estudantes do curso de Pedagogia atuaram em uma escola de Ensino Fundamental, desenvolvendo atividades relacionadas à docência. Parte do projeto ocorreu de forma remota, em decorrência da pandemia da covid-19. Os discentes, no entanto, também tiveram a oportunidade de participar da vivência escolar de forma presencial.
O projeto atual, de Pesquisa, envolve outras áreas de atuação do IFE/UFCA e não somente o curso de Pedagogia. No momento, há um bolsista da Pedagogia e dois da Licenciatura em Matemática.
Com o título “Interseccionalidade e Acesso ao Ensino Superior: marcadores de diferença de estudantes do IFE da UFCA”, o projeto de Pesquisa pretende compreender o que são marcadores sociais de diferenças, como suas características são manifestadas e como são considerados pelas políticas educacionais. Também existe a intenção de mapear o perfil de estudantes do IFE/UFCA de acordo com os marcadores evidenciados.
Atuação dos estudantes
Estudante do segundo semestre, Felipe Fabricio Genuino Sampaio está participando como voluntário do projeto de Pesquisa sobre interseccionalidade. Para ele, a participação tem sido produtiva e enriquecedora. “Em breve, terei um artigo publicado e isso é ótimo. O projeto também me trouxe conhecimentos relevantes e necessários à minha formação”, ressaltou o discente.
Felipe viu na Pedagogia uma oportunidade de estudar algo que o interessa, em uma universidade pública, na mesma cidade em que mora, Brejo Santo. “Tenho interesse na área de Educação, de forma mais específica no campo das Ciências Humanas. Vi na Pedagogia uma oportunidade de atingir esse interesse”, frisou o estudante, que tem demonstrado a intenção de seguir na área de Psicologia da Educação.
Em pouco tempo de curso, Felipe está aproveitando as oportunidades para fazer atividades diversas e para se envolver cada vez mais no ambiente acadêmico. Além da atuação no projeto de Pesquisa, como voluntário, ele já participou de atividades práticas, como visitas a escolas, e da organização de eventos, como a Primeira Semana da Pedagogia.
Para o discente, que recomenda o curso para quem tem interesse na área de Ciências Humanas, a UFCA tem sido um ambiente confortável e acolhedor, com excelentes professoras/es e profissionais.
Estudar perto de casa
Também moradora do município de Brejo Santo, Suyany Alves, do quarto semestre de Pedagogia, não queria se deslocar para estudar longe de casa. Mesmo sem ter tanto interesse em fazer uma licenciatura, ela conseguiu ingressar por meio do SiSU e se surpreendeu com o curso.
“Eu não planejava fazer uma licenciatura, porque, assim como muitos jovens recém-formados no Ensino Médio, eu desvalorizava muito a profissão, por acreditar que, no país, os professores sofrem muito, ganham pouco e são desvalorizados. Mas por querer fazer um curso na minha cidade, eu comecei [o curso de] Pedagogia sem muita pretensão de permanecer. Me surpreendi totalmente com o processo, o que fez com que eu me identificasse e escolhesse concluir”, explicou.
Rapidamente, mesmo no contexto da pandemia da covid-19, Suyany se envolveu nas atividades do curso. Logo no começo da sua trajetória na Pedagogia, participou do Pibid nas escolas públicas. Essa ação, na opinião da estudante, contribuiu para que ela se identificasse com a docência.
Atualmente, a discente está envolvida, como voluntária, no projeto de cultura intitulado como IFEcast Minha Comunidade. O intuito da iniciativa é estimular o protagonismo dos estudantes na produção de conhecimento, por meio das tecnologias – nesse caso, por meio de podcasts.
“Entrevisto professores e figuras importantes para nossa formação, penso e proponho temáticas para a produção desses podcasts, organizo arquivos e roteiros, estou na assistência técnica, quando meus colegas realizam as entrevistas, por vezes estou na edição também”, contou, relatando as atividades exercidas.
Toda essa vivência tem contribuído para que ela se aproxime de uma área específica da Pedagogia – a de tecnologias para a Educação –, podendo, quem sabe, ser esse o rumo que ela vai seguir, após o fim da graduação.
“A Educação é muito ampla, a Pedagogia também. É bem difícil decidir. Até então, venho me envolvendo muito com a área de tecnologias para a Educação, pensando essa temática para atuar na docência, mas tudo pode mudar, no decorrer do curso. Percebo o quanto é amplo o campo de atuação”, ponderou a estudante.
Possibilidades de carreira
Depois que concluir o curso de graduação, Suyany quer trabalhar como professora da Educação Básica e continuar a formação. Felipe também tem a intenção de continuar a estudar, ingressando em um curso de pós-graduação (mestrado) – mas, primeiro, quer passar em um concurso público.
Além das possibilidades de uma profissão e de uma carreira, o curso, conforme Suyany, é pensado para formar pedagogos e pedagogas mais sensíveis, mais humanos, que pesquisem e reflitam constantemente sobre sua prática. “Que pensem o aluno como um ser completo que, para aprender, precisa que muitas [de suas] questões sejam consideradas, como seu contexto social, familiar, emocional, dentre outros aspectos”, ressaltou.
Ela explicou também que, ao longo de todo o curso, as/os estudantes podem contar com o apoio das/os docentes, que estão sempre dispostos a auxiliar. “Isso gera em nós frutos, pois a maioria de nós tende a basear sua futura prática nessa docência que compreende e não classifica ou pune, mas que sempre acredita no potencial de seus alunos”, afirmou a estudante.
Egressos e mercado de trabalho
A licenciatura em Pedagogia da UFCA ainda não tem egressos. A primeira turma está concluindo a metade do curso, porém, quem se formar na área terá uma ampla oferta de atividades para escolher na Educação. Uma pedagoga ou um pedagogo estão aptas/os a atuar em docência na Educação Infantil, em docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em gestão educacional na Educação Básica e na Educação Superior.
A coordenadora do curso, professora Iracema Pinho, também lembra que existe a possibilidade de a/o egressa/o assumir funções de docência, gestão, coordenação e Pesquisa, em diferentes segmentos e instituições educativas (de Educação Inclusiva e socioeducativas, por exemplo).
Além de escolas, universidades e instituições educativas, conforme a professora Francione Charapa Alves, pedagogas e pedagogos têm a possibilidade de atuar em empresas, em organizações não-governamentais, em hospitais, no poder judiciário, entre outros. O trabalho, nesses casos, será direcionado para a formação de pessoal ou para a composição de equipes multidisciplinares, com outros profissionais.
De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho, as/os profissionais da Pedagogia podem trabalhar com atividades diversas, relacionadas ao campo da Educação e da formação profissional. Entre as atividades desempenhadas, estão:
- Implementação, avaliação e coordenação de projetos pedagógicos/instrucionais, nas modalidades de Ensino presencial e/ou a distância;
- Atuação em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de Ensino, para atender às necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais.
Profissionais de Pedagogia também podem atuar viabilizando o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas. Trabalham ainda no contexto clínico, avaliando as funções cognitivas, motoras e de interação social de pacientes, contribuindo para a reabilitação deles.
Consolidação do curso
Por ser um curso recente, ainda não é possível ver impactos significativos da chegada de egressos na região do Cariri. Também, no momento, conforme a coordenadora, ainda não é possível pensar em ampliação. O desafio dos próximos anos é exatamente consolidar a licenciatura e garantir a permanência de quem já está no curso e de quem está chegando.
“A consolidação do curso inclui a perseguição de ações e políticas internas para manter os alunos e combater a evasão, bem como a preparação para a avaliação do Ministério da Educação que ocorre após três anos de existência. Há muita ação a se realizar, tendo em vista que os desafios pós-pandêmicos se apresentam a cada novo semestre. Entendemos que, até formar a primeira turma e o curso completar seu ciclo e seguir o seu curso natural, é preciso direcionar todos os esforços para a qualidade dos serviços oferecidos”, ressaltou Iracema Pinho.
Serviço
Curso de Pedagogia
pedagogia.ife@ufca.edu.br