Semana do Alimento Orgânico debate insegurança alimentar no Brasil. Fenômeno atinge quase 60% dos lares do país atualmente

Publicado em 02/07/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h04

Foto: Emanoella Callou Dcom/UFCA

59,4% dos lares brasileiros enfrentam atualmente algum nível de insegurança alimentar: situação em que a família não conta com alimentos em quantidade e qualidade adequadas ou está preocupada com a falta de comida. É o que aponta um estudo do Grupo de Pesquisa “Alimento para Justiça: Poder, Política e Desigualdades Alimentares na Bioeconomia”, que envolve pesquisadores do Brasil e da Alemanha.

Entre os principais fatores para a insegurança alimentar no Brasil estão não apenas a pandemia de covid-19, em curso atualmente, mas também as desigualdades sociais agravadas pela pandemia e a ruptura, no país, de políticas públicas de combate à fome e às desigualdades. Somados, esses fatores levaram o Brasil de volta ao Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU) – do qual havia saído em 2014.

O rompimento das políticas públicas de combate à fome e o consequente aumento das desigualdades sociais já são razões suficientes para tornar a alimentação dos brasileiros um tema urgente no país. Além disso, há ainda o aumento da utilização de agrotóxicos na produção alimentícia, o que compromete a qualidade dos alimentos.

Segundo Maria Inês Rodrigues Machado, professora da Universidade Federal do Cariri (UFCA), pesquisadora e coordenadora do Laboratório de Tecnologia de Alimentos e Caracterização de Biocompostos (LATECACBIO/UFCA), os riscos do uso de agrotóxicos “são grandes e podem ocasionar problemas em curto, médio e longo prazo, a depender da substância utilizada e do tempo de exposição ao produto”. Segundo Inês, pesquisas apontam que ocorrem mais de 200 mil mortes, por ano, no mundo, em consequência de problemas gerados pelo uso de agrotóxicos – a maioria delas, em países em desenvolvimento.

De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foram registrados 493 novos agrotóxicos em 2020. Esse número vem crescendo mais acentuadamente desde 2015.

Um dos caminhos para a mudança desse cenário é o aumento da produção de alimentos orgânicos, ou seja, a produção de alimentos numa perspectiva de uma segurança alimentar mais ampla, uma vez que a segurança alimentar está relacionada ao uso de práticas e iniciativas que garantem o aporte nutricional de qualidade (e na quantidade adequada) aos consumidores. Desse modo, valendo-se de certos procedimentos – como o controle biológico para garantir um solo adequado e o não uso de contaminantes químicos – a produção de orgânicos possibilita o desenvolvimento de alimentos com nutrientes essenciais, vitaminas e compostos fitoquímicos, que contribuem diretamente para a saúde dos consumidores.

Semana do Alimento Orgânico

Com o objetivo de debater essas questões, todos os anos, nacionalmente, organizações ligadas à produção de alimentos realizam eventos abordando a temática. Em 2021, a Semana do Alimento Orgânico será realizada de 5 a 9 de julho, virtualmente, com o tema “Alimento orgânico: sabor e saúde em sua vida”. Organizada pela Comissão de Produção Orgânica do Ceará (CPOrg-CE), fórum composto por representantes de segmentos da rede de produção orgânica, a Semana abordará temas como o papel da agricultura orgânica na segurança e na soberania alimentar, a desmistificação da certificação orgânica, o uso de bioinsumos na produção, além de questões regulatórias na Lei de Orgânicos do Brasil (link para uma nova página). Na programação, também constam palestras, treinamentos, entrevistas e relatos de experiências.

Participação da UFCA na Semana do Alimento Orgânico

De acordo com Inês Machado, uma das organizadoras da Semana do Alimento Orgânico, o evento visa a “popularizar os alimentos orgânicos, a fomentar a agricultura orgânica e a tornar esta atividade conhecida pelos consumidores e produtores, esclarecendo como se desenvolve e quais as vantagens de se produzir e de se consumir produtos livres de pesticidas”.

Este ano, a UFCA adere à Semana pela quarta vez, promovendo atividades em torno da obtenção de um selo orgânico por parte de produtores de alimentos. No dia 7 de julho, por exemplo, será transmitido um podcast sobre os meios de obtenção do selo orgânico, com a professora Inês e o Danúbio Araújo, estudante da UFCA. A docente desenvolve o estudo “Requisitos Regulatórios Produtivos para Agricultura Familiar: Uma Prospecção para Futuro”, desenvolvido no Condomínio de Produção Familiar Dona Bia, em Juazeiro do Norte.

Semana do Alimento Orgânico no CE
Quando: 5 a 9 de julho de 2021
Onde: YouTube – no canal da CPOgg-CE (link para uma nova página)

Instagram: @semanadoalimentoorganicoufca (link para uma nova página).
Inscrições em Palestras aqui (link para uma nova página).