Debates do Ceará 2050 iniciaram nesta terça-feira (5)

Publicado em 05/06/2018. Atualizado em 31/10/2022 às 11h16

Nesta terça-feira (5), o Centro de Eventos do Cariri recebeu o primeiro dia de debates do projeto Ceará 2050 na região. A iniciativa, do governo do Estado do Ceará, é coordenada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e conta com a parceria de diversas outras instituições – entre elas, a Universidade Federal do Cariri (UFCA). O objetivo é promover diálogo entre gestores públicos, técnicos, setores produtivos e sociedade civil para traçar metas para o Ceará – a serem perseguidas nas próximas 3 décadas.

Na abertura do evento, o Reitor pro tempore da UFCA, Ricardo Luiz Lange Ness, disse que, com o Ceará 2050, toda a sociedade cearense tem oportunidade de contribuir com ideias. Já o integrante da coordenação da plataforma pela UFC, professor Antônio Miranda, destacou aquela que deve ser a principal característica da iniciativa: “Esse não é um projeto de governo, não é um projeto de meia dúzia de iluminados. Esse é um projeto do Ceará. Quem vai dizer o que vamos fazer do futuro é toda a sociedade, são vocês”.

Em seguida, o coordenador executivo do Ceará 2050, Expedito Parente Jr., apresentou ao público detalhes do projeto e destacou a importância de pensar grandes metas, mesmo que agora pareçam inatingíveis: “o mundo é muito diferente do que foi há 30 anos. Hoje, com um smartphone, alguém em uma localidade remota da África tem mais acesso à informação do que Ronald Reagan tinha quando foi presidente dos Estados Unidos, nos anos 1980. O Ceará tem conquistas hoje que pareciam impensáveis no passado, como ter 77 das 100 melhores escolas municipais do 1º ao 5º ano, de todo o Brasil”, afirmou.

Também estiveram presentes o reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), José Patrício Melo, outros integrantes da coordenação do Ceará 2050, além de representantes do governo do Ceará e de municípios do Cariri.

Após as apresentações o público presente foi dividido em 5 grupos temáticos de discussão: 1. Valor para a sociedade, 2. Setores Econômicos, 3. Capital Humano, 4. Prestação Social de Serviços e 5. Governança compartilhada. Durante os debates, os grupos conversaram sobre temas como fortalecimento da economia solidária, qualificação de professores da educação básica, promoção de energia limpa, universalização do saneamento básico, integração de diferentes modais de transporte, consolidação da Chapada do Araripe/Geopark como polo turístico, fomento à industrialização, entre outros. As metas traçadas pelos grupos foram apresentadas aos demais.

Debate
Para a engenheira agrônoma Iana Peixoto (58), presente no evento, o poder econômico costuma falar mais alto nas decisões políticas – lugar que deveria ser ocupado pelo bem-estar da população: “Enquanto não houver distribuição de renda, o acentuado poder econômico de alguns sempre vai se sobrepor ao reduzido poder econômico de outros. Na área de meio ambiente, por exemplo, nossos recursos naturais, que são fundamentais para a nossa própria qualidade de vida, estão sendo atacados em prol do desenvolvimento econômico de alguns. Então, o bem-estar da população precisa se tornar o principal foco das decisões políticas”, acredita.

O estudante do 6º semestre do curso de Administração Pública da UFCA, Carlos Rocha, foi um dos vários discentes do curso que estiveram na organização do evento como voluntários. Para ele, “a descentralização é o caminho para consolidar políticas importantes para a coletividade – e não para determinadas pessoas ou grupos. Iniciativas como essa [Ceará 2050] contribuem para combater práticas patrimonialistas. Para a minha formação, é fundamental experimentar, na prática, como podemos construir novas agendas”, avalia.

14 encontros em todo o Ceará
Antes do Cariri, o Ceará 2050 visitou o Vale do Curu, em Itapipoca, para debates com a população local. Depois, a plataforma segue para Iguatu e, em seguida, para outras importantes regiões cearenses, como Sertão Central, Maciço de Baturité e Serra da Ibiapaba. O objetivo é realizar, ao todo, 14 encontros e, até o fim de 2018, compilar todas as contribuições da população em uma carta de futuro para a sociedade cearense, que deverá nortear políticas públicas para o Ceará já a partir de 2019.

Toda a população cearense está convidada a contribuir com ideias para o Ceará 2050. Quem não estiver presente nos encontros pode acessar o site do projeto e enviar sua sugestão pela internet. O endereço é o participe.ceara2050.ce.gov.br.

Encontro Regional do Cariri

06 de junho de 2018 – Avaliação do PPA participativo e Oficina de Diagnóstico do PDUI – 8h às 17h

Local: Centro de Convenções do Cariri

Av. Padre Cícero, nº 4400 – Muriti, Crato – Ceará