Docente da UFCA conquista 1º lugar em seleção nacional para estágio pós-doutoral na Espanha
Publicado em 31/03/2025. Atualizado em 31/03/2025 às 15h10

O docente da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Sami Jorge Michereff, foi recentemente selecionado para um estágio pós-doutoral de curta duração na Universidad Politécnica de Valencia, em Valência, na Espanha. Sami teve a maior nota entre os inscritos na seleção, realizada em âmbito nacional, com pesquisadores de todas as áreas do conhecimento.
A oportunidade de participar desse estágio no país europeu veio por meio de uma parceria da espanhola Fundação Carolina (ver Fundação Carolina) com a brasileira Associação Nacional das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) – da qual a UFCA faz parte. A parceria foi firmada em 27 de janeiro de 2023.
Vinculado ao Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB/UFCA), Sami é professor da UFCA, desde 2018, na área de fitopatologia (ciência que estuda as doenças das plantas). O estágio de Sami terá duração de até três meses e está previsto para começar no próximo dia 1º de setembro deste ano.
Durante os meses em que estiver na Espanha, Sami vai desenvolver uma pesquisa intitulada “Análise da estrutura genética de populações de Lasiodiplodia causadoras de doenças em fruteiras tropicais”. Lasiodiplodia, ou “podridão de raiz”, é um fungo que provoca o apodrecimento e a mumificação (processo de desidratação) dos frutos de plantas como bananeira, coqueiro, tomateiro e cacaueiro.
“Basicamente, vou estudar como a variação genética desse fungo pode influenciar nas medidas de controle da doenças causadas por ele – tanto no campo quanto na pós-colheita. Como resultado, eu vou ter mais ou menos sucesso no controle, dependendo de quanta variação genética vai ter esse fungo”, explica o pesquisador.
Conforme Sami, a experiência na Espanha será uma oportunidade de obter capacitação específica em uma área científica que, apesar de pouco explorada no Brasil, é de grande importância para a fruticultura do semiárido brasileiro.
Convênio Carolina-Andifes
A colaboração entre a Fundação Carolina e a Andifes deu origem a um convênio de cooperação educativa para a concessão de bolsas, na Espanha, em programas de doutorado pleno e de estágio pós-doutoral de curta duração. Professor Sami foi o primeiro pesquisador da UFCA a ser selecionado por meio desse convênio.
O processo seletivo ocorreu em duas etapas: uma interna, nas instituições ligadas à Andifes, e outra, de amplitude nacional, sob responsabilidade da própria Andifes. Na UFCA, os procedimentos internos da seleção foram gerenciados pela Secretaria de Cooperação Internacional (SCI/UFCA).
Sami explica que soube do resultado da seleção por meio da SCI/UFCA: “Fiquei surpreso, pois é uma concorrência nacional com todas as áreas das ciências, incluindo agrárias, biológicas, saúde, humanas e sociais, exatas e da terra”, afirmou.
Ainda segundo o pesquisador da UFCA, o único critério utilizado para seleção foi uma métrica intitulada Journal Citation Reports (JCR). Essa métrica é mensurada anualmente para quantificar o número de citações de artigos publicados em uma revista. A seleção considerou publicações entre 2020 e 2025.
Fundação Carolina
A Fundação Carolina é uma entidade público-privada, criada em setembro de 2000, “para promover as relações culturais e a cooperação em matéria educacional e científica entre a Espanha e os países da Comunidade Ibero-Americana”.
O núcleo de atividades da FC tem sido a formação de estudantes e professores ibero-americanos, promovendo seus estudos por meio de bolsas de pós-graduação, doutorado e auxílios à pesquisa que abrangem todas as áreas do conhecimento.
Serviço
Secretaria de Cooperação Internacional
sci@ufca.edu.br