Docente da UFCA é eleita vice-presidenta da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (Ancib)
Publicado em 27/11/2024. Atualizado em 27/11/2024 às 16h56
A professora Cleide Bernardino, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri (CCSA/UFCA), foi eleita para o cargo de vice-presidenta da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (Ancib). O mandato é de dois anos, com vigência até 2026.
Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), Cleide é professora do curso de biblioteconomia da UFCA desde 2013. Na universidade, ela também leciona disciplinas no mestrado profissional em biblioteconomia e é a atual titular da Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Saade/UFCA).
A cerimônia de posse para a presidência da Ancib ocorreu durante a vigésima quarta edição do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (Enancib) – realizado entre os dias 4 e 8 de novembro de 2024, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória-ES.
Sobre os impactos institucionais para a UFCA, a professora explica que ainda não se pode determinar quais serão os efeitos causados por essa escolha, mas que certamente isso vai ajudar a repercutir o nome da universidade: “O que pode gerar são parcerias, tanto as parcerias da Ancib, com várias instituições nacionais e internacionais, quanto com as instituições de cada membro da diretoria, pois, no Enancib, temos a oportunidade de confraternizar, conversar e estabelecer relações com pesquisadores do Brasil e do exterior”, pontuou.
Antes de se tornar vice-presidenta, Cleide já atuava na Ancib como secretária – função que desempenhou nas duas últimas diretorias da associação. Após assumir o novo cargo, a professora da UFCA terá novas atribuições, como apoiar a comissão organizadora do Enancib no cumprimento das atividades científicas relativas ao evento e presidir o Fórum de Coordenadores de Grupos de Trabalho da Ancib.
Professora Cleide afirma que está confiante em relação a superar os desafios inerentes ao seu novo cargo: “Seguiremos o mesmo empenho da gestão anterior, que encabeçou muitas lutas, como a regularização do CNPJ da Associação. Acho importante frisar que é muito trabalho e pouco glamour!”, destaca.
Trio de Mulheres na Presidência da Ancib
A docente da UFCA ressalta que a nova diretoria da Ancib é composta, principalmente, por 3 mulheres. Além da própria Cleide, integram a nova diretoria da Ancib a professora da Federal de Sergipe (UFS), Martha Suzana Cabral, que assumiu o cargo de presidenta; e a docente da Federal de Rondônia (Unir), Franciéle Carneiro – nova secretária da associação. Também completa a equipe da diretoria o professor da Universidade de Brasília (UnB), João de Melo Maricato, tesoureiro.
“Não somos sozinhas, somos muitas e muitos e é por isso que dá certo. A comunidade da área [da ciência da informação] é muito parceira, a transparência com que conduzimos os processos também dá uma condição especial de trabalho”, relata.
Como reforça Cleide, todo o trabalho desenvolvido na associação é feito de forma voluntária e leva em conta toda a história de luta e busca por igualdade da Ancib: “[A Ancib] é uma associação envolvida com a luta antirracista, antilgbtfóbica, não machista, nem sexista. [É] uma Ancib Plural. Gosto de enfatizar isso, pois não podemos nem vamos retroceder neste caminhar. Faremos uma gestão na mesma sintonia das anteriores”, ressaltou. A docente da UFCA pontua que “Ancib Plural” e “+Plural” eram os nomes das gestões anteriores.
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação
A Ancib é uma associação sem fins lucrativos, fundada em junho de 1989. A iniciativa tem como finalidade central acompanhar e estimular atividades de Pós-Graduação e de Pesquisa no Brasil voltadas para a área da Ciência da Informação.
As atividades da Ancib são divididas em duas frentes: os programas de Pós-Graduação stricto sensu e a realização do Enancib.
Serviço
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
prpi@ufca.edu.br